O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos Allan Kardec

Resenhas - O Livro dos Espíritos

GabrielMacambira 27/11/2023

Obra simplesmente maravilhosa e básica para todo espírita. Traz respostas pertinentes sobre questão primordiais da doutrina. Leitura obrigatória.

Cah 26/11/2023

Aprendendo
Continuo no aprendizado sobre o espiritismo, estudando, refletindo, descobrindo e evoluindo.
O livro é longo e traz 1019 perguntas respondidas pelos espíritos que abrange uma série de temas.

Willian122 24/11/2023

Indispensável
Leitura base para quem quer se aprofundar no espiritismo e ter diversas dúvidas sanadas dos mais diversos temas da vida, do universo e da oportunidade que Deus nos permite ter no processo evolutivo rumo a felicidade eterna.

Alìce 14/11/2023

A Bíblia do espiritismo
Aprendi muito com esse livro, todos os conselhos e ensinamos só me fizeram se aproximar mais da doutrina espírita. O livro é um pouco cansativo, mas vale a pena por uma leitura calma.

Aline Rodrigues 29/10/2023

Expandir a mente
Uns dois anos atrás já havia lido este livro, porém não lhe dei a devida importância. Este ano, depois de muito refletir, decidir dar os primeiros passos para uma mudança em minha vida, por isso, refiz a leitura e foi muito gratificante. Acho que tudo acontece quando estamos preparados, e agora percebo que iniciei algo que não tem mais volta e nem desejo desistir.
O Livro dos Espíritos é um ótimo início para aqueles que desejam a eternidade conforme os ensinamentos de Cristo. Os esclarecimentos aqui presente, me ajudou a expandir a minha mente e me encentiva a continuar esta caminhada sem data de vencimento.

"Nascer, renascer e progredir sempre. Esta é a lei". Allan Kardec

Carla.Parreira 28/10/2023

O livro dos espíritos, publicado pela primeira vez em 18 de abril de 1857, é o livro básico da Filosofia Espírita. Nele estão contidos os princípios fundamentais do Espiritismo, tal como foram transmitidos pelos Espíritos Superiores a Allan Kardec, através do concurso de diversos médiuns. Seu conteúdo é apresentado em 4 partes.
Das causas primárias.
Do mundo espírita ou dos espíritos.
Das Leis Morais e
Das esperanças e consolações.
Eis alguns dos assuntos de que trata: prova da existência de Deus, Espírito e Matéria, formação dos mundos e dos seres vivos, povoamento da Terra, pluralidade dos mundos, origem e natureza dos Espíritos, perispírito, objetivos da encarnação, sexo dos Espíritos, percepções, sensações e sofrimentos dos Espíritos, aborto, sono e sonhos, influência do Espíritos nos acontecimentos da vida, pressentimento, Espíritos protetores e outros temas de real interesse ao homem atual.
Na parte relativa às Leis Morais, os temas versam sobre o bem e o mal, a prece, necessidade de trabalho, casamento, celibato, necessário e supérfluo, pena de morte, influência do Espiritismo no Progresso da Humanidade, desigualdades sociais, igualdade de direitos do homem e da mulher, livre-arbítrio e conhecimento de si mesmo. E, finalmente, na última parte, refere-se aos temas: perdas de entes queridos, temor da morte, suicídio, natureza das penas e gozos futuros, Paraíso, Inferno e Purgatório. É um livro que abre novas perspectivas ao homem, pela interpretação que dá aos diversos aspectos da vida, sob o prisma das Leis Divinas, da existência e sobrevivência do Espírito e sua evolução natural e permanente, através de reencarnações sucessivas. Seus ensinamentos conduzem o homem atual à redescoberta de si mesmo, no campo do espírito, fornecendo-lhes recursos para que compreenda, sem mistério, que é, de onde veio e para onde vai.

Andre24 11/10/2023

Achei muito interessante essa jornada e ainda mais nas conclusões: "tentamos explicar de forma coerente as questões que afligem a humanidade. Querem combater essas ideias? Mostrem uma solução melhor."

