O Queijo e os Vermes

O Queijo e os Vermes Carlo Ginzburg

Resenhas - O Queijo e os Vermes

Mary 01/04/2021

Um livro ótimo para historiadores.

Vai falar sobre Menoccio, que vai passar por um processo de interrogação da santa inquisição, pois o personagem, um homem que deveria ser considerado um camponês comum,mas que despertou atenção por ter crenças bem distintas que se costumava ver na época.

ricardo marçal 26/03/2021

O estranho brilhantismo de Menocchio parece feito sob medida para uma aula de método científico: cativantemente bizarro e escorregadio, ele força o pesquisador-autor a respirar fundo e observar com serenidade o que os documentos mostram. O resultado é absolutamente fascinante.

Diana 08/03/2021

Detalhes de um acervo
Esse livro pode ser considerado uma biografia, mas representa muito mais. Da curiosidade de Ginzburg pelo detalhe nasce uma obra sobre um tempo, uma cultura, uma mentalidade. Menocchio foi um homem comum, mas foi também um homem peculiar com ideias e crenças muito específicas. Os documentos que o autor encontrou no acervo inquisitorial o permitiram narrar essa trajetória e explorar esse período marcado por grandes eventos históricos como a invenção da imprensa, a Reforma e a Contrarreforma, a partir da ótica de um moleiro e seus conterrâneos camponeses.

thaw 28/02/2021

?Suas palavras são um protesto, são a recusa desse horror. Sua curiosidade, opiniões e destino fazem dele um desse homens para quem dizer o que pensam é tão importante que, por isso, arriscam a própria vida. Nem toda confissão é uma vitória da tortura; porque às vezes a pior tortura é ter a voz silenciada.? Incrível!!!

Geovana189 21/02/2021

"As vezes a pior tortura é ter a voz silenciada"

Leitura quase que obrigatória para quem cursa história, e também para os que se interessam por entender as ações da inquisição na idade média. O livro é um mergulho nos interrogatórios de Menochio, um moleiro que questionava o poder do clero assim como os ensinamentos da Bíblia. Os capítulos proporcionam uma visão aprofundada de como funcionava os interrogatórios, assim como os pensamentos de Menochio, que realizava leituras consideradas proibidas e que fugiam do padrão de uma sociedade que era totalmente manipulada pelas ideias da igreja.

Michel 03/02/2021

Um belo trabalho
A partir de uma minuciosa pesquisa, Ginzburg consegue não apenas nos apresentar a vida e as ideias de Menocchio, mas também, um panorama geral da europa do século XVI e a influência da igreja na vida das pessoas, bem como o poder que a mesma exerce sobre a sociedade no período pré-industrial.
O queijo e os vermes é uma obra que representa um marco nos estudos da micro-história, sendo assim, uma leitura essencial aos historiadores, entretanto, sua narrativa leve e fluída, faz com que seja uma obra apreciada também pelo público comum, que nunca tenha se atentado aos estudos históricos.
Recomendo.

Greg.Mariano 25/11/2020

é o meu livro favorito da minha vida inteira. Lindo lindo lindo.

Cláudio 24/10/2020

Clássico da historiografia, leitura obrigatória para historiadores, também é uma história muito bem contada sobre um processo inquisitorial contra um camponês que compreende e relê de um modo muito próprio os ensinamentos e dogmas da igreja.

Dani 01/09/2020

Mas realmente é só para o pessoal da história ou que se interessa pelo tema, o autor repete várias vezes a mesma coisa ao longo do livro.

Hyago.Saraiva 09/07/2020

Menocchio era uma ameaça a cultura dominante
O moleiro, de tão singular relação com leituras, chegou a criar uma cosmologia em sua cabeça que o torturou por muitos anos e toda sua curiosidade moldou uma visão de mundo. Não conseguia fazer com que seus conhecidos entendessem suas ideias, se via cercado de ignorantes, sentia a necessidade de compartilhar tudo o que pensava mesmo que fosse sob as duras repressões da inquisição. Morreu por defender uma interpretação diferente, morreu por ser um eco de uma cultura camponesa que se baseava na natureza e costumes compartilhados pela oralidade. Menocchio era o substrato de uma apropriação de leituras da classe dominante com a cultura dos dominados.

Gui de Sousa 28/05/2020

Lido, relido e já esperando a oportunidade de reler novamente. O Queijo e os Vermes funciona tanto para quem busca um estudo sobre a Inquisição, como para quem quer uma leitura agradável e descompromissada sobre o tema.

Caesar 17/05/2020

Os procedimentos da Inquisição
O livro apresenta um processo da Inquisição contra um moleiro que possui ideias muito singulares a respeito da fé. É possível identificarmos elementos do século XVI, como a contestação ao monopólio da fé pela Igreja, instigada por movimentos reformistas.

Paulin 15/05/2020

Vale o esforço!
Porque digo ?esforço?? Por que em boas partes do miolo do texto a narrativa é maçante, carregada de singularismo. Ta aí o motivo de eu não dar cinco estrelas. Mas dei 4, por que a escrita de Carlo é muito rica, detalhista e zelosa, por que a vida e pensamentos de Menócchio despertam curiosidade em um cristão protestante, como eu (mas podendo evidentemente interessar ao leigo nesse contexto, pelas discussões teológicas e filosóficas que estão espalhadas do início ao fim). Mas o ápice de toda a obra está no posfácio, de Renato Ribeiro. QUE BELO DE UM POSFÁCIO! O melhor que já li na vida de leitor até aqui. Leia!