O Sacy-Pererê: Resultado de um inquérito

O Sacy-Pererê: Resultado de um inquérito Monteiro Lobato

Resenhas - O Saci-Pererê: Resultado de um inquérito

@juliusverse 19/04/2022

É um livro bem interessante como registro histórico, não só pelo pelo conteúdo sobre o mito, mas também sobre a forma que as pessoas desse período se expressam. É possível observar muitos dos preconceitos e visão de mundo desta época.

Eduardo 18/01/2017

Livro de Monteiro Lobato de 1918, compilação de artigos feitos pelos leitores do "Estadinho", suplemento litero/infantil do jornal O Estado de São Paulo, naquela primeira década do século XX. Importante destacar que Monteiro Lobato é fiel brasilianista, contrário às importações feitas pelos escritores de então, muitas vezes "inspirados" pelas obras franceses, inglesas e russas. Defensor e divulgador do folclore brasileiro puro. Vale a pena ler, principalmente o epílogo onde Lobato se posicionada a respeito de sua brasilidade.

Gláucia 15/01/2015

O Saci-Pererê: Resultado de um Inquérito - Monteiro Lobato
Esse livro foi publicado em 1918 e não foi incluído por ML em suas Obras Completas de 1946, sendo considerado por ele apenas uma pesquisa de campo. Na época era colaborador do Estado de São Paulo e criou esse projeto como uma forma de protesto contra os estrangeirismos dos brasileiros que, no afã de copiar tudo que vinha de fora, acabava perdendo sua identidade. Os textos aqui reunidos não são escritos por Lobato, são textos enviados por diferentes colaboradores que contam seus "causos" com o saci-pererê.
A ideia é muito boa e louvável a preocupação do autor em preservar nossas criações culturais mas as histórias são extremamente repetitivas e não chegam a empolgar, assustar, divertir, envolver o leitor. Melhor conhecer o saci junto com a turminha do Sítio do Picapau Amarelo.

tadeu vinicius 09/08/2011

presente
ganhei de presente

Marcos Faria 03/05/2011

Também foi por causa da dengue que tirei da estante O Sacy-Pererê: Resultado de um inquérito (Rio de Janeiro: Gráfica JB, 1998, fac-símile da edição original de 1918). A Alessandra, com febre, queria que eu lesse histórias pra ela, e eu achei que alguns relatos sobre o saci cairiam bem. Não deu muito certo. Os depoimentos enviados a Monteiro Lobato quase sempre oscilam entre a pretensão beletrista e a antropologia de botequim. Em geral, é a elite paulistana do início do século afetando nostalgia para disfarçar o seu desprezo (no máximo, condescendência) pelos empregados das fazendas. Mas gostei dos relatos que mencionam a mítica flor da samambaia, que faz o homem ser desejado por todas as mulheres, mas que ninguém consegue colher porque é guardada pelo saci.

(Publicado originalmente no Almanaque: http://almanaque.wordpress.com/2011/05/03/meninos-eu-li-11/)