A Viagem de Íris

A Viagem de Íris Gill Lewis

Resenhas - A Viagem de Íris

pâm 30/01/2020

Já fazem alguns dias que terminei de ler esse livro e lembro que esperava que o segredo que a fazenda escondia fosse algo extraordinário, de outro mundo, mas é tão real que surpreende. Daqueles que gente inventa, imagina no quintal de casa.
Livros com crianças sempre me fazem chorar, e sempre penso que é uma das relações mais difíceis de serem escritas, mas a forma como o sentimento entre o grupo de amigos é leve nesse aqui em especial, me fez desabar completamente. Senti meu coração apertar milhares de vezes e todos os sentimentos dos personagens passaram para mim com uma facilidade incrível. A sensação da ingenuidade presente em cada diálogo... Com certeza minha melhor descoberta até agora.
Não ficaram perguntas a serem respondidas. Não teve nenhum personagem fraco. Nada se perdeu.
Leitura rápida, que flui sem necessidade de forçar.
Ai ai Gill Lewis, pobre do meu coraçãozinho.

luciana 28/09/2020

Íris
Eu amei esse livro demais. Ele nos ensina muito sobre o poder da amizade e o quanto ela é importante. Comecei a ler o livro sem querer muito sabe, mas logo me apaixonei por ele. Não é um livro cansativo e te chama muito a atenção.

Mariana 27/08/2023

Vivendo ao invés de lendo
Como posso falar sobre essa perfeição de livro, peguei ele por acaso sem ao menos saber sa história, mas ao decorrer do livro eu não sentia que estava lendo, eu estava vivendo aquela vida do protagonista, personagens não tão desenvolvidos detalhadamente, mas que são necessários na leitura, a junção de todos para ajudar um único ser, não me espanto eu ter me emocionado muitas vezes enquanto lia, não chorei, mas sorri igual uma idiota para o livro.
Eu recomendo esse livro, você lê ele em um dia, só não consegui ler em um dia por causa da faculdade.

Mih 29/08/2020

Iris
Uma história emocionante, em que mostra o valor da amizade .

Giu 30/12/2021

um livro do meu coração todinho!
Reli esse livro ainda este ano, mais no comecinho e mais uma vez me senti acolhida com a história e com os personagens.
Um livro que transmite o poder da amizade, do companheirismo, da sincerida e da ingenuidade de crianças frente a diversas aventuras.
Este livro vem com uma moral sobre desigualdade, exclusão, compreensão e compaixão ao próximo.
é recheado de aventuras e claro, muitas lágrimas envolvidas.
Livro que tem emoções em seus parágrafos e que pode ser de grande valia para crianças em fase escolar, principalmente por transmitir e ensinar a ser melhor a você mesmo e, principalmente, ao próximo.

Tami 08/04/2014

Início comum, final lindo
"Eu a vi primeiro, uma menina magra e pálida deitada numa pedra plana abaixo das corredeiras. Estava inclinada para fora da borda, estendendo a mão para uma poça funda de água parada. Espirais de espuma do rio se agarravam à beira das mangas arregaçadas e às pontas flutuantes do cabelo ruivo e comprido. Ela observava alguma coisa nas sombras escuras do rio." (pág. 9, primeiro parágrafo)

Livros sobre amizade costumam me tocar bastante, normalmente até mais do que um romance. Então quando vi este entre os lançamentos logo me chamou a atenção. E foi uma boa escolha.

Callum conhece Iona em uma situação um pouco inesperada: ela está pescando (com a mão) no lago que cruza a fazenda da família do menino. Ele está com seus amigos e um deles a acusa de ladra, o que faz a menina fugir. Contudo Callum fica com pena e vai atrás dela. Neste momento ela diz para ele que tem um segredo sobre a sua fazenda, e pede para ele encontrá-la no outro dia. Ele fica desconfiado, mas vai. E então fica sabendo de uma águia-pescadora, um pássaro raro quase em extinção, que existe por lá. Juntos eles irão guardar este segredo e proteger ao máximo este animal, que se tornará a ligação para uma bela amizade.

