1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

isa.dantas 27/10/2016

O ritmo se perde um pouco no terceiro livro. Não sei se Murakami acertou ao incluir um terceiro personagem como "protagonista" nesse volume. Ainda assim, como um todo, a trilogia é um belo tributo à 1984.

Karol Fe. 14/02/2016

Maravilho, história envolvente.
Os três livros são muito bons, a história chama-te a atenção, e sempre que parei de ler fiquei imaginando fatos que iriam fazer a história se desenrolar, Haruki Murakami, realmente faz isso á você. Existem certas enrolações sim, que não são muito necessárias, mas ao mesmo tempo dão um toque imaginativo além do que ele já é.
Recomendo muito este livro.

Juliana 12/02/2016

Extraordinário!
Vivi por alguns dias em 1Q84! O livro 3 completou a saga de Aomame e Tengo de uma forma sublime. Apesar de algumas perguntas da minha cabeça terem ficado sem resposta (ainda estou pensando e digerindo toda a história), a trilogia já está definitivamente no meu top 10!

Jullia 28/01/2016

"Nunca se esqueça de que as coisas não são o que parecem ser.”
A leitura da série toda me transportou para uma esfera muito fora da realidade, mas que, simultaneamente, tornou-se aos poucos o meu mundo real. Por mais maluca que toda a história seja, é inegável a conexão fortíssima que sentimos ao ler. Não importa se há uma ou duas luas, aquele torna-se também o nosso mundo.
Todos os personagens são muitíssimo bem construídos. Não importa o que eles façam, a empatia acontece. Nós entendemos os personagens e o porquê de suas atitudes, seus desejos.
O que o Murakami traz é algo muito humano e sincero. Por mais distante que muitas vezes se faça da realidade aquilo é humano, é a verdadeira essência do homem contemporâneo. É tênue a linha que separa 1984 de 1Q84.
Os livros trazem uma riqueza cultural muito grande. Você sabe o que eles estão cozinhando, as músicas que estão ouvindo, os livros que estão lendo, os filmes que assistem.
Mostra-se presente a questão feminista, que por sinal muito bem explorada. Uma assassina profissional é contratada para matar homens que maltratam as esposas. A velha de Azabu com a sua lindíssima história e sua personalidade forte, serena e determinada, luta junto com Aomame por um objetivo nobre.
Além de tudo isso, há o amor maluco e inexplicável entre Tengo e Aomame. Quando eu digo inexplicável é porque tudo aquilo parece muito plausível e sem sentido, simultaneamente. Consegue se fazer admirável e crível. Apenas um aperto de mão e todo o sentimento ali compartilhado, forte o suficiente para durar 20 anos.
O livro acaba e simplesmente deixa um vazio em você. São 1280 páginas de pura conexão. Quando acabei, fiquei olhando para o nada, sem saber o que pensar, o que achar, o que dizer. A única palavra que descreve o sentimento é: vazio.

Vitor 28/01/2016

"Mas esse Deus não era o Deus dessas pessoas. Era o meu Deus. Um Deus que encontrei após sacrificar minha própria vida, deixar cortar minha carne, tirar minha pele, sugar meu sangue, arrancar minhas unhas e usurpar meu tempo, meus desejos e minhas lembranças. Um Deus que não possui forma. Ele não está vestindo roupas brancas e sua barba não é comprida. O meu Deus não possui uma doutrina, uma escritura sagrada, e tampouco rígidos preceitos a serem seguidos. Não há recompensas nem castigos. Não oferece nada nem tira nada. Não há um paraíso a ser alcançado nem inferno para se despencar. Tanto no calor quanto no frio, Deus simplesmente está presente."

Janayna 27/05/2014

Odiei a trilogia
Incrível como uma estória tão interessante foi sabotada numa trilogia longa e massante. Este ultimo livro da série foi um desperdício de tempo tão grande. Se o leitor quiser, pode até pular os capítulos até a metade e só então encontrará o que de fato interessa. É uma pena, pois gostei tanto da Aomame...

Lucy 03/02/2015

decepciona...
O author realmente nos cativa com seu jeito de escrever, seus mistérios e romance...
O livro 2 já nos cansa um pouco, pois se estende sem revelar nenhum segredo e mantendo o romance também só na promessa...
Mas foi o final do livro 3 que me fez sentir decepcionada...
Muito pouco - ou nada - dos mistérios foram esclarecidos.. foram jogados de forma 'acredite se quiser' e o momento do encontro - final da história romântica - também me pareceu da mesma forma.. acredite se quiser...
O livro não seria ruim.. se fosse um conto. Certamente a historia foi esticada e com certeza bastaria um livro se os pensamentos dos personagens não se repetissem e se fatos banais do dia a dia nos fossem poupados.
Uma pena. O livro parecia cativante e original....

victormramalho 26/01/2015

Um enorme desapontamento
Quando você começa a ler 1Q84 e se depara com o mundo que está sendo criado diante de você, é apenas impossível parar de ler, uma vez que é a sensação do imprevisível que rege a história.

O primeiro e o segundo livros funcionam muito bem no sentido de apresentar os personagens, o mundo onde foram parar e as consequências dos atos realizados naquela realidade paralela. Aomame até consegue me cativar.

Mas o terceiro livro é um espetáculo de mau desenvolvimento. Uma história ótima, que (como sempre disse) desaponta em estilo, desenvolvimento e ritmo. Os personagens parece que, em vez de se desenvolverem, implodem e se tornam ainda menos desinteressantes do que outrora chegaram a ser. Isso pra nao falar de Ushikawa, que talvez tenha sido a coisa mais sem noção dessa história toda.

