DEZESSEIS

DEZESSEIS Simone Pesci

Resenhas - Dezesseis - A Estrada da Morte

Juny 05/10/2015

" Dezesseis , A estrada da morte "
"Em Dezesseis - A estrada da morte, a autora Simone Pesci, nos convida a entrar na música 'Dezesseis' da banda Legião Urbana. A música nos diz que Johnny era o maioral, um cara legal o rei dos rachas e tals... e que teve seu coração partido... Mas quem partiu o coração do Johnny? Como? E por quê? Em sua imaginação Simone foi nos dando respostas, criando um enredo cativante e eletrizante. O Johnny que a Simone criou é exatamente como eu o imaginava - quando o Renato Russo soltava sua voz - impulsivo, irresponsável e um rebelde completamente apaixonado.
Johnny não tem medo de viver no limite, se diverte dando um 'oi' para a morte e assim mantém seu status de rei dos rachas, essa era sua maior diversão, o que me causou uma adrenalina, já que a autora parece nos colocar dentro do opala azul de Johnny .

E já que vive intensamente, não seria diferente ao se apaixonar... Ana Cláudia surge em sua vida como um anjo, uma promessa de esperança, acalmando seu coração, lhe dando uma paz que não sabia existir, ele fica obcecado por ela, tenho que dizer que foi imensamente divertido os encontros e desencontros do casal e todas as enrascadas que ele se mete só para ter a oportunidade de estar ao lado dela!

Ana Cláudia por sua vez é tímida, doce e romântica e não gosta do estilo de vida dele. Reluta em aceitar a paixão, mas ele é o Johnny o cara legal que de uma hora pra outra se mostra irresistível! Juntos eles vivem um grande amor, mas irão descobrir que não era apenas o estilo de vida de Johnny que os separava. Entre segredos e mentiras terão que lutar muito para conseguirem ficarem juntos!

Preciso falar sobre a arte desse livro, no qual a autora acompanhou de perto e escolheu cada detalhe, tudo ficou tão lindo e de bom gosto que dá pra sentir o carinho assim que se toca no livro, me emocionei de verdade quando abri o meu! Desde a capa, diagramação, revisão, tudo perfeito!! Lindo mesmo!!
Outra coisa linda no livro são as músicas e frases de Renato Russo, que para mim foi perfeito, pois ela conseguiu encaixar as frases e músicas exatas com o contexto de cada capítulo, isso só enriqueceu o enredo, nos mostrando que além de romântico, Johnny era muito culto...

Enfim, só tenho a agradecer e me orgulhar dessa autora/amiga maravilhosa, que me levou junto nessa estrada e me trouxe turbilhões de emoções!
Ameiiiiii Simone! Parabéns !
Beijos Junye

Fer - Mato Por Livros 26/09/2015

Venha para essa estrada, pegue todas as curvas possíveis e se deixe enlouquecer, viver e amar.
Uma vez eu disse a uma amiga que a Si escreve com tanta alma, que mesmo quando é para sorrir me pego chorando. Eu fico me perguntando como Deus reage ao saber que criou pessoas tão especiais e deu um dom tão incrível para elas?

Costumo dizer que ler é muito bom, adoro pegar um livro, passar meu tempo com ele, me divertir, dar risadas. Mas viver a história, sentir ela na sua pele, chorar, sofrer é algo que não tem explicação, é algo mágico, como se existissem mesmo as fadas com suas varinhas de condão sabem? E ai no momento, quando você abre aquele determinado livro e começa a sua história a fadinha dos sonhos literários vem naquele momento, joga aquele pozinho mágico e diz: - Sinta! Viva! Sonhe! Chore! Sorria! Você está recebendo um presente. Uma linda história e com ela a oportunidade de sentir sensações inexplicáveis, de aprender lições únicas, e tudo isso através de outras vidas, vidas muito importantes essas.

É difícil achar um jeito de explicar a forma plena com que histórias assim chegam e tocam nossos corações. Queria eu sim ser uma escritora nesse momento para achar as palavras certas, palavras bonitas, com uma linguagem toda rebuscada, e encher essa página de adjetivos lindos que fizesse vocês compreenderem o poder que algumas histórias tem.

Então só posso esperar que sintam um pouco através dessas simples palavras e que possam se permitir conhecerem histórias assim.

