Fim

Fim Fernanda Torres

Resenhas - Fim

att_mx 22/04/2024

Me surpreendeu!
O livro começa bastante confuso, no primeiro capitulo ela cita todos os personagens da trama, complicado saber quem é quem. Mas rapidinho essa sensação de confusão se dissipa e o entendimento da história fica mais tranquilo.

É um livro sobre relacionamentos e relações. As relações são clichês brasileiros (nada de diferente nesse ponto). Mas a Fernanda me ganhou foi com a construção do livro. São diferentes camadas, diferentes perspectivas que se complementam. Cada personagem conta sua história e parte da história do outro.
É bem interessante. Nada é dado de bandeja. A cada relato a história vai se complementando.
Ficou dinâmico. Ficou gostoso de ler. ????

Caio969 22/04/2024

Fim... ou seria "Início"?
Essa obra de Fernanda Torres nos faz refletir sobre as consequências a longo prazo das atitudes irresponsáveis que tomamos durante nossa juventude

Trama muito bem trabalhada nos variados pontos de vista apresentados ao decorrer da obra

Envelhecimento, racismo, misoginia, dependência emocional, 'gaslighting', depressão, suicídio... Apesar de retratar uma época passada, tais assuntos abordados na trama ainda devem ser debatidos no atual cenário do Brasil

*Sugiro o uso de 'post its' para a marcação das citações dos personagens sobre a mesma história*

Sofia 21/04/2024

"Fim" da Fernanda Torres (sim, a atriz) gira em torno de um grupo de cinco amigos cariocas que, na hora da sua morte, relembram momentos marcantes de suas vidas: desde festas memoráveis até separações dolorosas, revelando suas peculiaridades, angústias e remorsos.

Álvaro, vive uma vida solitária, frequentando médicos constantemente e mantendo uma relação tensa com sua ex-esposa; Sílvio não consegue abandonar seus excessos, mesmo na velhice; Ribeiro é um amante da praia; Neto é o conservador do grupo, fiel ao seu casamento até o fim; Enquanto Ciro é o Don Juan invejado por todos, porém, o primeiro a sucumbir; Apesar de suas diferenças, todos enfrentam as limitações da idade e compartilham uma sensação de estagnação. Sucesso profissional, realização pessoal e paz interior parecem ilusórios, deixando-os com um sentimento de frustração ao longo da vida.

Eu sou uma das inúmeras pessoas que foi ler o livro depois de ter sido brutalmente impactada pela série homônima da Globoplay. Que série, meus amigos! O livro já estava na minha lista de leitura há um bom tempo, mas eu nunca havia dado muito atenção a ele - e talvez este tenha sido o “problema”. Apesar de ser muito fiel aos acontecimentos do livro, o fio narrativo da série é totalmente diferente.

No livro, cada personagem narra sua história individualmente e claro que as histórias se misturam, mas em momento algum o leitor tem uma visão do todo. A proposta do livro nunca foi essa, então o erro foi totalmente meu de ir com as minhas expectativas desajustadas, só que isso não me impediu de finalizar o livro pensando que poderia ter sido melhor. Eu realmente esperava algo que tirasse meu fôlego do mesmo jeito que a série fez e, apesar dos personagens serem bem construídos, o livro não chegou nem perto disso.

Com ares das crônicas do Nelson Rodrigues, apesar do título, o livro não é sobre a m0rt3 e sim sobre a vida.

sophibbm 17/04/2024

Sensacional!!
Numa mescla de crônica, com ar de fofoca de novela, linguagem coloquial porém com ares de Machado de Assis pela inserção de palavras ?difíceis? (leia-se: que eu nunca tinha ouvido falar), a história é centrada na vida de 5 homens jovens nos anos 70 e 80 (4 brancos e um negro). Todos muito da farra e dos excessos (uns mais que outros). Fiquei impressionada com a filha da putice desses homens que se acham acima do bem e do mal. O pior é saber que eles existem. A narrativa escancara o machismo (a mulher é feita pra servir os machos alfa), o racismo e a homofobia. Tive nojo de 2 personagens em específico. As atitudes.. a gente custa a acreditar mas é um retrato da realidade. Eles lidando com as consequências do passado perto da morte e percebendo o significado daqueles amigos é bem foda.

