Aguardo Sua Resposta

Aguardo Sua Resposta Dan Chaon

Resenhas - Aguardo Sua Resposta

bia0:0 16/07/2023

Olá, estou de volta. Gente, que livro medíocre!! Não gostei.
Esse livro vai narrar três histórias que, em algum momento, vão se interligar. De primeira vista, quando eu li a sinopse, achei uma ótima idéia, mas não foi desenvolvida de uma forma legal.
A pior história é a da Lucy, que fugiu com um cara supeeeer mais velho que ela, sem saber quase nada sobre ele e além de tudo, que fica reclamando da vida inteira dela e fica se fazendo de uma garota que a vida ferra com ela e que ela merece tudo que quer. Fora que ela é super gananciosa e fugiu com o cara muito mais pelo dinheiro que ela achava que ele tinha do que realmente por gostar dele.
A história que eu mais gostei foi a dos gêmeos. Hayden foi o melhor personagem, o mais desenvolvido, por mais que ainda seja extremamente superficial.
A forma como essa história se interliga até que é aceitável, mas não foi desenvolvida de uma forma legal, fora que o final foi péssimo, tipo ??
Além de a história ser superficial, nada acontece, tipo NADA. O primeiro grande acontecimento foi na página 330?. As páginas antes disso foram só contando a vida deles. Um livro super parado e que os personagens são tão não apaixonaveis sabe?
Fora que o livro tem falas problemáticas. Falas gordofobicas, machistas, homofóbicas e que são naturalizadas no livro. Não são problematizadas, são só colocadas.
Não sei pra que eu fui inventar de lê um livro de um cara branco, cis e hétero, dava pra saber que seria ruim. Único padrão que eu tolero é o Rick. Não recomendo. Até a próxima.

Ny 04/08/2021

Aguardo sua resposta
O que me chamou atenção foi o assunto que o livro fala, no começo estava razoável, no meio tinha umas partes bem interessantes, e depois desandou. Achei que em algumas partes ficou muito repetitivo algumas coisas e comecei a perder a paciência, mas finalmente acabei o livro. Concluo que eu entendi boa parte do livro, mas no final eu não entendi nada.

biab 08/04/2021

Gostei banstante desse livro, tem personagem profundos e frases sublinhaveis. Eu já esperava por um certo BOM entre os narradores, e o plost twist no fim não me desagradou.

Meire.Lacerda 26/11/2018

Fraco, fraco...
Leitura maçante;
Erros na edição, apenas um exemplo: fihla (o correto seria filha);
Muito tempo para as histórias se encaixarem uma às outras;
Situações sem nexo;
Nenhum personagem cativante...

Bem poderia citar outras coisas, mas nem vale a pena. Sinceramente gostaria de desler, mas tinha que fazer valer o dinheiro gasto.

Pra não ser tão cruel segue um ponto positivo:

Gostei da imagem da capa e amei a textura, um toque meio aveludado tornando-se impossível de não ficar tocando o tempo todo.

Observação: foi minha primeira resenha, mas resolvi perder a vergonha pra ajudar alguém a não ler.

Meia estrela.

Lit.em Pauta 03/02/2018

Literatura em Pauta: seu primeiro portal para críticas e notícias literárias!

"Escrito por Dan Chaon, Aguardo sua resposta é um suspense cuja narrativa tenta levantar questões sobre identidade, mas, infelizmente, esquece de levá-las adiante, limitado por uma gama de personagens estáticos e aborrecidos.

A história é contada a partir de três grandes pontos de vista: o da estudante Lucy, que fugiu com seu professor de história, George, com a promessa de enriquecer; o do jovem Ray, que descobre que é adotado e após, fugir de casa, encontra seu pai biológico, ingressando no mundo do crime; e o do amargurado Miles, que vive à procura de seu irmão gêmeo, Hayden, mas um dia recobra as esperanças de encontrá-lo após adquirir novas pistas sobre seu paradeiro.

