Geração Beat

Geração Beat Jack Kerouac

Resenhas - Geração Beat

GCV 16/04/2009

Chatinho
Talvez muito empolgado por ter escrito 'On the Road' e marcado uma geração, Kerouac tentou escrever uma peça de teatro beat. Mas não funcionou. Há uma tentativa de fazer um 'happening beat' no palco, resultando na verdade em uma peça bem arrastada. Lendo o texto, parece que estamos de binóculo olhando um monte de beats doidões e sem entender nada do que se passa; só que o estranhamento que um beat causaria nos anos 50 ficaria totalmente inócuo em palco. Parece que Jack se esqueceu - ou ignorasse - uma dinâmica totalmente diferente de nossa percepção e aceitação sobre o que se passa no tablado. Há também um estranho didatismo sob a forma de um não-didatismo, como se Kerouac quisesse explicar o beat sem dar explicações, apenas mostrando eles vivendo e curtindo e apostando e bebendo e ouvindo sermões e ficando doidões e... Vale para fãs, mas não deixa de ser bem decepcionante.

Luccas.Soares 17/10/2021

Meu segundo livro de Jack (terceiro se contar a biografia que li sobre ele). Mesmo sendo da área teatral, não achei o roteiro interessante. Imagino que há várias possibilidades de realizar ações cênicas a partir dele, mas a leitura em si não é tão convidativa. Pretendo dar outra chance em breve, talvez depois da leitura de mais alguns outros títulos de Kerouac

romulo mafra 27/12/2009

Isso é beat?
Comecei a ler o livro. Parei na metade. Semanas depois pensei, não, talvez haja alguma coisa boa do meio do livro pro fim e recomecei tudo novamente. Ao final da história, quando NADA de bom dava para retirar da leitura, fui ao prefácio e fiquei boquiaberto! Parecia que não tinha lido o mesmo livro do cara que prefaciou Geração Beat! Incrível! Parecia uma outra obra... mas, sinceramente, um livro mal escrito pra caramba. Literatura tosca, que, se fosse escrita por um qualquer, seria lata do lixo com certeza. Mas, como Kerouac é um nome, publicam estas coisas que deveriam ser deixadas de lado (provavelmente, o autor, se vivo, faria isso) ou publicadas com o mínimo de bom-senso, explicando isso, aquilo etcétera e tal. Mas, quem quiser se arriscar, à vontade.
Jessica 30/12/2010minha estante
Como não pode ser beat?Todos os elementos,as personagens,o ambiente é todo beat!Infelizmente você não entendeu o que Kerouac quis transmitir nesse livro.Uma pena mesmo.

Nik 04/04/2016minha estante
O livro é realmente decepcionante, mas leia outras obras do autor, não julgue um autor por apenas uma obra, Kerouac é realmente muito bom mas falhou nesse fazer o que.

Robson Souza 11/05/2011

Este livro não é para qualquer um.
Primeiro, porque não é um romance, e sim uma peça de teatro. Segundo, porque é preciso já ser "iniciado" em Kerouac para entender o texto. Não que seja hermético, pelo contrário, é tão casual, que nos perguntamos o objetivo final da peça.
Na verdade, ela retrata a cena beat, com os vagabundos, os boêmios, e os vagabundos-boêmios. Todos os elementos estão aí: o espírito "carpe diem", as bebedeiras, as corridas de cavalos, a busca espiritual zen-budista, o jazz.
Mas o texto não é impactante como o clássico "On The Road", principalmente por não ser escrito no "fluxo de consciência", marca registrada de Jack Kerouac.
Vale pela curiosidade, tanto pelo formato, quanto pelo ineditismo. O manuscrito foi achado uns anos atrás em um armazém nos EUA.

Mais em http://robsonbatt.blogspot.com

Alcure 01/02/2009

Comprei juntamente com On the road, já que o livro em tese deveria fazer mister ao sucesso do seu sucessor. Só que isso não é um livro, é uma peça. Em resumão: Fala sobre a geração beat: suja, porca e machista, cujos homens, exímios provedores do lar devem ser servidos de cerveja por suas lindas mulheres, que nunca reclamam. Eu realmente abandonei o livro não pelo o teor literário, e sim porque o texto é redigido tal quel é uma peça teatral, ou seja: uma porcaria. Se eu quisesse ler peça teatral, eu iria ao teatro :P

Sim, meu review não é nada neutro e estou pouco me lixando para o que você pensa.

bruna 29/11/2010

O pior livro de Jack Kerouac. O mais sem pé nem cabeça. Não passa mensagem alguma, achei muito ruim e só. Mesmo eu adorando os devaneios normais de Kerouac, nesse livro simplesmente não consegui encontrar sentido algum. Descartável demais.

