A bibliotecária de Auschwitz

Antonio G. Iturbe

Resenhas - A Bibliotecária de Auschwitz

Nivia 12/07/2014

Sem palavras...
Uma resenha desse livro se resume ao seguinte: Estou com vergonha. Muita vergonha por reclamar tanto por tão pouco. Em contrapartida, como o próprio livro diz, "quando você começa a se irritar com as pequenas coisas é sinal de que a vida voltou ao normal". É isso. Se nos irritamos e nos preocupamos com coisas tão pequenas, é porque não temos grandes sofrimentos. Que bom por isso.
Livro com uma narrativa boa, impactante, a leitura me prendeu facilmente.
É bom saber que seres humanos podem ser tão susceptíveis, o bom vira mau e o mau pode ser um pouco bom...depende da situação em que se encontram...
O sofrimento muda as pessoas; para o bem ou para o mal.
Margô 20/04/2021minha estante
Ótima recomendação. É assim que as resenhas devem ser postadas por aqui...alguns Leitores só faltam apresentar uma resenha academia! Paciência...
Massa a sua fala!??

Sambook 12/08/2021

"Os que se vão já não sofrem"
Comprei o livro por dois motivos óbvios: se trata da segunda guerra mundial e porque tinha uma biblioteca clandestina.
Não procurei saber nada a respeito do autor, e da obra. Não vi resenha alguma, comprei na intenção de não me decepcionar.
Não fui decepcionada, mas, depois de ler alguns livros a respeito dessa maldita guerra, a gente fica um pouco indiferente a diálogos, histórias secundárias desnecessárias que nada acrescentam na essência do verdadeiro conto, que nesse caso foi baseado numa história real.
Como amo quando as histórias nesses livros são de fato reais.
Corro, procuro no Google para ver quem eram esses personagens, suas fotos para ficar marcada na minha memória e assim poder contextualizar sua aparência com a pessoa no papel.
Esse livro como muitos outros nos desperta o sentimento do "Porquê?". Por que tanta crueldade? Como pode um homem ter liderado uma nação sem nunca ter puxado o gatilho e atirado em alguém diretamente? Como o poder das palavras podem subjulgar tanta gente?
Enfim, o livro é muito bom, com personagens de personalidade forte, fatos históricos que valem a pena ser conferidos e alguns personagens já bem conhecidos dão uma passadinha rápida por essa história.

"? ??????, ??????, ???? ??? ????????? ?????? ???????? ????? ????????????? ? ????? ??????????. ??????? ???????? ? ????????, ???? ?? ?????."

Deixo aqui minha admiração a pequena bibliotecária de Auschwitz: Dita Dorachova, ou, Dita Kraus... ???

Jéssica | @jehbreda 03/06/2020

Real e sensível
A vida de Dita foi de longe fácil, e há momentos bem tristes e desanimadores descritos em alguns trechos, mas Dita foi uma guerreira! Sua coragem, curiosidade e força de vontade te fazem até ver com mais leveza esse ambiente tão hostil que era o Campo.

Os livros foram a esperança de Dita, o fósforo que iluminou um pouquinho sua escuridão. E mais, a bibliotecária tentou espalhar sua pequena chama a todos que conseguiu se aproximar. Sorte também que ela encontrou alguém que a ensinou a acender sua luz inteiror. Nos momentos mais sombrios, ser essa tipo de pessoa faz toda a diferença, e essa é a maior lição deixada por Dita.

Michela Wakami 18/03/2023

Entre nessa leitura, disposto a sofrer, pois o sofrimento durante a leitura é inevitável.
A nossa protagonista é uma criança que se tornou uma adolescente, num local, que jamais poderíamos imaginar que iria existir.
Nós que amamos os livros, só podemos sentir muita gratidão pela luta dessa guerreira dos livros.
Ela os protegeu com tanta coragem e determinação, arriscando sua vida, por amor a eles e as crianças que ali estavam para ouvir as histórias contadas neles, livros que traziam o alento aos corações dilacerados pela realidade vivida naqueles dias tenebrosos.
Não tem como não amar essa bibliotecária, que sabe como ninguém valorizar cada palavra escrita em um livro.

