Checho de Anita

Resenhas - Checho, para sempre

Emelly 03/08/2020

Perfeito
Um livro lindo!
Chorei do começo ao fim.
Anita e Checho tem um encontro surpreendente, muitas reviravoltas
Simplesmente adorei!

@donzelaobscura 13/03/2017

Resenha
Conta a história de uma bookaholic chamada Anita, onde a mesma criou o projeto Literando ao qual na sua magrela percorria as ruas da cidade transmitindo mensagens de livros e encontrando possíveis leitores. Anita também é amante da música.
Ani é filha de um Militar, não tem amigos e a única amiga que possuía a trocou para ficar com o seu ex-namorado.
Em dado momento passou a receber cartas endereçadas erradas para uma outra Anita, começou a respondê-las e acabou apaixonando-se pelo autor, Checho. Mas sempre ficava com receio que o seu Checho descobrisse que não era a verdadeira Anita.
Após algum tempo, após várias cartas e telefonemas acabou fugindo para os braços do seu amor, vivendo poucas horas ao seu lado como se fossem as últimas que lhe restavam, mas não foi bem recepcionada pela família de Che o que a deixou mais insegura ainda. Checho tem um filho, o Bento, e a família o obriga a assumir um relacionamento com a mãe da criança, Lia, pois são muito religiosos e tradicionalistas o que só vem a complicar mais ainda o romance de Ani e Che.Os pais de Ani também não aprovam o romance.
Anita não imagina que ao retornar pra casa seria atingida por uma perturbação, onde não encontrava explicações para os aparecimentos e desaparecimentos misteriosos de Che e sentiu-se incumbida a acabar com esse mistério e essa nuvem de frustração e tristeza, que de alguma forma impede de ficar com seu grande amor.No meio disso conhece Andreas, onde torna-se o seu amigo.No começo da amizade Andreas quer apenas ajudar Anita e fazê-la enxergar as coisas de outro ângulo, mas ela reluta e por vezes discute com ele, mas a amizade no decorrer do livro vai tornando-se mais profunda.
O romance é um tanto lúdico, mas mesmo que tenha sido de forma tão rápida não deixa de ser mágico em alguns momentos.
Pra quem gosta de romances sobrenaturais, esse é bem legal.

site: http://apenassentidos.blogspot.com.br/2017/03/resenha-checho-de-anita-adriana-vargas.html

Autora Nadja Moreno 05/05/2016

Adorável!!!!! <3
Checho de Anita é um livro intenso, cheio de acontecimentos inesperados e que se complementam muito bem. Vamos de um romance clichê a fatos sobrenaturais que sugerem outros mundos entrelaçados ao que conhecemos.

A história toda gira em torno de Anita – uma jovem amante dos livros e que possui um projeto literário bem bacana, que consiste em levar pessoalmente a literatura a desconhecidos nas ruas, Checho – apelido de Sérgio que mora em São Sebastião, bem longe de Anita, e que por uma falha de endereçamento começa a se corresponder com ela e Andreas – um amigo de Anita que vai se tornando o melhor amigo que uma pessoa pode ter.

O amor avassalador de Checho e Anita faz com que os dois pensem em quebrar barreiras e passar por cima de todas as convenções para estarem juntos. Mas nem sempre o amor neste nível traz somente alegrias. Ele pode gerar situações complicadas e embaraçosas. Me fez pensar que, no emaranhado da vida, temos sempre de nos lembrar e pensar nos laços, nas relações, nos porquês que se escondem por detrás de tudo que vivemos.

Com o desenrolar da trama, aquele tom de romance comum vai deixando espaço para uma trama que aborda o sobrenatural, o que há além do que conhecemos, as atitudes e consequências das atitudes, as dores que nem sempre as pessoas conseguem lidar bem, e que a amplificam justamente por não saber como abrandá-la. Trata do amor aos livros e leve este amor a uma outra dimensão, a um outro patamar que não somente a relação autor – palavras – leitor. Achei muito interesante esta visão do ato de ler e difundir a literatura.

Bom, este é o primeiro livro que leio de Adriana Vargas e posso dizer que foi uma grata surpresa. Ela tem o dom de colcar diversos elementos e fazer com que eles se casem bem, sem gerar quela sensação incômoda de coisa inserida sem propósito ou que fica ali, voando no meio da história sem conexão com todo o resto. Ela amarra muito bem os fatos e tudo faz sentido.

Portanto, com esta capacidade, há muito que se perceber em sua história. É um livro para ser lido com atenção aos detalhes porque uma simples palavra ou um pensamento qualquer pode ser a chave para todo o emaranhado que está se formando.

Os personagens são bem apresentados, com características bem próprias. Anita tem gestos e atitudes mesmo de uma garota de 18 anos, Checho, embora extremamente enigmático e pouco sabermos dele, cativa e gera confiança, mesmo em meio a tantas reviravoltas. Dentre os demais, destaco a mãe de Anita. Ela aparece pouco, mas tem um peso enorme! Eu senti sua dor, visualizei o peso em seu coração quando fui entendendo o motivo de sua postura, me solidarizei com ela.

A história é narrada em primeira pessoa por Anita e em duas oportunidades por dois outros personagens. Eu gosto bastante deste formato e o mesmo exige bastante do autor, para que nada se perca nem pareça estranho, já que temos somente a visão de uma pessoa. Adriana conseguiu apresentar todas as nuances da história através dos olhos de Anita.