Ana Carolina 15/08/2020

Ruim
Eu não tenho interesse em conversas sem nexo e apostas em corridas de cavalo.

Domino 27/08/2023

#lido

Um dos livros favoritos do ano ??

Encantada com os diálogos feitos aqui e com as suas demonstrações de pensar na vida e em suas filosofias com elementos simples e em uma escrita fluída ??

Amei em breve resenha no youtubes ?

#book #livro #4estrelas #amoler
#jackkerouac

Gabriel 06/09/2009

Completamente Beat!
Jack Kerouac viveu uma vida absurdamente beat, o que ele nos traz nesse belo relato é uma peça comovente sobre o espírito humano, com proza poética e pura influência das experiências budistas do Kerouac, eles nos traz a história de alguns trabalhadores ferroviarios que vivem sua vida na paz, trabalhando duro de sol-a-sol, e no fim do dia bebendo cerveja e apostando em cavalos. Uma das mais belas peças contemporâneas a meu ver.

Jessica 30/12/2010

Um teatro ou uma reflexão sobre a vida?
Geração Beat com certeza está incluído em um dos meus livros favoritos.Simples,nada de extravagante,do jeito que Kerouac gostava de escrever.É claro que não podemos dizer que é melhor que On the Road,mas está entre um dos melhores de Jack.

As personagens são típicas pessoas que vivem na margem da sociedade,não se importando com o que fazem,simplesmente querem um trago,apostar em cavalos,sexo,e bater um papo sobre qualquer coisa com um copo de vinho na mão.Se perguntam sobre a questão da existência ou não de Deus,sobre o carma ,sobre as auras,etc;tudo com uma pitada de beat nele.Poderíamos dizer,que até é um pouco machista,mesmo assim não perde o seu encanto.

Podemos ainda ver, a mistura de religiões citadas por ele.O budismo não poderia ficar de fora,é claro.Porém,não foi o tema principal da peça,foi apenas citado pelo Bispo que pregou a eles.Acredito que o tema principal seja em acharmos uma explicação sobre a vida.Por quê estamos vivos?Será que existe um Céu sobre nós?Nós estamos no Céu ou ainda iremos à ele?Kerouac nos leva a refletir sobre isso e outras questões também.

A vida leve,sem problemas,com apenas 35 centavos no bolso,é o que Kerouac queria representar.Ele não é um romance,mas é tão bom quanto um.Muitas pessoas ficariam indignadas com o modo de vida deles."Como alguém vive desse jeito?"-se perguntam algumas pessoas.Pena que esse livro não foi publicado quando Jack estava vivo.A contra-cultura deve muito a Kerouac.Acho que todo admirador da beat generation e de seus autores devem ler Geração Beat.É um livro sem limites,extrapola a genialidade de Jack Kerouac.Muito bom mesmo.

Fábio Vermelho 25/01/2012

À primeira vista, uma peça que mostra vagabundos que no intervalo de folga do trabalho vão apostar nos cavalos, beber uma garrafa de vinho barato ou conversar sobre a vida; mas na verdade essa peça de Kerouac nada mais mostrava o outro lado do "american way of life" que boa parcela da população nos Estados Unidos não queria ver naquela época: que nem tudo na vida era casar, ter um cão, uma casa bonita no subúrbio e manter as aparências para a vizinhança com sua família feliz de comercial de margarina. Sim, as pessoas apostam o pouco dinheiro que tem nas corridas, contraem dívidas, bebem, filosofam, divertem-se, buscam um sentido na vida.

Dinoélia 25/02/2011

(Apenas um comentário)
Se tratando de Jack Kerouac, Geração beat não correspondeu as minhas expectativas, achei a história muito desamarrada...De resto o livro é bem simples e um pouco machista.

Ananda 11/02/2013

Apenas uma peça.
É uma peça.
Nada supreendente, nada impactante.
Uma peça que retrata o Espirito Beat com vagabundos boemios e aposta de corrida de cavalos. Interessante. Vale pela curiosidade pelas obras de Kerouac.