Os livros são mágicos, eles aliviam as dores até nos lugares aonde a nossa mente imagina ser impossível.

Se puderem leiam esse livro, ele é maravilhoso e nos trás tantas informações importantíssimas, de uma realidade que nunca deverá ser esquecida, para que nunca mais se repita.

Dita, você é sem dúvida nenhuma, a melhor bibliotecária que já existiu.
Jóice D. 18/03/2023minha estante
Linda resenha Michela! ??
Esse livro está na minha lista de desejados para ler ainda esse ano.

Michela Wakami 18/03/2023minha estante
Obrigada, Jóice! Que maravilha, ansiosa para saber suas considerações.???

Núbia Cortinhas 18/03/2023minha estante
Que resenha emocionante, parabéns! ???????

Obrigada, Núbia. ???

Vanessa.Castilhos 18/03/2023minha estante
Obrigada Michela, por essa resenha linda e emocionante! ??

Michela Wakami 18/03/2023minha estante
Vanessa, fico super feliz por você ter gostado. Obrigada.???

Rogéria Martins 18/03/2023minha estante
Sua resenha foi linda demais, Michela! Muito boa. Parabéns ????

Obrigada, querida Rogeria.????

CPF1964 19/03/2023minha estante
Que resenha foi essa !!! Parabéns, Michela. Segunda Guerra é o meu tema favorito em Livros. Irei ler em breve.

Letícia Fontenele 11/05/2021

Leitura obrigatória
Li esse livro em 2019, desde então ele não saiu mais da minha lista de livros preferidos. Assim como o Diário de Anne Frank, essa obra possui uma protagonista feminina a qual nos deixa afeiçoados desde o começo, inclusive a própria Anne é mencionada ao se encontrar com a protagonista. Nunca vou esquecer do quão importante os livros são para nossa vida e o quão importantes eles foram para ela que vivia naquele cativeiro desumano chamado Auschwitz. Foi a primeira obra que eu li direcionada a esse período histórico, e minha vontade de conhecer o local e de pesquisar sobre a história da Segunda Guerra apenas cresceu, não porque eu me entusiasmo com o genocídio que houve lá, mas porque precisamos ter consciência total desse tipo de atrocidade para que ela nunca se repita. Os relatos da protagonista são muito fortes, abrem um leque de reflexões. As frases desse livro também me tocaram muito: "Basta ser feliz pelo tempo que um fósforo leva para ascender e apagar." O peso de cada frase dessa é gigantesco.
Andrezza.Santos 11/05/2021minha estante
Este livro está na minha lista ?

Le Franzin|@le_franzin 11/05/2021minha estante
Aii to com ele aquii, preciso ler logoo

Lizia.Yohanna 17/06/2022

Que história
A muito tempo não chorava assim com um livro. A história de Dita é extremamente profunda e tocante e o fato de ser uma história real deixou tudo ainda mais tocante e difícil de digerir.
 É uma história verdadeira e cheia de detalhes a respeito de um professor judeu, Fredy Hirsh, que criou uma escola secreta dentro do bloco 31, no campo de concentração de Auschwitz, dedicando-se a lecionar para cerca de 500 crianças. Criou também uma biblioteca de poucos volumes com a ajuda de Dita Dorachova, uma menina judia de 14 anos que se arriscava para manter viva a esperança trazida pelo conhecimento e escondia os livros embaixo do vestido. É um registro de uma época sofrida da História, mas que também mostra a coragem de pessoas que não se renderam ao terror e se mantiveram firmes usando os livros como ?arma?.
Com muitos detalhes sobre o campo e sobre a vida das pessoas que trabalhavam ou eram prisioneiras no inferno chamado Auschwitz, Iturbe escreveu um romance único, emocionante, tocante e por vezes chocante, privilegiado pelo contato com a própria protagonista do livro que ainda hoje vive em Israel.
De ponta a ponta acompanhamos Dita em sua jornada até a libertação. Suas dores, os dramas do dia a dia, fatos desconhecidos dos campos e suas pequenas, porém importantes vitórias contra o medo e a morte.
É um livro lindo que nos ensina muito sobre o passado e nos mantém atentos para não cometermos os mesmo erros no futuro. É um livro pra ser lido e que vale muito a leitura.

