1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Archaos 28/09/2023

What a waste of time...
Sinceramente, quando entrou o Ushikawa na história eu tive esperanças. Esperanças que esse livro deixaria de ter esse ar de tanto faz, além de foco em cena de sexo e descrição de peitos totalmente desnecessária.
Esse livro saiu de uma ficção científica que tinha tudo pra ser boa, pra um romancinho PODRE, feio, oooo trem feio, filho, e o final? Totalmente meia boca!
No final das contas, eu torço é pro povo pequenino. A Aomame saiu de uma personagem protagonista tipo "as panteras", pra qqr coisa shoujo podre genérica.

Sinceramente, se você chegou até o livro 3 assim como eu em busca de respostas ou aprofundamento das relações, então nos dois perdemos nosso tempo. Espero que seja bem sucedido na próxima.

Se eu pudesse dar uma dica pra quem quer começar a ler essa trilogia podre, a dica que eu dou é: compra gibi da turma da Mônica, muito melhor.
Milaine 22/12/2023minha estante
Estou terminando o terceiro livro e NÃO AGUENTO MAIS a descrição de peitos e conteúdo sexual em toda cena aleatória

Cy 23/08/2023

Perfeito
Acredito que o final foi exatamente como deveria ser. Não sei explicar, mas qualquer livro de fantasia/ficção gera expectativas, que podem ser decepcionantes ou não, mas apesar da ansiedade em saber o que iria acontecer, Murakami escreveu a história de um jeito que o final é o final, uma resolução bem satisfatória pra realidade dentro do livro, e é isso, sem tirar nem por. A escrita continuou envolvente, cheia de mistérios, e outros sendo desenrolados e desvendados. Que trilogia incrível.

anabeatriiii 21/08/2023

1Q84 vol. 1 ao 3
Li o primeiro volume em 2020 e só voltei a ler o 2 e o 3 esse ano, foi difícil engajar na leitura do 2 porque o início não me prendeu muito, mas agora acredito ser o melhor da trilogia. O volume 3 é igualmente bom e prende desde o começo, tendo o ponto de vista de 3 personagens, é possível ir conectando algumas coisas que o autor não deixa explícito - talvez com o objetivo de deixar aberto à interpretações dos leitores.

Por outro lado, não aguentava mais esse história, não via a hora de terminar, não por querer saber o final, mas só por terminar.

De qualquer forma, ótima trilogia.

Desirre2 26/07/2023

Absolutamente fantástico
Adorei a forma como Murakami descreve ações simples do dia a dia, e que ganham um toque mágico, especial, em suas obras. 1Q84 volume III foi resumido dentro da própria obra, com as seguintes palavras: "- Nós viemos para este mundo para que pudéssemos nos encontrar. Nós mesmos não sabíamos disso, mas esse foi o objetivo de estarmos aqui. Foi preciso passar por todos os tipos de complicações. Situações sem sentido, desprovidas de uma explicação plausível; situações estranhas, situações sangrentas e situações tristes. De vez em quando aconteceram coisas maravilhosas. Nós tivemos que fazer uma promessa e a cumprimos. Nós tivemos que enfrentar uma provação e conseguimos vencê-las. Estamos aqui por termos alcançado essa meta". Tal afirmação já descreve a obra sem delongas, que foi cheia de surpresas, estranhezas, momentos que senti MUITA DÓ do personagem envolvido, momentos esperançosos e muitos momentos tensos. Amei o tempo que investi nesta leitura.

Liane Duarte 16/07/2023

Se considerarmos 1Q84 como um livro só, é o terceiro livro do Murakami que eu leio e sinceramente não entendo o hype. Esse terceiro livro de 1Q84 é insuportável. A adição dos capítulos com o Ushikawa é totalmente desnecessária, porque além de quebrar o ritmo anterior que, pra mim, era um dos poucos acertos na obra, adiciona páginas e conteúdo desnecessário ao enredo.

