O Canto das Sereias

O Canto das Sereias Val McDermid

Resenhas - O Canto das Sereias

PoliAna | @poliana.e.seus.livros 16/06/2020

O Canto das Sereias
O livro intercala os capítulos entre a investigação policial e o diário do serial killer, o que nos permite acompanhar simultaneamente os dois lados da história;

A escrita é impecável. A autora descreve com perfeição os assassinatos (bem brutais, por sinal), a análise psicológica do serial killer e também os cenários. Além disso, todos os acontecimentos são conectados e não é deixada nenhuma ponta solta;

Embora o livro seja muito bem escrito, não me cativou. Não sei o que aconteceu, mas não me conectei com a leitura. Não consegui me envolver com os personagens, com a história, com nada...

Não posso dizer que é um livro ruim, apenas não funcionou para mim, tanto que foi muito difícil até escrever a resenha.

Paullinha 13/07/2020

O canto das Sereias
Confesso que quando ganhei esse livro, eu não achei que iria gostar dele, e se interessar pela história, mas ao começar a ler eu me vi bem presa a história, é um livro de suspense policial, e é algo que eu nunca tinha lido, mas gostei muito, vale muito a pena e super indico.

Nathan 26/03/2019

Caralh@u!!
Muito sangue, muito suspense e muito superficial !!!!

Tati.Lima 25/11/2018

Simplemente Excelente...
Q livroooooooo...com certeza figura entre meus favoritos da vida...segundo livro q leio de Val MacDermid, e esse conseguiu ainda superar o primeiro q eu já tinha achado maravilhoso,
" Sombras de um crime"...Adorei esses protas, uma pena q a coleção de livros de Tony Hill e Carol Jordan só tenha tido 3 livros de 10 traduzidos para o português, e mesmo assim o terceiro " A última tentação " não consegui achar em canto nenhum pra ler...uma pena mesmo, porq tenho certeza q o desenvolver , a evolução do relacionamento deles dois deve ter sido maravilhosa, dadas as circunstâncias e complicações da vida de Tony, principalmente pelo problema q ele tinha..enfim...vou ler "Rastro de sangue" , para dar sequência a trama deles dois..

Fabiana.Alcantara 11/01/2018

Não me surpreendeu tanto...
Acho que fui ler esse livro com muita expectativa, depois de assistir alguns vídeos e ler algumas resenhas sobre ele, e acabei não encontrando tudo o que assisti e li a respeito.
O livro tem uma narrativa um pouco massante. Sem falar que as partes que tratam do assassino deveriam ser o centro do livro e não o contrário.
Achei o desfecho previsível demais.

Arca Literária 29/03/2017

resenha disponivel no link a partir do dia 01/04 http://www.arcaliteraria.com.br/o-canto-das-sereias/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/o-canto-das-sereias/

Jaque - Achei o Livro 16/02/2016

ABSOLUTAMENTE INCRÍVEL!
Se você é fã do gênero, se gosta de estórias com serial killers, esqueça tudo o que já leu antes, porque esse livro é imbatível.
Tenho certeza que serei incapaz de fazer uma resenha à altura, mas posso te dizer que é uma obra completa.
Esse livro é simplesmente genial. Nunca li nada tão bem elaborado e ao mesmo tempo tão bem descrito e de fácil entendimento.
A autora fala com conhecimento. Todo o processo de investigação tanto por parte da polícia, como por parte do psicólogo é muito detalhado, principalmente as ações do assassino, onde ela descreve com perfeição o ritual de tortura.
É um livro forte, intenso, algumas vezes você pode sentir vontade de pular algumas partes, tão chocante ele é.
Eu comecei esse livro ano passado e quando estava na metade, já estava tão encantada que ficava imaginando um filme dele, tanto que fui procurar na internet pra ver se já não tinha e acabei encontrando uma série britânica chamada Wire in the blood que passou entre os anos de 2002 à 2008, onde retrata o trabalho da investigadora Carol Jordan e do psicólogo forense Tony Hill.
Comecei a assistir a série e dei uma parada na leitura. O livro na verdade é contado apenas nos dois primeiros episódios e foi totalmente amputado para poder caber nesse tempo, o que foi uma pena pois se perdeu muita coisa.
Agora voltei pra terminar a outra metade e em menos de 1 dia finalizei... depois que você pega não dá pra parar mais.
O livro conta a estória de um assassino em série que supostamente está matando apenas gays, já que seus corpos estão sendo deixados em lugares estratégicos de encontros homossexuais.
Ele estudou sobre aparelhos de tortura utilizados na época medieval e construiu seus próprios com a máxima eficácia.
No início o departamento de polícia reluta em admitir que seja um serial killer, achando que um crime não tem ligação com o outro.
A investigadora Carol Jordan chama o psicólogo forense Tony Hill para trabalhar em conjunto com a polícia, agora que ele está criando um banco de dados com perfis de criminosos, e então ele vai começar a traçar o perfil desse assassino.
O assassino está sempre à frente da polícia, ele sabe o que faz, é estratégico, meticuloso e extremamente inteligente. Estuda antes suas vítimas e os lugares que ela frequenta, se é sozinho, onde mora, seus hábitos. Age com cautela e não deixa o menor rastro, muitas vezes deixa pistas faltas com o intuito de confundir a polícia e consegue, fazendo com que os envolvidos percam dias em algo que não vai dar em nada.
Depois da quarta vítima e sem nenhuma pista que leve ao assassino, a polícia prende um suspeito e o jornal divulga, deixando o verdadeiro responsável pelos crimes irritado e ainda mais descontrolado.
Como vingança, o serial killer quer que sua próxima vítima seja alguém do departamento e a polícia vai precisar correr contra o tempo para impedir.
Todos os passos do assassino é narrado por ele mesmo num diário, intercalando os capítulos com a investigação, onde ele explica com detalhes desde o momento em que ele sequestra até o ato final, com requintes de crueldade.
Quem gosta desse tipo de leitura, super indico. Entrou para os meus favoritos e certamente vou ler mais livros da autora.

