Os Vingadores (Nova Marvel)

Os Vingadores (Nova Marvel) Jonathan Hickman...

Resenhas - Os Vingadores (Nova Marvel)

Danilo.Almeida 29/07/2020

Divertido
É uma boa HQ com desenhistas mtu bons. Entretanto, se você nao acompanhar os volumes anteriores assiduamente, vc pode ficar um pouco perdido na historia, mesmo que tenha um ?Anteriormente em vingadores...? no inicio de cada HQ.

Carlos.Santos 23/06/2017

HICKMAN E O PLANEJAMENTO DE UMA GRANDE SÉRIE
Depois de Vingadores Vs X-Men, ficou a cargo de Jonathan Hickman assumir os títulos Os Vingadores e os Novos Vingadores. O escritor então planejou uma grande história que durou quase três anos e culminou na saga mais bacana da Casa das Ideias nos últimos anos: Guerras Secretas.

Numa resenha anterior, falei sobre o primeiro arco de O Novos Vingadores, onde somos apresentados as incursões (colisões entre universos) e o dilema moral que os Illuminati enfrentaram (destruir um universo povoado para salvar a pele da Terra?). Enfim, as incursões foram só o começo de tudo...

A Panini lançou quatro encadernados ano passado. Três dos Vingadores e Um dos Novos Vingadores. Adquiri todos nessas promoções relâmpago da Amazon (saíram quase de graça) e para acompanhar o resto da história - pois dizem que há mais 11 encadernados para sair! - tive que recorrer a leitura de scans e uma busca frenética de edições antigas nos sebos aqui de São Paulo. Felizmente, tudo deu certo e semana passada pude completar minha leitura dessa grandiosa fase.

Hickman trouxe um novo conceito cósmico e mergulhou fundo na ficção cientifica. Além das incursões, nos são apresentados os Ex Nihili - uma raça alien responsável por semear a vida no nosso universo e também aos Construtores, uma civilização tecnocrata disposta a moldar o multiverso conforme suas convicções. E é justamente ai que entra todo o planejamento engenhoso de Hickman. Enquanto Os Vingadores se atém ao problema relacionado aos Ex Nihili, os Illuminati continuam combatendo as incursões (sem que os outros heróis da Marvel saibam o que está de fato acontecendo).

Uma grande guerra entre Construtores e diversos sistemas acontece abrindo espaço para uma outra saga dentro da saga: Infinito. Nessa história, enquanto todos os heróis estão ocupados combatendo duas frentes que ameaçam o universo, Thanos se aproveita da situação e invade a Terra com seus generais. Aqui um adendo: é impossível ler Infinito como uma série única. Ela é diretamente ligada ao que está acontecendo nas hqs dos Vingadores. Mesmo com essa pequena dificuldade, vale muito a pena.

Outra saga que acontece nesse período é a Pecado Original onde Uatu, o Vigia, é assassinado em sua base na Lua e os heróis precisam então descobrir o culpado pelo crime. É uma série menor, apenas ok. Não foi escrita pelo Hickman, mas sim pelo Jason Aaron, outro autor que eu gosto muito, porém que aqui não foi muito bem. A saga é confusa e cheia de personagens inúteis. E a descoberta do assassino e sua motivação é meio brochante. De resto, ela serviu mais para ferrar com a vida do Thor, que deixou de ser digno de carregar o Mjolnir abrindo espaço para a Thor mulher.

Hickman costura tudo que acontece no universo Marvel durante três anos de maneira quase impecável. Ele acerta em colocar os personagens nos mais diversos conflitos morais explorando as nuances personalidade de muitos heróis levando alguns deles ao extremo. Também sabe levar muito bem o suspense, obrigando o leitor ler edição após edição para ver o que vem a seguir. O planejamento é enorme e mirabolante e o escritor está de parabéns por não ter se perdido, mesmo que em alguns momentos a coisa toda se mostre um tanto confusa. Mas só senti isso poucas vezes.

O clímax da história é arrebatador e revela que vilões podem se tornar heróis e heróis vilões, tudo graças a concepção dos personagens da Marvel, que estão acima dos da DC nesse quesito. Ou seja, um grande escrito e uma grande obra. A melhor fase da Marvel dessa década que não será superada tão cedo.

Priscila 24/02/2019

Bem legal.
Essa HQ traz o momento em que Os Vingadores chegam a Marte para impedir Ex Nihilo de destruir a Terra. Mas mesmo assim Ex Nihilo era mais forte que Os Vingadores e acabou fazendo deles, seus prisioneiros. Mas apenas um não era prisioneiro: Capitão América.

Ex Nihilo poupou o Capitão para que ele fosse a mensagem para o resto da humanidade, e o enviou de volta para a Terra. E nesse momento que voltamos um mês antes da ia para Marte. E nesse flashback vemos uma conversa do Tony Starks e o Steven, falando sobre uma idéia para caso acontecesse algo.

