Uma Breve História da Ciência

Uma Breve História da Ciência William Bynum

Resenhas - Uma breve história da ciência

Roberta 20/07/2023

Para quem é nerd e gosta da área de ciências biológicas é um dos melhores livros, alem de ser bem didático e nada complicado sobre o tema abordado.

Tiffany 12/12/2021

Aprenda!
O que eu mais gostei ao ler esse livro é que ele traz capítulos pequenos e pessoas importantes de diversas áreas da ciência e da história da humanidade.
Gostei demais disso.

Sarinhah 05/04/2021

Interessante
Mais um livro obrigatório da faculdade, mas que me surpreendeu. Muito interessante conhecer mais sobre a história da ciência e aqueles que colaboraram para ela.

Tiago Queiroz 07/03/2021

Um livro mediano
O livro não é ruim, mas também não é bom. Achei um tanto entediante. O problema é que ele não conta uma breve história, mas várias pequenas histórias da ciência. Cada capítulo trata de uma área específica (arqueologia, astronomia, biologia etc), então o autor resume muito sucintamente o surgimento dela. Não há ligação entre os capítulos a não ser a ordem cronológica dos eventos. Para quem vai fazer uma pesquisa sobre o surgimento de uma ciência qualquer e precisa apenas de um resumo, esse é o livro. Mas se a intenção for ler o livro todo crendo que irá conhecer UMA história da ciência, talvez deva avaliar com cuidado se este é o melhor livro. Para mim não funcionou.

Ingrid 04/12/2020

Resume bem os frutos conquistados pela ciência, além de apresentar uma curta narrativa sobre a vida pessoal de alguns cientistas mencionados. Recomendo para quem quer ler de forma resumida como chegamos ao conhecimento que temos hoje enquanto humanidade.

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 17/06/2020

Uma viagem pela história da Ciência
Por Eric Silva para o blog Conhecer Tudo

Em uma linguagem simples e didática, Bynum pega-nos pela mão para um passeio pela história da Ciência desde a antiguidade, quando as primeiras sociedades se estabeleceram às margens dos rios, até os tempos modernos com ascensão da tecnologia de informática. De forma clara, objetiva e concisa Uma Breve História da Ciência é um compêndio sobre a capacidade humana de criar e recriar a sua realidade ao produzir ciência.
Confira a resenha.

Resenha

A espécie humana é curiosa e com grandes capacidades de refletir e questionar sobre sua realidade e seu mundo. Foram essas capacidades e essa curiosidade que somadas lhes permitiram não só observar os fenômenos naturais, mas buscar entendê-los e intervir sobre eles, criando conhecimentos. Foi a ciência que permitiu ao homem um maior controle da natureza e ser capaz de enormes feitos de engenharia, cultivar mesmo em condições desfavoráveis e buscar soluções para os males que dizimam as populações. Nas mãos de incontáveis homens e mulheres dedicados a decifrar o livro da vida e do universo, a ciência ajudou a moldar nosso mundo tanto para o bem como para o mal.

Hoje, em plena pandemia global de Covid-19, o trabalho de milhares de cientistas espalhados pelos quatro cantos do planeta é a melhor possibilidade que a humanidade possui de conseguir chegar a uma superação da crise instalada. Um único vírus fez de 2020, um dos anos mais atípicos da história da humanidade, o ano em que países inteiros pararam e milhares morreram por todo planeta em decorrência do Sars-Cov-2, nome oficial do vírus causador da epidemia. E nessa equação o trabalho científico que pode levar a descoberta de medicamentos e tratamentos eficazes e a uma vacina que imunize a população é uma das poucas esperanças de refrear a pandemia antes que muitos outros milhares pereçam.

Em seu livro, Uma Breve História da Ciência, o professor britânico de história da medicina, William F. Bynum, permite com que compreendamos como a Ciência foi se tornando uma área fundamental na escrita da história da humanidade, para o domínio da espécie sobre o mundo e para dar respostas a uma imensidão de dúvidas e problemas que se interpuseram no caminho da humanidade. Uma busca por respostas trouxe o avanço técnico e tecnológico que conhecemos.