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com.br/2016/02/o-canto-das-sereias-val-mcdermid.html

Ronaldo 15/01/2016

Mesmo tendo lido ótimos livros sobre serial killers nos últimos tempos, O Canto das Sereias me impressionou. Posso dizer que o livro superou em muito as minhas expectativas. Só levei mais de uma semana para terminá-lo por pura falta de tempo e não devido às suas mais de quatrocentas páginas, pois, à cada vez que o pegava, relutava em largá-lo. Esse é o primeiro livro do casal Carol e Tony e acho uma pena que tenha demorado quase vinte anos para chegar ao Brasil.

Resenha completa no blog:

Jaquelline.S. 22/04/2024

Eu sabia!
O começo achei um pouquinho maçante, mas depois a história foi me prendendo. O final achei um pouco corrido, mas ok.
Descobri quem era bem rápido, acho que não perdi minhas habilidades totalmente ?
No geral é um livro bom.

Ju 31/12/2014

Chocante
Esse livro foi uma das maiores surpresas que tive. Não dava nada por ele no começo, mas Val McDermid me surpreendeu bastante. Sua escrita simples e direta nos deixava sem fôlego, revelando aos poucos o terrível Assassino de Bonecas. A mistura da narração dos policiais misturada a narração do assassino em tempos diferentes foi um toque de mestre, deixando um lapso de tempo preenchido com curiosidade.
Recomendadíssimo.

Isabella 10/11/2014

Eu gostei do livro, ele prende a atenção e não ví a hora de que o assassino aparecesse... e quando apareceu, foi tudo tão previsível...
O que eu fiquei pensando quando acabei de ler, e essa é a minha maior crítica, é que faltou opções de assassinos no decorrer do livro, assim não fiquei na expectativa de quem poderia ser, pois poucos personagens apareceram no decorrer da estória, com isso limitando muito a imaginação.

Mara 12/08/2014

Já achava excelente a série inglesa da HBO, Wire in The Blood, mas depois de ler o primeiro livro de Tony Hill e Carol Jordan, me apaixonei ainda mais. Trama que te prende desde o início com uma exploração bem subjetiva dos personagens e escrita elegante.
Val McDermid deveria ser mais lida.

Psychobooks 21/07/2014

Classificado com 4,5 estrelas

Eu ADORO um bom suspense policial, ainda mais quando um serial killer está envolvido, ao ler a saber sobre o lançamento de O Canto das Sereias, fiquei muito animada com a notícia, eu já tinha visto muitas pessoas falando bem dos livros da autora, mas nunca tinha tido a oportunidade de ler um livro dela, O Canto das Sereias foi minha primeira experiência e já adianto que irei ler outros livros dela.

- Enredo

Corpos mutilados estão sendo encontrados em um bairro muito frequentado por homossexuais, a polícia não encontra nenhuma pista sobre quem possa ter assassinado essas pessoas, até o momento, foram encontrados três corpos. Algumas pessoas dentro da polícia relutam em admitir que os crimes possam estar relacionados e um serial killer estar agindo na cidade. Por causa da forma como os corpos são deixados, o assassino ganhou o apelido de 'Assassino de Bonecas'.

