O queijo e os vermes

O queijo e os vermes Carlo Ginzburg

Resenhas - O Queijo e os Vermes

Hordarok 15/03/2024

Queijo e os Vermes é legal, mas tem problemas
É um bom livro.

Ele usa a figura do Menocchio, exposta em uns autos da inquisição, como uma sinédoque da cultura camponesa medieval.

O chato é que ele força a barra, ao meu ver, para fazer a narrativa caber dentro de uma ótica de puro conflito de classe.

Mas, de qualquer jeito, acho que vale a fama de bom representante dos primórdios da micro-história.

Fora isso, ver a forma do Menocchio ver o mundo é muito divertido: o que era 100% vida loka pra ter coragem ficar de tiração com os inquisidores.

victoria961 01/03/2024

Abandonei kkkkk mas calma ai
Achei o enredo muito inteligente, cheio de informações, um personagem muito bem desenvolvido e cenário detalhadamente descrito. por ser um livro com um contexto histórico muito presente, a escrita ficou bem cansativa (pra mim). mas é isso, arrasa muito menocchio!

Déh 20/02/2024

A leitura é um pouco cansativa em alguns momentos, o que não diminui a qualidade do livro. Ginzburg procura falar de uma cultura camponesa através de um indivíduo que, apesar de camponês, era muito diferente dos demais por saber ler e pensar.

Gaby Lima 31/01/2024

Não supero que ele foi condenado por falar a verdade (tá que né, pra época) mas extrairam todo o conhecimento que ele tinha pra então matar. Nem judas!!!!

Beatryz15 25/01/2024

Menocchio, o terror dos católicos ??
Mds, eu odeio a religiosidade, odeio o feudalismo! Menocchio, eu te amo ??
O cara simplesmente foi condenado a morte, por ler!!!

eeemaria 20/01/2024

Uma grande fofoca histórica
Uma bela fofoca com análise de discurso e fonte.

Ginzburg tem essa de te deixar com muita vontade de terminar o livro o quanto antes?

Menocchio uma grande figura, dei boas risadas.

(e depois eu chorei com a nota do seminário)

Karinne 18/01/2024

A partir dele podemos perceber a ação da Santa Inquisição na história de Menocchio, um moleiro, que lia e questionava o que estava ocorrendo na Europa no século XVI. E que proporciona questionamentos em relação a ação do historiador.

Emilson5 31/12/2023

Surpreendente!
Aí está um livro que eu não guardava expectativas para ele. A premissa foi o que me chamou a atenção, mas, confesso que não sabia o que esperar dessa leitura. E, à medida em que lia, o livro ia crescendo! Carlo Ginzburg faz um trabalho de costura histórica sensacional! Nunca vi um livro historiográfico escrito dessa forma. É uma narrativa que nos cativa enquanto lemos. E está longe de ser um livro chato, muito pelo contrário, Ginzburg nos transporta para perto de Menocchio, nos faz entrar em sua mente. E isso é simplesmente fantástico! Recomendo a leitura e fiquei curioso por ler mais obras de Carlo Ginzburg.

Policaio 28/12/2023

A história de Menocchio
Carlo Ginzburg nos prende com a historiografia da vida do moleiro Menocchio que foi pego pela Inquisição duas vezes por questionar os dogmas da Igreja católica e por expor suas concepções sobre Deus e a criação.

Um ótimo livro para tecer um paralelo entre razão e dogma no início da Idade Moderna e atualidade.

Isabela.Pery 26/11/2023

Assim como eu o Menocchio não sabe quando ficar quieto. Queria bater altos papos sobre teologia com ele

Amanda.hpires 04/11/2023

Relato histórico interessante, mas não consegui ficar focada na leitura. Apesar de não ser uma leitura arrastada tbm.

Thiago.Calvet 03/11/2023

O queijo é os vermes.
É fascinante e triste ao mesmo tempo. Um homem que ousou pensar por si próprio a exemplo de outras exceções. Em uma época onde o controle e a dominação exercida sobre as pessoas e seus pensamentos era explícita. A Igreja, senhora absoluta àquele tempo foi contestada a críticas e reflexões do personagem principal desta estória, Menocchio. Homem profundamente inquieto em seu pensar e que nem a ameaça da vida foi suficiente para refrear suas impressões do mundo, do ser humano e do divino.

Japa 26/10/2023

Muito bom ler os clássicos
Fazia tempo que eu tava pra ler esse livro, que é um clássico da historiografia.

Não achei espetacular, mas minha expectativa estava beeem alta, então com certeza foi um fator determinante pra eu ter considerado o livro bom, mas não incrível.

Mesmo assim, é um livro muito bom, sim. Recomendo aos amantes da história. É sempre importante ler os clássicos pra que a gente tenha noção de onde surgem e surgiram as inspirações da historiografia mais recente.

João 28/09/2023

Do queijo os vermes, destes os homens, dos quais o maior foi Deus
"Como pudera sair da cabeça de Menocchio uma antropologia tão abtrusa e complicada?"

Muito interessante como a história do moleiro é construída. Com fontes e investigação social apurada, um único caso foi capaz de revelar toda uma estrutura antropológica e social.

O trabalho é raro e dispendioso, mas inspira ao sério e curioso.

"A comparação, que salienta o que é divergência e mesmo erro, assim permite entender o erro como ruído; e o ruído, sabemos ouvindo a música mais recente, pode ser também música. O que Menocchio compreende mal é, na verdade, o que ele compreende de outro modo". =)

Joana 28/09/2023minha estante
veio aii

arrobasamara 07/09/2023

O historiador ao pesquisar documentos inquisitoriais em Udine encontra uma frase de que uma pessoa foi condenada por acreditar que o mundo tinha origem na putrefação, se interessou e pesquisou mais até se deparar com a história de Domenico Scandella, o Menocchio, nascido em 1532, era um moleiro, que se dizia muito pobre, poucas vezes saiu de sua aldeia de Montereale, não sabia grego ou latim, no entanto era autodidata, sabia ler, escrever (e imaginar muitas coisas).
Menocchio viveu no contexto do domínio da Igreja Católica começa a ser questionado com ideais reformistas, principalmente ideais luteranos. No entanto ele próprio não era um luterano, ou anabatista.
Embora em contato com alguns livros e também conhecimentos passados de forma oral por outros, Menocchio não reproduzia simplesmente o que ouvia, tinha suas próprias ideias como acreditar que no princípio o mundo era nada, a água do mar junto com a espuma se coagulou com o queijo, dai teria nascido os vermes, que se tornaram homens e os anjos... Não acreditava na virgindade de Maria, ou na divindade de Jesus, via Deus como uma espécie de pai que delegava tarefas. Menocchio criticava as "pompas" da Igreja, exaltava a tolerância religiosa e dizia que "amar ao próximo é um preceito mais importante que amar a Deus", na verdade é até um pouco ter certeza do que exatamente Menocchio acreditava já que ele próprio se contradizia muito.
Em 1583 foi denunciado ao Santo Ofício pelo pároco de Montereale por suas heresias e tentativas de proselitismo, é iniciada então a investigação e os interrogatórios.
Um clássico e referência da micro história, é uma leitura muito interessante e rica em detalhes, em nenhum momento se tornou uma leitura chata pra mim.