(tem spoiler aqui)
No fim, achei que o final deixou a desejar. Foi simplório pra um enredo que era complexo. Quer dizer que era só subir a escada e fugir do Povo Pequenino? Não senti firmeza. E claro que, mesmo com a protagonista conseguindo salvar ela, o amor de infância dela e o bebê deles, a preocupação dela seguia nos peitos e no fato deles serem pequenos e diferentes um do outro. Pelo amor de deus, que porre

Podem endeusar o quanto quiser, pra mim não basta de um velho bizarro (tinha 60 anos quando escreveu 1q84) que passa páginas e páginas falando sobre peitos, inclusive sobre peitos de uma adolescente.

Não tenho dúvidas que a história poderia ter sido muito boa, mas teria que ter sido escrita por outra pessoa. Talvez o que faltou aqui foi um ghost writer.

Ander 07/07/2023minha estante
Tive esse mesmo sentimento! Tenho impressão que se fosse um livro único de 300/400 páginas, seria bem mais interessante e ágil

Bruce 01/07/2023

Final decepcionante, embora a trilogia valha o tempo
Como acredito ser um consenso entre muitos leitores, também fiquei (infelizmente) decepcionado com o último livro da trilogia. A história continua no seu ritmo arrebatador, mas seu fecho se apresenta, no mínimo, frustrante. Como disse no título dessa resenha, apesar das críticas acho que a trilogia vale o tempo investido; são muitos personagens cativantes, cenas bonitas e reflexões interessantes ao longo dos três 1q84

Camila 21/05/2023

O último livro da trilogia tão aclamada de Murakami.
Para quem não leu os anteriores fica inviável acompanhar a história de Tenho e Aomame na última etapa, já que realidade e fantasia se confundem em boa parte das páginas.
Aos leitores dos outros dois volumes, a terceira parte chega com bastante ação e algumas pontas vão sendo amarradas. Porém, o livro é o mais longo dos três, e o mais denso também.
Confesso que foi bastante cansativo terminar 1Q84. Apesar da curiosidade em saber como todos aqueles nós seriam desatados, por vezes quis desistir. Insisti e consegui vencer os longos capítulos descritivos de pouca ação...
A meu ver, faltaram muitas respostas em relação a história principal. A narrativa foi construída com muitos enredos paralelos importantes e no final ficamos com a sensação de que era mais um romance quase clichê.

nanaths 23/04/2023

Esse final me deu a maior ressaca literária desde Matéria Escura (e Matéria Escura me fez ler só quatro livros no ano). Que saga. Que. Saga.

Tainá 21/04/2023

Esperava tanto?.
Que decepção!! confesso que apesar de tudo gosto bastante da escrita de Murakami. esse terceiro livro dá a impressão de que a trilogia toda poderia ter sido contado em dois livros.

Marina516 13/04/2023

Nao sei
Como explicar a sensação de terminar o ultimo volume de uma trilogia tao envolvente?
É como sua mente esta profundamente entrelaçada com aquele universo e te acompanharam por dias, meses, mais de mil paginas... e acaba.
Era isso que tinha para falar da Aomame, do Tengo, Da fukada. E eu não saberei mais nada sobre. Um trilhão de dúvidas são deixadas.
Definitivamente não é um livro para quem gosta de ter as curiosidades cessadas.
Ele não responde boa parte das portas que abre.
Mas é tão delicioso; cativante, bem escrito.
É gostoso até a agua da boca que deixa o final. Sabemos tudo o que os personagens sabiam, e nunca entenderemos de verdade o que era o povo pequenino.
Assim como a ideia de "deus" algumas coisas só não conseguem ser explicadas. Não podem.

Ana Clara 18/03/2023

Murakami consegue te levar pra outra dimensão
Levei 3 anos para ler a trilogia completa e não me arrependo. Já conhecia o autor e sabia que as histórias são sempre bem viajadas, mas 1Q84 foi além do que eu imaginava. Que loucura! O primeiro e segundo livro pra mim foram os melhores, o terceiro tem umas partes beeem arrastadas mas não deixa de ter seu valor. Adorei acompanhar as aventuras de Aomame e Tengo, me perder no meio de tantos mistérios e enigmas, confesso que minhas muitas perguntas continuam sem resposta e não entendi muitas coisas, mas esse é barato de ler Haruki Murakami.