O livro é contado da perspectiva de cada um. Achei maravilhoso isso, porque parecia que eram 5 crônicas interligadas. Pra mim, tornou a leitura mais fluida e me deixou sempre na curiosidade de saber a próxima visão da história.

Fernanda Torres, que obra sensacional!
Doida pra ver a série :)

carlosmanoelt 16/04/2024

?A vida, afinal, é um longo ensaio para o seu fim.?
?Fim" é um romance contemporâneo escrito pela renomada atriz brasileira Fernanda Torres. A obra retrata de forma realista e humorística a vida de cinco amigos que compartilham experiências ao longo de décadas, desde a juventude nos anos 60 até a velhice nos anos 2000. A narrativa envolvente, os diálogos afiados e a habilidade da autora em capturar a essência da cultura brasileira e da passagem do tempo são pontos fortes da obra. No geral, ?Fim" é uma contribuição significativa para a literatura contemporânea brasileira, refletindo as nuances da vida e das relações humanas com sensibilidade e perspicácia.

Aninha Abreu 15/04/2024

Quem é o próximo?
Acredito que poderia comentar de forma concreta ou subjetiva sobre o livro, vou ficar na subjetiva por ser mais interessante.

A premissa de narrar as aventuras, enredos, tragédias e o ?fim? de um grupo de 5 amigos cariocas deveria estar me deixando enlouquecida sobre escolhas, consequências, a eteriedade da vida e assustada com a verdade absoluta que haverá um fim. Todavia, a repugnância pelos personagens me fazia celebrar o fim de cada um, como se a ordem natural da vida fosse o maior dos castigos, esquecendo por um momento que chegará para todos, independente de quem você foi em vida.

Na verdade, não sei sem se é possível realizar uma resenha informando que se trata da história de 5 amigos, o que é a amizade? São amigos? Vou ficar com os termos da sinopse ?Eles são cariocas, se conheceram na praia, foram companheiros de vadiagem em blocos de carnaval etc etc?fim.

Em outros aspectos, a leitura é fluida, apesar de ser narrado em primeira pessoa, é possível escutar a narração da Fernanda Torres como um monólogo de um episódio de os Normais, e acredito que esse é o aspecto que prende a atenção e faz ficar incrédulo com cada frase engatilhada em seguida.

Para a autora, 5 estrelas. Conseguiu construir personagens tão reais e tão caricatos simultaneamente, e que mesmo em primeira pessoa é impossível ser empática à eles.

Depois de uma sequência de leituras de conflito familiares, fiquei com a sensação de que li histórias escritas por Inácio, Vanda, João, Murilo, Dalva e Rita, com seus pais problematicamente vivendo suas próprias vidas, fora do ideal de ser um pai. Aliás, se vê logo que nunca deixaram de ser adolescentes, mostrando que a idade e a sabedoria não estão intrinsecamente entrelaçadas.

Sinto muito pelas mulheres que enfeitaram e se anularam pela história dos 5, sempre há como recomeçar, ou melhor, até o próximo.

Laura.Machado 09/04/2024

Do começo ao FIM
Caramba, que livro arrebatador. De uma escrita simples e de histórias banais do cotidiano, Fim é um livro de uma profundidade singular. A veracidade e a pouca sutileza de Fernanda Torres ao descrever o mais íntimo de homens idosos de classe média no Rio de Janeiro dos anos 90 foi surpreendente e igualmente irritante. Os 5 diferentes entre si, mas se entrelaçam em muitos momentos e as pessoas em volta são importantes peças para descreve-los depois do fim. Com especial atenção para as mulheres, as grandes vítimas desses imbecis, Irene e Ruth, foram um respiro num mar de testosterona do pior tipo. Adorei o livro!

Anna 08/04/2024

Tem uma boa escrita, mas dei uma nota razoável porque fiquei confusa com os personagens algumas vezes e porque senti raiva durante toda a leitura. me causar esse sentimento significa que foi bem escrito, mas sentir tanto ódio por tanto tempo não é algo que eu queria

liv 07/04/2024

Bom, mas confuso
Muito bom, a escrita é sensacional e realmente me senti na mente dos personagens. Contudo, algumas vezes a grande quantidade de personagens deixa tudo muito confuso, e acabei me perdendo, o que não deixou a leitura tão fluida.

ogatoleu 06/04/2024

"QUEM SERÁ O PRÓXIMO?"
Não vá ler "Fim", de Fernanda Torres, esperando nada. Tal como a vida, nesse romance não temos garantias além de uma só: o fim. Pois é uma história que começa com o fim do personagem Álvaro e vai acompanhando, um a um, os fins dos demais. Sâo fins que aparentam serem resultado das escolhas dos personagens ao longo de suas existências (o abusador de substâncias morre de overdose; o monogâmico morre de saudade da amada), mas que no final das contas são inevitáveis.

