Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Melry.Carla 15/04/2024

Leitura divertida
É uma narrativa muito engraçada do início ao fim, temos como protagonista o menino Leonardo que de início mostra-se muito travesso. E ao passar do tempo continua com as suas "vadiagens", até conhecer Luisinha, onde terá uma mudança em seu comportamento... Mas até esse casal se acertar, Leonardo vai aprontar poucas e boas. Hahahah
Uma ótima leitura, super recomendo.

Anna3319 11/04/2024

Esse livro é uma grande fofoca sobre o Leonardo, mas foi maravilhoso mais uma experiência boa com literatura brasileira.

Alessa 04/04/2024

Que livro divertido! Desde as primeiras páginas consegui sentir a influência do autor na obra de Machado de Assis. Os temas e ambientações se parecem, além da escrita em forma de memórias.

A diferença que sinto de Manuel para Machado é principalmente o estilo corriqueiro da escrita. Sinto que o primeiro explora o povo, as ruas e acontecimentos cotidianos. Enquanto o segundo busca encontrar algo de sublime na existência de seus personagens.

O começo do livro foi um pouco lento pra mim, mas depois que me envolvi com os personagens a narrativa se tornou muito dinâmica.

A estrutura da historia parece muito uma novela com seus conflitos, núcleos e personagens caricatos. São acontecimentos simples, mas que carregam humor e que aguçam a curiosidade do leitor.

Eu não sabia o que esperar, mas terminei o livro feliz de ter realizado essa leitura.

Maira.Brigitte 31/03/2024

De todos os livros do vestibular, esse é o que eu mais gostei. A historia dele é muito envolvente assim como a descrição do Rio de Janeiro e os costumes daquela época.

Bruna3242 27/03/2024

Desinteressante
Desinteressante, não chega a ser ruim porém não a nada no livro que te cative ao ponto de querer saber para onde a história vai.

ophitears 25/03/2024

Livro para escola
?isto exasperou o Leonardo, a lembrança do amor aumentou-lhe a dor da traição, e o ciúme e a raiva de que se achava possuído transbordaram em socos sobre a Maria.?

?era verdadeiro partidário do mais decidido celibato? kkkkkkkk

?espiar a vida alheia, inquirir dos escravos o que se passava no interior das casas, era naquele tempo coisa tão comum e enraizada nos costumes, que ainda hoje, depois de passados tantos anos, restam grandes vestígios desse belo hábito.?

mereceu ser traído sim!

Galathynyus 24/03/2024

"E desataram os dois a rir.
Quando temos apenas dezoito a vinte anos sôbre os ombros, o que é um pêso ainda muito leve, desprezamos o passado, rimo-nos do presente, e entregamo-nos descuidados a essa confiança cega no dia de amanhã, que é o melhor apanágio da mocidade."

Felipe1503 21/03/2024

Clássico
Gostei da leitura!
Se você como eu quer conhecer mais um clássico da literatura o Sargento de Milícias é uma opção.

Milena Schwantes 16/03/2024

Memórias de um Sargento de Milícias
Um dos melhores livros que já li! ?
Eu ri bastante, me prendi na leitura e gostei dos personagens, assim, fui devorando e amando cada vez mais a obra. Eu estava achando que seria uma leitura forçada e cansativa pq a nota dele aqui no Skoob não é alta, mas não, foi bem o contrário. A história é bem interessante, eu ficava curiosa para saber o que ia acontecer, isso se deve pq ele foi publicado em folhetim, bom saber que atendeu a proposta. Pretendo reler, com certeza, sempre terei boas memórias com esse livro, li ele na minha rede, nas férias!

mhsmaran 13/03/2024

O início da história é super engraçado. Ou será que eu tenho um senso de humor disfuncional? Me fez pensar sobre como pessoas medianas se dão bem na vida de forma fácil. O final do livro confirmou meu pensamento.

Paulo2093 12/03/2024

Um romance picaresco
Sargento de Milícias

Este é o único romance que seu notoriedade ao médico e jornalista, Manuel Antônio de Almeida, infelizmente póstuma e o consagrou definitivamente na literatura brasileira.
"Memórias de um Sargento de Milícias" é um romance que retrata a vida urbana no Rio de Janeiro do século XIX. A história gira em torno das peripécias de Leonardo, um anti-herói travesso e malandro, e sua trajetória desde a infância até a vida adulta. O livro é conhecido por sua narrativa leve e humorística, além de oferecer uma visão única da sociedade da época. É considerado um marco na literatura brasileira e uma leitura bastante divertida e perspicaz.

Grueysse 11/03/2024

Proposto pela escola
Em geral é bem razoável...
Os pontos positivos é que o livro é pequeno e com capítulos pequenos também. A escrita também não é de difícil entendimento.
Memórias de um sargento de milícias faz parte da literatura romantista e realista, contando o cotidiano das nossas personagens no Rio de Janeiro.
É conhecido por ser um livro humorístico - mas não senti isso hora nenhuma. E também por ser um livro estilo fofoca com plot atrás de plot - o que também não fez muito meu estilo. O final também foi bem broxante

D. Marcas-Moreira 09/03/2024

Memórias de um sargento de milícias - Manuel A de Almeida
Um pouco sobre o livro: esse clássico da literatura brasileira conta a história do travesso e malandro Leonardo desde o seu nascimento até se tornar sargento de milícias, passando por seus conflitos familiares, primeiro amor, travessuras de criança e adolescente...

Minhas considerações: a história é divertida, tem personagens cativantes (especialmente, os Leonardos, as Marias, Luisinha, Vidinha, a comadre e o compadre), ironia, críticas, capítulos curtinhos, escrita acessível... São muitas as qualidades desse livro e, sem dúvidas, eu o lerei novamente nos anos vindouros.

Recomendação: certamente, seu professor de língua portuguesa/literatura vai sugerir essa leitura em algum momento do Ensino Médio e eu recomendo muito que você a faça, pois, ao contrário de outros clássicos, esse é dinâmico e causa boas risadas. A quem, como eu, não o leu nos tempos da escola, não retarde mais, pois, repito, vale muito a pena.

Avaliação: 5 estrelas

?????

Vitor 07/03/2024

Parece que as páginas se multiplicam
Era um livro que eu tinha bastante interesse em ler devido ao seu estigma de cânone literário brasileiro. Todavia, fiquei desapontado com a minha experiência.

Devido ao livro ser bastante antigo, é difícil entender as palavras que o autor utiliza, assim como os diálogos, etc. Por vezes estava pensando em outras coisas enquanto o lia.

Porém, apesar disso, é interessante para analisarmos os costumes das pessoas no Período Joanino, como as instituições operavam, a oposição entre a ordem e a desordem na sociedade.

Num geral, achei o livro confuso e maçante, fiquei aliviado em terminá-lo. Porém, mesmo assim recomendo a leitura, ao menos para que as pessoas tenham conhecimento do que é a obra, mesmo que para criticá-la. Na verdade, o que eu digo aqui sequer pode ser considerado como crítica, a crítica eu deixo para o Mário de Andrade ou para o Antônio Cândido fazerem, me refiro à minha experiência pessoal lendo a obra.