O texto de Bynum não objetiva fazer uma análise técnica e acadêmica sobre a trajetória da Ciência, mas dar ao leitor uma visão ampla de uma linha do tempo dessa história, pontuando os principais personagens que, cada qual no seu tempo, foram essenciais para o desenvolvimento de grandes áreas do conhecimento como medicina, biologia, física, química, geologia, paleontologia, entre outras. Nessa caminhada, Bynum esclarece-nos sobre as ideias e descobertas que, por exemplo, levaram o homem da descoberta da hereditariedade à decodificação do genoma humano, da ideia do átomo ao desenvolvimento da energia atômica, dos rudimentares conhecimentos sobre o corpo humano a busca de tratamentos para o câncer, e da descoberta da radioatividade à bomba atômica.

Numa linguagem simples, acessível e bem-humorada, em cada capítulo, Bynum fala do desenvolvimento de uma área da Ciência em uma determinada época, evidenciando os cientistas do período que se destacaram, suas ideias, influências e descobertas, bem como seus equívocos e as contribuições que deixam para os períodos seguintes. Nesse percurso instigante, que nunca chega a ser cansativo, Bynum tenta colocar em termos compreensíveis todo tipo de tema e de teoria científica (desde a astronomia babilônica às teorias da evolução e da física quântica). O autor vai elucidando de forma fluída como a ciência foi deixando de ser uma prática atrelada à magia e à religião, para se tornar uma atividade que privilegia o uso da razão e da objetividade.

Determinados capítulos são inteiramente dedicados a alguns dos nomes mais importantes da Ciência contando seus feitos, os desdobramentos de suas ideias e aspectos de suas vidas e personalidades. Cientistas como Hipócrates, considerado o pai da medicina, Galileu Galilei, Isaac Newton e Albert Einstein estão entre os principais destaques da obra.

A edição é ilustrada em estilo xilografia com arte de Tom Cuxbury. Foi publicado em formato pocket (livro de bolso) e tem uma constituição bem delicada, mas felizmente o livro também se encontra disponível em formato e-book caso você queira manter sua edição intacta, como eu.

Em si, o trabalho de Bynum não trata de nada novo, haja vista que outras dezenas de escritores se dedicaram a resumir a trajetória da ciência. Contudo estes autores quase sempre tiveram seus objetivos voltados a alcançar o público universitário. Diferentemente, Uma Breve História da Ciência se destaca por fazê-lo de uma forma leve e para todos os públicos. Livro que eu, como professor também de Iniciação Científica na minha escola, adoto para ensinar, porque nesse livro fantástico, acessível e conciso, centenas de ideias, mentes e vidas foram reunidas para contar a história de uma das maiores e mais importantes atividades humanas, sem a qual o mundo conhecido simplesmente não existiria: a Ciência.

A edição lida é da Editora L&PM, do ano de 2018 e possui 368 páginas.

site: http://conhecertudoemais.blogspot.com/2020/05/uma-breve-historia-da-ciencia-william.html

Claudinha 21/05/2020

Esse livro identifica resumidamente fatos e acontecimentos importantes relacionado a as descobertas científicas de uma maneira descomplicada e sucinta. Deveria ser um livro obrigatório para todos, pois apresenta muitos conhecimentos importante para nossa vida, assim como para compreendermos as descobertas sobre o firmamento e evolução da vida !

Volnei 08/11/2016

Uma breve história da ciência
A obra apresenta algumas curiosidades de como as ciências se desenvolveram nos últimos séculos e as muitas descobertas feitas no mundo da química e outras ciências

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Thiago 20/05/2015

Fascinante viagem pela história da ciência
Uma Breve História da Ciência nos leva por uma viagem de 40 capítulos desde a época dos antigos filósofos gregos até a era da informação. A leitura é extremamente leve e agradável; o autor não se aprofunda em detalhes técnicos, até porque sua intenção é contar uma (incrível) história. Recomendo a todos! Tanto para os mais racionais quanto para os mais emotivos, saber mais sobre o caminho percorrido pela humanidade na busca pelo conhecimento é fascinante.