This One Summer

Mariko Tamaki

Resenhas - This One Summer

90invencao 08/01/2024

Entediante e 0 plot
Eu nunca tinha ficado TÃO entediada lendo uma graphic novel. Mas tem primeira vez pra tudo, né?!

O primeiro problema é que não tem história. Simples assim. O "conflito principal" não é nem desenvolvido direito, e muito menos resolvido. Na real, não dá nem pra chamar de conflito. Os autores gastam um tempão mostrando absolutamente nada e não se aprofundam nisso.

Para piorar a situação, vem o segundo problema: todo mundo é MUITO chato. A protagonista é insuportável, a mãe dela tbm, a amiga, a mãe da amiga... acho que a única pessoa que se salva é o pai (que dificilmente aparece).

É muito raro eu ficar entediada lendo graphic novel, porque pelo menos a arte me deixa entretida, mas nessa nem a arte salvou. Uma leitura de 1h30 me tomou 3 dias. Não acabava nunca!!!

Enfim, não recomendo.

charlie54 27/10/2023

Potencialmente uma das minhas graphic novels favoritas da vida. Ela me despertou um conforto e uma nostalgia da infância absurdos. Gostei tanto que dá vontade de chorar.

Anne 06/10/2023

As artes são lindas e a história é muito nostálgica. A história te deixa com vontade de ler toda hora e é bem fácil de ler

matheus 12/06/2023

Muito chato, de verdade
Ler esse livro é um teste de paciência. todos os personagens são chatos. a windy e a rose são adolescentes, mas são super infantis e irritantes. o livro inteiro parece ter sido escrito e ilustrado por uma criança de 6 anos. o final é sem graça, não tem uma conclusão, só acabou.

Yas 19/02/2021

bem arrastado, demorou muito pra me engajar na leitura, nada acontecia, bom apenas pra passar o tempo

Anny Barros 24/04/2020

2.5/5

03/07/2017

Essa HQ despertou em mim um sentimento forte de nostalgia. Enquanto lia, me via recordando dos muitos verões da minha adolescência. Engraçado como não nos lembramos de coisas mais recentes, mas momentos da infância ou da adolescência mesmo que banais, ainda são nítidos.

Nessa HQ, Rose, a protagonista vai falar de um verão específico. Na verdade, não teria porque ser diferente, já que ela está indo para a mesma praia que costuma ir todo verão com a sua família. Só que dessa vez ela meio que se apaixona – embora não confesse nem para si mesma - por um cara mais velho que trabalha na lojinha local e as conversas que ela tem com a amiga são diferentes, menos infantis, já que elas estão entrando na adolescência. Paralelo a isso, tem um drama familiar também, muito bem construído.

Gostei bastante de como as coisas foram se desenvolvendo e você sente que aquele verão foi um ponto de mudança para aqueles personagens, principalmente para a Rose. Começa de uma forma mais leve e termina com uma carga diferente, não pesada necessariamente, mas típica de quem começa a reparar no mundo a sua volta, imitando perfeitamente o que acontece com todos nós nessa fase.