Uma história intensa, com sentimentos intensos e arrebatadores e personagens mais intensos ainda e com personalidades marcantes.

A história de Simone já começa nos causando um turbilhão de emoções e sensações.

“Ana, às vezes sinto como se minha vida fosse acabar a qualquer instante, e por isso, não me privo de certos prazeres. É como se eu já soubesse que meus minutos estão contados.”

Johnny é um cara legal, Johnny era o maioral, conhecido como o “rei dos pegas”, ele só curte mesmo é estar com seus amigos, dar um tapa em seu cigarro, beber muitas e tirar os maiores rachas que já existiram.
E então conhece Ana Cláudia. Ana era um anjo, como o próprio Johnny gostava de descrever, uma menina doce, linda, com uma história que poderia tê-la tornado uma pessoa dura, mas ao contrário, tinha um coração puro, uma força sem igual e uma compreensão que a tornava por vezes mais madura do que sua idade exigia.

“Johnny era o inverso de tudo o que um dia sonhei, porém, ele era o inverso que eu mais ansiava.”

Eles vivem aquele amor desmedido, o tipo de amor arrebatador que nada quer saber a não ser do ser amado.
Eles agem sem pensar, o medo que eles tem não os impede de viver esse sentimento, não se preocupam com as consequências de seus atos, eles vivem cada momento de forma única e o futuro parece algo muito distante e por isso não podem esperar, eles querem o hoje.

“De duas, uma... Ou nos renderemos ou lutaremos. Minha ideia é lutar. Sempre! Agora basta saber o que você pretende fazer, anjo.”

Ao contrário de EOCEOI que fomos acompanhando a história aos poucos, conhecendo o enredo e os personagens de forma leve mesmo com todas suas dores, em dezesseis Simone volta diferente, ela traz tudo a tona de forma única e irreversível, fazendo com que não tenhamos tempo nem ao menos de respirar.
Eu sabia que devia ter me preparado melhor antes de começar a ler a história.
Não temos tempo para nada, não podemos nos preparar para a paixão enlouquecida que toma conta do coração e da vida de Johnny e Ana Claudia, não temos tempo para nos preparar para esse sentimento que os arrebatou e que nos arrebatou, não temos tempo para nos preparar para as consequências desses sentimentos, para o ódio que ele desperta, para os segredos que ele traz a tona, e menos ainda para os perigos que os cercam por viverem esse amor.

Johnny e Ana são jovens e como jovens sentem e vivem tudo de forma intensa e única. Em um determinado trecho uma personagem fala que ele vive a vida como se ela logo fosse se acabar, e é essa sensação que tudo na história nos traz. Esse viver de forma desenfreada como se não existisse o amanhã, e isso nos deixa sem fôlego e despreparados sempre para as próximas páginas.
A Simone sabe como mexer com o leitor de mil maneiras diferentes, ela nos faz rir, chorar, amar, odiar, ter medo, esperança, fé. É uma verdadeira montanha russa de emoções.

Outro fator mais que positivo no livro é que são poucas narrativas que encontramos pelo lado “masculino” em histórias, e eu adoro, mas nesse caso pode acabar conosco.
Johnny é tão intenso, tão real e tão impulsivo que fica difícil acompanhar todos os seus sentimentos, sensações e loucuras. O seu modo “adrenálico compulsivo objetivo” por vezes nos deixa enlouquecidas e com o coração na mão. Outras tantas tudo o que desejamos é ser a própria Ana e poder toca-lo, conforta-lo e entrar na loucura junto com ele. Em todas as suas loucuras...

“Anjo, tranque a porta do medo e jogue a chave fora. Deixe o mundo lá fora. Agora somos só eu e você.”

Dezesseis não é apenas mais uma história de dois amores que se encontram, vivem um amor intenso, mas não podem permanecer juntos. Dezesseis vai além de qualquer tipo de amor racional, ele mexe com algo além do palpável, além do que podemos sentir, e além até do que muitas vezes acreditamos ou não.
Simone sabe sair do mundo real, e nos fazer aceitar aquilo que muitas vezes pode não ser possível ou que simplesmente não queremos aceitar.

A história não trata apenas de um amor louco, intenso, verdadeiro e imortal. Ela trata de amizade, de laços de família ou dos laços que nunca existiram, fala de amizade, de superação, de dor, e infelizmente também fala do lado podre do coração de um humano.
Nos sentimos envolvidos, emocionados e inebriados com essa história.

