A Última Canção de Bilbo

A Última Canção de Bilbo J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Última Canção de Bilbo

Brenda.Cipriani 18/10/2023

A Última Canção de Bilbo
O livro é literalmente a última canção escrita por Bilbo, com ilustrações da sua primeira grande jornada em ?O Hobbit? e cenas dos livros ?O Senhor dos Anéis?.

Davi 15/06/2022

Um poema curto de Bilbo, conta partes de sua história até a partida da terra média. Gostei muito das ilustrações também.

Galrreru 02/03/2022

A última canção de bilbo
Um livro rico em ilustrações, com poucos textos.
O texto da canção em se, cabe em uma folha ou duas, você levará minutos para ler, as explicações das ilustrações tomará mais do seu tempo que a canção.
Um bom livro para crianças começarem é serem introduzidas no mundo Tolkien, pois, as ilustrações e suas explicações pode acender uma curiosidade nelas sobre oque foi dito ali.

Marcos Wlrich 16/02/2021

Tolkien para sempre
Leitura mega curta, mas esse poema é incrível e as ilustrações dão o charme ainda mais.

Nat 05/01/2021

Os portadores dos anéis de poder estão de partida para o Oeste, a ponto de tomar o navio para as Terras Imortais. No porto , Bilbo Bolseiro compõe sua última canção, refletindo sobre a partida da Terra-média e os amigos que ficam para trás. O livro é pequeno, fácil de ler e conta com os desenhos da ilustradora favorita de Tolkien, Pauline Baynes. As ilustrações maiores mostram a cavalgada para os Portos Cinzentos, enquanto no final de cada página, os desenhos mostram os acontecimentos principais de O Hobbit. O livro também conta com notas de tradução e explicativas no final. Existem duas versões deste livro, uma em capa dura azul (a que eu tenho) e uma em capa brochura branca. Até onde sei, a diferença fica só no formato mesmo (mas ainda tenho vontade de comprar a edição brochura para conferir). Um livrinho lindo, que vale muito a pena, não só por ser de Tolkien ou pelo excelente trabalho de Baynes, mas por toda a nostalgia que a leitura provoca. Recomendadíssimo.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com/2015/04/a-ultima-cancao-de-bilbo-jrr-tolkien.html

Tamiris 06/11/2020

Desfecho emocionante
Um poema rápido e simples, mas cheio de significado para os que acompanharam Bilbo desde sua primeira aventura até sua saída da Terra Média. As ilustrações são um espetáculo a parte, narrando ao mesmo tempo a última viagem de Bilbo e relembrando como tudo começou.

Cassandra 09/06/2020

O último presente de Bilbo
O último presente de Bilbo para todos que amam a terra média!
Um livro super curtinho, mas cheio de importância. Muito emocionante acompanhar esse adeus!
As ilustrações são lindas, mostrando diversas aventuras de Bilbo! Com certeza já está nos meus favoritos!

Fernanda_Terena 29/09/2018

Uma última canção
A Última Canção de Bilbo é um dos livros de J.R.R. Tolkien publicado postumamente e apesar da classificação ser infantil, é um livro de narrativa poética incrível.
O livro conta com o ponto de vista do tão amado Bilbo Bolseiro em um tom nostálgico de suas aventuras, os versos são simples mas que estimulam e propiciam a reflexão, tão gostoso de ler que é uma pena ter poucas páginas.
Portanto, concretiza o desejo manifestado por Bilbo desde "O Hobbit" de escrever uma canção sobre sua jornada. Recomendo!