Não vá ler "Fim" esperando protagonistas carismáticos pelos quais torcer ao longo da trama. Álvaro, Ciro, Neto, Ribeiro e Sílvio são conhecidos de longa data, mas hesito em chamá-los de amigos. Eles talvez gostem mais dos benefícios que colhem da companhia um do outro do que de proporcionar um ombro amigo ou de ter consideração pelos sentimentos alheios. E o tempo evidencia isso cada vez mais. São personagens sem escrúpulos, traidores inveterados, machistas, egocêntricos...

Não espere de Fernanda Torres uma comédia, como se costuma esperar de alguém conhecida por seus papéis cômicos (como a Vani de "Os Normais"). Se existe comicidade neste livro, de início, ela anda lado a lado com um lado trágico, um tom que vai mais e mais se tornando predominante ao longo dos capítulos. Traça-se um paralelo com o percurso da vida, que vai cada vez mais se tornando ciente do seu fim.

"Sem você meu amor eu não sou ninguém..."

Vai se delineando uma história que destaca esse lado trágico, e que não por acidente é rememorada no capítulo final. O conturbado amor de Ciro e Ruth ("como o fogo e a pólvora, que, ao se beijarem, se consomem") vai amargando cada vez mais uma à medida que permeia essa história que já é por demais amarga.

Como todo romance, e como este romance em particular, este tem um final inevitável que parece evitável. Cada personagem, à sua maneira, faz a sua tentativa de impedir o seu destino (amores, amigos, festas...). Mas o fim é implacável. Então fechamos o livro.

Ig: @ogatoleu

site: instagram.com/ogatoleu

Amanda.Lemos 04/04/2024

Demorei para ler, achei que seria mais legal. Interessante o estilo da escrita, as vezes me confundia e precisava ficar relembrando quem era quem dos 5 amigos. Gostei de como faz refletir sobre as personalidades, pensamentos e decisões
de cada um durante a vida.

Eva Ev 02/04/2024

?Agora mesmo te olhando me veio um refluxo?
Em resumo: não gostei e não recomendo.
Achei a escrita zero fluida, mega confusa, o que reduzia muito a dinâmica de leitura. E os personagens são tão asquerosos quanto suas histórias que deveriam retratar sentimentos comuns, mas só trazem desgraça, egoísmo e rancor - o tempo todo.
Pode ser pessoal, mas realmente não tive nenhuma conexão com a história e nem senti empatia pelos envolvidos.

Obs: o livro narra a história de vida e morte de 5 amigos.

Bruna.Schmidt 01/04/2024

Com uma escrita ágil e humor ácido, o livro começa mergulhando na complexidade da personalidade dos protagonistas, revelando suas falhas e aspectos deploráveis. Fernanda Torres retrata os personagens com suas imperfeições, mostrando suas fraquezas, egos inflados e comportamentos questionáveis. Infelizmente a crítica não é tão bem aprofundada e a narrativa vai ficando cansativa.

nana. 01/04/2024

Odeio homens
A capacidade dos homens de fazer algumas coisas é incrível e esse livro me deixou mais boquiaberta.
livro bem escrito, parece que estamos realmente habitando os pensamentos de cada um dos personagens; seus medo, angustia e memórias são compartilhados com a gente.

Vidal 29/03/2024

"Ouviu as palavras de Carlos, achou bonito o discurso, mas chocou-se com a naturalidade dos presentes. A morte tem nada de natural. Faltava a revolta, o desamparo, o luto de antigamente. Faltava o morrer de amor."

Um livro sobre velhice, sobre a morte, mas sobretudo sobre a vida, perspectiva interessante sobre a passagem da vida, personagens tão reais que chega a ser asqueroso e nojento. Vale a pena a leitura.