Árvore e folha

Árvore e folha J. R. R. Tolkien

Resenhas - Árvore e Folha

Daniela 13/02/2024

Sobre Contos de Fadas e Folha, por Migalha
Complicado avaliar esse livro... na minha edição ele é dividido em duas partes, a primeira é um ensaio ou artigo sobre contos de fadas e a segunda é o conto Folha, por Migalha.

Nesse primeiro artigo eu senti que precisava de mais repertório para aproveitar, Tolkien fala sobre as origens, características e particularidades das histórias de contos de fadas, ou melhor falando, que se passam no mundo das fadas. Achei difícil de ler, bem denso, acho que não fez sentido para mim, que estava em busca de uma história para ler.

A segunda parte é Folha, por Migalha, que conta a história de um homem que se dedica a uma pintura metódica de uma grande árvore com paisagem de floresta. Migalha é obcecado pela pintura e chega a querer ignorar outras partes da sua vida para pintar. Como outras obras de Tolkien, se a gente conhece mais sobre o autor, se torna mais agradável. Primeiro eu senti que a história recontava um ciclo de vida, morte, redenção e paraíso, mas depois de pesquisar um pouco, vi que ela também pode se relacionar com como o próprio Tolkien se via durante a construção da Terra Media e escrita do Senhor dos Anéis. Bem interessante!

Recomendo a leitura para os fãs de Tolkien, mas um leitor médio pode se frustrar um pouco.

Thiago 10/02/2024

Bem gostoso de ler. Chegou para mim em um momento certo, meio empacado, vendo pouco sentido me ler ficção e fantasia, num geral.

Tolkien é sensacional, e a visão de mundo dele chega de uma maneira inacreditável em mim.

Nina 07/11/2023

A beleza dos contos de fadas
Árvore e Folha é dividido em quatro partes sendo uma palestra, um conto, um poema mítico e um poema histórico reflexivo. O livro inicia-se com a palestra ministrada originalmente pelo professor em 1938 com o título “Sobre histórias de fadas” onde Tolkien defende com avidez a importância dos contos de fadas na construção do imaginário, não apenas infantil, mas especialmente adulto.

O segundo conto, e meu preferido da obra, “Folha de Cisco” retrata a trajetória de um pintor perfeccionista com seu trabalho, é uma espécie de autorretrato do próprio Tolkien em sua busca incansável pela perfeição que muitas vezes procrastinou a finalização de seus trabalhos, como O Senhor dos Anéis. Somos imergidos na história desse personagem tão singular e de certa forma nos vemos refletidos nele e em sua viagem rumo ao desconhecido. Uma reflexão que tirei desse conto é “há beleza no ordinário, na vida real e cotidiana, precisamos olhar com atenção ao nosso redor, valorizar quem caminha conosco e desfrutar de cada dia da nossa vida, sabendo que os olhos de Deus estão sobre toda terra.”

Na poesia “Mitopeia” - e confesso que a leitura foi bem cansativa, talvez por não ser um tema de meu interesse - sua paixão pelos mitos mistura realidade e fantasia ao reverberar um famoso diálogo com C. S. Lewis, que foi um impulsionador para a conversão de Lewis.

"O Retorno de Beorhtnoth" encerra o livro retratando a parte mais acadêmica e erudita de Tolkien, o poema faz uma reflexão a partir da conexão histórica com o antigo evento inglês de A Batalha de Maldon, retratando a soberba e o heroísmo contada através de um diálogo de dois homens em meio a guerra.

Minha impressão da leitura é que preciso me aprofundar um pouco mais em Tolkien, especialmente em seu universo sobre os contos de fadas, apesar de não ter absorvido completamente todos os contos, pela falta de conexão com a narrativa, só a leitura de Folha de Cisco já valeu a pena. Foi bem interessante descobrir o lado Tolkien acadêmico para além de Hobbit e Senhor dos Anéis.

pietra 04/10/2023

Essa edição dar harper collins é simples e linda, gosto bastante. já sobre o livro, fico impressionada com toda a maestria que o tolkien tinha para escrever. aqui ele traz muitas reflexões e ensinamentos sobre histórias de fadas, mitos e contos - na minha opinião Folha de Cisco foi muito bem escrito. não posso negar que teve coisas que não entendi e precisei pesquisar em outros lugares para entender o que ele estava querendo dizer, a escrita rebuscada e densa deixa a leitura cansativa mas, em geral, foi uma boa experiência pra conhecer mais sobre o trabalho do autor. não sou nenhuma especialista em tolkien, porém gosto de saber o básico sobre como ele pensava e criava suas histórias. colocarei como objetivo ler novamente em um futuro próximo para entender mais e estudar por essa obra.