Comenta Livros 26/09/2023

Um livro que ensina
Um livro muito com com perguntas e respostas que ensinam muito com vários assuntos bem interessantes. Um livro para se ter na cabeceira da sua cama para auxiliá-lo em qualquer momento.

site: https://comentalivros.com/o-livro-dos-espiritos-allan-kardec/

Karla.Kassiane 22/09/2023

O Livro dos Espíritos
Livro essencial para quem quer estudar a doutrina espírita. Ele é apresentado em forma de perguntas e respostas, o que torna a leitura menos monótona.
Quem faz as perguntas é Allan Kardeck e quem responde são espíritos instruídos. Além de revelar a doutrina do espiritismo as questões aos poucos nos explicam com perguntas fáceis dúvidas do dia a dia, ou seja, não é um livro apenas para espíritas.

DraRaísa 13/09/2023

Aprendizado
Todo livro sempre traz aprendizados, mas este é um compilado interessante da doutrina espírita. Independente da religião, ad reflexões aqui nos tornam seres humanos melhores e isso sempre será bem-vindo?principalmente nos dias atuais. Deus é sábio o tempo todo.

dieizon 12/09/2023

Livro esclarecedor sobre muitas dúvidas que temos diante da espiritualidade organizado de forma muito hábil para que possamos ter um melhor compreensão da nossa espiritualidade

Matheus.Torres 10/09/2023

Conhecimento
Depois de anos de ociosidade, entendi que minha conexão com Deus e com o mundo espiritual de fato seria melhor trabalhada através do espiritismo.
Estou muito feliz com a leitura do livro e muito surpreso como aqui trata de temas de diversas coisas que eu queria falar/responder e não sabia colocar em palavras. Um conhecimento para a vida e que vai, no mínimo, fazer você sair uma pessoa melhor do que chegou. Que a caridade preencha o coração de todos nós!

Hellen 09/09/2023

Não gostei
Minha experiência com "O Livro dos Espíritos" foi desafiadora devido à repetição constante de questões. Embora reconheça os ensinamentos valiosos do Espiritismo, a leitura em si não foi satisfatória para mim.

viihast 29/08/2023

"Jesus veio mostrar aos homens o caminho do verdadeiro bem."
Livro mais do que essencial para quem quer entender e se aprofundar nessa doutrina maravilhosa. Não vou me esticar nessa resenha igual normalmente faço, vou fazer diferente e deixar aqui minhas perguntas favoritas ou aquelas que mais me chamaram minha atenção.

? 1. Que é Deus?
"Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas

? 38. Como Deus criou o universo?
?Para me servir de uma expressão comum: por sua Vontade. Nada representa melhor essa vontade todo-poderosa do que estas belas palavras em Gênesis (1:3): Deus disse: Faça-se a luz e a luz foi feita.?

? 23. Que é o espírito?
?O princípio inteligente do Universo.?

? 625. Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?
"Jesus."

? 85. Qual dos dois, o mundo espiritual 23 ou o mundo corpóreo, é o principal na ordem das coisas?
?O mundo espiritual, que preexiste e sobrevive a tudo.?

? 118. Os Espíritos podem degenerar?
"Não; à medida que avançam, compreendem o que os distanciava da perfeição. Quando o Espírito termina uma prova, fica com o conhecimento que adquiriu e não o esquece mais. Pode permanecer estacionário, mas não retrograda."

? 119. Deus não poderia isentar os Espíritos das provas que devem sofrer para chegarem à primeira ordem?
"Se eles tivessem sido criados perfeitos, não teriam mérito para desfrutar das benesses dessa perfeição. Onde estaria o mérito sem a luta? Ademais, a desigualdade que existe entre eles é necessária às suas personalidades; e, depois, as missões que eles cumprem nos diferentes graus da escala estão nos desígnios da Providência, para a harmonia do Universo."

