1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Fer 24/09/2014

A melhor trilogia que li na vida
Murakami é realmente um gênio. A trilogia 1Q84 é simplesmente fascinante, não conseguia parar de ler. Conta a história de uma jovem chamada Aomame cuja profissão é misteriosa e de Tengo, um professor de matemática e aspirante a escritor. Ambos tem a mesma idade, porém vivem vidas completamente diferentes. De início a vida dos dois personagens que são contadas em capítulos separados não tem nada a ver com a outra (pelo que parece). Mas Murakami entrelaça as histórias de forma tão brilhante que não se vê uma lacuna. No terceiro e último livro, mais um personagem entra na história, um investigador particular um tanto quanto esquisito Ushikawa, portanto o livro passa a ser divido em 3 capítulos distintos, cada qual contando a história de um personagem.
A história mistura realidade com ficção e as coisas começam a se tornar um tanto quanto "estranhas". Devido a isso o livro chama-se 1Q84, porém Q em japonês tem a mesma pronúncia do número 8.
É uma trilogia imperdível, que faz referências à música clássica, 1984 de George Orwell e ao livro Os Irmãos Karamasov de Dostoievski.
Rodrigo 25/11/2014minha estante
Também considero a melhor que li. Impossível ler sem pesquisar depois a Sinfonietta de Janacek rsrs

Alexandre Kovacs / Mundo de K 28/01/2014

Haruki Murakami - 1Q84 (livro 3)
Editora Objetiva, Selo Alfaguara - 472 páginas - Tradução direta do japonês de Lica Hashimoto - Lançamento: Novembro 2013 (lançamento original no Japão em 2009).

À medida que avançamos rumo ao final da trilogia, percebemos como Haruki Murakami provoca ao máximo a curiosidade no perplexo leitor que imagina ansioso os possíveis desfechos para as linhas narrativas principais desta estranha epopéia, seja o esperado encontro de Tengo e Aomame nos labirintos da cidade de Tóquio, ou um sentido para os fenômenos criados pelo "Povo Pequenino" e a sua relação com a seita religiosa Sakigake, além dos mistérios relacionados com a criação de clones, encarnações, sexo e a fé em um deus nada convencional que é representado por uma senhora de meia-idade em uma Mercedes-Benz coupé prateada (até mesmo o deus de Murakami é fashion). Entretanto, apesar das inúmeras incursões no campo da fantasia e universos paralelos, este volume é essencialmente romântico, como podemos perceber nas passagens abaixo, relacionadas às vozes de Aomame e Tengo.

"A razão de eu estar aqui é clara. Há um único motivo: encontrar Tengo e me unir a ele. Esse é o motivo principal de eu existir neste mundo. Se olharmos pelo sentido inverso, esse é o único motivo de este mundo existir dentro de mim. Como espelhos colocados frente a frente, refletindo uma imagem ao infinito, isso pode ser um paradoxo sem fim. Eu faço parte desse mundo, e esse mundo é parte de mim." - pág. 372.

"Ele sabia que precisava de tempo para assimilar esse novo mundo que surgia diante dele. Precisava adaptar e reaprender todas as coisas, uma por uma: a maneira de pensar, o modo de ver as coisas, selecionar as palavras, o jeito de respirar e de mover o corpo. Para isso, precisava juntar todo o tempo existente no mundo. Não — talvez o mundo todo fosse insuficiente." - pág. 428.

Um novo e forte personagem, o incansável investigador Ushikawa à serviço da seita Sekigake, funciona como contraponto ao clima romântico deste terceiro volume e vem dividir com Tengo e Aomame a alternância da narrativa. Os seus métodos são eficientes, mas inescrupulosos para descobrir o paradeiro de Aomame, ele pode ser considerado uma máquina insensível, eficaz e resistente.

"Sei que devo ser um homem de meia-idade desagradável e obsoleto", pensou Ushikawa. "Não. Não se trata de 'devo ser'. Sou, sem sombra de dúvida, um homem de meia-idade, desagradável e obsoleto. Mas possuo alguns dons naturais que a maioria das pessoas não tem. Uma capacidade olfativa ímpar e uma 'firme determinação' de agarrar com força uma coisa e não largá-la de jeito nenhum. Foi graças a esses dons que consegui sobreviver até hoje. Enquanto eu possuir essa capacidade, independentemente de o mundo se tornar cada vez mais estranho, seja onde for, certamente conseguirei sobreviver." - pág. 104.

"Desde criança, seu rosto era grande e sua cabeça disforme. Os lábios grossos arqueados para baixo davam a impressão de que, a qualquer momento, um fio de baba escorreria dos cantos (era apenas uma impressão, isso nunca chegou a acontecer). Os cabelos eram crespos e desajeitados. Definitivamente, não tinha uma aparência que despertasse qualquer tipo de atração." - pág. 148.

"A aparência de Ushikawa chamava muita atenção. Era inadequada para espionar ou seguir pessoas. mesmo que tentasse passar despercebido na multidão, ele se destacava como uma centopeia dentro de um pote de iogurte." - pág. 194.

