A bibliotecária de Auschwitz

Antonio G. Iturbe
Antonio G. Iturbe

Resenhas - A Bibliotecária de Auschwitz

JinhoColucci 17/03/2024

A história é tão marcante que me fez rir, chorar, pensar e repensar, foi um misto de emoções, um vai e vem incansável. Muitas vezes me coloquei na situação na qual os personagens se enquadravam e não conseguia nem por um segundo ser tão forte como eles foram.... Que livro magnífico.

Rafaela Tulino 11/03/2024

Que pedrada...
"[...] ignorante quem acredita que a frente de guerra esteja na Rússia ou na França, enquanto a verdadeira carnificina acontece no coração da Polônia, nesses campos que chamam de concentração, mas onde a única coisa que se concentra é a operação criminosa mais cruel da história."

Claro que um livro dessa temática nunca é fácil de se ler.
É uma leitura extremamente intensa, chocante, dolorosa e que se você não tem um caráter duvidoso, vai despertar muita revolta e indignação.
Mas é também uma leitura extremamente NECESSÁRIA!
Para que nunca nos esquecemos daqueles que perderam suas vidas (até mesmo os sobreviventes, porque perderam tudo de si) por um objetivo tão fútil.

Natalia.Silva 12/02/2024

Uma resenha
Eu não encontro palavras para descrever o quão perturbador porém magnífico o modo que esse livro foi escrito. O livro descreve de forma incrível e detalhada os horrores da segunda guerra, sem dúvida se tornou um dos meus livros favoritos e de grande valor histórico cultural.

Isa 30/01/2024

A Bibliotecária de Auschwitz
Que livro minha gente! Esse romance baseado na história real de uma prisioneira do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, Dita Dorachova, narra os tempos sombrios da segunda guerra mundial de dentro do pior lugar já criado pela espécie humana. Mas mesmo dentro desse lugar terrível a chama da esperança se acende dentro dos poucos que ainda se atrevem a zelar pelo maior bem da espécie humana: o conhecimento. O bloco 31, com sua biblioteca de 8 livros físicos e alguns livros vivos (professores que narram as histórias de livros que conhecem) é uma escola dentro do campo familiar de Auschwitz. "Cada vez que alguém se detiver num canto para contar algo e algumas crianças se sentarem ao redor para escutar, aí terá sido fundada uma escola"

Daniela 20/01/2024

Mesmo diante de todo o sofrimento absurdo que o holocausto causou naquelas pessoas, os livros, aulas para crianças, a amizade e esperança foram combustíveis para a sobrevivência.
Lindo ver o relacionamento que Dita - a bibliotecária - tinha com os livros. O cuidado, o amor? as lembranças das leituras .. arriscando várias vezes sua própria vida.
O livro também é sofrido. Retrata em detalhes o sofrimento, a dor, a fome angustiante, os cadáveres acumulando nas valas, levando o leitor a estar ali junto.
Saio dessa leitura linda com a reflexão dos absurdos que o ser humano pode causar.

Cristina117 30/12/2023

Que livro! Essas histórias são sempre fortes mas importantes de serem lidas para que a gente nunca repita essa loucura. A história da Edita é incrível, uma menina que nunca desistiu, sempre lutou para se manter firme. Sua ligação com livros é linda. Esse livro é muito bom, foi incrível conhecer a história da Dita.

Márcio 22/12/2023

Fechando 2023 com chave de ouro!
Que livro incrível, chocante e necessário!

É difícil até expor em palavras todo o meu sentimento ao ler essa obra prima!

Nesse âmbito, é impossível finalizar esta leitura sem fazer questionamentos sobre a vida, uma vez que neste enredo somos transportados para a realidade hostil vivida nos campos de concentração nazistas, bem como suas condições subhumanas.

O autor cria um conjunto de ambientações provocadas pelo uso certeiro de palavras que ao lermos, nos sentimos como personagens da história. Nos sentimos "sobrevivendo" junto com Dita, seus amigos e familiares!

Esse é um dos melhores livros que eu li em 2023, é essencial para refletirmos e darmos mais valor à vida!

Aqui, percebemos que reclamamos por tão pouco e não aproveitamos a plenitude de nossa liberdade!

Sem palavras, SUBLIME!
Karol 25/12/2023minha estante
É realmente incrível!!

Lucas.Mello 20/12/2023

Impactante
Um livro pra quem gosta de historias diferentes sobre a 2 guerra e o horror do Holocausto.

Passagens incrivelmente tristes de uma realidade dificil de acreditar que aconteceu.

Jean.Garrett 11/12/2023

Excelente livro
Um dos melhores livros que já li! Os horrores vividos pelas vítimas do holocausto são descritos de forma detalhada e sem rodeios. A maldade e perversidade do ser humano chegam a ser inacreditáveis e inconcebíveis. Despertou em mim muita indignação, raiva, tristeza, esperança, lágrimas... Tive que ler aos poucos, pois apesar de ser um livro fácil de ler, com uma narrativa fluida, é um livro que embrulha o estômago. Enfim, nota 5/5.