juliarfs 21/01/2021

bom
temática de guerra me deixa muito sensível, esse livro mexeu muito comigo, foi uma leitura lenta mas que valeu a pena
livros no meio de um campo de concentração conseguiram trazer um vislumbre de esperança, essa história é linda e tocante

Mari.Vasconcelos 14/06/2023

O nosso ódio é a vitória deles
Sempre que leio um livro nessa temática eu saio com a alma pesada, apesar de no início não ter surtido o efeito de sempre, foi por pouco tempo...
Logo a leitura foi ficando densa ou tensa, não sei... O fato é que é meio que impossível não sentir uma angústia, um nó no estômago, uma raiva e um monte de "Por quê's" sem nenhuma resposta ... aí vem a citação de Fred Hirsch: "O nosso ódio é a vitória deles" (...) Quanto mais o tempo passa, quanto mais "evoluimos", mais e mais permitimos que eles vençam; aí está a Internet provando...
O Holocausto ensinou-nos o quê?
A recente pandemia mundial ensinou-nos o quê?

"Com pão para comer e água para beber o homem sobrevive, mas só com isso a humanidade inteira morre."
Evandro.Junior 15/06/2023minha estante
Esse livro, essa história é muito profunda.

Mari.Vasconcelos 16/06/2023minha estante
Muita cisa, Evandro

Mari.Vasconcelos 16/06/2023minha estante
Coisa***

Evandro.Junior 17/06/2023minha estante
Enquanto lia, lembro que pensei "nossa que sorte a geração que consegue ter acesso a qualquer livro ainda mais por causa da internet" imagina, tinham que esconder os livros (os poucos) para apreciar a leitura as escondidas, historicamente, emocionalmente, psicologicamente, literariamente

Tati Bertoldo 30/07/2020

Bibliotecária de Auschwitz
Meu Deus impossível acreditar que um ser humano pode fazer toda essa barbaridade com um semelhante

Adri 27/05/2021

Um relato fiel de uma menina que nos seus 14 anos é levada aos horrores da guerra ( como retrata o romance) É de muita reflexão e ao mesmo tempo angustiante quando se sente que ao ler, estamos vivenciando os horrores dos campos de concentração.
Mas Dita sobreviveu, e contou a sua história, o quanto ela foi forte e imbatível que permitiu a sua sobrevivência.
Os livros. Há!! os livros.
É comprovado o quanto eles podem nos acalentar, acalmar além de ensinar..foi nos livros compartilhados e estudados no Bloco 31 que a Bibliotecária de Auschwitz conhecida por Dita compartilhava apenas oito livros que muitas pessoas e crianças conseguiam viajar e sonhar.

Mara.Mares 03/04/2021

A bibliotecária de Auschwitz
A leitura não flui muito bem nesse livro, mas é um livro com conteúdo histórico tão grande e rico, que isso se tornou apenas um detalhe.
De todos os livros sobre o Auschwitz que li, esse, de longe, é o mais rico. Precisei parar para respirar muitas vezes. Terminei com o coração partido. Feliz pelos que conseguiram a liberdade, triste pelos que não sobreviveram. Recomendo!
Denise Ximenes 03/04/2021minha estante
Avaliação sucinta e objetiva. Me inspirou. Lerei!