Para aqueles leitores que esperavam explicações convincentes para os surpreendentes delírios da saga de Murakami, este livro pode ter um final simplista e decepcionante, mas acho que ele merece o nosso perdão já que criou personagens inesquecíveis como a misteriosa e sensual assassina que veste Junko Shimada com sapatos Charles Jourdan e momentos mágicos passados nas noites de inverno de Tóquio, onde os personagens observam em uma praça deserta, do alto de um escorregador, um céu com duas luas.

Lucas 11/08/2014minha estante
Vou sentir falta da Fukaeri. hahaha. acho q ela poderia ter tido pelo menos um fim extra, dizendo o q aconteceu c ela.

mila antares 03/06/2014

Volume 3 da Trilogia 1Q84

Caídos em outra realidade, o mundo de 1Q84, Aomame e Tengo, os protagonistas, dividem a narrativa da trama em primeira pessoa e assim nos arrastam junto com eles para essa dimensão paralela que parece existir em nosso próprio mundo.

A bizarrice da estranheza vai ficando tênue até que a divisão de mundos fica em dúvida. O absurdo faz sentido, o impossível é uma lei natural.

A leitura é deliciosa, acompanhamos a trajetória deles que vira uma busca incessante por se encontrarem; como vão entender que o mundo em que estão vivendo foi uma ruptura da realidade; e o mais importante, como sairão desta sufocante dimensão, como voltar para o mundo real.

Adorei. Uma excelente experiência da escrita oriental, altamente recomendado.

Gabriel.Grilo 27/05/2020

Decepcionante
O pior volume da trilogia, final óbvio e sem graça, mistérios sem desfecho e muitas pontas soltas, sem falar que tem muita enrolação.
Silvio 05/06/2020minha estante
De pleno acordo!

Vanessa.Pitsch 15/05/2014

1Q84
Decidi deixar pra escrever uma resenha só depois de ler a trilogia toda, e o que tenho pra dizer, é que odiei o final!!!
Valério 05/08/2015minha estante
Iniciei o terceiro livro hoje. Vejamos onde vai dar. Não gostei muito dos dois primeiros. E sou meio avesso a best sellers. Por enquanto, se não é uma obra grandiosa e excelente, é aceitável.
Mas fico triste de perder tempo com obras aceitáveis, enquanto há tantas obras magníficas por aí.

Amanda 13/05/2014

Murakami, seu fanfarrão!!!
Sobre esse livro, e a trilogia em si, tenho poucas coisas a dizer: é visceral, não se preocupe em entender, ler ultrapassa qualquer entendimento e "se você não consegue entender alguma coisa sem receber explicações, significa que continuará não entendendo, apesar das explicações." Amei :)
Daniel Roberto 05/05/2018minha estante
Descrição infalível, moça! ?

Isabel.Boing 14/03/2021

ACABOU
Finalização da trilogia de forma maravilhosa, e um final do mais perfeito possível. Adorei.
Emanuel230 25/06/2022minha estante
acho que ta duplicado

Ricardo 16/09/2014

O melhor da Trilogia
O livro 3 mantém a mesma narrativa fluida e elegante observada nos livros 1 e 2. O leitor é submetido a uma leitura leve e incrivelmente cheia de detalhes. Detalhes esses que Haruki Murakami usa de maneira magistral para uma imersão completa no mundo de 1q84 e de seus personagens. A entrada de um terceiro elemento na história foi muito interessante, assim como aconteceu, durante toda a obra, mas principalmente no livro 1 (com Tengo e Aomame), Ushikawa, foi muito bem caracterizado e se tornou um personagem muito interessante.
O livro 3 não possui tantas revelações como o livro 2. Durante quase todo o texto, o mistério principal e a convergência das histórias de Tengo e Aomame é trabalhado, o quê não faz com que o livro seja monótono, pelo contrário, os caminhos que levarão ao desfecho são muito interessantes e, em alguns momentos, até mesmo tensos.
Finalmente, sobre o final...estou pensando nele até agora...Eu achei realmente muito bom mas percebi que várias pessoas não gostaram. Dá para entender, porquê o final é surpreendente e trabalhado em um único parágrafo, sem tiros, sangue e sexo. Você precisa pensar bastante nele, durante um bom tempo, associando-o a todos os fatos passados e verá que ele não poderia ser diferente.
Não entendo porquê é o livro com avaliação mais baixa entre os volumes da trilogia. Na minha opinião, é o melhor deles, embora todos sejam excelente.

Miyuki 01/09/2014

suspense
com um personagem a mais nos capítulos, que até então eram apensa Aomame e Tengo, o detetive Ushikawa também encabeça 10 capítulos, ele tem um faro incrível e faz de tudo para alcançar seus objetivos.
a cada página lida era pura tensão, eu tinha medo de ler e descobrir que nada do que eu queria aconteceria, já que o autor consegue ser o mais inusitado possível e em alguns momentos eu realmente me preocupei.
eu amei o final e não poderia esperar mais, simplesmente maravilhosa trilogia, recomendo a todos que gostem de algo diferente e impressionante

Lucas 11/08/2014

Vou sentir falta do 1Q84...
Eu li o primeiro e o segundo livro, e concomitante com o prazer da leitura, eu pensava: "espero que essa história tenha um final decente, pois está muito bom...".

