O Canto das Sereias

O Canto das Sereias Val McDermid

Resenhas - O Canto das Sereias

Jaquelline.S. 22/04/2024

Eu sabia!
O começo achei um pouquinho maçante, mas depois a história foi me prendendo. O final achei um pouco corrido, mas ok.
Descobri quem era bem rápido, acho que não perdi minhas habilidades totalmente ?
No geral é um livro bom.

Silvana.Pereira 05/03/2024

Um psicólogo é recrutado para trabalhar no perfil de um serial killer que vem matando homens de uma forma brutal. Junto com a polícia, ele tenta desvendar quem está por trás dessas mortes numa corrida contra o tempo.

Sarah 01/03/2024

A ideia foi até legal, muito bem conduzida, mas o final abrupto estragou toda a experiencia pra mim, infelizmente.

Abduzindolivros 26/02/2024

Envelheceu mal, mas é isso aí

?O Canto das Sereias? é um thriller com uma força policial e um psicólogo criminal investigando o assassinato de alguns homens, cujos cadáveres mutilados intrigam e enojam pela natureza violenta dos crimes.

A polícia reluta em admitir que há uma só mente por trás dos crimes do mesmo modo que reluta em aceitar a opinião profissional de Tony Hill, o psicólogo esquisitão que fala sozinho quando analisa as cenas de crime.

Assim, gente, é um livro que, ah, sei lá. Muito enrolado para ser um thriller, poucos personagens e uma autora com uma habilidade apenas ok de nos manter intrigados e desviar nossa atenção de quem é o possível assassino.

Até pouco antes da metade, eu ainda estava intrigada; porém, depois tudo começou a ficar muito previsível dentro de uma história que andava muito devagar. Houve uma tentativa de estabelecer um romance entre a policial Carol Jordan e o Tony Hill que, na minha opinião, ficou meio solto ali na história e só contribuiu para arrastar o trem.

O que mais segurou a revelação de quem era o assassino foi a burrice do corpo policial, porque eu tenho certeza que o leitor mata a charada bem cedo e depois fica se sentindo meio tapeado. Não há problema em matar a charada mais cedo, mas aí tem que ter algum tchan para prender a gente até o fim... E esse tchan faltou.

Tem um personagem inserido ali que nos enganou por um tempo. Eu cheguei a cogitar que ele era o assassino por causa de algumas pistas deixadas, mas o negócio foi outro. Aí no final eu me senti tapeada porque a autora apenas escondeu o assassino de um jeito bem... Putz. Não vou dizer aqui o que penso sobre isso, porque pode ser spoiler, mas consigo pensar em algumas formas de trabalhar melhor essa parte do enredo...

Não é um livro ruim, mas é datado, com reviravoltas que hoje em dia não fariam mais tanto sentido. Os pontos altos eram os capítulos narrados pelo assassino, contando as torturas realizadas em cada vítima. Eram capítulos mais dinâmicos e interessantes do que a investigação policial lenta, burra, cheia de preconceitos e focada na atração meia boca entre Carol e Tony.

Um ponto forte é que parte das pistas perseguidas pela polícia tinha a ver com os frequentadores de boates gays e, por isso, a autora aproveitou para abordar os preconceitos da polícia e a demora em ouvir alguns tipos de cidadãos que talvez considerem menos cidadãos que outros, entendem? Achei que a autora abordou o assunto com habilidade, mostrando os preconceitos sem que ela mesma soasse como preconceituosa.

E até a reviravolta final pode ser interpretada como uma crítica à ineficiência das instituições em lidar com questões psicológicas advindas do preconceito contra quem sofre homofobia ou transfobia.

Mesmo assim... Terminei achando o final bastante desconfortável. Achei meio paia. Me lembrou de algumas polêmicas envolvendo uma outra autora que, inclusive, escreveu um romance policial com um enredo semelhante...

Enfim, é isso, não é um livro ruim, entretém, maaaas não dá para ir com grandes expectativas.

Nathani G. 06/02/2024

Pqp atrás de pqp
Que livro!!!!
Apesar de ter uns momentos que não prendam tanto o leitor, o livro é extremamente instigante e a pessoa fica a leitura inteira tentando descobrir quem é o assassino, para ter um plot twist gigantesco no final, da pessoa ficar embasbacada.