O ponto de vista de Lucy é o mais enfadonho dos três. A narrativa informa que ela é muito inteligente e batalhadora, só não passando para universidades de renome, como Harvard, porque o mundo é injusto. Há, contudo, um enorme descompasso entre o que é dito sobre ela e o que é efetivamente mostrado. De imediato, por exemplo, sua sabedoria já é posta em xeque com o questionamento sobre o que a levou a abandonar sua vida por um sujeito que ela mal conhece – sempre uma ideia perigosa – e se realmente faz sentido ela julgar que George é rico unicamente porque tem um porte altivo, vocabulário acadêmico e um bom carro. Tal dedução mostra-se ainda mais absurda quando Lucy começa a demonstrar que se importa muito mais com o dinheiro do professor do que com ele próprio: ela fugiu para ser rica, não porque gostava de George. Exibindo ainda uma passividade estarrecedora– esperando que ele faça tudo por ela, seja cozinhar, dirigir, comprar mantimentos e até bolar planos e executá-los sozinho –, além de uma personalidade carente e paranoica – quando ela acorda certo dia e não o encontra em casa, por exemplo, ela se sente traída e abandonada – e preocupações fúteis – durante o que deveria ser o clímax ela está comprando sapatos –, Lucy facilmente cansa o leitor com suas longas reflexões que variam entre ser repetitivas e irrelevantes."

Leia a crítica completa em:

site: http://literaturaempauta.com.br/Livro-detail/aguardo-sua-resposta-critica/

Laura 02/01/2018

É uma trama muito boa que nos deixa curiosos, porém não acho que o modo com que tenha apresentado o desenvolvimento seja agradável.

Temos personagens com os quais não conseguimos identificar nem ao menos simpatizar, na maior parte do tempo, tomando atitudes que não atraem interesse do leitor.

A forma como as histórias se conectam cria expectativa, mas a cronologia que apresenta quebra um pouco o encanto por não seguir um padrão entre a narração dos três planos.

Gostei do final, fugiu do que imaginei, porém achei maçante.

Psychobooks 21/07/2014

Classificado com 2,5 estrelas

'Aguardo sua Resposta' é o livro de estreia do autor, que recebeu boas críticas nos EUA. Quando li o release da obra, fiquei bastante interessada na leitura, principalmente por se tratar de pessoas com passados reinventados e um toque de thriller.

- Enredo

Ryan Schuyler abre o livro num momento crítico de sua vida, sua mão foi decepada e ele está a caminho do hospital com seu pai. Voltando um pouco no tempo, Ryan deixou a faculdade sem deixar rastros, depois de uma investigação policial, foi declarado como morto, pois uma testemunha disse que o viu pulando em um rio perto da faculdade.

Lucy Lattimore perdeu seus pais há um ano, terminou o colegial e fugiu da cidadezinha em que morava na companhia de seu ex-professor de história. Ela achava que sua vida seria como num conto de fadas, com muito dinheiro e viagens excitantes, mas algo deu errado e as coisas não acontecem como o planejado.

Miles Cheshire está numa busca incansável por seu irmão gêmeo, desaparecido há mas de dez anos, suspeito de ter problemas mentais. Miles segue todas as pistas possíveis, relembra o passado e chega em uma situação inusitada com um tom sarcástico de seu irmão.
A vidas dessas três pessoas se encaixam como em um quebra-cabeças e cabe ao leitor unir todas as peças corretamente.

- Desenvolvimento e Narrativa

A narrativa é feita sob o ponto de vista de três personagens diferentes: Ryan, Lucy e Miles. Um dos grandes problemas que tive enquanto estava lendo foi a falta de conexão com cada personagem, eu conseguia ver a história apenas como uma mera expectadora, em nenhum momento senti como estivesse fazendo parte daquilo, ou como se os personagens fossem meus amigos.

As primeiras páginas do livro são sensacionais, a cena em que o Ryan está no carro a caminho do hospital com sua mão decepada repousando em um recipiente com gelo, me encheu de expectativas, eu acreditava que mais cenas de ação/violência estavam por vir, que aquela situação seria explicada no próximo capítulo, mas a narrativa foi amornando a cada página até quase o final e eu cada vez mais decepcionada com o ritmo de leitura que ia ficando mais lento conforme as páginas passavam.

O final é 'ok', em partes ficou aberto para que o leitor use sua imaginação - como o que pode ter acontecido no quarto de hotel -, em outras faltou uma boa explicação - como quem eram aqueles russos e o motivo da perseguição.

- Sobre as Identidades

Um dos grandes destaques do livro é a troca de identidades, o passado de alguns personagens são nebulosos e a verdadeira fonte do mistério do livro. Eu consegui deduzir boa parte da trama antes mesmo de chegar à metade da leitura, apenas uma revelação final foi surpreendente e ainda assim, nem um pouco chocante.