A grande idéia era reunir os outros super-heróis existentes no mundo, e fazer deles Vingadores. Então eles contactaram todos os super-heróis e lhe contataram o que possivelmente estava por vir. Muitos aceitaram e outros não. Dentro dos que aceitaram encontramos alguns bem conhecidos como o Homem-Aranha (que apesar de não aparecer nesse primeiro volume), Wolverine (meu personagem favorito, claro), Hulk, Thor, entre outros.

Quando o Capitão voltou para Terra, ele se lembrou dessa idéia e alertou todos os heróis para que pudessem salvar os seus amigos. Só nos resta saber, como isso tudo irá acontecer e se realmente dará certo.

Confesso que não sabia o que esperar dessa HQ (também não sabia da existência dela até ganhar), e gostei do que estava lendo. Claro que saí um pouco da zona de conforto, pois estou muito mais acostumada a ler as histórias dos mangás (mas claro que é sempre bem vindo outros tipos de história). Mas conhecer esse mundo Marvel e DC Comics tem sido uma experiência bem bacana (principalmente os da DC Comics).

Mas voltando a história: achei a HQ bem bacana e com traços bem precisos, e como falei em vídeo: o papel da HQ não é fotográfico, o que em alguns casos é bem melhor que seja um papel mesmo, por que aí não fica marcas de dedos. A colorização da HQ é perfeita, e combina muito com todo o clima tenso proposto na história.

No geral: esse primeiro contato com a HQ, me fez querer continua a ler essa história e saber como tudo vai acontecer e acabar. A forma como a história é escrita é excelente e muito coerente. Simplesmente gostei de tudo que eu vi nessa HQ.

Recomendo, com certeza!!!

Danilo.Almeida 16/02/2020

Começando com o pé na porta!
Nessa HQ tempo ocila entre passado e o agora. Mostra o Stark e Capitao America discutindo sobre criar os vingadores. Ao mesmo tempo, eles vao a marte tentar impedir um ameaça que pode destruir toda o planeta.
Com uma narrativa muito rapida e boa, somos apresentados a varios herois que irao compor os vingadores nesta nova reformulação da Marvel.
Alem disso, tambem há uma historia de inicio dos Novos Vingadores. Para quem curte o MCU e vingadoras, essa HQ é um prato cheio e tem uma premissa bem promissora.

Cisco 05/04/2021

A saga de Jonathan Hickman à frente do principal grupo de heróis da Casa das Ideias pode sim ser considerado uma das melhores fases da equipe dos últimos tempos, é impressionante como ele arma toda a história de maneira tão grandiosa e consegue amarrar todas as pontas soltas até o final. Quer dizer, todas quanto possíveis na proposta da revista dos Vingadores, porque no final isso acabou sendo só um prelúdio pras Guerras Secretas.

Sei que essa história já faz alguns anos, mas o problema da Marvel foi não ter baseado todo esse período de publicação (Nova Marvel, no caso) tendo como alicerce essas séries do Hickman. Não sei se eles tinham em mente o tamanho que essa série teria ou como ela acabaria quando começaram ela, mas da pra comparar ela com a fase da Liga da Justiça pelo Geoff Johns durante os Novos 52. Era um título grandioso e dava muitos nortes praquele universo, perto do final quando rolou a iniciativa DCYou e personagens como Superman, Batman e Mulher Maravilha tiveram seus status mudados drasticamente, a história da Liga continuou firme na sua linha ignorando esses outros acontecimentos e essa série acabou sendo excelente até o final. Essa saga dos Vingadores acabou se estendendo muito e bem no meio dela, quando ainda tinham muitas peças em jogo, a Marvel fez vários grandes eventos que acabaram mudando o status de algumas peças-chave nessas saga dos Vingadores, como o Thor ter se tornado indigno e o Capitão América ter perdido o soro do supersoldado.

Essas mudanças repentinas nesses personagens acabou cansando essa história dos Vingadores. Talvez fosse melhor seguir com eles da forma que estavam independente dos acontecimentos no resto do universo Marvel, porque quando o Capitão América volta da sua viagem no tempo dizendo que estava pronto pra por fogo no parquinho numa edição e logo na seguinte aparece velhinho foi meio que uma diminuição no ritmo da história.

Mesmo com esses percalços, acho que durante toda essa jornada essa revista se manteve acima da média. Com certeza acompanhar essa saga na revista mensal é melhor do que nos encadernados da Panini, já que aqui a história é contada linearmente capítulo por capítulo, mas é meio sofrível por causa dessas outras histórias aleatórias que meteram no mix, tipo Vingadores I.A., Mundo de Vingadores (que não faço a menor ideia de como acabou) e Vingadores Milênio (a pior) ?