Com toda certeza lerei outros livros da autora.

Ps. O nome do livro faz total sentido no final kkkkkkkkkk

Gabiis. 31/01/2024

Será que li errado?
Após uma série de assassinatos a homossexuais o Dr. Tony Hill e a Detetive Carol Jordan assumem o caso na esperança de descobrir e punir o responsável pelos crimes.

Minha primeira experiência com a autora e nada me conquistou na narrativa.
Apesar de momentos instigantes a estória é lenta, confusa e maior que deveria -na minha opinião-

Os personagens são superficiais, um romance é colocado no meio da trama e é extremamente forçado. Casal com 0 química.
Entre outros fatores que me desagradaram durante o processo de leitura.
Confesso que se não fosse pelo clube do livro teria abandonado a leitura.

A ideia inicial e plot é uma sacada sensacional, entretanto a execução >pra mim< foi um problema ???

Pra quem gosta de Thrillers diferentões acredito que esse livro possa funcionar.
PRA MIM não rolou, apesar de ser fã do gênero.
Mas entendo que cada sujeito é único e que uma leitura que não funcionou pra mim pode funcionar para outra pessoa.

Dri 26/01/2024

É um Thriller bem mediano, só acho que tem páginas demais kkkkkk
Alguns momentos ficaram muito arrastados porque a autora colocava muita descrição em coisas sem sentido.

Vann.Deodato 24/11/2023

Um dos melhores suspenses policiais que já li na vida
Com certeza este é um dos melhores suspenses que já li na minha vida.

Um suspense policial que acontece de forma lenta, porém é impossível, repito, impossível de largar. A cada página virada você se depara com mais informações do Dr. Hill em relação ao serial killer. Dr. Hill adentra na mente doentia de um serial killer que ninguém nem sabe quem é, obviamente. Com a ajuda dos policiais Brandon e da Carol Jordan, o acadêmico chega a lugares inusitados, tanto lugares físicos, como por exemplo bares gays, como também na mente doente de psicopatas.

Não se engane achando que é um livro simples de suspense. Ele é narrado pelos policiais que estão na investigação mas também é narrado pelo próprio serial killer. E nos capítulos em que o narrador é o serial killer, é tudo muito tenebroso e pesado demais, com cenas horríveis e t0rtur4.

O livro se passa nos anos 90 onde não se tinha tanta tecnologia como hoje para encontrar um assassino em série, e isso transforma o livro em algo ainda melhor. Com nem tantos recursos como teria hoje, o sabor de uma investigação num livro fica muito mais surpreendente.

A escrita da Val McDermid é maravilhosa. Eu tenho esse livro há muitos anos na estante e resolvi dar uma chance, desencalhei o coitado e ainda bem que o fiz. A edição foi que eu não achei tão boa, tem alguns erros da gráfica, mas nada que vá lhe causar uma má leitura.

O final foi incrível e eletrizante e agoniante, valeu cada 490 páginas de imersão total na mente de um criminoso doente e cruel.

Lili 18/09/2023

O título do livro só fez sentido quando terminei de ler.
Um thriller primoroso, com uma boa surpresa no final, mas alguns episódios bem caricatos da detetive heroína sabe tudo, nesse caso. Mas recomendo muitíssimo, é um suspense que foge do comum.

marianaa 26/05/2023

Horripilante
Esse foi um dos livros mais crus que já li, os capítulos narrados pelo assassino são bem tensos.
o começo foi muito difícil, a escrita é arrastada e foi difícil me conectar com o livro. mas em um dado momento eu fiquei mais interessada e a leitura fluiu melhor.
fiquei muito interessada em relação ao trabalho do Tony, achei muito interessante. essa parte da psicologia me atraiu muito.
quanto ao assassino, eu não desconfiei em nenhum momento! eu literalmente criei teorias em relação a todos os personagens, menos ele!!! fiquei chocada quando descobri.
confesso que o choque foi passageiro, e fiquei esperando por mais, o que não teve. mas no geral foi um livro bom, mas acho que eu esperava alguma outra coisa no final para me surpreender ainda mais.