Há muito amor neste livro. E não so o amor físico, cotidiano ou de casal. Mas um amor mais profundo e visceral, daqleues que ultrapassam os limites de tempo e espaço. Impossível não sentir o coração acalentado pela presença do amor nestas páginas.

Em suma gostei demais da obra e gostaria de ler as demais criações de Adriana Vargas. Em se tratando da publicação, dou nota 10 para a capa. Singela, simples… uma graça. Porém a diagramação e revisão deixaram a desejar. A fonte é bem pequena e aproveita bastante as margens das páginas, o que não contribui com a obra. Penso que o conteúdo merecia um trabalho menos “econômico”. A revisão também tem falhas de tempo verbal, o que me incomoda bastante. Espero que estes problemas sejam resolvidos numa segunda edição.

Recomendo a obra e sugiro que leia de forma desprendida. Embora sobrenatural não tem vertente religiosa ou espírita, o que pode parecer num dado momento. Mas ao continuar a leitura você vai notar que vai bem além disso. Há muito que se absorver nesta obra. Leia e aproveite!

site: http://www.escrevarte.com.br/2016/01/cecho-de-anita-de-adriana-vargas-ella-editora.html

Carol 03/05/2016

Anita é uma jovem de 18 anos que possui duas grandes paixões: a música e os livros. Filha de militar, a jovem nunca recebeu muito afeto dentro de sua própria casa então se fecha em seu mundo a cada livro que lê e em seus treinos com o violino. Quando uma carta chega até ela por um erro do endereçador, Anita curiosa, vê uma oportunidade de conhecer um sentimento mais forte que qualquer um que já sentiu ou recebeu.

Ao responder as cartas de Checho, Anita cria uma conexão fortíssima com o correspondente e logo fica perdidamente apaixonada por ele. Assim ela foge para passar um final de semana com Checho em sua cidade, e ao chegar descobre mais coisas sobre o homem por quem se apaixonou do que esperava.

Ao retornar para sua casa forçada por seu pai, Anita espera que Checho a procure ou espera por uma oportunidade para fugir novamente e encontrá-lo. Então ela conhece Andreas, que se torna um grande amigo e tenta ajudá-la de qualquer forma.

Confesso que estava ansiosa para ler esse livro desde a primeira vez que li a sinopse, mas acabei me decepcionando um pouco, não devia ir com tanta expectativa! =/ A história tem seus pontos negativos e positivos é claro, para começar o que me atraiu em Anita foi sua paixão pela leitura e pela música, e o projeto literário criado por ela me emocionou muito.

Entretanto, na minha concepção Anita é uma personagem fraca, apesar de se proclamar independente e capaz de viver um grande amor ela mal luta por isso, aceita as imposições de seus pais e apenas torce para que as coisas mudem. A personagem reclama de várias situações insuportáveis no decorrer da história mas não parece ser capaz de fazer nada a respeito.

Já o romance de Anita e Checho em minha opinião foi precipitado, a autora deveria ter explorado de forma melhor as cartas trocadas pelos personagens, pois a forma apressada com que as coisas aconteceram fizeram com que o romance não parecesse real e sim forçado. Checho não me agradou em nenhum momento, a começar pelas coisas que escondeu de Ani desde o início, e que ela apenas descobriu ao chegar em São Sebastião para conhecê-lo pessoalmente.

Somente Andreas me agradou em alguns momentos. Porém, a quantidade de mistério de que a autora se utilizou chegou a ser um pouco chato em determinados momentos, coisas que eu já imaginava que haviam acontecido e não via a hora de ser esclarecido. Acho que tudo tem uma dose certa, e quando passa do ponto pode ser negativo,

Um ponto que me desagradou e muito com esse livro foram os erros de revisão, alguns simples, outros grosseiros. Faltou uma melhor organização no texto, em momentos que era parágrafo estava com o espaço de uma linha e em outros estava sem o espaço e sem o recuo da margem, o que confundia um pouco. Mas o que chama muito a atenção são os vários erros de concordância e de ortografia, e espero que em uma próxima edição possam ter um trabalho mais minucioso para corrigi-los.

A ideia para história é bacana, toda a história por traz da leitura mudar o mundo e os seres criados pela autora. E para muitos foi uma leitura bem agradável como percebi pelas várias resenhas. Até certo ponto eu gostei da leitura, mas foi difícil não notar certos defeitos. Foi meu primeiro contato com a escrita da autora, mas mesmo não tendo sido o que eu esperava ainda pretendo ler algo mais dela.

Recomendo a leitura para quem gosta de romances sobrenaturais e se já for familiarizado com a escrita da Adriana será melhor ainda.

site: http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

Larissa Benevides 24/03/2016

Resenha: Checho de Anita
" - Sabe o que aconteceu às pessoas que não viveram o amor porque sentiam medo de amar?
- Elas morreram sem saber o que é isso."

A resenha de hoje vem cheia de amor, paixão, amizade e sobrenatural.

O livro Checho de Anita vem contar a história de uma mocinha de 18 anos que se apaixona por um rapaz com quem troca cartas. Checho manda cartas para uma Anita que não é a nossa protagonista, mas por força do destino o endereço da carta está errado e a correspondência chega nas mãos de nossa Anita.

Bookaholic como a maioria de nós leitoras, Anita se encanta com a escrita de Checho, decide assumir o lugar da xará e acaba se apaixonando perdidamente por Sérgio (Checho).

