O Livro dos Espíritos Allan Kardec

Resenhas - O Livro dos Espíritos

Morango 02/06/2009

Elevando-se
Mais que um livro de perguntas e respostas...um verdadeiro ensinamento para aqueles que querem elevar o espírito e aprender assim que a matéria é êfemera.
Uma boa pedida para aqueles que querem entender a razão e o significado das coisas ao seu redor.
>Cegos aqueles que enxergam com os olhos
Marcia 16/12/2020minha estante
Não importa a religião que se professe ou se não seguimos nenhuma. O livro explica racional e objetivamente as questões da vida.

helodoll 20/03/2024

O Livro dos Espíritos
É mais que uma simples compilação de perguntas e respostas; é um guia para elevar o espírito e compreender a efemeridade da matéria. Com uma abordagem esclarecedora, somos conduzidos através de reflexões profundas sobre as mensagens transmitidas pelos espíritos, proporcionando uma visão ampla da vida e seus significados. Recomendo para aqueles que buscam entender a razão e o propósito das coisas ao seu redor, independentemente de sua religião. Uma leitura necessária que desafia o pensamento e convida à reflexão sobre questões existenciais, tornando-se uma fonte de aprendizado e crescimento espiritual.

Rafa 15/07/2020

Leitura esclarecedora!
Kardec nos leva com tranquilidade através de perguntas e respostas a conhecer e aprofundar no estudo das mensagens transmitidas pelos espíritos. Super recomendo a leitura!!!
Drizzle 11/08/2020minha estante
Nossa! Faz muitos anos que li esse livro, em tempos que não existia internet, senhor .... Acho que envelheci um bocado ...

thaissmonteiro_ 07/03/2024

Necessário
Um livro esclarecedor, aborda muitos temas e trás muitas explicações. Para quem tem interesse em ler, acho válido, independente da religião.
Eu comecei a ler pois me via meio desacreditada da vida, com muitas dúvidas, e esse livro me ajudou a refletir e agora quero me aprofundar cada vez mais.

Douglas 19/08/2013

O Livro dos Espíritos
Sempre quando falamos em religião, estamos falando em teorias.
Afinal de contas, religião é algo que não pode ser comprovado cientificamente.
Você escolhe sua religião de acordo com seus gostos pessoais, suas crenças, seus valores. Você é absolutamente livre para não acreditar e absolutamente livre para não ser incomodado por ter essas crenças. Isso é lei. Impede que o Brasil desande em um conflito por onde as pessoas pratiquem crimes baseados em intolerância religiosa. Isso claro, na teoria.

Bom, eu sempre fui um cara que gostei de ouvir o que religiões diferentes tinham a dizer. Sempre ouvi teorias das mais diversas, das religiões mais diversas. Afinal, no mundo existem milhares de religiões diferentes e cada um é livre para seguir a que mais se enquadre nos seus padrões de vida.

Das muitas teorias, ou se preferir, doutrinas, que eu ouvi, a que mais me agradou foi a doutrina espírita. Pelo menos foi a que mais se enquadrou dentro do meu estilo de vida.
Conheci essa religião através deste livro. Gostei muito das ideias, dos princípios, das teorias que o livro coloca.
Embora eu seja batizado e crismado em Igreja Católica, eu sinceramente gosto mais da doutrina espírita, graças a esse livro de Allan Kardec.

Se você vai gostar ou não do livro, isso é uma escolha pessoal sua. Dependendo do que você acredite, ou não acredite, enfim, eu não vou entrar na questão religiosa do livro.
Particularmente, eu gostei bastante dele. Me fez ter uma visão mais ampla da vida. Uma bela leitura, que eu já li mais de uma vez e com certeza, vou ler novamente algum dia.

Caso você não gostou do livro, tudo bem, você é livre para isso. O importante é que você seja feliz, independente de qual é a sua crença.

Um abraço e meu respeito a todos.
Hugo.Sismil 31/12/2015minha estante
Não se é porque me identifico com sua historia hehe mas foi uma bela resenha !

DraRaísa 13/09/2023

Aprendizado
Todo livro sempre traz aprendizados, mas este é um compilado interessante da doutrina espírita. Independente da religião, ad reflexões aqui nos tornam seres humanos melhores e isso sempre será bem-vindo?principalmente nos dias atuais. Deus é sábio o tempo todo.

Deghety 23/03/2021

O Livro dos Espíritos
O que eu conhecia era sobre Espiritismo era bastante superficial, chegando a ser rude. Essa leitura me fez mudar completamente a visão sobre a religião, doutrina e filosofia do mesmo.
Mesmo para os céticos em relação aos aspectos sobrenaturais, é inegável o quanto a obra é riquíssima em filosofia, conduzindo sempre ao caminho da conduta moral de sentimentos puros e ações benevolentes.
Livro é composto de perguntas e respostas. Respostas estas que fundamentam completamente a religião.
A filosofia espiritualista segue a mesma base da filosofia cristã, sempre visando a evolução como ser, procurando eliminar as vicissitudes da carne e sendo bom e justo com seus semelhantes.
Eu fiquei muito impressionado com a leitura e envergonhado por ter sido ignorantemente preconceituoso.
É uma leitura enriquecedora para crédulos e incrédulos.
Vale muito a pena.
Rafael.Assumpcao 23/03/2021minha estante
Que bom ver mais uma pessoa abrindo a mente para o conhecimento espírita.
Normalmente, o próximo passo seria ler "O Evangelho segundo o Espiritismo", ou "O livro dos médiuns", mas eu te recomendaria ler "A Gênese". Eu mesmo estou relendo agora depois de muitos anos, e é um texto fascinante, que mostra que em nada o Espiritismo se afasta da ciência, como ocorre com muitas religiões baseadas em dogmas sobrenaturais.
Ao contrário, quanto mais a ciência avança, mais se confirmam as comunicações espíritas.