Rafaela1772 10/12/2023

Uma viagem ao limite do ser humano
Essa leitura me fez refletir muito, por mais que eu já soubesse sobre holocausto, ler um livro sobre isso me fez perceber que o ser humano já deveria ter sido extinto, que vergonha, não faz sentido fazer pessoas passarem por essas experiências de "amostra grátis do inferno" apenas por elas serem quem elas são, ninguém merece isso. Demorei muito para finalizar a leitura, toda vez que aparecia algo traumático (toda página) eu precisava parar para refletir o quão desgraçada é a humanidade, chorei bastante, e não vou perdoar o ser humano por isso, se é que pode ser chamado humano quem cometeu essas atrocidades aí.
O livro se diz um romance, que quase nem aparece, então prefiro aceitar que o romance é a linda história de amor de Dita e os pedaços de papéis com histórias, sua pequena biblioteca, que ela tanto amava e cuidava, ela era para os livros tudo o que ela queria para si, alguém para cuidar e remendar suas dores.
Quando a guerra se foi, levou junto tudo que Dita tinha, ela perdeu sua infância, sua família, uma parte de si. O armistício não faz os membros amputados crescerem nos mutilados, não cura a dor dos feridos, não erradica o tifo, não recupera os moribundos, não devolve os que já se foram. A paz não cura tanto, pelo menos não tão depressa. Não vamos deixar isso se repetir, por favor.
?????

Mara.Oliveira 27/11/2023

Emocionante
Dita era uma adolescente comum que vivia com seus pais na cidade de Praga, até que, durante a Segunda Guerra Mundial, são expulsos da casa em que moravam e, por serem judeus, são levados como prisioneiros ao campo de concentração de Auschwitz-Birkenau.

No campo, Dita, unida ao Professor Fred Hirsch, responsável pela escola clandestina no Bloco 31, passou a ensinar as crianças a ler. Assim, a missão de Dita era, além de conservar e organizar os livros da pequena biblioteca, escondê-los dos nazistas, o que acabava colocando em risco a sua própria vida.

Dita apresenta-se como uma garota cheia de vida, esperançosa e resistente.
A história é bem tocante, principalmente por se tratar de uma história real, e emocionante. Difícil pensar que essa mulher, que à época era uma adolescente, passou por tudo isso.

Natalha 24/11/2023

Surpreendente
O autor nos leva a um lugar tenebroso e uma época em que o medo imperava, a leitura foi muito fluida para mim.
Narrado em terceira pessoa, conta a história de Edita Adlerova, uma judia que se encontra em Aushwits-Birkenau entre todos os outros judeus e grupos que "deveriam ser exterminados" e se encontra em uma tarefa que pode ser vista como algo desnecessário em meio a tanta dor, uma bibliotecaria de 8 livros. Dita (sou íntima já) uma adolescente cheia de vida e inteligente, curiosa e cheia de vontade de viver. Recomendo muito esta leitura, deve ser feita com o coração aberto, pois sim, se verá naquele lugar.

Jacque 10/11/2023

A Bibliotecária de Auschwitz
Leitura fluída, porém com algumas descrições de cenas muito pesadas. As vezes é difícil acreditar que alguma possa ter passado por isso.

Ana 09/11/2023

A paz não cura tudo, pelo menos não tão depressa.
Excelente leitura pra quem se interessa pelos acontecimentos do Holocausto. Coincidentemente me peguei iniciando essa leitura pouco antes do início da ?guerra? entre Israel e a Palestina, e fiquei intrigada quando Fred Hirsch disse em uma de suas falas aos frequentadores do bloco 31: ?Por isso, regressaremos à terra da Palestina e nos ergueremos. E ninguém nunca voltará a nos humilhar. Porque nos armaremos de orgulho e também de espadas? muito afiadas. Mente quem diz que somos uma raça de contadores. Somos uma raça de guerreiros e devolveremos todos os golpes e todos os ataques multiplicados por cem.?
No fundo eles sabem que aquela terra não lhes pertencia exclusivamente, e é de uma insensibilidade inenarrável o que o governo Israelense, dos judeus, realizem um massacre tão cruel e sangrento à uma nação após tudo que seus antepassados sofreram no holocausto.
Eu não tinha dimensão dos números assustadores de pessoas assassinadas na II Guerra Mundial, e sou grata por ter a oportunidade de ler um pouco sobre como foi a rotina daquele povo que tanto sofreu, mas a duras penas, apesar de tudo e só Deus sabe como, sobreviveu.

Giovana357 08/11/2023

Livro mais detalhado sobre o tema. Ótimo!!
"A verdadeira doença é a intolerância." (Pág.148)
?Para quem ainda não sabe, sou fascinada por todo bom conteúdo que remeta essa fase da história, e quanto mais eu leio, por mais indignada com as injustiças do holocausto eu fique, mais eu quero saber.
.Se você também é assim como eu, esse livro é o mais perfeito e completo sobre o assunto que você vai encontrar. De todos que eu já li ate agora, este é o mais
DETALHADO (consequentemente, o mais pesado também.) o autor conta todos os mínimos detalhes, desde cheiros, sensações, medos, como eram as acomodações... tudo com grande maestria de detalhes.
?Demorei bastante para terminar essa leitura, pois já que é uma leitura tão detalhada acaba sendo um pouquinho extensa, mas quando cheguei depois dos 80% fluiu de maneira super rápida, o final desse livro é ótimo e não deixa nada em aberto, sabe? Tudo muito bem explicado, desde a estadia da protagonista no campo até o que aconteceu no pós guerra. O autor responde todas nossas perguntas no final do livro: como? Por que? Onde?
Quando?
?Antônio, o autor, já ganhou meu coração. Pude perceber no final do livro o quanto ele foi escrito com amor e dedicação, rico em tantas informações. O autor realmente nos mostra sua curiosidade sobre o assunto, e acabei criando uma aproximação muito grande nas últimas páginas, onde ele da "satisfações ao leitor de onde tirou as informações, suas pesquisas e viagens. Achei isso muito válido e importante.
Bônus: (mini spoiler) Para quem também leu "O diário de
Anne Frank" saibam que ela reaparece nos capítulos finais desse livro e gostei muito de poder ter tido essa informação! Esse livro é maravilhoso, LEIAM!!!