Em um ato de pura paixão, sai de Campo Grande com destino São Sebastião em busca do seu grande amor. Decidida a ficar com Checho para sempre.
" Amor não se entende, se sente. O amor existe até mesmo quando não o compreendemos."
Chegando lá descobre coisas sobre a família de Che que são empecilhos para seu grande romance e sem deixar de mencionar que o pai de Anita como militar de alta patente, vai atrás da filha e a obriga voltar pra casa. E mais... coloca soldados de guarda na casa para que a mesma não fuja novamente.

Só que ao voltar para Campo Grande Anita recebe visitas de Checho, mas tão rápido quanto aparece ele desaparece sem deixar vestígios. Então a jovem fica na busca constante, sem saber quando o seu amado aparecerá novamente.
"- Mas não vou esquecer o quanto te amo. E não apenas te amo, porque você é minha ou é sua, te amo, porque sei o quanto é ruim ficar sem você."
Ao mesmo tempo, ela conhece Andreas, um belo jovem que compartilha do seu amor pelos livros e música. Ele tenta conquistar a confiança de Anita e se torna seu melhor amigo.
"Andreas era um carinha alto, tinha o corpo bem feito e definido, só não me pergunte como, pois nunca soube que ele malhasse. A pele era clara, dava a impressão de palidez em contraste com o cabelo castanho escuro que brilhava na luz do sol. Sentia uma perturbação quando ele me olhava. Eu fugia o quanto podia, mas nem sempre era possível."
Não posso me prolongar sem soltar spoilers sobre a história, certas coisas tem um gostinho especial de ser descoberto ao decorrer do enredo. Digo que é um romance especial que apesar de eu suspeitar de como seria o final, não atrapalhou a minha leitura.

site: http://www.sociedadedosleitores.com.br/2017/08/resenha-checho-de-anita.html

SahRosa 22/02/2016

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Este é o sexto livro da autora Adriana Vargas que tive o prazer de ler, para quem não sabe, Vargas é uma das minhas escritoras prediletas, gosto da maneira poética e singela que ela escreve, sabendo exatamente como atingir o leitor e nos fazendo sentir tudo que seus personagens vivem na história. Checho de Anita é uma obra que eu estava ansiosa para ler, afinal, conheço o estilo de escrita da autora e sabia que encontraria uma história que iria apertar meu coração, ao mesmo tempo em que é bonita e cheia de significados, Checho de Anita me proporcionou todos esses sentimentos e apesar de ter gostado do livro, alguns pontos ficaram a desejar em minha opinião.

Anita é uma leitura assídua, apaixonada por livros, muito sonhadora e romântica. Disposta a levar adiante o projeto Literando, a qual indica seus livros favoritos aos moradores da cidade, uma resenha falada e se a pessoa em questão mostrar interesse na obra, Anita a presenteia com o livro. A vida da jovem é em prol da literatura, ela personalizou sua bicicleta com capas e até trechos de seus livros prediletos e adora escolher a música favorita para embalar seu trabalho. No entanto, o destino tem um caminho diferente para esta jovem leitora. Após receber uma carta por engano, destina a outra Anita, a moça sente uma estranha conectividade com o remente da mensagem.

As palavras de Checho mexem com Anita, são doces, apaixonadas e belas. Anita então deseja ser a Anita de Checho e resolve responder a carta. Depois de várias mensagens trocadas, Anita percebe que está apaixonada por Che e escolhe viver esse amor da forma mais intensa possível. Mas será que ela está pronta para encarar os desafios e obstáculos dessa grande paixão?

Checho de Anita é um romance com elementos de drama e sobrenatural, toda trama possui uma parte mística em relação ao sobrenatural e apesar de ser bem interessante e até diferente de outros livros do gênero, ficou um pouco fantasioso demais em alguns momentos e até confuso, fica um pouco difícil explicar exatamente o motivo, pois posso revelar partes cruciais do enredo, afinal, Checho de Anita possui inúmeros mistérios, envolvendo não apenas Anita e Che, mas também personagens importantes e garanto, esses segredos são surpreendentes e é bom não estragar a surpresa de quem for ler. Além dos nossos protagonistas, temos outros personagens que compõe a história e são peças fundamentais, como os pais de Anita e a obsessão que eles tem de protege-la, há um motivo para tanto zelo e até um afastamento da mãe e fiquei comovida quando enfim foi revelado o porquê de todo o desprezo que a mulher até então sentia pela filha; Além deles, também temos Andreas, o personagem mais cativante de todo enredo. Andreas é o porto seguro de Anita, aquele que lhe dará mais forças nos momentos mais difíceis que a protagonista viverá, Andreas é um rapaz forte, amigo e doce, o leitor rapidamente simpatiza com ele e sem dúvidas, Andreas é o que tem de melhor no livro, principalmente sobre sua história e qual a ligação com Anita.

O romance de Anita e Checho, apesar de bonito e muito bem descrito por Adriana Vargas, não consegui-me convencer, o relacionamento deles foi um tanto apressado demais, apesar de sabermos que houve a troca de cartas entre eles, não foi focado nesse detalhe, houve algumas mensagens ente eles na trama, mas foram poucas, acredito que se esse ponto do romance fosse mais enfatizado teria sido mais fácil de simpatizar com o relacionamento dos protagonistas, pelo menos para mim. Mesmo que Che demostrasse seu amor pela jovem e estava disposto a tudo por ela, até mesmo enfrentar os costumes de sua família, não me senti comovida por esse sentimento, nem mesmo a parte que coube a Anita. No entanto, Anita e Checho não é o casal principal da história, há outro romance no livro e este sim foi mais palpável e surpreendente, começou inocente, como uma amizade e evoluiu para algo mais concreto, lindo e maravilhoso, fiquei emocionada nesta parte em especial do enredo, pois foi um sentimento que cresceu ao longo das páginas e este tipo de romance que me comove e envolve.

