Carlos Lacerda

Carlos Lacerda Rodrigo Lacerda

Resenhas - Carlos Lacerda: A República das Abelhas

Josana.Baltazar 08/08/2021

Gostei, gostei muito uma biografia rica em história contada de uma forma inteligente, uma noção de política da época excelente, se verdadeira ou não, não me cabe avaliar quem conta uma história conta a sua versão, mas os fatos reais me colocaram de fato dentro da época

Afonso74 30/10/2014

Difícil definir esse Excelente Livro
Uma mistura de Romance Histórico com Auto-Biografia póstuma tendo como narrador uma das personalidades brasileiras mais controversas e interessantes do século XX. Sem comparações estilísticas e literárias, esse Carlos Lacerda é um Brás Cubas político que trata das memórias não só de sua vida como também a de sua família e antepassados. A narrativa começa no tempo da Colônia, dá um salto ao final do século XIX e termina no ocaso político desse defunto autor.

Rodrigo Lacerda, neto de Carlos e autor, acerta utilizando vocabulário adequado à época, o que dá credibilidade à obra, mas não rebuscado a ponto de prejudicar fluidez da leitura. Com ritmo ágil, o resultado é uma mistura muito bem resolvida de passagens reais, outras mais reflexivas e algumas surreais, como quando descreve o estado de decomposição de seu corpo enquanto conta sua história.

E embora essa resenha esteja mais "estilística" do que normalmente faço, os fatos históricos são tratados sob o suposto ponto de vista de Carlos Lacerda, mas sem deixar de ser objetivo e ensinar sobre o período conturbado do Estado Novo e no Pós Guerra.