Alessandro 23/07/2023

Folha de Cisco
Queria ler o conto a Folha de Cisco. Tinha ouvido falar desse conto em algum lugar e fiquei curioso para ler

Romeu Felix 14/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Árvore e Folha" é uma coletânea de ensaios escritos por J.R.R. Tolkien, o renomado autor britânico conhecido por sua famosa trilogia "O Senhor dos Anéis". Publicado originalmente em 1964, o livro foi relançado em 2013 pela editora WMF Martins Fontes, trazendo uma nova oportunidade para os leitores explorarem o mundo criativo e a mente brilhante de Tolkien.

Composto por dois textos principais, "Sobre Histórias de Fadas" e "A Folha de Niggle", "Árvore e Folha" oferece uma visão única sobre a abordagem literária e filosófica do autor. No primeiro ensaio, Tolkien discute o papel das histórias de fadas na literatura e na sociedade, argumentando que elas são uma forma valiosa de escapismo e de exploração da imaginação humana. Ele explora a importância do "eucatastrofe", um momento de reviravolta ou resolução positiva em uma história, e como isso pode trazer esperança e satisfação aos leitores.

Já em "A Folha de Niggle", Tolkien narra a história de um pintor chamado Niggle, que é obcecado em criar uma obra de arte perfeita, representada por uma árvore. No entanto, sua vida é repleta de distrações e ele é constantemente interrompido em seu trabalho. Quando Niggle morre, ele acaba em um lugar que se assemelha ao purgatório, onde precisa completar uma tarefa antes de seguir adiante. Através dessa narrativa, Tolkien aborda temas como a criatividade, o propósito da arte e a importância de valorizar as coisas simples da vida.

O estilo de escrita de Tolkien é conhecido por sua riqueza de detalhes e por sua habilidade em criar mundos fantásticos. Em "Árvore e Folha", essa qualidade é evidente em sua descrição da Árvore de Niggle e nas paisagens vívidas que ele retrata. O autor também demonstra seu domínio da linguagem, utilizando-se de metáforas poéticas e de um tom reflexivo que nos faz refletir sobre questões mais profundas da vida.

Uma das principais qualidades do livro é a sua capacidade de estimular a imaginação do leitor e de despertar sua curiosidade. Tolkien nos convida a refletir sobre a importância das histórias e sobre a conexão entre a realidade e a fantasia. Ele nos lembra que a imaginação é uma ferramenta poderosa que nos permite explorar novos horizontes e enxergar o mundo com olhos renovados.

Embora "Árvore e Folha" possa ser considerado um livro de nicho, destinado principalmente aos fãs de Tolkien e aos estudiosos de sua obra, ele também pode ser apreciado por qualquer pessoa que busque uma leitura inspiradora e reflexiva. Os ensaios contidos neste livro fornecem uma visão privilegiada da mente criativa de Tolkien, revelando as bases filosóficas e literárias de suas histórias épicas.

Em resumo, "Árvore e Folha" é uma obra notável que oferece uma perspectiva fascinante sobre a escrita e a imaginação de J.R.R. Tolkien. É uma leitura cativante e enriquecedora para os fãs de sua obra, bem como para qualquer pessoa interessada em mergulhar em ensaios profundos e significativos sobre a importância da ficção e do poder da imaginação.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Raphael 22/06/2023

Primeira vez lendo Tolkien
Gostei, foi minha primeira leitura de Tolkien então não sei bem o que esperar das outras já que nesse livro temos um ensaio de Tolkien sobra estórias de fadas um conto curto e 2 poemas. O ultimo é bem desnecessário mas Cisco e Folha me surpeendeu muito. Vale a pena.

EvelizeSouza 13/06/2023

Árvore e Folha
Alguns trechos dessa obra de Tolkien são um pouco densos, mas cada conto é interessante e válido.
O que mais me tocou foi "A Folha de Cisco". Mesmo tendo um dom para pintura, Cisco não sabia dizer não e estava eternamente em buaca da perfeição.
O olhar de Tolkien sobre essa perspectiva é muito profundo, mesmo que tenha uma abordagem acadêmica.

Henrique653 11/06/2023

Não faz parte do legendário
É um livro denso, num tom mais acadêmico, que NÃO faz parte do legendário de Tolkien!
A obra é um compilado de quatro trabalhos de Tolkien que reflete a diversidade de escrita do célebre autor. A primeira delas, um ensaio sobre "estórias de fadas", é a mais interessante, pois dialoga sobre o contexto da realismo e imersão nas estórias, algo que alça muito bem o seu título de "pai da literatura fantástica moderna".