Senhor Aragorn 17/09/2018

Adeus à Terra Média
Uma leitura ilustrada que consolida em páginas altamente gratificantes, o nome desse Hobbit do Bolsão. Do nosso inesquecível Condado na mitologia do Legendarium. Bilbo tua narrativa é canção aos meus ouvidos e poesia a minha alma. Os pés que ti levaram à aquela aventura inesperada, ti trouxeram de volta ao sossego antes da Água - de volta aos seus livros, seu bom chá e o fumo costumeiro de seu cachimbo. Então os mesmos tornaram a levá-lo novamente, em uma nova aventura, que infelizmente não houve retorno. O adeus é um momento triste, que encerra uma fase que enquanto vivemos, juramos que era eterna. Talvez, a única coisa que realmente seja eterna, sejam as vozes em nossos corações, que clamam em saber mais sobre o esplendor de Arda - a terra em que viveste, esse pequeno amigo das boas histórias. E sentimos saudades, tanto desses narradores do Livro Vermelho (Bilbo e Frodo Bolseiro), quanto daquele professor excepcional de Oxford, que com sua maestria, pode se igualar às maravilhas feitas pelos noldor em tempos muito esquecidos. Que a Terra Média sempre exista em nossas histórias, que J R R Tolkien sempre viva nos nossos corações e Bilbo Bolseiro em nossas canções.

Gabriela 27/10/2016

O texto deste livro é apenas essa última canção de Bilbo Bolseiro. No total, são 3 estrofes com 8 versos cada. Cada dois versos ocupam 2 páginas belamente ilustradas por Pauline Baynes.

Achei as ilustrações lindas! Elas vão fazendo um paralelo entre a primeira e a última aventura de Bilbo. Também gostei bastante da tradução, pois no final do livro tem o original em inglês e dá pra ver que a tradutora foi bem cuidadosa e fez um trabalho excelente.

site: http://bibliomaniacas.blogspot.com.br/

Leilane 11/11/2015

“A Última Canção de Bilbo” é um ótimo livro para ter na coleção e para iniciar futuros fãs no mundo de Tolkien
O livro faz uma ode à última viagem de Bilbo que está dando adeus à Terra-média. Acompanhamos a viagem de Bilbo por meio de estrofes e ilustrações que representam esses momentos dele rumo ao Oeste e também somos relembrados de suas aventuras passadas em ilustrações de rodapé.

Achei interessante resenhar este livro para todos que já se depararam com ele na internet ou livrarias, mas ficaram em dúvida de seu propósito. Basicamente, pegaram a canção que Bilbo compôs enquanto seguia para sua última grande aventura e a cada virada de página colocaram uma estrofe acompanhada das ilustrações de Pauline Baynes: sempre uma representando o estado emocional de Bilbo, mais uma representando momentos de sua viagem imaginados ou com base nesta passagem em “O Senhor dos Anéis” e mais duas como se estivessem como notas de rodapé para ilustrar suas aventuras passadas – aliás, a minha favorita é a de Smaug com só um olho aberto deitado em seu tesouro.

Há diversas canções que Tolkien compôs para suas obras, a intenção deste livro foi selecionar uma bem emblemática e dar um formato bem infantil ao livro, ou seja, qualquer fã de Tolkien que desejar passar o legado de sua paixão para seus filhos já pode começar por este aqui – mas lembrem-se, pais, de que não se deve forçar sua criança a gostar de nada, leia a história de tempos em tempos e talvez haja mais um tolkieniano na família.

Evidentemente que este livro não é apenas para pais lerem para seus filhos, na verdade, ele é um item mais que perfeito para coleção de livros de Tolkien! A Martins Fontes o lançou tanto em capa dura quanto em edição de brochura, mas – pelo menos em lojas que vendem livros novos na internet – a edição em capa dura não está mais disponível, apenas se encontra a em brochura que é esta de capa branca que resenhei e que não deixa a desejar, pois foi muito bem trabalhada, e o lado bom é que tem um preço bem acessível: na faixa de R$10 – R$25.

site: http://lerimaginar.com.br/blog/2015/11/11/a-ultima-cancao-de-bilbo-e-um-otimo-livro-para-ter-na-colecao-e-para-iniciar-futuros-fas-no-mundo-de-tolkien/

Dan 11/09/2015

Bom para ter na estante
O livro é curto, um resumo das aventuras de Bilbo, leitura agradavel.... se voce for fan do universo Tolkien

Thiago Trisltz 10/09/2015

Uma última vez...
Essa curta e linda história conta um canção que Bilbo compôs durante sua ida para o Oeste.
Nessa canção ele relembra momentos de sua história passada em O Hobbit e em O Senhor dos Anéis, com diversas e belas ilustrações.
A versão de capa dura feita pela editora é muito bem trabalhada e por um preço bem acessível.
Uma história que todo fã de Tolkien deve ler.