Deghety 24/03/2021minha estante
Sim. O evangelho já está nos planos. Os outros ainda vou levar um tempo a mais

Rafael.Assumpcao 24/03/2021minha estante
Siga sem pressa. O importante é avançar sempre. ???

Camilly 17/06/2021

Um encontro consigo mesmo
Primeiramente a edição que eu li foi a da Edicel, portanto não achei ela aqui no app.

Bom, eu não tenho muito o que falar sobre termos de ?literatura?, mas foi um leitura um pouco mais demorada e difícil. Porém comparado as outras coisas isso se torna nada.
Para mim, como uma pessoa crente no espiritismo, foi uma experiência e tanto. Essa leitura me tirou diversas dúvidas e me fez ver que eu estou no caminho pelo qual deveria seguir.
Se você é de outra religião e se interessa, eu te garanto que será uma ótima leitura e vai te deixar pensativo sobre diversos fatores.
Não é um livro para ler rápido, mas sim pra digeri-lo aos poucos e entender cada palavra.

Daisy.Hubner 13/01/2023

Além daquilo que é material
O livro é totalmente diferente do que eu imaginava. Realmente faz muito sentido certas coisas que ele traz e suas explicações são bem interessantes. Vale a pena ler pra abrir a mente quanto a abordagem e é impossível terminar sem refletir nem que seja um pouco.
Nunca tinha lido sobre o assunto e gostei bastante.

Rosabel Poetry 18/12/2020

Ler Para Entender
Gostaria de resaltar que não sou espírita e li este livro com o olhar crítico de uma pessoa curiosa que queria entender o assunto a fundo para não sair por aí falando bobagens que nem sabe se são verdade como muitos ignorantes fazem.

De modo geral, a filosofia do livro é boa, admito que gostei de todas as analogias e as conexões dos fatos fazem sentido. No entanto, as inúmeras vezes em que os "espíritos" respondem Kardec com coisas do tipo "se contasse isso o cérebro humano não compreenderia" me incomodou um pouco. Não é novidade que somos leigos no conhecimento do universo e seu funcionamento, ainda sim, o objetivo do livro é esclarecer e essas respostas que apareceram dezenas de vezes deixam dúvidas sobre muitas questões que o restante da obra não se esforça em esclarecer.

As perguntas são bem construídas e as questões são interessantes. Faz bem em abordar as maiores dúvidas dos seres humanos a respeito da vida material e imaterial. A maioria dos argumentos são lógicos e fazem sentido, poderia está ser a verdade da crianção enfim descoberta. Contudo, o pensamento de que a Terra é centro do universo também já fez sentido um dia, por isso não bato o martelo nessa religião e continuo crendo em Deus como sempre o fiz, sem uma igreja mas acreditando em cada pequena parte instigante de cada religião que me agrada.

Absorvi boa parte do espiritismo como verdade, assim como também já o fiz com as religiões evangélica, budista e tantas outras. Creio que estudar essas doutrinas faz de nós seres melhores pois a base entre todas elas é a busca de uma existência contemplativa e cativante independente dos caminhos.

Leonardy.Negrini 22/08/2022

Princípios Doutrinários
Em 2022 são então 165 anos de lançamento do "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec. A todos os espiritualistas é leitura obrigatória, mesmo com a sua densidade e a sua riqueza argumentativa.
Como toda obra, é escrava do seu tempo e das limitações possíveis frente ao pensamento de seu organizador e codificador, porém, parece ser fundamental a compreensão de que, no mundo ocidental pós século XIX, não se pode autoconceituar-se sem conhecer o pentateuco kardequiano.
Dos 15 aos 42 anos, a maturidade me trouxe a possibilidade de relê-lo agora com mais profundidade e na certeza de poder aproveitá-lo bem mais.
Recomendo para os que gostam dos clássicos e para aqueles que gostam de recorrer às fontes diretas.

Reginato 26/09/2022

Livro dos Espíritos
O livro da codificação espírita publicado em 1857 é fantástico. O senhor Hippolyte Leon Denizard Rivail sob pseudônimo de Allan Kardec fez o livro de perguntas e respostas aos espíritos e o conteúdo sobre a imortalidade da alma e natureza dos espíritos... uma obra fantástica.

O livro é composto de 4 partes:

1 - Causas primeiras;
2 - Mundo Espiritual e dos Espiritos;
3 - Leis Morais;
4 - Esperanças e Consolações

É uma das obras fundamentais da doutrina espírita.

Recomendo a leitura ?

Murillo 07/03/2013

A luz que rasga as trevas.
É um livro para não somente ser lido, mas estudado.
A cada pergunta e resposta é necessário parar e fazer uma reflexão para melhor compreender, caso contrário, ler por ler, não lhe trará nada do que essa benção divina poderá te trazer.
No inicio fiquei confuso e discordei de várias partes, mas a medida que avançava a leitura e refletia, encontrava através da lógica e da razão as verdades que esse livro nos traz.
Digo com toda certeza que esse livro, após a leitura e meu ingresso na doutrina espírita mudaram a minha vida.
Sofro as vicicitudes dessa vida como qualquer outra pessoa, a diferença é que agora sofro sabendo sofrer e acima de tudo enxergar a misericordia, justiça e a bondade de Deus para com todas as criaturas do universo.
Dica: Caso ache a introdução muito longa e detalhada, vá direto para as perguntas e respostas, não desanime na leitura pois no começo é assim mesmo, mas conforme a leitura avança, verá que só terá a ganhar.