MindNotes 03/06/2023

Um retrato do autor
Posso começar dizendo que não estou acostumada a ler livros como esse, pela escrita técnica, porém foi muito proveitosa.
Aqui vai alguns pontos que tenho para destacar...
Em todos os escritos é possível relacionar a visão de Tolkien sobre a arte, histórias de fadas, cultura e sua religião, sendo o autor extremamente católico.
Mesmo sendo uma parte extensa do livro, gostei bastante de "Sobre Estórias de Fadas" e da reflexão que o autor faz sobre a presença e relevância dos contos de fadas na sociedade, deixando bem claro como esse gênero não é destinado apenas para crianças.
"Mitopeia" é um poema que reflete muito ao que foi dito em "Sobre Estórias de Fadas", abordando a criação dos mitos e a defesa de Filomito (amante dos mitos) contra a opinião de Misomito (inimigo dos mitos).
"Folha de Cisco" com certeza foi o conto que eu mais gostei, senti um certo conforto ao ler ele, não sei explicar... Mas a forma como esse conto aborda o processo criativo, o artista e sua relação com a arte é muito bonita.
Por fim, "O Regresso de Beorhtnoth, filho de Beorhthelm", compreendi bem o conto, ele é imersivo, mas tenho que admitir que, em certo ponto, foi o capítulo da obra que menos aproveitei, penso que para quem tem mais conhecimento da história de Beowulf (não é o meu caso) seja um capítulo mais proveitoso.

Anna Bowen 31/05/2023

Tenho a impressão que não consegui absorver tudo que esse livro tinha ora mim, tenho certeza que deve ser uma leitura incrível para muitos, mas sorry pra mim não rolou ??

Marie.Kerscher 02/04/2023

Uma ótima coletânea de escritos do professor
O livro começa com o ensaio "Sobre Estórias de Fadas" onde Tolkien mostra e discute um pouco sobre esse assunto de uma forma muito boa e cheia de argumentos para embasar sua opinião.
O próximo texto é o poema "Mitopeia" onde o autor, Filomito, "Amante dos Mitos", mostra os equívocos da opinião de Misomito, "Inimigo dos Mitos". Esse poema foi feito para seu amigo, C.S. Lewis; e antes de inicia-lo, Tolkien escreveu a seguinte dedicatória: "A alguém que disse que mitos eram mentiras e, portanto, inúteis, ainda que ?inspirados através da prata?."
O terceiro escrito é o conto "Folha de Cisco" onde vemos o poder da subcriação ? do qual Tolkien fala muito sobre isso ser um elemento essencial para a criação de contos de fadas em seu ensaio.
O último escrito é um poema dramático, "O Regresso de Beorhtnoth, Filho de Beorhthelm", onde Tolkien retoma a história do que aconteceu depois da desastrosa Batalha de Maldon (991 d.C.).

?? Minha opinião/nota (de 0 a 5 ?)
A parte que mais gostei desse livro foi o ensaio e o conto ? é extremamente interessante ver como a mente de Tolkien pensava sobre a subcriação e para quem já leu "O Hobbit"/"O Senhor dos Anéis", a leitura, principalmente, do ensaio fica mais interessante pois podemos entender o motivo de tudo ser tão bem construído no mundo da Terra-Média.
Gostei do poema feito para seu amigo, mas, particularmente, achei chato o poema dramático ? apesar de bem feito.
Minha nota para esse livro: ????.

Jão 22/03/2023

Tolkien e sua mania de ser incrível
Eu não esperava grandes coisas por se tratar, basicamente, de um livro de estudos, porém, é o Tolkien, então claro que ele fez uma parada maravilhosa.
Começa com ele falando sobre Estórias de fadas de uma forma bem intuitiva e tranquila de entender, ele explica as coisas muito bem!
"Agora temos homens que amam animais mais do homens; que têm tanta pena de ovelhas que amaldiçoam pastores como se eles fossem lobos; que choram por um cavalo de guerra morto e vilificam soldados falecidos."

Depois temos a Mitopeia, um poema mostrando que o mito não é apenas uma mentira, e sim algo mais.

Então a Folha de Cisco, falando sobre seus deveres e arrependimento de não conseguir cumprir com eles.

Depois um pouco sobre uma história viking que é bem legal de conhecer.
"Pela vontade de um homem muitos devem sofrer opróbrio"

Eu achei um livro maravilhoso, principalmente por ser tão curto e tão informativo.

Recomendo a qualquer fã de Tolkien ?????

Julia.Miquelini 16/03/2023

Tolkien
Sobre Estórias de Fadas e Folha de cisco me ganharam com enorme facilidade. Os demais trabalhos foram mais densos, mas ainda sim, gostei bastante. Tentando entrar no mundo de Tolkien.. tô curtindo.