Mas mesmo que alguns aspectos de Checho de Anita não tenham me agradado, não nego que a obra é boa, depois que o clímax chega, fica impossível desgrudar do livro e como mencionei no início da resenha, a autora sabe como mexer com o leitor, fiquei muitas vezes com o coração na mão, ansiosa para saber o destino de Anita e os demais personagens, desejando um final feliz e fiquei extremamente feliz com o desfecho, que foi lindo e romântico. Checho de Anita é uma obra que exala poesia, amor e mensagens lindas, o fato de a autora ainda unir a paixão pelos livros e uma protagonista apaixonada pela literatura foi ótimo, adorei o projeto Literando e os livros que são mencionados, temos clássicos e títulos atuais e além da literatura, há menções sobre músicas, Anita e Andreas tocam violino e em vários momentos do enredo, é citado músicas e compositores de que eles gostam, esse cuidado da autora em inserir estes elementos deixou o enredo ainda mais especial.

Checho de Anita, possui uma capa bem legal e que combina com o enredo, mostrando Ani e sua bicicleta, provavelmente praticando o projeto literário. A parte gráfica do livro, possui uma diagramação bonita, ornamento nos capítulos, primeira letra destacada e detalhes nos números das páginas, mas a formatação deixou a desejar, as letras são pequenas demais, fazendo com que os parágrafos ficassem muito próximos e margem interna está muito estreita; Entrei erros na revisão também, como ortografia e digitação, palavras com letras trocadas por exemplo. No entanto, apesar de ter ficado um pouquinho incomodada com estes pontos, não acabou prejudicando minha leitura e ao término, fiquei satisfeita com a história. Recomendo a leitura, principalmente para aqueles que gostam de um romance com dramas e elementos sobrenaturais, e se você procura uma história que mexa com seus sentimentos também aconselho a conhecer Checho de Anita.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2016/02/resenha-checho-de-anita-adriana-vargas.html#more

Dany 23/01/2016

Checho de Anita
Eu sei que você assim como eu ama livro. Também sei que histórias que possam mostrar esse amor sempre toca a gente. Por isso que Checho de Anita é um baita presente pra que gosta de ler. Quer saber por quê?

Anita é uma típica garota de Campo Grande apaixonada por livros. Ela mora com sua mãe que vivi exclusa em seu próprio mundo e seu pai, que faz parte do Exercito e é bastante rugido. Anita divide seu tempo entre ler, tocar violino e praticar o Literando, este projeto tem como objetivo levar a leitura pra outras pessoas. Anita pega sua bicicleta, coloca um livro na cesta, faz quote sobre o livro, coloca uma música no seu celular que tem relação com a história do livro escolhi e pelada pelas ruas de sua cidade procurando por alguém. Quando encontra o escolhido, fala sobre o livro e oferece o mesmo para que a pessoa leia.

Anita não tem amigos, e encontra conforto nas suas leituras já que seus pais são ausentes em sua vida. Porém tudo muda depois que recebe uma carta endereçada para uma Anita de Checho. Mas ela não é a Anita para a qual a carta era destinada, um pequeno erro no endereço fez com que a carta parasse em suas mãos. A partir daí, ela passa a ser essa Anita, mais pelo fato de que ela quer ser. As trocas de cartas são constantes, as juras de amor, a vontade de se encontraram pessoalmente e o amor que começa a surgir entre ambos.

Não suportando mais viver longe um do outro, Anita vai ao encontro de Checho em São Sebastião – ela meio que foge. Porém a realidade é totalmente diferente daquilo que ela imaginava. Checho tem seus segredos, a família dele não aceitou bem Anita e os pais dela logo ficam sabendo onde ela se encontra e em pouco tempo iriam buscá-la. Ela e Checho mal têm tempo de ficarem sozinhos um com outro, de matar a saudade, de conversaram sobre tudo. Mesmo assim, o pouco tempo que ficam juntos já é o suficiente para desflorar de vez esse amor.

Além dos segredos que rondam Checho, os próprios pais de Anita também têm os deles. Ela continua sua vida como era antes, ou melhor, tenta continuar sempre com a esperança de logo ela e Checho poderão ficar juntos de vez sem que mais ninguém interrompa. Com isso, ela tem que ensaiar para uma grande apresentação e é aí que ela e Andreas começam a virar amigos. Ele sempre a olhou de longe nos ensaios, mas nunca tinha tentado uma aproximação.

Podemos dizer que Andreas é um refúgio para Anita, ou melhor, um porto seguro, tendo em vista que ela e Checho ainda não podem ficar juntos. Ele também tem seus segredos, mas ele até que tenta explicar não de uma forma não muito clara para Anita.

As indagações são muitas, as dúvidas também: será que Anita conseguirá ficar com Checho? Será que ela descobrirá toda a verdade que rondam tanto a sua família quanto seu amado? E afinal quem é Andreas?
No meio disso tudo ela ainda tem que pensar em seu futuro, continuar com o projeto Literando, achar um jeito de se encontrar mais vezes com Checho, fazer os pais entender e aceitar sua decisão e por aí vai...

elo fato da autora priorizar uma narração mais focada no que acontecem dentro da personagem do que nas descrições que estão a sua volta. Porém isso é que faz toda diferença na história. Por ser ainda praticamente uma menina, Anita se encanta por Checho antes mesmo de conhecê-lo, e isso é fácil da gente se colocar no mesmo lugar que ela devido ao fato de que quem ler muito tem tendência a fantasiar demais. Porém nossa protagonista cresce e essa mudança é nítida. O romance tem uma pegada sobrenatural que me deixou várias vezes tentando adivinhar aonde esse sobrenatural ia se encaixar e aparecer e o que de fato seria esse sobrenatural na história.