Mara.Mares 03/04/2021minha estante
Fico feliz em saber. Boa leitura

Livros e Quebra Cabeça 21/04/2020

Bibliotecária de fato!
Leitura finalizada e uma tremenda ressaca! Tudo bem... Falando desse livro que conquistou meu coração e me fez lembrar o quão essencial é o trabalho dessa bibliotecária, o cuidado, zelo e interesse que a informação chegasse ao leitor, principalmente num momento de dor e sofrimento extremo, uma jovem aceita a responsabilidade de amar ao próximo.
Allana 21/04/2020minha estante
Amei a sua resenha!
Me fez querer ler mais ainda esse livro. ?

Locimar 16/08/2020

Quando fui apresentado a este livro apressei-me a comprá-lo. A história da leitura e suas interdições ao longo da história da humanidade é uma das minhas preferidas. Como não se apaixonar por uma leitura como esta? De fato, a leitura é perigosa, por isso, tão perseguida. Como o sexo! kkkkk!

Raffafust 09/09/2014

A Bibliotecária de Auschwitz não é um livro fácil de ser lido, muito menos resenhado. Depois de anos lendo livros sobre a Segunda Guerra e suas vítimas me deparei com esse onde a riqueza de detalhes nos faz lê-lo com calma, ali sofremos junto com Dita, ela é uma adolescente, ela tem quase a mesma idade de Anne Frank, e ao invés de estar frequentando a escola e se apaixonando pela primeira vez ela luta para sobreviver, para não ser morta e ainda arruma tempo para esconder seus livros. São eles que lhe dão força para continuar, ela tem medo sim, o responsável pela biblioteca do campo mais famoso de extermínio nazista diz a ela que coragem não é não ter medo, é ter e mesmo assim enfrentá-lo. Dita o faz o tempo todo, ela pede que costurem bolsos em seus casacos, ou melhor em seu único casaco, afinal, roupas são artigo de luxo no local onde a cada dia menos um está vivo, na verdade vários, mas nem todos tinham contato com Dita. No vai e vem da biblioteca, no esconder os livros no casaco onde ela respira feliz por não ter muito seio e pode acoplá-los ali sem que um oficial da SS perceba. Se descobrir é morte na certa.
Dita pode dizer que tem sorte, mesmo passando por tudo que passou, separada dos pais ela enfim foi viver no pavilhão 31 onde ali Fred Hirsch o " culpado" pela biblioteca conseguiu convencer os nazistas de que entreter as crianças seria um bom argumento para que os pais delas trabalhassem com mais afinco, os nazistas não poderiam imaginar que ele conseguiria criar uma biblioteca onde por ordem dos próprios oficiais já haviam avisado ao professor que não poderia ensinar conteúdo escolar e só poderiam falar em alemão.
Dita é a prova de que a força de vontade e uma boa dose de sorte podem fazer com o que o pior local do mundo vire um lugar tolerável não só para ela como para muitos. Onde corpos eram incinerados, judeus eram humilhados em frente a seus filhos e um médico louco fazia experimentos com eles , Dita teve a sorte de conseguir sair dali viva para contar a história . O romance em que vive com seu futuro marido foi depois do campo, mas marcados por uma lembrança terrível conseguiram na medida do possível apagar o passado e ter sua família como mereciam.
O autor nos dá de presente uma linda história onde o amor e o medo andam lado a lado. O leitor sofre, respira, e termina sorrindo sabendo que Dita enfim encontrou a tão merecida paz. Lindo,e merece ser lido.

site: http://meninaquecompravalivros.blogspot.com.br/2014/09/resenha-bibliotecaria-de-auschwitz.html
Mariana 08/12/2014minha estante
Você tirou as palavras da minha boca... Também leio muito sobre os horrores dos campos de concentração, mas esse livro foi bem difícil.

Bruna 28/10/2016minha estante
Eu já estava curiosa para ler esse livro... Mas depois de sua resenha... Preciso urgentemente lê-lo ;)
Parabéns.

CPF1964 23/01/2023minha estante
Acabei de comprar no sebo. Ótimo estado por 7,50 reais.

Raffafust 05/02/2023minha estante
Esse livro é lindo

CPF1964 06/02/2023minha estante
Obrigado... Ah ! Você estava falando do livro.... Pensei que era eu.....