O chefe de polícia John Brandon decide convidar o psicólogo especialista em perfis criminais Tony Hill para integrar a equipe de investigação. Com a ajuda da inspetora detetive Carol Jordan, Tony deverá entrar na mente do 'Assassino de Bonecas' e criar um perfil para direcionar as investigações. Mas os trabalho dos dois não será nada fácil, dentro da própria corporação eles irão encontrar a resistência de alguns policiais em aceitar que uma mulher possa fazer um bom trabalho ou ainda acreditar que o perfil escrito por um intelectual possa ser efetivamente usado.

- Desenvolvimento do Enredo e Narrativa

O livro tem capítulos alternados entre o ponto de vista do assassino - contado em primeira pessoa -, e o ponto de vista de diversos personagens - em terceira pessoa.
A autora não poupa detalhes nas descrições de suas cenas, desde a escolha do método de tortura de sua vítima, passando pelos atos mais cruéis cometidos pelo assassino, até o momento em que o corpo descartado é encontrado pela polícia. As cenas são bem gráficas, o que eu achei ótimo, mas fica o aviso para os leitores mais sensíveis.

Em 'O Canto das Sereias', os múltiplos pontos de vista foram muito bem trabalhados e interligados. O leitor consegue entender como um profiler trabalha, qual sua importância para uma investigação e a diferença entre suas responsabilidades e de um detetive. Enquanto o detetive se atém às pistas físicas deixadas, o profiler está preocupado em entrar na cabeça do assassino e descobrir o motivo dele ter usado tais elementos para orquestrar seus assassinatos.

O romance é inserido de forma sutil, mas não conseguiu me convencer. Espero que nos próximos livros esse tema seja melhor trabalhado.

- Personagem

Depois de ter trabalhado anos em instituição psiquiátrica, esse é o primeiro trabalho de Tony Hill como profiler de uma investigação em andamento. Eu gostei bastante da forma como a autora embasou seu personagem, mas em alguns momentos o achei um pouco arrogante. Carol Jordan é meio que um clichê de detetives policiais femininas, é desacreditada em seu ambiente de trabalho, é forte, destemida e corre atrás do que quer.

Durante a leitura, consegui perceber o cuidado que a autora teve em dar voz ao seu assassino, seus pensamentos são perversos, mas seu relato é requintado, fascinante e envolvente. Em nenhum momento eu desconfiei de sua identidade.

- Concluindo

Fazia um bom tempo que eu não me deparava com um livro policial de serial killer que fosse tão envolvente, inteligente, sem que eu me sentisse subestimada pela autora. 'O Canto das Sereias' é uma história memorável, tanto por seus personagens perspicazes como pelos crimes cometidos. Eu mal posso esperar para ler o próximo livro da série.

Um dos grandes motivos de eu não ter dado 5 estrelas para o livro, é que em alguns momentos as informações se repetem e quebram o ritmo de leitura. Se um personagem comenta sobre um fato, não há necessidade desse mesmo fato ser descrito em um relatório e em um diálogo algumas páginas adiante.

- Adaptação para a TV

A série Tony Hill & Carol Jordan foi adaptada para a televisão (produção britânica) com o título de "Wire in the Blood" e foi ao ar de 2002 à 2008. Eu assisti o primeiro episódio e gostei bastante =)

"A gente sempre se lembra da primeira vez. Não é o que dizem sobre sexo? Talvez isso seja mais verdadeiro quando se trata de um assassinato. Nunca me esquecerei de nenhum momento delicioso desse drama estranho e invulgar. Muito embora hoje, com o benefício da experiência e da visão restrospectiva, considero aquela uma performance amadora, ainda consigo me empolgar, por mais que não alcance a satisfação."
Página 13

site: www.psychobooks.com.br

Românticas 13/06/2014

Por Carol

Admito que só conhecia Val McDermid da Natália do Menina da Bahia me dizer que era uma ótima autora, mas eu acabava deixando passar seus outros livros que foram lançados no Brasil.

Então há algumas semanas a Bertrand me apresenta a oportunidade de avaliar um livro dela, o primeiro de uma de suas séries mais famosas, a que envolve o psicólogo Tony Hill e investigadora Carol Jordan, mas também admito que o nome da outra protagonista foi a pá de cal para a escolha do livro, afinal meu lado narcisista não resiste a ler uma história onde tem uma Carol, não é? (risos).

Mas bem... vamos a história.

Três homens, que aparentemente não têm nada em comum, aparecem mortos com requintes de crueldade em uma região famosa por ser frequentada pela comunidade GLBT. Os chefões da polícia teimam em não admitir que Bradfield está sendo aterrorizada por um serial killer, mas a inspetora Carol Jordan tem absoluta certeza que a mesma pessoa cometeu os assassinatos.

