O carisma de Adolf Hitler

O carisma de Adolf Hitler Laurence Rees

Resenhas - O Carisma de Adolf Hitler

Adiel.Guimaraes 26/02/2022

!!!!
Contudo, é necessário dizer que Hitler não era simplesmente um líder com carisma. Ele também usava ameaças, assassinatos e o pavor para alcançar seus objetivos, e eu tento mostrar como esses aspectos se encaixam à história de sua ascensão ao poder e seu governo subsequente. Certamente houve gente que atendeu aos desejos de Hitler apenas pelo medo, da mesma forma que houve quem nem o achasse carismático.

Janaina 13/09/2020

O Carisma de Adolf Hitler
O livro retrata bem a trajetória de Hitler, como ele se tornou quem hoje conhecemos.
Sua ideologia e discursos de ódio arrastaram um país inteiro a um período de atrocidades, e o que mais me impressiona é essa devoção, a crença cega que o povo tinha por ele, vendo-o como um salvador e que tão responsável quanto ele, eram os que o cercavam e apoiavam suas ideias, concretizando o plano de morte milhões de pessoas.

Carlos Duarte 21/01/2021

[ Resenha ] O carisma de Adolf Hitler
É um livro bastante completo no que diz respeito ao mapeamento da personalidade de Hitler e, ao detalhamentos de suas intenções ao iniciar a segunda guerra mundial.

O livro trás detahes esclarecedores sobre o que pensava Hitler a respeito dos seus generais, dos seus opositores, do povo alemão e daqueles que julgava inferiores, mostra o quanto Hitler soube explorar a fragilidade de toda uma nação para fomentar o seu desejo genocida e odioso.

Com seu grande poder de persuasão, um sistema de educação ideológico, com a implantação de um marketing favorável a sua gestao e embalado pela crise alemã após a Primeira Guerra mundial, Hitler manipulou e conduziu milhares de alemães ao precipício.

Embora a ordem cronológica da leitura te confunda em certos trechos, é um livro muito bom!!!
Annanda 21/01/2021minha estante
Interessante! Vou até salvar aqui. ??

Carlos Duarte 07/06/2021minha estante
Fico contente por ter te influenciado a ler Annanda

Cris 19/10/2023

19.10.2023
Muito bom, mas mais do mesmo...a forma de comunicação de Hitler com o povo, em se falar tudo o que queriam ouvir num momento em q a Alemanha estava passando por dificuldades econômicas e financeiras foi o que o fez um líder. O livro menciona sobre o carisma que as pessoas sentiam em relação a ele àquela época e por isso conseguiu, com sua ideologia, muitos seguidores fanáticos.
3ddy 19/10/2023minha estante
Tipo de livro que me interessa...

Cris 19/10/2023minha estante
Te indico O holocausto desse mesmo autor.

Nathalia 29/07/2015

Ótimo
O carisma de Hitler é sem sombras de dúvidas um dos melhores livros com a temática nazista. Pois o lendo podemos acompanhar de perto a trajetória, e a desenvoltura do pensamento doentio politico do mais famoso ditador da historia. E Laurence quebrou alguns tabus e fatos distorcidos sobre a era nazista, que graças aos livros de historia incutiram mentiras na mente de milhares. Tal o fato de que Hitler tinha religião, pelas suas próprias afirmações percebe-se que ele não seguia religião alguma, nem catolicismo e muito menos o cristianismo, no qual ele próprio afirmou ser religião de loucos. Outra mentira, ele acreditava sim na supremacia, no povo alemão de sangue puro ariano, mas não é como nos livros de historia, sendo que os únicos arianos para Hitler eram os loiros de olhos azuis, isso é um equívoco. Até porque Himmler ou até mesmo Adolf Galland, um renomado militar que serviu a Alemanha e obteve mais de uma centena de vitória, e não portava cabelos loiros. E a última observação é que o holocausto poderia até ter sido amenizado, não afirmo evitado, mas amenizado com certeza. Quando Hitler se reuniu com todos os representantes de outras nações, ele estava disposto a deixar que os judeus se fossem “Até em navios de luxo”, afirmou. Mas nada foi feito, apenas repetiam que o que ele fazia não era correto, mas cruzaram os braços quando podiam ter ajudado os judeus. Bom, isso não quer dizer que Hitler era “humano” ou coisa do tipo, só friso que devemos encarar todos os fatos. Enfim, um ótimo livro para quem quer adentrar mais ao passado.

Raquel1265 10/01/2022

O livro é muito bom e faz entender bastante coisa.
Os detalhes como tudo é contado desde o início, como o ódio desperta em você no decorrer, como mentes cruéis são capazes de criar um MONSTRO. Sério. Não dá.