Achei os capítulos um pouco grandes, mais isso é coisa minha mesmo. Anita se mostra um pouco chata pelo fato de que ele é muito chorona, mais isso é uma característica da personagem. Nem preciso dizer que amei a capa, assim como a diagramação. Encontrei alguns erros, mas nada que me atrapalhou no decorrer da leitura. Outra coisa que queria destacar são as referências de outros livros que encontramos na história, devido ao projeto Literando.

Enfim, apesar dos pesares, até porque uma história de amor onde os amantes não podem ficar juntos devido a coisas exteriores a eles ser triste, terminei a história com uma sensação muito boa. Não aquela sensação de felicidade, mas uma sensação de acolhimento. Senti-me abraça por todo a amor aos livros que é demostrado. Falando nisso, a Adriana criou um universo muito interessante que tem total relação com os livros – tem que ler pra saber do que estou falando ;) – que me fascinou. Deveria ter tido um foco maior, eu teria adorado.

Enfim, acho que deu pra captar o que senti ao ler o livro. E recomendo sim, até porque espero que quem o ler se sinta tão acolhida como me senti.

site: http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/2016/01/resenha-checho-de-anita.html

Dai 18/01/2016

Com amor, Cheiro de Livro Nacional
Anita é uma jovem sonhadora. Ela é solitária, inocente, pacata e muito carente, mas, que tem um coração lindo e puro. Com apenas dezoito anos, ela ainda não decidiu muito o que quer da vida. Ani é uma incrível violinista, que toca com o coração e a alma. Ela também tem um projeto incrível, o Literando, que acompanhada de sua inseparável bike, percorre a cidade levando as mensagens que ela extrai dos livros, como uma espécie de resenha oral e ao vivo, como ela própria descreve na trama. Filha de militar, Anita teve uma criação rigorosa e muito regrada. Seus pais sempre foram muito ausentes, o que fez com que Ani tivesse que aprender a se “virar” sozinha, eles também nunca foram do tipo carinhosos, e com isso, ela cresceu com uma carência afetiva muito grande. Muito tímida, ela não tem muitos amigos, vive com os pés no chão e a cabeça nas nuvens, ou melhor, a cabeça no mundo dos livros. Eles são seu refúgio, seu porto seguro, e até mesmo seus melhores amigos e professores.

Em um dia qualquer, a vida de Ani muda completamente. Quando uma carta endereçada a uma certa Anita chega a sua casa por engano, por conta de um erro do endereçador. Ela não resiste à curiosidade e lê a correspondência. Ani fica totalmente extasia com as palavras contidas no texto. Deste dia em diante, ela “rouba” a identidade de sua xará, e começa a se corresponder com o desconhecido. Ela queria ser a Anita de Checho. A cumplicidade dos dois aumenta em cada carta trocada, e assim nasce uma paixão improvável. Che trouxe cores aos dias salmão de Ani (só lendo que vocês vão entender rs). Determinados a se encontrarem e a viverem esse forte sentimento, Ani desafia seus pais e segue rumo a São Sebastião, cidade onde mora seu amor. Lá chegando, se depara com algumas situações que ela não esperava, e é surpreendida com alguns segredos que Checho guardava. Sem contar que, os pais de Che são contra o relacionamento dos dois, eles são fanáticos religiosos que seguem sua doutrina ao pé da letra e ainda dão “pitacos” na vida do filho. Mesmo assim, Ani está decidida a enfrentar qualquer obstáculo para ficar com seu Checho. Então, eles vivem as 48 horas mais felizes, apaixonadas e intensas de suas vidas.

Anita retorna para sua cidade com a promessa de que Che iria buscá-la e assim poderiam viver esse amor. Mas, coisas estranhas começam a acontecer, deixando-a angustiada, e como fumaça, Checho começa aparecer e a desaparecer de sua vida sem um motivo aparente. E agora, o seu maior objetivo é descobrir o que os impede de ficarem juntos. E em contra partida, uma pessoa super especial entra em sua vida, o Andreas, um amigo para todas as horas, disposto a fazer de tudo para ajudá-la, seja qual for a situação. Ah! O Andreas é incrível e me ganhou de primeira!

“Checho de Anita” me conquistou desde a sua capa – que me remeteu muito as capas da Jojo Moyes – até o último capítulo. Confesso que no início do livro eu fiquei bastante confusa, e algumas atitudes da Anita me deixaram muito irritada, mas aí eu me lembrava do prólogo onde ela dizia: “Sinta-se à vontade para descobrir meus segredos. Você pode me amar ou me julgar, chorar comigo ou me desprezar eternamente, porém... A vida sempre nos surpreenderá quando acharmos que nada mais pode nos convencer do contrário.”, e me entregando a leitura, eu consegui compreendê-la perfeitamente. Essa é a primeira obra que eu leio da Adriana Vargas, e eu fiquei simplesmente encantada com sua escrita. Parecia que a Anita estava conversando comigo, eu consegui visualizar cada cena, sentir cada emoção. No fim do livro, eu me sentia amiga intima da Ani, e em vários momentos da história eu queria gritar para ela: “Não se sinta sozinha, eu estou aqui”. Louco, não?! Mas eu amo interagir com o livro, sentir vários sentimentos diferentes. Ela aprendeu a crescer, a se descobrir e a enfrentar o que a vida tinha preparado para ela. Já o Sérgio, mais conhecido como Checho, eu ainda não sei dizer o que achei dele rs. Em determinados momentos eu o entendia, em outros eu queria esganá-lo. Mas no fim eu consegui compreender todos os seus motivos, mesmo sem concordar com alguns. Mas uma coisa não é questionável: o seu amor incondicional por Ani. Entretanto, o personagem que mais se destacou para mim foi o Andreas. Eu amava ler os capítulos em que ele aparecia, e torcia que ele aparecesse cada vez mais. Ele era aquele amigo benevolente, altruísta, que amparava a Anita, dizia palavras sinceras e acolhedoras, estava presente em todos os momentos, sempre fazia algo para animá-la, vê-la feliz, além de aguentar seu mal humor. Por isso e muitos outros motivos, Andreas roubou o meu coração.