Tony Hill é o psicólogo que é responsável por organizar e implantar uma força tarefa que tem como meta traçar o perfil de criminosos, com o objetivo de auxiliar o trabalho da polícia em capturá-los. Claro que ele enfrenta resistência, mas a série de crimes acaba fazendo com os chefões cedem e ele passe colaborar no sentido de ajudar a descobrir quem está assassinando homens jovens e deixando-os no "bairro gay" de Bradfield.

O fato de Tony ser psicólogo não significa que ele também não tem seus problemas, que dirá Carol, afinal a profissão de policial não é uma das mais calmas. E a empatia dos dois é fundamental para o decorrer da história.

O "nosso" criminoso também "encanta" pela sua astúcia, inteligência e, é claro, pelo perfeccionismo com que apresentava seus "trabalhos.

Ah... e entre o coadjuvantes não posso deixar de citar a jornalista Penny Burges, acho que por Val ter sido jornalista fez com que ela retratasse a repórter de forma ácida e bem verossímil.

Admito que não adivinhei quem era o assassino, Val, afinal já me sinto íntima (risos) levou os personagens (e a mim) em várias direções. Como comentei na fan page da Bertrand Brasil eu tentei ler o livro devagar e saborear cada página de forma lenta, mas a escrita de McDermid não deixa você passar lentamente pelas páginas. Você se envolve tanto quer acabar o livro e quando acaba fica aquela sensação "poxa eu devia ter lido mais devagar".

Leitura Absolutamente Recomendada.

Beneath The Bleeding
Fever of the Bone
The Retribution
Cross and Burn

site: http://www.mulheresromanticas.com.br/2014/06/val-mcdermid-o-canto-das-sereias.html

Juliana Vicente 04/05/2014

Eu sempre senti vontade de ler algo dessa autora, mas por um ou outro motivo acabava deixando para depois. Poxa, estou chateada de ter esperando tanto para conhecer a escrita da Val McDermid. O livro é tão bem escrito que algumas vezes precisei parar a leitura para me recompor; A descrição das cenas é tão completa e bem feita que consegui me transportar para dentro da história.

Já nas primeiras páginas somos apresentados a Carol Jordan, detetive da divisão de homicídios. Gostei muito da personagem, ela é forte, autêntica, durona e feminina, sabe que não é fácil ser vista além da aparência por seus colegas de trabalho, mas aos poucos percebemos que além de bonita, ela é muito esperta. Tony Hill é o elemento chave da história, complexo e misterioso. Ele é a mente que irá analisar e possibilitar a prisão do “Assassino de Bonecas” que está deixando a comunidade gay em pânico.

A autora criou personagens tão dinâmicos e bem estruturados que é impossível não ficar preso ao conflitos e dilemas vividos por eles. Não estou falando só dos principais, mas também dos secundários, que acredito que nos próximos livros terão papeis fundamentais para o desenrolar da trama.

É gente, esse é o primeiro livro de uma série, não sei se fico feliz por me permitir voltar ao universo de Carol e Tony, ou triste em me permitir colecionar mais uma série. (Melhor a primeira opção, né?! Eu andei pesquisando no site da autora e a ordem de publicação da série é:

O Canto das Sereias - The Mermaids Singing – 1995

The Wire In The Blood - 1997

The Last Temptation – 2002

The Torment of Others – 2004

Beneath the Bleeding – 2007

Fever of the Bone – 2009

The Retribution – 2011

Cross and Burn - 2013

Acho que isso é ótimo para os fãs do estilo e posso garantir a vocês que estilo é o que não falta. O assassino é tão perturbado mentalmente que as cenas de torturas são grotescas e assustadoras. Como a escrita é em terceira pessoa temos acesso a cada pensamento e ato realizado no livro, as descrições macabras dos corpos me enojaram em diversos momentos. Como alguém pode sentir prazer ao machucar outra pessoa, e como o Dr. Tony é capaz de entender tão bem os sentimentos do assassino? É possivel desconfiar dele, afinal, só um monstro para entender outro.

A autora dá indícios de um possivel romance que venha a acontecer entre Tony e Carol, mas nem se empolguem, pois muita coisa precisa ser acertada antes de qualquer final feliz para esses dois, afinal, olha a quantidade de livros ainda pra ler.

Ah, nas minhas pesquisas acabei descobrindo que essa série de livros fez tanto sucesso que fizeram um seriado para a TV chamada “Wire in the blood” que já está na sexta temporada. Vou colocar o Teaser da série que corresponde a esse livro.

Acho que já deu para perceber que curti muito a leitura. Irei aguardar ansiosa pelo próximo livro. Quem tiver a oportunidade e gostar do estilo, vale muito a pena entrar na mente e nas vidas desses personagens.

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2014/04/o-canto-das-sereias-val-mcdermid.html