Ricardo de Andrade 15/07/2020

O carisma de um líder diabólico
Este livro, ao contrário do que alguns possam pensar, não é um livro biográfico da vida e carreira de Adolf Hitler, e sim uma pesquisa e análise profunda sobre o impacto do carisma de um dos líderes mais diabólicos que já passaram pela terra sobre milhões de pessoas. O autor, o historiador Laurence Rees, numa linguagem simples, coesa e fluída, analisa os motivos que fizeram de Hitler um dos líderes mais seguidos da humanidade em todos os tempos, mesmo tendo planos maléficos e visões terríveis para o mundo em geral.

O livro tem uma leitura geralmente agradável ao apresentar uma narrativa consistente (apesar de se estender demais em alguns capítulos e em certos assuntos, o que pode tornar a leitura, em algum momento, cansativa), assim como também analisa muito bem o fator carismático de Hitler e como ele conseguiu construir isso no decorrer do tempo, se fazendo de vítima, ao passo que também se apresentava como o único herói capaz de salvar a nação. Senti falta de alguns capítulos que abordassem e analisassem mais sobre seus antecedentes na Primeira Guerra e sua transformação de mero pintor de paredes para um orador e líder notável. Em contrapartida, no que concerne a influência do carisma de Hitler durante a Segunda Guerra, o leitor está bem servido.

É uma leitura bastante recomendada para quem se interessa em temas alusivos a Segunda Guerra Mundial e também sobre o período nazista na Alemanha. É uma obra que complementa bem esses temas. Recomendo.
Andressa 15/07/2020minha estante
vou por em minha lista pra ontem!

Ramon 16/04/2023

...
?Crianças?, dizia o ditado dos soldados, ?aproveitem a guerra, pois a paz será terrível!?

[...] o efeito motivador que Hitler continuava a possuir. Ele e seus amigos chamavam isso de ?vírus do Alto-comando do Wehrmacht?, e sempre que um novo oficial chegava, eles se perguntavam: ?Quanto tempo vai levar, antes que ele pegue o vírus?? [...] se contraía esse ?vírus? quando em contato muito próximo com Hitler

Fábio Perrucci 30/04/2020

Leitura rica e detalhista
O autor detalha cuidadosamente como Hitler usa suas habilidades, principalmente seu carisma, para conseguir o apoio crescente pela alienação; É uma obra para quem gosta de história, psicologia e comportamento humano. Um livro para relembrar momentos que jamais devem ser esquecidos, mas nunca repetidos.

Sarah 10/07/2020

Carisma de Hitler?
Minha primeira consideração: mal escrito, ou mal traduzido(?) ou com muitos erros de digitação(?).

Com relação ao tema “carisma” de Hitler, o livro compõe mais uma narrativa que – na minha opinião - superestima o poder de persuasão do Führer. Vale aqui parafrasear Marilena Chaui “Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão `as ideias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; (...); se dar a cada um de nós e `a nossa sociedade os meios conscientes de si e de suas ações numa pratica que deseja que a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capezes”. Não é por acaso que ema 10 de maio de 1933, foram queimadas em praça pública, em várias cidades da Alemanha, as obras de escritores alemães inconvenientes ao regime. Em 1934, a "lista negra" incluía mais de três mil obras proibidas pelos nazistas. Por sorte, a obra de Nietsche foi tão deturpada pelo Nazismo (tendo como principal articuladora a irmã de Nietsche, Elisabeth, antissemita convicta) tendo assim sobrevivido ao banimento, nem tanta sorte a obra de Darwin foi altamente deturpada.

Hitler admira tanto Napoleão que em espanta não ter lido “O Príncipe – Maquiavel” as explicações para o sucesso inicial e posterior fracasso estão explicitas:

“qualquer que seja o poder que um príncipe tenha por meio de seu exército, ele sempre precisará do favor dos provinciais para entrar numa província.” – Quando Hitler inicia a expansão do Terceiro Reich através da justificativa de corrigir as injustiças do Tratado de Versalhes, os primeiros territórios a serem adquiridos, ou melhor, retomados foram: Renânia – Platinado; leste da Prússia, Áustria (terra natal de Hitler), Danzig;(...).

“ao conquistar territórios com idiomas, costumes e leis diferentes, é preciso ter sorte e habilidade para conservá-los.” – Nesse ponto o regime nazista falha sequencialmente, primeiro porque não tinha poder militar para manter os territórios anexados e segundo porque o regime imposto era tão severo que os habitantes de territórios invadidos fariam tudo retornar ao poder anterior, aliás, os próprios alemães se veem face ao enigma de como eliminar Hitler no final da Guerra.