O livro é narrado em primeira pessoa, principalmente pela visão de Anita. Contudo, temos um capítulo narrado pelo Checho e outro pelo Andreas. A trama é muito delicada, o que me cativou e me emocionou bastante. Um romance sobrenatural, carregado de emoção, de amor e amizade. Além disso, adorei o cenário mitológico que a autora criou, eu realmente consegui me sentir em outra dimensão. A parte física do livro está lindíssima, tanto a capa – que condiz perfeitamente com a história – quanto a diagramação estão incríveis. Encontrei alguns errinhos de revisão e algumas passagens de tempo me deixaram um pouco perdida, mas nada que me fizesse parar de ler o livro ou fez perder o brilho da história. Amei ler as cartas do Che, mesmo achando que foram poucas, eu queria mais e mais. Cheguei ao final da leitura com lágrimas nos olhos (chorando muito mesmo! Hahaha) e com o coração transbordando amor. Uma história leve e sensível, mas que conseguiu ser intensa e transmitir inúmeras mensagens que podemos – e devemos – trazer para a nossa vida. Um livro que fala de perdão, de superação, de amizade, de perda e do mais divino dos sentimentos, o amor. Além de abordar um assunto que eu, uma bookaholics assumida amei ler: o mundo mágico dos livros. Me identifiquei com muitas passagens, e tenho certeza de que você também vai se identificar. Leitura super recomendada!

Confira a resenha completa no blog: http://www.cheirodelivronacional.com.br/2016/01/resenha-checho-de-anita-adriana-vargas.html

site: http://www.cheirodelivronacional.com.br/2016/01/resenha-checho-de-anita-adriana-vargas.html

Priscila 14/01/2016

Conheci o livro Checho de Anita através de um post no facebook e de cara amei a capa e a sinopse da obra me instigou. Ao começar a ler fiquei um pouco decepcionada, as letras são muito pequena e os parágrafos ficam muito apertadinhos, deixando a leitura um pouco difícil.
Em Checho de Anita iremos conhecer a estoria de Anita, uma jovem de18 anos mas age como uma adolescente, ela quem narra a maioria dos capítulos, que para mim, ficou muito cheio de lenga lenga ou bla, bla, bla demais.
O Checho que dá nome ao livro é o Sergio. O cara é um homem formado, com 25 anos, pela descrição é um rapaz bonito, e nos traz um grande mistério, e é também um de nossos narradores.
Outro personagem, e esse eu gostei bastante é Andreas,que também nos traz sua versão na estoria, um personagem forte, engraçado, ele posso dizer é quem fez a estoria andar e ficar interessante. O rapaz é o ponto alto do livro.

"Meu codinome é Andreas mas todos me conhecem em Inocence por Plutos. Passei a adotar esse nome de gerra para voltar a terra a favor de Ani."

O romance entre Anita e Checho, que é o foco principal da leitura, não foi um grande acontecimento, e deixou muito a desejar, a narrativa ficou confusa e deu a impressão de que os personagens não sabiam para onde ir.
A diagramação é linda, mesmo as letras sendo pequenas demais, mas encontrei muitos erros de revisão/digitação. Alguns são bobinhos, mas outros não.
No geral a estoria é bem legal, como eu disse quando conhecemos o Andreas a leitura flui, e conseguimos nos achar e ficar envolvido novamente na leitura.
Gostei muito do projeto Literando que a Anita faz com o intuito de divulgar e incentivar a literatura por onde passa, as partes em que ela consegue fazer um novo leitor são emocionantes.

"Este sonho alado era algo que eu não podia esquecer- nem quando dormia. O literando é minha vida."
Se você curte romance com pegada sobrenatural irá amar a leitura

"Somente os seres humanos possuíam a habilidade de nascerem necessariamente ligados a leitura."

site: www.leituraecia.com.br

Tony 11/01/2016

Resenha: Checho de Anita - Adriana Vargas
Digamos que tive um amor à primeira vista por "Checho de Anita". Amei essa capa e a sinopse da obra super me instigou. Ao começar a ler o livro minhas expectativas estavam altas, mas infelizmente elas não foram superadas... Muito pelo contrário, aliás.

