Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Amanda Ladislao 18/03/2021

Livro de leitura fácil, sem linguagem rebuscada da época. Conta a história de Leonardo e como era a vida no século XIX, nos tempos de el-rei.
Um livro bom se começar a ler literatura nacional, sempre tão criticada por nós brasileiros.

Loura 18/09/2022

Para quem quiser começar a ler.
É um acidente na história do Romantismo, não tem poucas características do romance típico e está mais para uma comédia de costumes. Traça de forma humorada e pouco idealizada a vida das camadas mais baixas no tempo do rei. Para aqueles sem uma jornada no mundo dos livros e na literatura brasileira, é um começo agradável e motivante.

Tati 19/04/2021

Leonardo típico malandro
O livro tem um lado voltado para a vida e dia-a-dia de classes mais baixas da população brasileira, mostrando cenários religiosos e festivos; mostra também uma vizinhança fofoqueira e pessoas que se dão bem de maneiras desonestas. Leonardo, personagem principal, é o típico malandro; mesmo depois de adulto ele não possui uma visão madura, não tem perspectivas em relação ao futuro, se deixa levar por suas emoções, gosta de desafiar as autoridades e não valoriza o que as pessoas fazem por ele. As personagens do livro, nada graciosas, e a narração, um tanto irônica e sarcástica, mostram que o autor fugiu totalmente do idealismo romântico da época, dando um ar realista à obra. Além de ter um desfecho onde Leonardo é promovido e casa-se com Luisinha, sua ?primeira paixão?, o livro antecipa a morte de algumas personagens e futuras desgraças, que são poupadas aos leitores.
A maneira como os capítulos estão divididos e o modo como o narrador interage e explica fatos da história trazem certo dinamismo à leitura, e a tornam mais confortável; o que mais gostei na obra foi seu tom irônico e sarcástico, além do modo descontraído em que ela é narrada.

Loh Valente 26/12/2022

Divertidíssimo
Achei esse livro bem divertido, uma grande fofoca, ri bastante.
Tem horas que parece um grande caos, mas acabam se resolvendo de uma forma bem engraçada.
Gostei bastante.

Denise.Martins 21/05/2020

Memórias de um Sargento de Milícias.
Manuel António de Almeida. O obra apresenta traços do Romantismo e do Realismo. Conta a história de Leonardo desde sua concepção até a idade adulta. O autor descreve com brilhantismo o estilo de vida, hábitos e costumes do fim do século XVIII no Rio de Janeiro. Com um estilo um pouco sarcástico e de fácil compreensão sua obra é muito indicada para adolescentes, mas agrada também os mais velhos. Gostei, leitura leve rápida. Puro lazer.

Bruno Mancini 29/08/2016

Adorei este livro.
Li em uma deitada de rede em um fim de semana. Foi tão emercivo que durante uma pescada de sono e outra entrei na história em meu sonho.

Milenaaaaa 09/11/2020

A história não me prendeu
Não gostei muito do livro, a história em si não me prendeu e, em alguns momentos, eu tive a vontade de abandonar o livro

Maciel 27/03/2021

Memórias de um Sargento de Milícias é um romance de Manuel Antônio de Almeida. Foi publicado originalmente em folhetins no Correio Mercantil do Rio de Janeiro, entre 1852 e 1853, anonimamente. O livro foi publicado em 1854, no lugar do autor constava "um brasileiro"

Fernanda 15/08/2012

Memórias De Um Sargento De Milícias

Ao rumo de Rio de Janeiro, em um navio Leonardo- Pataca , conhece Maria – hortaliças , cujo romance nascera através de um beliscão de uma pisadela . Maria e Leonardo casam-se tem um filho, Leonardinho , mas ao desenrolar da historia , Maria comete o adultério e foge para Lisboa . Assim, Leonardo abandona o posto de ‘pai” e simplesmente vá embora. Em uma de suas aventuras conhece uma cigana, em que o amor o disperta novamente , mas logo encontra dificuldades que em uma delas acaba-se preso, pelo major .Vidigal , mas que mais tarde com segue safar-se .

Leonardinho, então filho do casal passa a morar com seu padrinho , um barbeiro , que resolve cuidar e educar como pai , e também a planejar seu futuro, fazendo o tornar padre.Leonardinho passa-se então, a freqüentar a escola para aprender a ler e escrever , mas o menino de grandes travessuras , nem sequer agüenta-se na escola , nem em uma igreja.

O compadre (padrinho de Leonardinho) começa a freqüentar a casa de D. Maria , ela tem uma sobrinha chamada lusinha , mas assim como seu pai Leonardo- Pataca , também enfrenta obstáculos nesse amor , é José Manuel que tem o objetivo de casar-se com a moça . A comadre (madrinha de Leonardinho) , na esperança de que o amor de Leonardinho à Lusinha, seria o solução do “comportamento vadio” de Leonardinho , cria uma mentira a D.Maria , relatando que José Manuel era o responsável pelo sumiço de uma jovem ( há um seqüestro na região), mas D.Maria descobre e Lusinha casa-se com José Manuel.