? 132. Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos?
?Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corpórea: nisto é que consiste a expiação. A encarnação tem ainda outra finalidade: a de pôr o Espírito em condições de cumprir sua parte na obra da Criação. Para executá-la é que, em cada mundo, ele toma um instrumento em harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de nele cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. É dessa forma que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.?

? 167. Qual a finalidade da reencarnação?
?Expiação, melhoramento progressivo da Humanidade.

? 168. O número das existências corpóreas é limitado ou o Espírito reencarna perpetuamente?
?A cada nova existência o Espírito dá um passo adiante na estrada do progresso. Quando se despojar de todas as impurezas, não mais necessitará das provas da vida corpórea.?

? 169. O número de encarnações é o mesmo para todos os Espíritos?
?Não; aquele que caminha depressa se poupa a muitas provas. Todavia, essas encarnações sucessivas são sempre muito numerosas, porque o progresso é quase infinito.?

? 170. Em que se transforma o Espírito depois da sua última encarnação?
?Em Espírito bem-aventurado; em Espírito puro.?

? 196-a. É o corpo que influi sobre o Espírito para que este se melhore ou é o Espírito que influi sobre o corpo?
?Teu Espírito é tudo; teu corpo é uma veste que apodrece: eis tudo.?

? 258. No estado errante, e antes de começar nova existência corpórea, o Espírito tem consciência e previsão das coisas que lhe vão acontecer durante a vida?
"Ele próprio escolhe o gênero de provas que deseja sofrer e nisso consiste o seu livre-arbítrio."

? 260. Como pode o Espírito querer nascer entre gente de má vida?
"É necessário que seja posto num meio em que possa sofrer a prova que pediu. Pois bem! É preciso que haja analogia. Para lutar contra o instinto do roubo, é indispensável que se ache em contato com gente dessa espécie."

? 383. Qual é, para o Espírito, a utilidade de passar pelo estado de infância?
"Encarnando com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe e que podem auxiliar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo."

? 513. Os Espíritos que nos são simpáticos atuam em virtude de uma missão?
?Algumas vezes podem ter uma missão temporária, mas quase sempre se trata apenas de atração pela similitude de pensamentos e sentimentos, tanto para o bem quanto para o mal.?

? 615. A Lei de Deus é eterna?
"É eterna e imutável como o próprio Deus."

? 625. Qual o tipo mais perfeito que Deus já ofereceu ao homem para lhe servir de guia e modelo?
?Jesus.?

? 649. Em que consiste a adoração?
"Na elevação do pensamento a Deus. Pela adoração, o homem aproxima sua alma de Deus."

? 658. A prece é agradável a Deus?
"A prece é sempre agradável a Deus, quando ditada pelo coração, pois, para Ele, a intenção é tudo, e a prece do coração é preferível àquela que podes ler, por mais bela que seja, se for lida mais com os lábios do que com o pensamento. A prece é agradável a Deus quando dita com fé, com fervor e sinceridade. Mas não creiais que o sensibilize a prece do homem vão, orgulhoso e egoísta, a menos que signifique, de sua parte, um ato de sincero arrependimento e de verdadeira humildade."

? 659. Qual o caráter geral da prece?
?A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar nele; é aproximar-se dele; é pôr-se em comunicação com Ele. Pela prece podemos fazer três coisas: louvar, pedir, agradecer.?

? 660. A prece torna melhor o homem? ?Sim, pois aquele que ora com fervor e confiança se torna mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia Espíritos bons para o assistir. É um socorro que jamais lhe é recusado, quando pedido com sinceridade.?

? 661. Poderemos útilmente pedir a Deus que perdoe as nossas faltas?
?Deus sabe discernir o bem do mal; a prece não esconde as faltas. Aquele que pede a Deus o perdão de suas faltas só o obtém se mudar de conduta. As boas ações são a melhor prece, porque os atos valem mais do que as palavras.?

