Harry Potter e o Cálice de Fogo

Harry Potter e o Cálice de Fogo J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter e o Cálice De Fogo

Francislaine Costa e Silva 29/04/2020minha estante
Meu livro preferido da serie Harry Potter :)

Thiago.Matos 29/04/2020minha estante
Até o momento em que estou lendo Relíquias da Morte, o Cálice de Fogo está sendo o meu também. Rsrs

Marlonbsan 19/09/2023

Harry Potter e o Cálice de Fogo
A ligação de Harry com o seu passado e cicatriz ganha um novo significado após seu sonho com Voldemort, mas isso fica em segundo plano, já que a Copa Mundial de Quadribol está acontecendo e o torneio Tribuxo acontecerá em Hogwarts.

O livro é narrado em terceira pessoa, a linguagem é simples e fluida, porém, a letra é um pouco pequena, o que torna mais lenta a passagem de páginas.

Aqui a série tem uma virada muito grande, principalmente na importância e ligação dos acontecimentos. A evolução narrativa também é perceptível, assim como a escrita da autora passa a ficar mais densa, mas com informações importantes para a condução da história.

O início do livro é mais lento, já que a Copa Mundial de Quadribol toma muito espaço, mas há vários aspectos dessa parte que se interligam com o restante e são importantes para o que está por vir, seja na introdução de algum personagem ou pelo desfecho e o seu significado posterior.

Há vários aspectos interessantes e que prendem a atenção, a imersão é muito grande, já que há muitas camadas nas relações entre os personagens, suas ações e toda a ambientação, o que faz a história se tornar muito rica e isso é feito de uma forma que dá sentido e motivação aos acontecimentos.

As tarefas referentes ao Torneio são divertidas de acompanhar e introduzem um aspecto interessante à narrativa, já que aumenta a dinâmica nas aventuras e participação dos personagens.

Só tenho uma ressalva quanto a reta final do livro, como é uma releitura e tendo uma visão mais crítica, me incomodou a construção expositiva no discurso de Voldemort, além de como Harry se virou na situação em que estava, já que destoa um pouco sobre a característica do vilão em si.

Katy 16/07/2023

Se um dia eu neguei gostar de Harry Potter, eu tava louca
Mais um concluído, e eu simplesmente amei! Deu vontade de reassistir os filmes, porque o universo que J.K. Rowling criou é tão, tão rico, que eu sempre tenho a sensação que preciso ler/assistir mais de uma vez para compreender todos os detalhes dessa obra-prima!

De todos até agora, achei esse o mais diferente do filme, o que não tinha o mérito de nenhum deles. Amei o torneio Tribruxo, fiquei triste por aquela morte, e, mesmo sabendo o que ia acontecer, me vi ansiosa, devorando cada capítulo.

Hermione segue sendo a melhor personagem, ela é perfeita! Ainda mais lutando pelos direitos dos elfos domésticos, coisa que o filme podia ter mencionado!

Ler essa saga já está sendo fantástico!
Isabelly 16/07/2023minha estante
O meu favorito da saga!!

jao 16/07/2023minha estante
Ordem da Fênix é mais diferente do filme ainda, é o maior livro da saga com o menor filme

Raíssa 19/07/2023minha estante
Espera chegar no Enigma do Príncipe! O filme é "completamente" diferente do livro! kkkkkk

Elcimar.Matos 17/03/2022

O CÁLICE DE FOGO.
Em Hogwarts terá um grande evento que tinha se tornado proibido pelos perigos e mortes que o torneio causaram anos atrás. Os campeões das escolas enfrentam muitos mistérios e perigos no Torneio Tribruxo, a adição de bruxos estrangeiros e mais personagens foram ótimas. A história fica mais séria e sombria a partir desse livro, oque me deixa mais empolgado para ler os próximos livros, temos muitas reviravoltas que me deixaram abobalhado, temos a evolução do relacionamento de Rony e Hermione começando a fluir...
Nesse livro o meu amor por Dumbledore e Hermione só aumentaram, que personagens meus amigos!

Confesso que o início não me prendeu tanto e achei um pouco arrastado, mas depois que as coisas começaram a acontecer da metade pro final ficou muito bom, não consegui deixar de dar 5 estrelas, que mundo incrível, não canso de elogiar a genialidade da Rowling!

Igor 14/04/2021

Mais uma obra da JK sem pontas soltas (pelo menos não propositalmente), com aquele mistério de "quero mais" e respondendo todos os subnucleos do livro até às últimas páginas.

A trama super bem construída, detalhada, e mais uma vez com uma adaptação muito fiel.

Gabi1568 20/10/2022

Foi aqui que eu decidi quem era meu personagem favorito
Antes de tudo, este é o filme pior adaptado, em minha opinião. O livro é construído em cima de todo um mistério, que no filme eles simplesmente revelam desde o início, e sem contar outros detalhes, também.

Enfim, senti uma empatia absurda pelo Harry em Cálice de Fogo, principalmente se levar em consideração tudo o que ele já passou nos livros anteriores e antes de chegar a Hogwarts.

Ele passa por situações bem tensas e fica grande parte do livro deprimido pelos cantos.

Nós vemos a história pelo ponto de vista dele, então eu consegui me colocar no lugar dele e sentir o que ele estava sentindo o tempo todo.

Torci por ele e percebi que ele, realmente, só quer fazer a coisa certa e viver uma vida normal, mas um fardo foi colocado sobre seus ombros quando tinha apenas 1 ano de idade e sobreviveu misteriosamente ao assasinat0 dos pais.