Os livros são muito bons, te deixam com vontade de ler mais, de descobrir mais. O autor sabe te deixar curioso. Vc quer saber mais sobre a Sakigaki. Quer saber mais sobre Fukaeri. E torce muuuito para que Aomame reencontre Tengo (e quem sabe possam ter um final feliz =)). Eu me identifiquei mutito com Tengo. Torci muito por ele.

Ao mesmo tempo podem ser beeeem repetitivos. Os personagens pensam a mesma coisa vááárias vezes, em capitulos diferentes. Pode ser q seja uma forma de o autor reforçar a ansiosidade ou preocupação dos personagens, e fazê-los mais vívidos, mas não acho difícil q em algum momento da leitura vc pense: "putz, mas eu já não li isso??".

Acho q existe dois tipos de leitores, primeiro, os que bastam o caminho, e o segundo, que precisam de um final, chegar em algum lugar. Se vc é do primeiro tipo, que basta vc gostar do caminho, vc vai amar essa trilogia. Se vc é do segundo, que como eu, se preocupa com o ponto final da jornada valer a pena todo o caminho, talvez se chateie, pois ele deixa algumas coisas soltas e sem a real explicação. Mas dessa vez eu dou meu braço a torcer. Como num Alice no país das maravilhas, nada pode ser explicado, apenas vivido (no caso dela, sonhado...). Acreditamos estar nesse mundo por algum motivo, para fazer algo, ou para reencontrar alguém. E não se engane, vivemos aqui porque QUEREMOS estar aqui. Vivemos num mundo e não temos todas as respostas. E por causa disso desistimos da nossa vida, e não lemos o que temos para ler??

Seja como for, valeu muito a pena ter lido. Continua sendo uma das melhores leituras do ano.
"Não existe nada neste mundo que não tenha saído do coração de alguém" - Livro 2.

Fernando.Hasil 16/04/2024

Fim da trilogia
Alguns segredos que ficam pelo caminho, mas a trilogia se encerra dentro do que era esperado pelos protagonistas.

Dressa Oficial 31/12/2013

Resenha - 1Q84 - Livro 3
Olá, tudo bem com você?

Esse é o tão aguardado ultimo livro da trilogia japonesa 1Q84 que quase me infartou com o final do segundo volume.

Para quem ainda não conhece essa série e quiser ler as resenhas que fiz dos dois primeiros volumes da série confira aqui, Volume 1 e Volume 2 .

Esse terceiro livro é bem dificil de fazer a resenha porque não foi tudo que eu esperava que fosse, e muitas perguntas que ficaram em aberto continuaram sem respostas nesse último livro.

E como o segundo volume tem um final um tanto quanto enigmático eu fico com muito medo de dar algum spoiler, mas vou tentar resumir da melhor maneira possível.

Os capítulos continuam se alternando entre Tengo e Aomame e aparece mais um personagem chamado Ushikawa que é o investigador contratado pelo grupo religioso para investigar a morte do líder deles, então o livro agora altera entre os três personagens.

Aomome é a principal suspeita da morte do lider religioso pois foi a última pessoa a estar com o lider religioso no quarto do hotel, a maneira que Ushikawa tenta chegar até ela é através de Tengo, por intuição ele acha que os dois se conhecem e então começa a seguir Tengo.

Tengo se muda para outra cidade pois seu pai esta em coma e ele resolve ficar um tempo por lá, tornando a investigação de Ushikawa muito mais demorada.

Página 203
As coisas simples são as que menos se notam. Não é a toa que dizem que o que está mais perto é o que menos se vê.

O livro "Crisálida de Ar" que foi reescrito por Tengo cada vez mais se assemelha ao mundo em que todos os personagens do livro estão vivendo, antes apenas Tengo e Aomame conseguiam visualizar as duas luas no céu porém o investigador também começa a ver as duas luas no céu.

Eu confesso que eu esperava bem mais do livro, porém como é uma história de ficção e um pouco confusa pois é muito diferente de todos os generos que eu ja tenha lido eu achei que o último livro deixou muito a desejar.

Infelizmente minha resenha não vai ser muito boa porque como eu disse não quero dar spoiler e se falar muito o que acontece nesse volume já vai ser spoiler devido a forma que acabou o segundo volume da série.

Página 427
Em determinado momento, o tempo flui insinuante e insuportavelmente devagar; em outro, ele passa rápido, pulando de uma só vez várias etapas.

Apesar de gostar muito da maneira que o autor escreve, depois desse último volume não é mais a minha série favorita e não recomendo a leitura dessa série com grandes expectativas.

Eu gostei muito do segundo volume porque o livro me despertou muitas emoções mas a história no contexto final não teve nenhum nexo.

Beijos

Até mais...