O principal ponto que fez com que eu não gostasse do livro foi justamente a sua protagonista. Anita tem todas as características das mocinhas das novelas das seis (fragilidade, inocência, a capacidade de chorar o tempo todo...) só que multiplicadas por mil e somada à outras características que só fizeram com que eu detestasse a garota.
Anita tem 18 anos mas age como se tivesse 13, toma muitas atitudes imaturas e precipitadas, o que faz com que passamos a achar que a mesma é burra. Chora em praticamente todas as páginas do livro e durante todo o enredo adota uma atitude passiva. A menina simplesmente deixa todo mundo fazer o que quer com ela e fica calada, sem tomar nenhuma atitude que possa mudar a situação.
Sabe aquelas pessoas que reclamam da vida o tempo todo, mas não fazem nada para mudá-la? Então, essa é Anita... E o pior de tudo? É ela quem narra a maioria dos capítulos da obra, o que resultou numa leitura imensamente arrastada.

O tal Checho que dá nome ao título do livro foi outro que me irritou. O cara é um homem formado, com 25 anos, tendo até filho, mas não age como tal. Sérgio (o verdadeiro nome dele) agiu o tempo todo como um adolescente imaturo e irresponsável e só me irritou... Quando o personagem finalmente tomou uma atitude digna de respeito, eu já havia desistido de gostar dele e tal mudança em sua conduta não me afetou em nada...

Ainda no quesito de personagens, devo elogiar Andreas, que foi o responsável por eu não abandonar o livro. Andreas é aquele cara engraçado, inteligente e que toma sempre as decisões certas. Impossível não gostar dele e ficar admirado com seu altruísmo. O rapaz é, sem dúvidas, o ponto alto do livro.

O romance arrebatador entre Anita e Checho, que é o principal acontecimento da obra, não me convenceu. Achei que a Adriana Vargas pecou ao mostrar pouquíssimas trocas de cartas dos personagens. Ao citar por alto a grande quantidade de recados amorosos trocados entre os dois e não mostrá-los ao leitor, fica difícil comprar o romance dos dois. A impressão que fica é que tudo está sendo forçado e inverossímil.

Toda a cronologia da historia também é muito confusa. O enredo começa em novembro de 2010, só que nem cem páginas depois, estão falando da prova, do preparo e da aprovação de Anita no Enem. 1 ano, ou melhor, 2 anos passaram tão rápido assim? Não situar o leitor na história e no tempo em que ela está acontecendo foi mais um ponto falho de "Checho de Anita".
E o pior é que teve um momento em que tive a impressão de que até a autora se confundiu um pouco sobre qual ano estava escrevendo. Pelas minhas contas, Anita estava no ano de 2012, só que ela cita o livro "Como eu era antes de você", que só chegou no Brasil em 2013...

A edição do livro também me incomodou. A diagramação é linda, isso não posso negar, mas encontrei muitos erros de revisão/digitação/ortografia. Alguns são bobinhos, mas outros são bem graves.

Além disso, minha edição continha mais um grave erro: a repetição de páginas. O livro simplesmente pula da página 176 para a 193 e isso só volta ao normal na página 204. A partir desta, vamos para a 177 e continuamos até chegar na 193 (que aparece no livro pela segunda vez). É um tanto confuso, né? E isso acontece em duas ocasiões no livro... :/

Com tantas falhas, fica até parecendo que eu não gostei de nada no livro, né? Mas na verdade eu gostei sim. Além da capa e de Andreas, gostei muito da mitologia que a Adriana inseriu em seu livro. Ela cria todo um mundo novo, com novas criaturas, e tudo é bem original.

Também gostei do projeto Literando que a Anita faz com o intuito de propagar a literatura por onde passa. Todas as partes em que a garota consegue fazer um novo leitor são muito emocionantes e lindas.

Obviamente, com (muito) mais pontos negativos do que positivos, fica claro que a minha experiência com "Checho de Anita" não foi das melhores, certo? Mas ainda assim, recomendo o livro. Se você curte um romance com uma pegada sobrenatural e não se importa com nenhum dos pontos negativos que citei nesta resenha, irá amar a obra.

site: http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2016/01/resenha-checho-de-anita-adriana-vargas.html

Três Leitoras 09/01/2016

Resenha completa no blog
O livro é narrado por Anita, uma menina de 17 anos, que tem duas paixões: os livros e a música, ela toca violino. Uma bookaholics que mora em Campo Grande e tem um coração cheio de sonhos, apesar de tudo que vive. Ela criou o projeto Literando e não se cansa de sair pelas ruas de sua cidade, pedalando sua bicicleta, em busca de alguém a ser inspirado pelas histórias dos seus livros.

Um dia ela recebe uma carta, de um rapaz chamado Checo, só que a Anita do destinatário não era ela. Ao ler a carta e ser tocada por aquelas palavras, ela não pensou muito e quis ser a Anita do Checo e respondeu a sua carta e foi assim que iniciou a história dos dois, a cada carta trocada o sentimento entre eles apenas ia crescendo e quando se perceberam estavam apaixonados.

Lembro-me da primeira correspondência, que recebi há dois meses. (...) Não resisti... Respondi como se fosse a própria e adorada Anita de Checho. - página 13

Anita é filha de um militar, que viaja muito e sempre é acompanhado pela sua esposa, ou seja, Anita sempre ou na maioria das vezes está sozinha, a relação deles é vazia de sentimentos e isso a faz sofrer profundamente.

Checho tem uma ex, um filho que depende deles e pais com um fé cega e que acha que o fato dele não ter casado com a mãe de Bento, o faz alguém amaldiçoado.

Será capaz de apenas o sentimento de amor que existe entre Anita e Checho para que eles fiquem juntos?

Eles terão a oportunidade de se conhecer e vivenciar esse sentimento que cultivaram, mesmo que por pouco tempo, uma separação dolorosa e não desejada, faz com que os dois sofram bastante.