Confesso que até a metade do livro estava achando a história boa, mas as vezes até um pouco sem sal. Um juvenil com uma história diferente e algumas surpresas pelo caminho mas que, sinceramente, não sabia mais o que poderia acontecer. Até que a história vira. E aquele "bom" se transforma em algo lindo, tocante. Não gosto de deixar altas expectativas para os outros, mas tenho que confessar que chorei um bocado do meio para o fim. Algumas vezes de tristeza, outras por sentir como era linda a amizade. E isso pra mim valeu o livro inteiro.

Ele realmente surpreende. Ao ler a sinopse a gente imagina uma coisa meio contínua desde o início. Até que algo bem inesperado acontece (ao menos para mim foi) e deixa a gente se perguntando como o livro irá seguir, ou qual o objetivo dele. E é justamente aí que ele se torna muito bom.

Além da amizade, a autora traz a questão da preservação. Este animal apresentado no livro (águia-pescadora) é realmente um animal real que está ameaçado de extinção. Na história vemos a importância do "segredo" pois existem pessoas que poderiam querer roubar os ovos do ninho para venda, algo muito comum com qualquer tipo de animal nesta situação.

Uma história simples, mas daquelas que ao terminar o livro temos uma sensação boa. Assim como na maioria dos livros juvenis, a autora trata dos acontecimentos de forma mais direta e sem muita enrolação. Mesmo assim nos apegamos a Callum e seus amigos, e torcemos por Íris o tempo todo. Preciso ressaltar a capa linda que foi feita, que ficou mil vezes melhor do que a capa original (vocês podem conferir no link do Goodreads abaixo). Recomendo bastante o livro - e mesmo que possa parecer um pouco comum no início, vale toda a leitura.

"- As pessoas são como os rios - disse Iona. - É o que penso. (...)
- O que quer dizer? (...)
- É preciso aprender a olhar debaixo da superfície para ver o que está mais no fundo." (pág. 31)

site: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2014/04/resenha-viagem-de-iris.html

Zilda Peixoto 25/04/2014

A Viagem de Íris
Não é de hoje que venho declarando minha paixão por livros juvenis e, sempre que possível tento compartilhar essa paixão com vocês. E por conta disso decidi escolher A viagem de Íris para resenha. Fiquei completamente encantada com a ilustração da capa. Confesso que, no primeiro momento foi este um dos motivos que me fez escolhê-lo, até porque a sinopse do livro não se aprofundava em seu conteúdo.
A ambientação de Gill Lewis dava sinais que a história de Callum e Iona tinha uma essência diferenciada, que sua narrativa tinha um objetivo central: emocionar o leitor.

A viagem de Íris conta a história de amizade de Callum e Iona, ambos moradores de um pequeno vilarejo localizado na Escócia. Callum e Iona já se conheciam de longa data, mas nunca haviam se aproximado devido a implicância dos amigos de Callum.
Euan e Rob implicavam muito com Iona e a repeliam sempre que podiam, mas Callum se sentia intrigado com Iona.

Callum e os amigos costumavam fazer trilhas em torno do rio que cruzava a fazenda de seu pai aonde Iona costumava caçar trutas com as próprias mãos. Euan e Rob incentivam Callum a expulsar Iona de suas terras, mas Callum não aceita a pressão dos amigos. Pelo contrário. Callum deseja se aproximar de Iona ainda que seus amigos o repreendam. Iona sugere que Callum permita que ela possa continuar pescando em seu riacho e, em troca ela lhe confidenciará um segredo. Tal segredo será o pontapé inicial dessa amizade.

A viagem de Íris é um livro que aborda o valor da amizade entre duas crianças e o poder que ela exerce sobre a vida de cada um. É um livro que se utiliza de um tema simples para discutir assuntos sérios, como a preservação das espécies, aqui representada por ave-pescadora.