“Donde se chega à conclusão de que os homens devem ser aconchegados ou eliminados, pois podem se vingar de pequenas ofensas, mas não das graves, porque a ofensa causada a um homem deve ser feita de maneira a não temer a sua vingança.” A entrada da Alemanha na URSS é tão terrível, pois assola a população russa na fome, na miséria – cercos de Stalingrado e Leningrado – que quando os Russos invadem o território alemão, toda a população alemã sente, como infelizmente é o caso relatado no livro da cidade Nemmersdorf (1944), faltou o livro contar que os cidadãos alemães tinham tanto medo dos russos que muitas famílias cometeram suicídio coletivo.

Existem mais paralelos, no entanto, escolho fechar com esse “Falha: aquele que permite a outro tornar-se poderoso, pois essa potência é conseguida por meio da esperteza ou da força, e esses dois meios são suspeitos para quem se tornou poderoso.”. No entanto, o livro deixa bem claro que o forte de Hitler não é seu senso de estratégia, mas sim, sua personalidade que não aceitava intransigência.

Talvez para a humanidade processar tantas atrocidades registradas, seja necessário desumanizar Hitler e o apropriar de uma mystique fantasiosa. Para mim o problema central do regime nazista era que a maior parte dos envolvidos não eram pervertidos, nem sádicos, mas eram terrivelmente normais. Inclusive, o livro fala em como seus subordinados manipulavam Hitler prometendo coisas que não cumpririam, adotando técnicas de escrita em seus memorandos.

Camilla Cardoso 11/03/2020

O carisma conquistou o autor
Como uma fâ dos estudos do período nazista, mais uma vez me deparo com uma obra apaixonante. Quem tiver interesse na mesma matéria deve incluir a obra como leitura obrigatória na lista de livros pendentes. Sem dúvida a obra tem um compilado incrível de depoimentos e fatos minuciosamente organizados numa cronologia impecável. No decorrer da leitura tive a impressão que o autor foi fisgado pelo carisma de Hitler, não no sentido positivo, mas no sentido de se impressionar com a capacidade surreal que ele tinha de controlar multidões e alcançar com imensa determinação os sonhos loucos que tinha e colocou em prática, infelizmente. Válida demais a leitura da obra.

Marques 21/07/2015

Historicamente, a figura de Adolf Hitler é fascinante, pois sua mente política conseguiu ler o espírito da época do povo alemão e foi bem sucedido em inflamar uma chama violenta no coração daqueles que aspiravam por um amanhã melhor.

Nesse livro nós somos apresentado a um Hitler completamente embebecido pelo ódio e vaidade que soube utilizar da figura política carismática, algo novo na época, para motivar um povo destruído por uma guerra de proporções inimagináveis enveredar em um novo conflito bélico.

Seguimos todos os momentos históricos conhecidos sobre Adolf Hitler e a construção de seu pensamento político distorcido e a elaboração de uma meta inatingível, mas que faria com que milhões seguisse acreditando em suas promessas e explicações.

Excelente obra para, mais um vez, atentarmos aos políticos carismáticos que nos rodeiam buscando por apoio cego e incontestável.

João 25/08/2021

Ódio.
Hitler era um sujeito que, desde sempre, teve muito ódio da humanidade. Nunca nem tentou disfarçar isso, e entender como um homem extremamente preconceituoso e autoritário chegou ao poder da Alemanha é um pouco fascinante. É indiscutivel que Hitler tinha um talento para falar em público, isso encantava as pessoas, mas mesmo assim, ele ter chegado tão longe, e mesmo depois de todas as atrocidades cometidas, ainda haver pessoas que o apoiavam e estavam dispostas a morrer por ele, é uma coisa para deixar todos em estado de alerta o tempo todo. Pois não podemos permitir que alguém como ele chegue ao poder, nunca mais!!! O preconceito e a confiança cega levou a Alemanha a perder mais uma guerra, e temos que tirar alguma lição disso, confiar em políticos cegamente é a pior coisa que pode acontecer para uma nação.

vivianne 07/09/2022

Esclarecedor
Livro excepcional, estava em busca de um livro que me trouxesse um entendimento acerca desse momento histórico que nos mostra a trajetória de Hitler até sua morte. Em como para o bem ou para o mal ele conseguiu implementar sua ideologia que ultrapassou gerações. Me pegava refletindo ao longo da narrativa em como a manipulação de ideias, um discusso enfusivo, a midia, a ocasião na época de pobreza da Alemanha favoreceu o plano de extermínio de Hitler. Por outro lado temos um povo massacrado que lutou muito para sobreviver e aos que conseguiram foram verdadeiros sobreviventes em muitos sentidos.

Rubens Caló 07/01/2020

Entender a história de Adolf Hitler não muda em nada seu caráter odioso e o quanto foi um ser humano dos mais terríveis que já existiram. Sua mente demoníaca é um fato, mas é importante salientar as suas inquietudes quanto aos objetivos não alcançados, a sua habilidade em conquistar seguidores e principalmente sua persuasão, tornando-o um líder "carismático" que conseguiu mudar o rumo de milhões de pessoas e do mundo.