Os Diários de Victor Klemperer

Os Diários de Victor Klemperer Victor Klemperer

Resenhas - Os Diários de Victor Klemperer

Carla 06/12/2009

Os Diários fazem doer.
Não se trata de fazer spoiler, afinal a 2ª guerra não é exatamente um segredo. Victor te deixa triste por mais de 700 paginas, há especulações de que os diários não são verdadeiros, acho que as mesmas ignorâncias de sempre colocam em xeque algo obvio a maldade humana pode chegar ao infinito, e alguns fingem que não aconteceu porque deve ser mais fácil viver assim. O livro é muito pesado, mas acho que deve ser lido pelo maior numero de pessoas possíveis. O livro do Hitler também, mas esse é perigoso em mentes errôneas.

Allysson Falcon 20/05/2015

Impactante...
Victor Klemperer era um judeu assimilado que vivia em Dresden, na Alemanha. Apesar da origem judaica familiar ele era convertido ao protestantismo e nutria um sentimento muito forte de "alemanidade". Ele não se via como um judeu, mas sim como um alemão. Foi voluntário e herói na Primeira Guerra Mundial. Era casado com a ariana Eva Klemperer.

A perseguição aos judeus na Alemanha poupava os veteranos da Primeira Guerra e os casados com arianos, nos chamados casamentos mistos. Isso, aliado a uma boa dose de sorte, o salvou da morte certa nos campos de concentração. Ele também foi um sobrevivente do criminoso bombardeio Aliado de Dresden, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 1945.

Klemperer era um erudito, professor na Escola Técnica Superior de Dresden, cátedra que perdeu em 1935, ao ser demitido em razão das leis raciais nazistas. Ele escreveu um diário detalhado sobre o que via e sentia entre 1933 e 1945. Em suas perspicazes observações fica claro que o alemão comum sabia das atrocidades do regime à partir de 1942. Sua obra é de uma importância sem igual, um testemunho único da tragédia de um povo.

Estranhamente os Diários de Klemperer só foram publicados na Alemanha em 1995. Dresden ficava na Alemanha Oriental, sob o controle soviético. Isso talvez possa explicar porque essa obra fantástica tenha demorado 50 anos para vir a público.