Leonardo que já esta no auge de sua mocidade , mora com seu pai e Chiquinha (filha da comadre) ,pois seu padrinho falecera .Leonardo, acaba, não relaciona-se bem com sua madrasta, nem seu pai e foge de casa.

Assim, Leonardo conhece Vidinha uma linda moça , e apaixona-se mas novamente enfrenta obstáculos. Os dois primos , que vivem com Vidinha tem uma paixão por ela, então os dois armam contra Leonardo

A armação planejada pelos primos , faz com que Leonardo seja preso pelo Major Vidigal. Ele consegue fugir e sua madrinha arranja um emprego na casa real, na esperança de não ser mais preso, mas logo é mandado embora , pois aproxima-se da mulher do homem do poder da casa.Vidinha ao saber do acontecido rompe-se com Leonardo, que enfim acaba preso novamente .

D.Maria e a compadre, pede a ajuda de Maria-Regalada , amor de major Vidigal , para que livre Leonardo da prisão e do posto de granadeiro. Major Vidigal , liberta Leonardo de tudo , mas em troca , Maria- Regalada, teria que viver com ele.

Lusinha torna-se ao decorrer da historia viúva , pois José Manuel falecera por velhice.Leonardo que surge como sargento e passa a freqüentar como dos antigos costumes a casa de D.Maria, assim renasce o amor por Lusinha .

Os dois resolvem se casar, mas Leonardo é um sargento de linha e não pode casar-se .D.maria e a compadre pedem a ajuda de major Vidigal, que cede o gosto das duas e faz de Leonardo Sargento de milícias com a permissão de se casar.

No livro as Memórias de um Sargento de Milícias , o autor retrata e critica a sociedade brasileira contendo personagens que representa a o “povo brasileiro”, é um romance cômico, cheio de humor de um ângulo abertamente satírico.

É interessante como a estrutura de folhetim é incorporado na obra , no final de cada capitulo cria-se um estado de curiosidade e estimula que o leitor leia os próximos capítulos .

A forma como ele aproxima-se de uma novela , faz com o leitor , sinta também a ausência de imagens , por isso a leitura desprende muita a atenção do leitor , para que ele possa visualizá-las com o uso da imaginação apenas ouvindo e vendo o desenrolar da história.

A leitura de Memórias é digamos um pouco “ perigosa” , feita sem atenção e com rapidez pode fazer com que o leitor se perca a cada capítulo , pois Memórias é uma história ativa , ocorrem acontecimentos e entram novos personagens constantemente.

Enfim , Memórias é um livro receptivo , ele causa efeito nos leitores , feita sua leitura com prazer ela possibilita que o leitor analise sua profundidade e se beneficiem com seu raro sabe.

Dan 08/08/2022

Difícil de acompanhar.
Se assim como eu, você não é experimentado (a) na literatura clássica do Brasil, não desanime. Vá até o final. Leia outros clássicos e retorne para esta história quando for mais maduro em matéria de literatura nacional!

Matheus 19/02/2013

Um livro divertidinho. Nada de supremo que justifique ser colocado na lista dos grandes vestibulares. É só engraçadinho. Sim, há as ironias, as tiradas engenhosas e uma tímida crítica social, mas nada que o coloque ao clássicos da literatura brasileira. A impressão que me passou foi de que, na falta de algo melhor no período em que foi escrito, os estudiosos da literatura nos empurraram um livrinho para preencher o buraco que é a prosa do nosso romantismo. Em verdade, é um livro bem dispensável.

Suely Cristina 15/11/2023

Um anti-herói romântico
Um romance romântico muito diferente daqueles de José de Alencar, que nos dão a sensação de que naquela época era tudo um conto de fadas, com mocinhas virginais e mocinhos sempre dispostos a defender sia honra e salvar sua amada, como verdadeiros cavaleiros medievais.
Aqui a história é outra. Um retrato de como o chamado "jeitinho brasileiro" já reinava naquela época, ora por pura malandragem, ora por questão de sobrevivência mesmo.
Leonardo, fruto de "beliscão e uma pisadela" é o retrato de tanto a filhos que vieram ao mundo sem planejamento, que acabam sendo criados de qualquer jeito, muitas vezes sem amor. Apesar de sempre estar aprontando, cai nas graças das pessoas e acaba se dando bem.
Uma leitura muito leve, divertida, mas muito necessária, que nos faz refletir sobre muitos costumes da sociedade brasileira que perduram até hoje.

Maria 01/11/2022

Memórias de um sargento de milícias
O livro é clássico e tudo mais, sei que normalmente é mais difícil de ler. Mas mesmo assim dei uma nota mais baixa, pq já li livros clássicos q mesmo cm a escrita difícil consegui ler e a história me prender mas essa aqui não. Muita gnt gosta por ser em folhetin e as coisas se passarem mais rápido. Porém não gostei desse estilo. Me deixa muito confusa com o que tá acontecendo e não gostei da história em si também.