? 662. É possível orar útilmente pelos outros?
?O Espírito de quem ora atua pela vontade de fazer o bem. Pela prece, ele atrai para si os Espíritos bons e estes se associam ao bem que deseje fazer.?

? 666. Pode-se orar aos Espíritos?
"Pode-se orar aos Espíritos bons como os mensageiros de Deus e os executores de suas vontades. Mas o poder deles é proporcional à superioridade que hajam alcançado e depende sempre do Senhor de todas as coisas, sem cuja permissão nada se faz. É por isso que as preces que lhes dirigimos só são eficazes se forem aceitas por Deus."

? 743. A guerra desaparecerá um dia da face da Terra?
?Sim, quando os homens compreenderem a justiça e praticarem a Lei de Deus. Nessa época, todos os povos serão irmãos.?

? 746. O assassínio é um crime aos olhos de Deus?
?Sim, um grande crime, pois aquele que tira a vida ao seu semelhante corta uma existência de expiação ou de missão. Aí é que está o mal.?

? 785. Qual o maior obstáculo ao progresso?
"O orgulho e o egoísmo."

? 787- b. Assim, os homens mais civilizados podem ter sido selvagens e antropófagos?
"Tu mesmo o foste mais de uma vez, antes de seres o que és."

? 792. Por que a civilização não realiza imediatamente todo o bem que poderia produzir?
"Porque os homens ainda não estão prontos nem dispostos a alcançar esse bem."

? 799. De que maneira o Espiritismo pode contribuir para o progresso?
"Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, o Espiritismo pode fazer com que os homens compreendam onde estão seus verdadeiros interesses. Como a vida futura não mais estará velada pela dúvida, o homem perceberá melhor que pode garantir seu futuro por meio do presente. Destruindo os preconceitos de seitas, castas e cores, o Espiritismo ensina aos homens a grande solidariedade que os há de unir como irmãos."

? 801. Por que os Espíritos não ensinaram, em todos os tempos, o que ensinam hoje?
"Não ensinais às crianças o que ensinais aos adultos e não dais ao recém-nascido um alimento que ele não possa digerir. Cada coisa tem o seu tempo. Eles ensinaram muitas coisas que os homens não compreenderam ou desfiguraram, mas que podem compreender agora. Por meio de seus ensinos, mesmo incompletos, prepararam o terreno para receber a semente que agora começa a frutificar."

? 802. Visto que o Espiritismo deve marcar um progresso na Humanidade, por que os Espíritos não apressam esse progresso, por meio de manifestações tão generalizadas e evidentes que pudessem convencer até os mais incrédulos?
"Desejaríeis milagres, mas Deus os semeia em abundância diante dos vossos passos, embora ainda haja homens que o reneguem. Conseguiu, porventura, o próprio Cristo convencer os seus contemporâneos com os prodígios que realizou? Não vedes hoje alguns homens que negam os fatos mais evidentes que se passam sob os seus olhos? Não há os que dizem que não acreditariam mesmo que vissem? Não; não é por meio de prodígios que Deus quer conduzir os homens. Em sua bondade, Ele lhes quer deixar o mérito de se convencerem pela razão."

? 803. Todos os homens são iguais perante Deus?
"Sim, todos tendem para o mesmo fim e Deus fez suas leis para todos. Frequentemente dizeis: O Sol brilha para todos, e com isso enunciais uma verdade maior e mais geral do que pensais."

? 814. Por que Deus concedeu a uns a riqueza e o poder, e a outros a miséria?
"Para experimentá-los de modos diferentes. Além disso, como sabeis, essas provas foram escolhidas pelos próprios Espíritos que, no entanto, nelas sucumbem frequentemente."

? 815. Qual das duas provas é mais perigosa para o homem, a da miséria ou a da riqueza?
"Ambas o são igualmente. A miséria provoca as queixas contra a Providência; a riqueza leva a todos os excessos."

? 817. O homem e a mulher são iguais perante Deus e têm os mesmos direitos?
"Deus não deu a ambos o conhecimento do bem e do mal e a faculdade de progredir?"

