Os Lemmings e Outros

Os Lemmings e Outros Fabián Casas

Resenhas - Os lemmings e outros

Raquel Moritz 09/01/2014

Os Lemmings e Outros reúne oito contos argentinos
Os Lemmings e Outros, do argentino Fabián Casas, faz parte da coleção de literatura hispano-americana Otra Língua, da Editora Rocco, que busca trazer luz à obras comumente ignoradas pelo nosso mercado editorial.

O livro reúne oito contos que podem ser lidos como pequenos fragmentos de um romance, com alguns personagens migrando de um conto ao outro. Os oito contos são ambientados no bairro natal do escritor, Boedo, e trafegam por antigas casas de tango, campos e clubes de futebol, cafés e edifícios que, muito provavelmente, foram cenário das histórias reais de Casas. Um toque autobiográfico se dá aqui. Na realidade, o jornalista, escritor e poeta argentino diz, em determinado momento: “tudo o que se vai narrar aqui é absolutamente verídico. Aconteceu realmente como vou contar”.

Passei por alguns dos contos sem entender que linha os ligava, até perceber que estavam em uma ordem cronológica, de certa forma. Do adolescente apaixonado pela menina do colégio ao adulto desiludido e ao velho que comemora como criança ao ver o jogo de futebol do seu time do coração.

Apesar de curto, achei algumas histórias muito prolixas, mas destaco três dos oito contos que me deixaram satisfeita: “Os Quatro Fantásticos”, que fala sobre a ausência do pai e como cada um dos quatro namorados da mãe do personagem o marcou de alguma forma; “Asterix, o Zelador”, que fala sobre relacionamentos, confiança e gatos (é, você vai entender quando ler); e por último o que eu mais gostei, “O Locutor”, narrado em três atos que falam da velhice e de como a gente volta a ser criança quando algo nos toca. Esse aqui é muito bacana.

Recomendo pra quem gosta de ler contos e tem um apreço pela cultura argentina.

site: http://pipocamusical.com.br/2014/01/10/resenha-livro-os-lemmings-e-outros-fabian-casas-selo-otra-lingua/
Dr. Caligari 15/02/2020minha estante
Não entendi. Faz uma resenha positiva e considera o livro ruim(2 estrelas)?

Fran 23/06/2016

América Latina uma só cultura
A Coleção Otra Língua, publicada por aqui pela editora Rocco, me chamou a atenção desde o seu lançamento por ser uma apreciadora da literatura latino-americana em língua espanhola. Ela nos apresenta autores que, com toda a certeza, não teríamos a oportunidade de conhecer de outra maneira ou seria muito mais difícil. É o caso do argentino Fabián Casas, um escritor, poeta e jornalista que se destaca na cena literária argentina nos anos 90.

Os Lemmings e Outros é um livro de contos, relatos que muitas vezes conversam entre si, já que alguns personagens migram de uma história a outra. São histórias que se passam no bairro de Boedo, famoso bairro boêmio de Buenos Aires e onde o nosso autor se criou.

Em um dos contos Fabián nos diz que esses relatos são uma mescla de realidade e ficção, e essa é mesmo a sensação. Ao longo da leitura sentimos essas histórias muito reais e palpáveis, ao mesmo tempo que identificamos os elementos fictícios. Elas falam de relações, sentimentos e de uma identidade cultural que também nos fala pela proximidade da nossa cultura latina.

Relatos sobre a infância, o primeiro amor, a adolescência e a velhice. Todas essas fases das nossas vidas representadas naquele bairro e com personagens tão críveis e próximos a nós.

Um dos contos, Bosque Maneiro, me chamou muito a atenção, pois relata bem a formação dos meninos na américa latina. É latente a cultura do machismo, do estupro e do abuso em relação a mulher mesmo não sendo esse o tema principal do conto. Aliás, eu tenho observado muito isso nos livros.

Os Lemmings e Outros é um livro muito vivo, as histórias pulsam enquanto você lê. Ainda que você possa ler os contos em separado, eles se complementam. O livro tem uma voz bem masculina, a identificação que tive com as histórias foi, justamente, em relação aos homens com quem me relaciono ou já me relacionei. Gostei muito da leitura e se trata do quarto livro que leio da coleção, pretendo continua-la.

site: https://www.facebook.com/ProsaseAlgoMais/

Kirsch 16/01/2022

Livro de contos de certa forma autobiográficos, mesmo que não tenha sido confirmado ou não, da vida de Fabian Casas. Vai da infância até o vislumbramenro da sua velhice. Os contos que mais gostei foram "Quatro fantásticos" e "Asterix, o zelador".