E é nesse momento que Anita é convidada pela vida a crescer... Afinal, os seus sonhos não estão tornando-se realidade e conviver com essa frustração, irá mexer com seus sentimentos e vida.

site: http://www.tresleitoras.com.br/2016/01/resenha-checho-de-anita.html

Keth | Parabatai Books 27/12/2015

Resenha: Checho de Anita
Resenha:

Conta a história da jovem Anita de 17 anos, uma adolescente que por um erro de endereço passou a trocar cartas com um homem apelidado de Checho.

Mesmo sabendo que aquela carta era para outra Anita que mora na mesma rua que ela a jovem não se importou e passou a viver um romance através de cartas.

Seu amor por Checho aumentava a cada carta que chegava do correio, suas belas palavras fazia seu coração bater mais forte e seus olhos brilharem de felicidade.

Nascida em uma família que esconde um segredo do passado e sem a atenção da mãe Ani cresceu muito sozinha, mas os livros ocupavam uma parte desta lacuna em sua vida. Seu projeto Literando consiste em andar pela cidade onde mora com sua bicicleta e contar para alguém a história de um livro e estimular aquela pessoa a ler, basicamente isto e tocar música era a única diversão dela.

Depois de trocar várias cartas com Checho (Sergio) eles decidem se encontrar e Anita vai ao encontro de seu amor.

"Chorei escondida quando me lembrei dos livros que ainda não havia lido e estavam lacrados em minha estante que tinha acabado de ganhar. Não era possível que eu estava abandonando tudo por alguém."

Ao encontrar Sergio ela se surpreende ao descobrir que ele tem um filho, Bento.

Sergio vem de uma família muito religiosa e seus pais não admitem que eles tenham qualquer tipo de relacionamento com Anita e que Checho tem que se casar com Lia a mãe de seu filho Bento.

Mesmo que o amor deles seja grande seria impossível ficarem juntos, os pais de Anita jamais permitiriam que ela namorasse um homem maior de idade e que ainda tem um filho.

"-Abra suas mãos - ele me pediu.

Fiz o que queria e fiquei esperando sua reação.

-Toma, é seu tudo que tenho - ele disse.

Olhei para minhas mãos e elas continuavam vazias.

-Mas...

-Sim, o que tenho hoje você não pode ver, pois só conseguirá sentir."

Segredos iriam impedir e complicar ainda mais a vida deste casal...

Mas com a ajuda de Andreas tudo poderia mudar... Basta Anita abrir seu coração e o tempo iria ajuda-lá também.

P.S.: Simplesmente amei!
O livro tocou meu coração de tão lindo, a história é emocionante e para os amantes de romance recomendo muito esta obra.
Os segredos que são descobertos no decorrer da história me deixou cada vez mais empolgada com a leitura e me prendeu toda a atenção.
Checho de Anita nada mais é do que um lindo romance que vai ter fazer desejar viver esta história e querer que ela não acabe nunca, mesmo com seus tristes acontecimentos o amor sentido pelos personagens vai fazer qualquer um almejar este sentimento.

site: http://parbataibooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-checho-de-anita.html

Simeia Silva 20/12/2015

Anita vive uma vida não muito feliz ao lado de seu pai que pertence ao Exército e só fala disso, e da sua mãe que nunca lhe deu amor, que só vive trancada no seu próprio mundo e só sabe reclamar e colocar defeito em tudo que ela faça.

Ani não tem amigos, a única que resolveu "entrar" na sua vida lhe abandonou quando começou a se relacionar com Marcelo, o seu ex. Entre as aulas de violino e o seu projeto Literando( passar através dos livros em cima de sua bicicleta, uma mensagem bacana para alguém que precise ouvir naquele momento, ela começa a receber cartas de alguém que ela não conhece, que também são endereçadas a alguém que tem o mesmo nome que ela, que mora no mesmo bairro, no mesmo endereço, mas que claro ela descobriu depois que morava em outro número na mesma rua que ela. Resumindo, ela começou a se falar através de cartas com alguém que ela não conhecia, usando o nome e os sentimentos de outra pessoa. Claro que isso não poderia dar certo, quer dizer, até poderia. Ou será que realmente deu certo?

Ela e Che, decidem se encontrar depois de algum tempo se falando por cartas e por telefone logo depois. Esse encontro não da muito certo, além de não ter sido o conto de fadas que Ani achou que seria, os pais de Che não foram nada receptivos, e para ajudar ele tinha um filho com uma ex que ficava rodeando Che com a ajuda dos pais dele, e claro que essa lambisgoia junto com os ex sogros faria de tudo para atrapalhar essa união.

Entre brigas, inveja, casamentos incertos, pais contra dos dois lados e espiritualidade de todos os lados, essa história vai se desenrolando e você não sabe para quem torcer, ou melhor, eu sabia desde que Andreas entrou na parada. Mas aí já é outra história.

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: www.adorkable.com.br

Adriana Vargas 28/07/2015

Apenas um comentário
Checho de Anita, um romance sobrenatural direcionado ao público bookaholics, pois trata de um projeto o "Literando", que foca na propagação da leitura. Seu cenário se dá entre dois mundos, Inocence e a Terra, mesclando fantasia, fascínio e realidade, repassando aos leitores, a mensagem sublime de amor pelos livros, e a experiência doce, simples, sublime da vivência do primeiro amor.
Simeia Silva 17/08/2015minha estante
Ansiosa pela chegada do meu exemplar

Keth | Parabatai Books 27/12/2015minha estante
Livro maravilhoso!!!