A narrativa termina repleta de pontas soltas e com um vazio na minha alma por ter esperado tanto de uma história e ter sido recompensado com quase nada.

Fernando.Hasil 16/04/2024

Fim da trilogia
Alguns segredos que ficam pelo caminho, mas a trilogia se encerra dentro do que era esperado pelos protagonistas.

Lucas 11/08/2014

Vou sentir falta do 1Q84...
Eu li o primeiro e o segundo livro, e concomitante com o prazer da leitura, eu pensava: "espero que essa história tenha um final decente, pois está muito bom...".

Os livros são muito bons, te deixam com vontade de ler mais, de descobrir mais. O autor sabe te deixar curioso. Vc quer saber mais sobre a Sakigaki. Quer saber mais sobre Fukaeri. E torce muuuito para que Aomame reencontre Tengo (e quem sabe possam ter um final feliz =)). Eu me identifiquei mutito com Tengo. Torci muito por ele.

Ao mesmo tempo podem ser beeeem repetitivos. Os personagens pensam a mesma coisa vááárias vezes, em capitulos diferentes. Pode ser q seja uma forma de o autor reforçar a ansiosidade ou preocupação dos personagens, e fazê-los mais vívidos, mas não acho difícil q em algum momento da leitura vc pense: "putz, mas eu já não li isso??".

Acho q existe dois tipos de leitores, primeiro, os que bastam o caminho, e o segundo, que precisam de um final, chegar em algum lugar. Se vc é do primeiro tipo, que basta vc gostar do caminho, vc vai amar essa trilogia. Se vc é do segundo, que como eu, se preocupa com o ponto final da jornada valer a pena todo o caminho, talvez se chateie, pois ele deixa algumas coisas soltas e sem a real explicação. Mas dessa vez eu dou meu braço a torcer. Como num Alice no país das maravilhas, nada pode ser explicado, apenas vivido (no caso dela, sonhado...). Acreditamos estar nesse mundo por algum motivo, para fazer algo, ou para reencontrar alguém. E não se engane, vivemos aqui porque QUEREMOS estar aqui. Vivemos num mundo e não temos todas as respostas. E por causa disso desistimos da nossa vida, e não lemos o que temos para ler??

Seja como for, valeu muito a pena ter lido. Continua sendo uma das melhores leituras do ano.
"Não existe nada neste mundo que não tenha saído do coração de alguém" - Livro 2.

Miyuki 01/09/2014

suspense
com um personagem a mais nos capítulos, que até então eram apensa Aomame e Tengo, o detetive Ushikawa também encabeça 10 capítulos, ele tem um faro incrível e faz de tudo para alcançar seus objetivos.
a cada página lida era pura tensão, eu tinha medo de ler e descobrir que nada do que eu queria aconteceria, já que o autor consegue ser o mais inusitado possível e em alguns momentos eu realmente me preocupei.
eu amei o final e não poderia esperar mais, simplesmente maravilhosa trilogia, recomendo a todos que gostem de algo diferente e impressionante

Dressa Oficial 31/12/2013

Resenha - 1Q84 - Livro 3
Olá, tudo bem com você?

Esse é o tão aguardado ultimo livro da trilogia japonesa 1Q84 que quase me infartou com o final do segundo volume.

Para quem ainda não conhece essa série e quiser ler as resenhas que fiz dos dois primeiros volumes da série confira aqui, Volume 1 e Volume 2 .

Esse terceiro livro é bem dificil de fazer a resenha porque não foi tudo que eu esperava que fosse, e muitas perguntas que ficaram em aberto continuaram sem respostas nesse último livro.

E como o segundo volume tem um final um tanto quanto enigmático eu fico com muito medo de dar algum spoiler, mas vou tentar resumir da melhor maneira possível.

Os capítulos continuam se alternando entre Tengo e Aomame e aparece mais um personagem chamado Ushikawa que é o investigador contratado pelo grupo religioso para investigar a morte do líder deles, então o livro agora altera entre os três personagens.

Aomome é a principal suspeita da morte do lider religioso pois foi a última pessoa a estar com o lider religioso no quarto do hotel, a maneira que Ushikawa tenta chegar até ela é através de Tengo, por intuição ele acha que os dois se conhecem e então começa a seguir Tengo.

Tengo se muda para outra cidade pois seu pai esta em coma e ele resolve ficar um tempo por lá, tornando a investigação de Ushikawa muito mais demorada.

Página 203
As coisas simples são as que menos se notam. Não é a toa que dizem que o que está mais perto é o que menos se vê.

O livro "Crisálida de Ar" que foi reescrito por Tengo cada vez mais se assemelha ao mundo em que todos os personagens do livro estão vivendo, antes apenas Tengo e Aomame conseguiam visualizar as duas luas no céu porém o investigador também começa a ver as duas luas no céu.

Eu confesso que eu esperava bem mais do livro, porém como é uma história de ficção e um pouco confusa pois é muito diferente de todos os generos que eu ja tenha lido eu achei que o último livro deixou muito a desejar.

Infelizmente minha resenha não vai ser muito boa porque como eu disse não quero dar spoiler e se falar muito o que acontece nesse volume já vai ser spoiler devido a forma que acabou o segundo volume da série.

Página 427
Em determinado momento, o tempo flui insinuante e insuportavelmente devagar; em outro, ele passa rápido, pulando de uma só vez várias etapas.

Apesar de gostar muito da maneira que o autor escreve, depois desse último volume não é mais a minha série favorita e não recomendo a leitura dessa série com grandes expectativas.

Eu gostei muito do segundo volume porque o livro me despertou muitas emoções mas a história no contexto final não teve nenhum nexo.

Beijos

Até mais...