Ligue os pontos

Ligue os pontos Gregório Duvivier

Resenhas - Ligue os Pontos

Juh Saint 03/01/2021

Divertido para qualquer pessoa
Esse é um livro de poemas do Gregorio Duvivier pra quem n conhece ele era do Porta dos fundos e agora faz um noticiario engraçado pra tv.
As poesias sao maioria sobre a vida do Gregorio e a experiência dele de viver na cidade de deus. Depois ele entra para uma fase na vida a dulta dele q traga reflexões para nos, sobre a sociedade brasileira, a vida adulta e as responsabilidades q o impedem de olhar o mundo de outros olhos e o faz enxergar o amor por um outro jeito.
Mesmo se n gosta de poemas, recomendo, mas isso pode ser algo subjetivo, você pode gostar menos ou até mais q eu, depende de q isso se identifiqu e tire algo dos poemas e os mais metaforicos ambem se incluem.

Paula1735 18/12/2013

Cativante.
Eu, que nunca gostei muito de poesia, resolvi ler o livro por causa do Gregorio mesmo. Sempre gostei de seus textos na Folha de S. Paulo e de seus roteiros pro canal Porta dos Fundos, e mesmo antes de ler Ligue os Pontos, sabia que seria emocionante. Quando resolvo falar do mesmo, rapidamente me vem uma lembrança de um dos textos do autor em sua coluna na Folha, em que ele comenta sua experiência de leitura sobre Nu, de Botas, de Antônio Prata, e se declara "amigo platônico" do escritor, por se sentir íntimo ao ler seu livro. E foi exatamente isso que eu senti ao ler Ligue os Pontos. A cada poema, a escrita diferenciada de Gregorio (sim, intimidade demais chamá-lo assim, eu sei) me surpeende. Ao mesmo tempo em que leio, é como se eu sentisse que presenciei os momentos relatados por ele, e essa é uma das melhores sensações que um leitor pode ler. É como se ele tivesse me contado, pessoalmente, cada verso do livro. Ligue Os Pontos - Poemas de Amor e Big Bang é cativante. Essa é a palavra certa. O jeito como ele relata as coisas do dia-a-dia, usando as palavras do dia-a-dia, e não aquela linguaguem formal e, convenhamos, chata, é cativante. Se você procura por um livro que te faça sentir a mesma emoção que o autor sentiu ao escrever, esse livro é perfeito, sem nenhum exagero. Não posso falar muito mais, e a minha única reclamação é de que o livro é pequeno demais. Ah, e agora eu só faço ler poesias, de tanto que eu gostei.

Daniel.Malaquias 17/11/2021

Um Gregório bem diferente da internet
Não conhecia o Duvivier escritor, ah não ser o roteirista do Porta dos Fundos, no qual ele também é ator e um dos criadores do Canal. Ler o poeta Gregório me fez gostar mais ainda dele, um cara formado em Letras, faculdade que estou cursando e nascido em 86, mesmo ano que eu. São muitas coincidências bacanas, percebi isso quando liguei os pontos.

isa.fsgomes 16/12/2021

Ligue os pontos: poemas de amor e big bang, Gregorio Duvivier (2013)
A vida é arte
Não sou uma grande leitora de poesia, e algo que admiro em Gregório é seu jeito de escrever coisas simples, corriqueiras, mas com certa beleza. A poesia não precisa ser difícil de ler, mas na verdade, pode estar no cotidiano, no humor, na melancolia. Foi uma leitura rápida, agradável e que estimulou boas reflexões. Infelizmente, não senti nenhuma identificação com os poemas, afinal a maioria deles é bem especificamente sobre a Zona Sul do Rio de Janeiro. Mas de modo geral, gostei da forma como foram escritos, sem pontuação e lido sem pausas. E principalmente, embora com uma pitada clichê de infantilidade, o livro me cativou pelo fato de mostrar que podemos encontrar arte em tudo ao nosso redor, basta mudarmos nosso olhar sobre a vida e tudo que nos cerca.

Lu 03/07/2014

Foda, mas com ressalvas.
Esse livro de poemas é lindo. A escrita e o lirismo do Gregorio nos fazem viajar. Porém, por possuir um capitulo inteiro dedicado ao Rio de Janeiro, o livro perde um pouco de relação com os não-cariocas. Confesso que fiquei confusa na profusão dos bairros e etc. Contudo, continua sendo um dos melhores livros de poesia que eu já li.