“Anjo, eis um coração enlouquecido, palpitando a mil, dentro do peito. Este coração é o meu! Você o tocou apenas com o olhar, naquela noite, quando avistei-a pela primeira vez na colina. Desde então, não tive mais paz. Vivo enlouquecido.”

Quem quiser conferir a resenha completa, com a opinião de outra leitora e um vídeo exclusivo, acesse:

site: www.matoporlivros.com.br

estantedasuh 24/09/2015

Dezesseis - A Estrada da Morte - Blog Era Uma Vez o Livro
João Roberto , ou Johnny como era conhecido, era um garoto de dezesseis anos. Sua vida era regrada a cervejas e cigarros de maconha. Ele sempre estava com os seus amigos Janjão, Trakinas, Julius, César e Vicky um affair. Além disso, Johnny é conhecido como o O Rei dos Pegas, ele ama o seu carro Opala Azul.

Um dia Johnny e seus amigos estavam na colina, um lugar onde tinha muitas festas. Em meio a muvuca de pessoas ele viu uma menina linda, com uma voz de anjo, pele branca e cabelos escuros. Johnny descobriu que ela é o amor de sua vida e decidiu lutar pelo seu amor.

Ana Cláudia é uma menina muito inteligente e simpática. Ela é filha do delegado da cidade, um cara bipolar e muito arrogante. Ana é muito oprimida pelo pai, pois ele quer que ela tenha um relacionamento com Samuel, mas quando ela vê Johnny tudo em sua vida vai mudar.

Gente a história já começa com adrenalina pura. Em meio a pegas e festas regradas de muitas drogas vamos conhecendo cada personagem. Johnny já me ganhou na primeira frase, mesmo ele sendo um rebelde sem causa, ele amava a sua mãe e os seus amigos. Ele lutava, a sua maneira, para ajudar a mãe. E quando Ana Cláudia entra na vida dele tudo muda.

A história mexe com o nosso coração e a todo o momento queremos que as coisas se resolvam, mas tudo acontece pra querer destruir o amor de Johnny e Ana Cláudia, só que eles lutam com todas as forças para que isso não aconteça. Algumas atitudes são impensadas, principalmente da parte do Johnny, mas temos que levar em consideração que são adolescentes.

Pra mim o personagem que mais odiei foi o pai de Ana Cláudia, João Paulo ou JP. Esse cara era o demônio na terra. Ele não gostava da filha e ainda a maltratava mentalmente e fisicamente. Além disso, ele tinha um ódio mortal de Johnny, isso por que ele teve um problema com Dona Lourdes, mãe de Johnny, no passado e desconta sempre que pode no garoto.

Dona Lourdes é um amor de pessoa, ela a todo tempo apoia o casal. Ela tem um amor muito grande pelo filho e tenta sempre que pode colocar juízo na cabeça dele. Dona Lourdes já sofreu muito e vai ver o filho viver uma história parecida com a dela.

A todo o momento que lia o livro o meu coração ia a mil, por que a história é muito intensa. Vemos que o amor deles é forte e que vai ter que superar muita coisa para poder enfim serem felizes e viver em paz. Eu me emocionei muito com cada obstáculo que eles passavam, com cada declaração de amor e com cada carinho demonstrado por eles.

O final para mim foi surpreendente! Jamais imaginaria o final daquele jeito. A Simone elevou a emoção ao máximo. Eu fiquei sem palavras, só ouvindo o meu coração palpitar forte. Mas já devia ter imaginado, pois os livros da Simone nos leva a ao nível estremo da emoção.

A capa do livro é linda, a diagramação foi feita com capricho e vemos o nosso Johnny a cada começo de capítulo e também a escritora selecionou trechos de música, a maioria da Legião Urbana, para iniciar os capítulos. Não vi erros de ortografia. A história é narrada em sua maioria pelo Johnny, alguns capítulos têm a visão de Ana Cláudia e Samuel que também é um dos vilões dessa história.

Esse livro é super-recomendado a todos que gostam de histórias fortes, regrado de um amor, amizade e que vai ter elevar suas emoções ao nível "adrenálico compulsivo objetivo".

site: http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/2015/09/dezessei-estrada-da-morte-de-simone.html