Desabandono

Desabandono Ricardo Josua

Resenhas - Desabandono

Dora72 05/11/2023

Comecei com poucas expectativas, mas acabei gostando no final. Adorei que dinamicidade dos personagens, porque faz o leitor ter uma perspectiva mais ampla sobre as personalidades deles e como, mesmo sendo pai e filho, ambos são completamente opostos. Gostei da visão geral da vida do Jonas, principalmente como ele buscou abrigo na religião e na profundidade dos seus desejos que nunca puderam se realizar. Porém gostaria que tivesse focado mais na questão do luto do Daniel.

Marcos Toledo 23/02/2022

Curti
Os primeiros capítulos eu gostei muito. Logo em seguida já parei de gostar (deu uma guinada na história). Achei a construção inicial dos personagens meio vagas. A voz que narrava não era tão clara, principalmente ao mudar de ponto de vista (pai e filho), parecia ser o mesmo personagem.

Logo em seguida os personagens começaram a ganhar mais profundidade e o livro deu uma outra mega guinada e foi uma crescente, cada capítulo dava mais vontade de ler e saber o que tava acontecendo. Foi ficando cada vez melhor.

Algumas coisas que tomaram um tempo inicial na história, foi ficando para trás. Mas curti muito isso, pois a vida é justamente assim.

O plot foi muito legal. O final foi muito bom também.

O autor tem muita bagagem de vida e usou tudo ao seu favor, o que ficou muito legal. Mostrando um conhecimento de mundo interessante e rico.

Não é um livro perfeito, um clássico. Mas é um livro com uma história boa e que te cativa. Então, super recomendo!

Isabella 05/08/2014

Mediano
Realmente não sei o que dizer sobre este livro...
Acredito que os autores ressaltam de mais a visão errônea do quanto o Rio de Janeiro é lindo e São Paulo feio, mas me pergunto, isso realmente se faz necessário? As pessoas que se mudam do Rio de Janeiro para São Paulo estão condenadas a sofrer de depressão?
Logo nas primeiras páginas do livro essa ideia já é apresentada, o que realmente não me agradou nem um pouco.
A estória em si, é bem intrigante, porém a forma com que é que passada é bem confusa, nos parágrafos por diversas vezes somos enviados do presente ao passado sem nenhuma sutileza. O que me fez reler os mesmos trechos para entender o contexto aplicado.
É um livro bem interessante, mas a leitura um pouco cansativa.
Ricardo 08/08/2014minha estante
Concordo que é antipática a insistência do protagonista em comparar desfavoravelmente SP ao Rio, mas em minha defesa, posso dizer que acho o Daniel um tremendo babaca em quase todos os aspectos...
Quanto à confusão, foi uma decisão difícil intercalar passado e presente. É muito difícil o distanciamento para imaginar o que ficará claro ou não para o leitor.
De qualquer forma, legal que você leu!

() 14/01/2022minha estante
Eu sou o oposto, gosto muito de literatura brasileira contemporânea. Agora, começar a partir de estereótipos como esse é complicado. São Paulo é bem cinza mas é aqui que as coisas acontecem de maneira mais acelerada - culturalmente, economicamente, politicamente. Não li o livro mas do jeito que você escreveu parece recalque de carioca, hahaha.