? 818. De onde procede a inferioridade moral da mulher em certos países?
"Do domínio injusto e cruel que o homem assumiu sobre ela. É resultado das instituições sociais e do abuso da força sobre a fraqueza. Entre homens moralmente pouco adiantados, a força faz o direito."

? 820. A fraqueza física da mulher não a coloca naturalmente sob a dependência do homem?
"Deus deu a uns a força para protegerem o fraco e não para o escravizarem."

? 821. As funções a que a mulher é destinada pela Natureza terão importância tão grande quanto as conferidas ao homem?
"Sim, e até maiores. É ela quem lhe dá as primeiras noções da vida."

? 822. Sendo os homens iguais perante a Lei de Deus, devem sê-lo igualmente perante as leis humanas?
"O primeiro princípio de justiça é este: Não façais aos outros o que não gostaríeis que vos fizessem."

? 838. Toda crença é respeitável, mesmo quando notoriamente falsa?
?Toda crença é respeitável, desde que sincera e quando conduz à prática do bem. Condenáveis são as crenças que conduzem ao mal.?

? 834. O homem é responsável pelo seu pensamento?
?É responsável perante Deus. Como, porém, somente Deus é capaz de conhecê-lo, Ele o condena ou absolve, segundo a sua justiça.?

? 842. Considerando-se que todas as doutrinas têm a pretensão de ser a única expressão da verdade, por que sinais podemos reconhecer a que tem o direito de se apresentar como tal?
"Será aquela que fizer mais homens de bem e menos hipócritas, isto é, homens que pratiquem a lei de amor e de caridade na sua maior pureza e na sua mais ampla aplicação. Por esse sinal reconhecereis que uma doutrina é boa, visto que toda doutrina que tiver por efeito semear a desunião e estabelecer linha de separação entre os filhos de Deus só pode ser falsa e perniciosa."

? 843. O homem tem o livre-arbítrio de seus atos?
"Já que tem a liberdade de pensar, tem também a de agir. Sem o livre-arbítrio, o homem seria uma máquina."

? 853- a. Assim, qualquer que seja o perigo que nos ameace, não morreremos se a hora da morte ainda não chegou?
"Não; não perecerás e tens disso milhares de exemplos. Quando, porém, chegar a hora da tua partida, nada poderá impedir que partas. Deus sabe com antecedência qual o gênero de morte que te levará da Terra e muitas vezes teu Espírito também o sabe, já que isso lhe foi revelado ao fazer a escolha desta ou daquela existência."

? 868. Pode o futuro ser revelado ao homem?
"Em princípio, o futuro lhe é oculto e somente em casos raros e excepcionais Deus permite que seja revelado."

? 869. Com que objetivo o futuro é oculto ao homem?
"Se o homem conhecesse o futuro, negligenciaria o presente e não agiria com a mesma liberdade, porque seria dominado pela ideia de que, se uma coisa tem que acontecer, não adianta ocupar- se com ela, ou então tentaria impedir que acontecesse. Deus não quis que assim fosse, a fim de que cada um concorra para a realização das coisas, até daquelas a que desejaria opor-se. Assim é que, muitas vezes e sem desconfiares, tu mesmo preparas os acontecimentos que sobrevirão no curso da tua vida."

? 870. Se convém que o futuro permaneça oculto, por que Deus permite que ele seja revelado algumas vezes?
"Ele o permite quando esse conhecimento prévio deve facilitar a execução de alguma coisa, ao invés de dificultá-la, induzindo o homem a agir de modo diverso do que faria, caso não tivesse esse conhecimento. Além disso, muitas vezes também é uma prova. A perspectiva de um acontecimento pode despertar pensamentos mais ou menos bons."

? 875. Como se pode definir a justiça?
"A justiça consiste no respeito aos direitos de cada um."

