Mozipédia

Mozipédia Simon Goddard

Resenhas - Mozipédia

Maria.Printes 11/03/2020

Simplesmente Morrissey!!
Viva Moz, viva The Smiths!

Daniel 29/11/2013

Moz, para os "íntimos"

Mozipédia foi lançada em 2009 na Inglaterra, e para a felicidade dos fãs brasileiros, foi publicada agora no final de 2013 numa bela edição da Editora Leya, infelizmente sem a capa dura e as fotografias coloridas internas da edição inglesa. Porém, o mais importante é que foi mantido o conteúdo integral, numa boa tradução (embora existam alguns erros que uma revisão mais cuidadosa resolveria).

O autor Simon Goddard já tinha escrito um livro sobre os Smiths, Songs That Saved Your Life (em 2002), no qual analisa todas as músicas do grupo, que lançou singles e discos de 1983 a 1987.
Como o autor explica na introdução, esta MOZIPÉDIA não é uma biografia tradicional. O que temos aqui é um glossário no formato de uma enciclopédia que oferece peças ao fã/leitor, para que ele mesmo junte e tenha uma noção do rico mosaico morrisseniano.

São mais ou menos 600 verbetes, que incluem:

- Todas as músicas compostas por Morrissey, tanto no The Smiths quanto na carreira solo, incluindo covers de outros artistas e até músicas que não foram lançadas oficialmente (até o ano de 2009). A maior parte dos verbetes se enquadra aqui: são pouco mais de 70 músicas com os Smiths e 200 em carreira solo;

- Opiniões sobre temas variados, que fizeram parte de músicas ou que foram citados em entrevistas, como escola, religião, família, sexo, etc;

- Obras que influenciaram Morrissey na sua formação ou que foram citados direta ou indiretamente nas suas letras: discos, filmes, peças de teatro, novelas e seriados da TV inglesa;

- Pessoas que trabalharam com os Smiths e na carreira solo;

- Personalidades famosas ou obscuras que foram homenageadas nas capas dos discos: escritores, cantores, atores e grupos de rock;

- As cidades nas quais Morrissey viveu como Manchester, Londres, Los Angeles e Roma; lugares como o Salford Lads Club, que foi imortalizado na clássica foto do grupo na capa interna do disco The Queen is Dead, e que só não foi demolido por que uma movimentação dos fãs impediu isso;

- Discografia completa no final do volume.

Dono de uma personalidade complexa e às vezes contraditória, Morrissey é uma das raras personalidades da música que se manteve discreto sobre sua vida privada nestes 30 anos de sua carreira. As maiores polêmicas decorreram sobre suas declarações, sempre contra a monarquia e políticos; e sempre favorável ao vegetarianismo e à defesa dos animais.

Este livro é um presente para todo fã e admirador do Morrissey. Para quem o acompanha de longa data pode não haver nenhuma novidade ou nenhuma informação que não se encontre na internet, mas como é bom ter todos estes dados juntos nesta edição! Uma fonte inesgotável de consulta. São tantas curiosidades, tantas referências que fazem parte do universo morrisseniano. A única coisa que me incomodou um pouco é que o autor manifesta frequentemente seu gosto pessoal em relação às composições... Assim, as favoritas (ou as menos cotadas) do Simon Goddard podem coincidir ou não com as do leitor...

Em outubro de 2013 o "The Queen is Dead foi eleito pelos os críticos da revista que mais entende de música no mundo, o New Musical Express, como o "Maior Disco da História"... Quem é fã do Morrissey já sabia disso. Todo aquele que já passou incontáveis horas ouvindo suas músicas, ora se consolando, ora se rejubilando, sabe o que seus discos significam. Os fãs conhecem bem esta sensação, este contentamento que a música certa, na hora certa, incrivelmente produz.
Arsenio Meira 29/11/2013minha estante
Falou e disse. Assino embaixo, mesmo sem ter lido. Eu comprei, e quando cheguei em casa, soube que meu irmão havia levado o livro "emprestado"; nem mesmo se dignou em deixar um bilhete, aquele sacripanta, rsrsrs. Ele tem um prazo até domingo.

Lemes 07/01/2014minha estante
Engordei de tanto sentimento, isto é uma bíblia!

Bia 31/08/2018minha estante
Preciso compartilhar que essa belezinha está custando apenas R$10,00, novo na @promolivros (olhem no insta, que tem milhares de titulos por esse valor, eles andam o BR todo com stand e todo leitor louco que nem eu precisa conhecer isso!)