O autor levanta alguns pontos de reflexão interessantes, como 'quem você é realmente se tirarmos todos os documentos que te marcam com um nome?', 'você ainda é a mesma pessoa se deixar seu passado para trás?', ' você conseguiria passar a vida toda mudando de identidade?'.

- Concluindo

Confesso que fiquei um tanto decepcionada com 'Aguardo Sua Resposta', acredito que se eu tivesse lido como um 'drama/romance' eu teria gostado mais, mas como um thriller/suspense o livro não cumpriu seu papel para mim.

"... Adorava viajar - dirigindo, voando ou no trem Amtrak - para uma cidade diferente a cada semana, cada vez sob uma identidade diversa, uma nova personalidade que poderia explorar, um novo papel, como se cada jornada fosse um filme estrelado por ele. Flutuando, era como se imaginava. Flutuando. Tinha uma grande sensação de liberdade ao encarnar um espadachim, um vigarista, toda aquela ideia de aventura e de quebrar as regras, além do perigo que o seduzia."
Página 179

site: www.psychobooks.com.br
Leandro 12/11/2016minha estante
Interessante ler sua resenha, pois me ajudou a compreender a sensação de alguém que teve uma visão geral do livro. Eu comecei a lê-lo há cerca de um ano e, depois de ler mais da metade, acabei dando uma pausa (talvez culpa da "amornada" que você mencionou) e só conclui a leitura agora, continuando de onde tinha parado, o que obviamente me deixara receoso de ter perdido o impacto de revelações relacionadas a certos detalhes que eu poderia ter esquecido. Engraçado que muitos detalhes menores eu acabei lembrando enquanto lia os capítulos finais, ao passo que algo tão impactante, como a cena inicial que você mencionou, eu estava completamente esquecido! rs

Lucas 18/03/2014

Aguardo Sua Resposta - Dan Chaon
Nomes. Todos possuem o seu, sua própria identidade, sua própria forma de apresentação, porém, como realmente saber se o nome é verdadeiro? Dan Chaon explora o roubo de identidade nas páginas de "Aguardo Sua Resposta" de uma maneira bem interessante.

Somos apresentados a três estórias diferentes e simultâneas: a primeira é sobre Ryan Schuyler, um garoto que, ao descobrir quem é o seu verdadeiro pai, foge e acaba dado como morto pela policia do local onde morava; a segunda é sobre uma garota orfâ, Lucy, que vivia com a irmã, mas também decidiu fugir de casa, só que acompanhada de seu ex-professor de história, George Orson; a terceira, "principal" do livro, se posso assim dizer, pois a maioria dos fatos giram em torno dela, é sobre Miles Chesire, que há mais de dez anos está em busca se seu irmão gêmeo Hayden.

As estórias começam separadamente, mas, em algum momento, percebemos que elas estão intercaladas. Cada capítulo é sobre um personagem, mas Dan soube lidar com maestria: nada passa despercebido ou foge da nossa memória entre um capítulo e outro; a absorção é completa.

Sabe quando assistimos a algum filme ou série em que a primeira cena é um clímax do final? Dan Chaon já começa o livro dessa forma. Somos apresentados a uma cena um pouco sangrenta, como uma amostra grátis do que veremos nos últimos momentos de leitura. Se não me engano, acho que nunca li nada que mostrasse algo do final logo no começo. Confesso que isso me fez ter uma imagem errada sobre o que o livro realmente é, mas que instiga, instiga.

Ao ler a sinopse, pensamos que o enredo de Chaon é super eletrizante e cheio de suspense, porém, a estória toma outros caminhos. Os pensamentos dos personagens e seus passados são o ponto alto da trama, pois são eles que guiam dramaticamente os nossos passos, capazes de fornecer pistas. Ou seja, se for lê-lo, leia como um drama/romance, não como thriller/suspense como eu, pois irá se "frustar".

Ao terminar o livro, percebi que não posso ser detetive ou então terei que ler muito mais gêneros do tipo... Dan Chaon me fez pensar uma coisa por pelo menos metade do livro para, no final, me surpreender. É a vida.

Um livro muito bem escrito e montado, "Aguardo Sua Resposta" possui uma premissa muito diferente de outros do mesmo gênero, explorando mais o lado psicológico do que o suspense ou a ação. Bem interessante.

site: http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/2014/03/resenha-aguardo-sua-resposta.html