Gill Lewis descreve com uma delicadeza sem igual. Ela conseguiu imprimir em cada detalhe a inocência característica das crianças. A autora não faz rodeios em relação ao segredo de Iona revelando-o já nas primeiras páginas tornando assim sua narrativa fluída. É comovente a maneira como ela constrói essa amizade e a sustenta até o final arrancando um profundo sentimento de nostalgia. A história de amizade de Callum e Iona nos ensina que ainda é possível acreditar na força da amizade e que existem pessoas que se importam umas com as outras independentemente da sua cor, credo ou condição social.

Callum é um menino bondoso, gentil, muito especial. É ele o responsável por grande parte dos acontecimentos da narrativa. Iona também é uma garota muito especial. Dócil, determinada, sincera e de uma profunda delicadeza. Jeneba é outra personagem que surge propositalmente na narrativa para nos emocionar. Aliás, se existe um modo mais eficaz para ganhar o coração dos leitores é descrever com simplicidade o universo infantil e, certamente Gill Lewis tem esse conhecimento.

Em sua biografia a autora relata que crescera na Inglaterra e passara boa parte da sua infância no jardim de sua casa onde tinha um pequeno zoológico e um hospital veterinário. Certamente isto fizera com que ela pudesse criar uma conexão com os animais, em particular com as aves para escrever uma história tão doce e delicada como esta. Na verdade, acredito que pessoas assim são mais perceptíveis e sensíveis ao sentimento alheio.

Por meio de Callum, Iona, Íris, Jeneba, Euan e Rob somos levados a um universo quase que místico ainda que o tema proposto pela autora seja tão real.
A mesma força que move Callum preservar o segredo de Iona é o que nos impulsiona a seguir adiante na narrativa. Em certo momento é como se pudéssemos vivenciar cada uma de suas aventuras. A história de Callum e Iona ganhou uma grande proporção a partir do momento em que Íris passou a fazer parte de suas vidas.

Apesar de o livro ter um público direcionado qualquer um poderá se conectar com sua história. Os personagens são incríveis, todos dotados de uma personalidade forte e os cenários descritos pela autora tornam a narrativa ainda mais envolvente.

A viagem de Íris é aquele tipo de livro que ganha nossa atenção inicialmente por sua simplicidade e que aos poucos vai conquistando nosso coração. É impossível não se emocionar com a história de Callum e Iona.

A ideia de se ter uma ave como coprotagonista foi bastante ousada, e confesso que em determinado momento não imaginei que isso pudesse dar certo. Felizmente a autora conseguiu sustentar seu romance embasado em situações reais sem que tais informações soassem apenas como um documentário. Ao inseri-la no universo infantil protagonizado por Callum e seus amigos “ A viagem de Íris” conseguiu atingir seu objetivo.

Recomendo a leitura a todos que curtam boas histórias independentemente a qual gênero pertença. Porque boas histórias são feitas para emocionar e certamente A viagem de Íris é uma delas.

site: http://www.cacholaliteraria.com.br/2014/04/resenha-viagem-de-iris-gill-lewis.html
Silverr 06/07/2017minha estante
Eu amei esse livro, é bem curto e emocionante.
Lerei para meu irmão mais novo ?

Lina Almeida 18/11/2018

Encantador
Que livro lindo. Sério.

Não tenho palavras para descrever o quanto essa leitura me tocou. Eu chorei, eu e me emocionei. O livro é leve e conta de maneira tocante a história de dois amigos que se unem para proteger Isis, uma águia-pescadora ameaçada de extinção.

Eu amei cada um dos personagens e me encantei com a amizade que existia entre eles. É um livro lindo que eu recomendo a todos.

Milleny 27/09/2020

Sobre amizade
Me encatei por este livro, e pude viajar junto a Iris, Callum e Iona.

É daqueles livros que temos vontade de sair presenteando, para tds compartilharem dos msm sentimentos q a gente.

Catarina376 23/02/2021

Uma história pra guardar no coração 💜
Agora me dêem licença pra chorar mais um pouquinho..

Solilapin 14/02/2022

Um livro fofo! Daqueles que deixa o coração quentinho, acho que todos deveriam ler. Além de ser uma história sobre perseverança e boas ações, é curtinho e tem uma leitura fluida.
Encerrada minha maratona de chuva.