Carol 07/04/2021

Aprender a gostar muito
Sinto que descobri meu tipo de poesia lendo esse livro.
Uma coisa engraçada sobre ler os grandes poetas de milênios atrás é que às vezes é preciso muito esforço pra se identificar com eles. Os poemas tem métricas e palavras rebuscadas e não deixam de ser lindos, mas não é algo pra se ler despretensiosamente depois do almoço numa quarta-feira.
Gostei desse livro porque a beleza dele não está no no que é complexo, está no cotidiano, no humor, na melancolia, no Rio de Janeiro... ela pode estar em qualquer lugar. Às vezes me pego pensando que a poesia é uma coisa exclusiva, que ela precisa ser difícil de ler, mas na verdade, ela está nas coisas da vida, e precisamos de pessoas como Gregorio pra mostrar essa beleza (acessível) pra gente de vez em quando.
Muito bom, pena que é tão curtinho.

PS.: comprei o livro físico né, e descobri que os detalhes da capa brilham no escuro - quer dizer, eu acho, posso estar alucinando também -, enfim, só pra dizer que achei incrível.

Renata (@renatac.arruda) 10/07/2015

Rio Zona Sul
Os poemas tratam, em geral, de um Rio Zona Sul e são espertinhos e engraçadinhos, mas achei meio infantis e com muitos clichês. Gosto do Gregório, acho um rapaz talentoso e divertido, mas que aqui brinca de ser poeta e provavelmente não seria publicado por uma grande editora fosse um poeta desconhecido.

Siga @prosaespontanea no Instagram!

J. Neto 10/08/2023

É...
Alguns poemas são muito interessantes, nos fazem pensar, mas a maioria é mais do mesmo, nada que seja extraordinário, ou de um nível gigante. É um livro razoável, de leitura breve e pouco profunda, bom para matar o tempo.

Stefani 14/01/2018

Esperava mais...
Eu amo livro de frases, poesias, poemas e afins, felizmente ate o dado momento eu so tinha tido otimas experiencias com esse tipo de leituras, mas ai esse livro veio para arruinar essa minha experiencia, infelizmente nao gostei desse livro, achei muito fraco e o jogo de palavras usado foi bem sem nocao. Sempre ouvi muitos comentarios positivos em relacao a escrita do Gregorio, entao tinha altas expectativas q iria amar esse livro, mas enfim foi decepcionante, nao recomendo.

Rao 31/10/2014

Um livro que pode ser lido em uma viagem de ônibus para a universidade (meu caso) e que pode ser lido pela vida inteira, que provavelmente vai acontecer. Um poeta nos tempos nerd, me agradou muito e me contempla perante a visão do amor e o big bang.

Danilo Rabelo 12/12/2014

Poesia moderna, cômica e acima de tudo poesias " inteligentes".

Menina.Jasmim 05/09/2015

Já ligou os pontos?
Mesmo amando poesia, eu quase não leio as contemporâneas. Sabe aquele tipo de leitora que é apaixonada pelos clássicos e pouco conhece dos escritores contemporâneos? Pois é, eu sou assim. Não que eu seja fissurada por aqueles versinhos perfeitos ou com um ar mais antigo, não, nada disso. Só que não conheço muito da poesia atual. Por isso eu adoro receber recomendações de poesia, sério, como isso alegra os meus dias.

Conheci esse livro do Gregório (é, o do Porta dos Fundos mesmo) através do blog O batom de Clarice da Juliana (olha, ela escreve poesia também e eu até resenhei o livro dela bem aqui). Coisas que me fizeram comprá-lo: poesia, Gregório, Juliana, Capa interessante, Nome interessante, eu entrei na livraria e ele estava lá me chamando... Viu, todo o mundo conspirando para eu comprá-lo.

Mas então. A poesia do Gregório é bastante diferente do que eu costumo ler e eu simplesmente adorei. Você realmente tem que "ligar os pontos" no decorrer do livro, porque vários dos poemas não tem pontuação e os versos são escritos como se você lesse sem pausas mesmo. Eu tive que ler a maioria mais de duas vezes, porque não é um daqueles poemas que você entende logo de cara, tem que ir com calma, ligando cada pontinho.

E por isso acho que gostei tanto. Adorei esse jeito dele de escrever coisas simples, do nosso dia-a-dia mesmo, de um jeito adorável e intrigante.

Estou louca para comprar o outro livro dele e, quem sabe, não faço isso bem em breve, né?

Você gosta de poesia? Não deixe de ler Gregório Duvivier.

site: http://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com.br/2014/06/resenha-ligue-os-pontos-poemas-de-amor.html

Thábata 07/03/2022

Há lugares em que você sabe que não vai ser feliz, mas vai
Não foi o caso desse livro. Encontrei leveza é uma certa felicidade melancólica nessas páginas. Vale a leitura.

DouReichert 11/05/2022

Grata surpresa (?)
li sem muitas expectativas curiosamente gostei e me ofereceu uma resposta plausível para nossos ruídos de comunicação o estrondo ensurdecedor do big bang