Amei estar dentro da mente dele, e acho que é neste livro onde é explorado mais a fundo esse lado mental / psicológico do protagonista.

Harry se tornou meu personagem favorito aqui, e essa empatia só cresceu nos demais livros.

Em Cálice de Fogo, nós também temos personagens novos de outras escolas de magia, temos a Copa Mundial de Quadribol, conhecemos as maldições imperdoáveis, o Torneio Tribruxo e temos também o Yule Ball, que achei muito divertido de ler.

Hermione chata com esse negócio do F.A.L.E, mas ela sempre foi chata mesmo, enfim... não deixa de ser uma boa pessoa.

São muitas coisas acontecendo, e é por isso que este livro é significativamente maior do que os 3 anteriores.

Um ponto que achei bem interessante neste livro, é que ao fim da última prova do Torneio, vemos um lado de Harry que foge dos padrões esperados para um "herói", e ele tem um pensamento egoísta (mas muito válido).

No geral, AMEI tudo aqui, e no final deixa claro que este livro é a separação de águas para um novo desafio a partir de agora.
Douglas.Nobre 23/10/2022minha estante
Concordo perfeitamente com você, apesar que no 2° teve aquela cena da floresta que foi bem mixuruca no filme. Sem falar que nos filmes fizeram o "Harry Bonzinho" e vemos que na real ele é um adolescente como qualquer outro, sente raiva, frustrações e é debochado, tira sarro também e por aí vai... O que precisamos mesmo é de uma série, nem que seja em animação, Nível Disney, com 100% de fidelidade. Digo para uma melhor experiência visual, porque os livros são maravilhosos.

Sofia.Vitorino 13/12/2021

MEU DEUS DO CEUUUUUU
que livro foi esse. sério eu to :0
que história FODA!!! marcando a volta de um personagem importantíssimo pra história, a saga harry potter ruma oficialmente a seu período mais sombrio. cheio de reviravoltas, o quarto livro da série consegue surpreender, irritar, emocionar? mais um livro perfeito que com certeza é favorito

m4duh 10/06/2021

o cálice de fogo
Demoramos um pouco pra começar a entender os acontecimentos e que rumo a história vai levar, mas vale o esforço. É uma jornada muito boa acompanhar mais um ano na vida de Harry.

Giovanavski 08/07/2021

A introdução desse livro é sensacional, uma das melhores que já li.
Após uma Copa Mundial de Quadribol desastrosa, com a invasão dos Comensais da Morte (os antigos servos de Voldermort), com os boatos de que Voldermort tenha voltado de vez.
Em Hogwarts, Harry entra (de modo muito misterioso) no Torneio Tribuxo, tendo a participação de outras escolas da magia no mundo. Um ponto forte do livro é a riqueza de personagens novos, Hogwarts nunca me pareceu tão grande como nesse livro.
Harry sendo assediado constantemente por uma jornalista do Profeta Diário. Também temos um novo professor de Defesa contra a Artes das trevas, o Professor Moody.
Confesso, que esse foi o livro que mais tive dificuldades para ler. Achei mais cansativo e demorei bastante para terminar, de todos os anteriores foi o que mais tive dificuldades para me prender na leitura. Porém os últimos capítulos são incríveis e já dão o ar do que vira para o próximo livro.
Thainá 08/07/2021minha estante
Esse é o meu livro favorito! Todo mundo prefere O Prisioneiro de Azkaban (tanto livro, quanto filme), mas O Cálice de Fogo sempre teve lugar especial no meu coração! É muita magia e aventura num livro só!

Giovanavski 08/07/2021minha estante
Realmente O Prisoneiro de Azkaban está no meu coração. Gostei bem mais do que o Calice de Fogo, mas entendo você gostar tanto desse livro. Ele é repleto de histórias mesmo.

enili 07/10/2021

lembrem-se de cedrico diggory
meu deus como eu gosto de cálice de fogo? sempre tive uma leitura muito fluida com esse livro e dessa vez não foi diferente;
tanta coisa acontece aqui e obviamente a mais marcante eh a morte do meu protegido cedrico diggory? e pensar que daqui pra frente só piora? deus me ajude ou me elimine.
ju 07/10/2021minha estante
oii, achei muito legal sua resenha, mas da próxima vez coloque aviso de spoiler pois pessoas que não leram ainda podem pega - lo ?

Rafitchu 06/01/2022

Foi o livro mais intenso que li até agora da série, muito comovente e sinto que consegui desfrutar bastante, é um livro muito, muito politizado, o sucesso da série é muito merecida. Algo que não posso faltar de comentar: chorei bastante com os últimos capítulos.

Inae 02/05/2022

"Lord Voldemort acabara de ressurgir" ??
Mas o Harry não tem um minuto de paz não é mesmo? ??
Esse é um dos meus filmes favoritos da saga e eu jurava que não ia sentir nada lendo o livro pois já sabia tudo que iria acontecer, mas o livro consegue ser ainda mais incrível.
Os detalhes que foram cortados dos filmes como a Copa mundial de Quadribol e do baile de inverno são incríveis, além de o Torneio Tribruxo também ser muito mais detalhado. Os comensais da morte também aparecem muito mais.
A aparição de outros personagens como o Cedrico e o destaque que a Lufa Lufa recebe também é muito bom.
O Harry coitado né, sempre lá lutando e lutando e lutando (eu teria surtado por muito menos) . O Rony nesse livro teve seu momento de vacilo mas não aceito críticas a lenda (Weasley é nosso rei).
Enfim, a partir daqui os livros começam a ficar mais pesados ?.