? 879. Qual seria o caráter do homem que praticasse a justiça em toda a sua pureza?
"O do verdadeiro justo, a exemplo de Jesus, porque praticaria também o amor ao próximo e a caridade, sem os quais não há verdadeira justiça."

? 880. Qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem?
"O de viver. Por isso ninguém tem o direito de atentar contra a vida de seu semelhante, nem de fazer o que quer que possa comprometer a sua existência corpórea."

? 886. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, tal como Jesus a entendia?
"Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas."

? 912. Qual o meio mais eficaz de combater-se o predomínio da natureza corpórea?
"Praticar a abnegação."

? 919. Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?
"Um sábio da antiguidade vo-lo disse: Conhece-te a ti mesmo."

? 967. Em que consiste a felicidade dos Espíritos bons?
"Em conhecerem todas as coisas; em não sentirem ódio, nem ciúme, nem inveja, nem ambição, nem qualquer das paixões que causam a desgraça dos homens. Para eles, o amor que os une é fonte de suprema felicidade. Não experimentam as necessidades, nem os sofrimentos, nem as angústias da vida material. São felizes pelo bem que fazem. Ademais, a felicidade dos Espíritos é diretamente proporcional à elevação de cada um. Na verdade, somente os Espíritos puros gozam da felicidade suprema, mas nem todos os outros são infelizes. Entre os maus e os perfeitos há uma infinidade de graus em que os gozos são relativos ao estado moral. Os que já estão bastante adiantados compreendem a felicidade dos que chegaram primeiro e aspiram a alcançá-la, constituindo-lhes essa aspiração uma causa de emulação, e não de ciúme. Sabem que depende deles consegui-la e trabalham com esse objetivo, porém com a calma da consciência tranquila; consideram-se felizes por não terem que sofrer o que sofrem os maus."

? 990. O arrependimento se dá no estado corpóreo ou no estado espiritual?
"No estado espiritual, mas também pode ocorrer no estado corpóreo, quando bem compreendeis a diferença entre o bem e o mal."

? 998. A expiação se realiza no estado corpóreo ou no estado espiritual?
"A expiação se cumpre durante a existência corpórea, por meio de provas a que o Espírito se acha submetido e, na vida espiritual, pelos sofrimentos morais inerentes ao estado de inferioridade do Espírito."

? 1002. Que deve fazer aquele que, chegando a hora da morte, reconhece suas faltas, mas já não tem tempo de repará-las? Basta-lhe arrepender-se nesse caso?
"O arrependimento apressa a sua reabilitação, mas não o absolve. Não tem ele o futuro pela frente, que jamais lhe é fechado?"

? 1015. Que se deve entender por alma penada?
"Uma alma errante e sofredora, incerta de seu futuro e à qual podeis proporcionar o alívio que ela muitas vezes solicita, quando vem comunicar-se convosco."

? 1018. Em que sentido se devem entender estas palavras do Cristo: Meu reino não é deste mundo?
"Respondendo assim, o Cristo falava em sentido figurado. Queria dizer que só reina sobre corações puros e desinteressados. Ele está onde quer que domine o amor do bem, mas os homens, ávidos das coisas deste mundo e apegados aos bens da Terra, não estão com Ele."

? 1019. O reinado do bem poderá implantar-se algum dia na Terra?
"O bem reinará na Terra quando, entre os Espíritos que a vêm habitar, os bons predominarem, porque, então, farão que aí reinem o amor e a justiça, fonte do bem e da felicidade. É pelo progresso moral e pela prática das Leis de Deus que o homem atrairá para a Terra os Espíritos bons e dela afastará os maus. Estes, porém, só a deixarão quando o homem tiver banido daí o orgulho e o egoísmo."
babyjuli444 29/08/2023minha estante
o melhor livro do mundo

viihast 30/08/2023minha estante
disse tudo

Rafaela 19/08/2023

Muitos questionamentos
Um início com muitos questionamentos. Uma leitura que proporciona muitas reflexões pertinentes a todos que desejam ter uma formação da doutrina espírita.