Azul é a Cor Mais Quente

Azul é a Cor Mais Quente Julie Maroh

Resenhas - Azul É A Cor Mais Quente

Marcelo217 30/05/2022

Azul é a cor mais triste
A história não me é estranha já que assisti ao filme mil vezes antes de ler essa HQ, mas confesso que fiquei surpreso com algumas mudanças feitas na adaptação.

Clementine (que não é Adele) é uma personagem bem introvertida e que, através do amor por Emma, se descobre e dá rumo diferente em sua vida.

A HQ é bem feita, com um tamanho bom, mas o traço é um pouco feio, não me agradou muito. Transmitiu a história sem rodeios, inclusive as cenas de sexo, um ponto positivo. Também o uso das cores, principalmente o azul deu mais vida à história.

As mudanças/adaptações no enredo que deixou uma impressão de tristeza muito grande em mim. Mesmo nos momentos felizes, não havia sugestão visual disso. A morte no final e os motivos tão abruptos foi o que terminou com todo o clima de um possível final decente para as personagens, mas a mensagem de amor no final foi marcante pra mim:

?Emma você tinha me perguntado se eu acreditava no amor eterno. O amor é abstrato demais, e indiscernível. Ele depende de nós, de como nós o percebemos e vivemos. Se nós não existíssemos, ele não existiria. E nós somos tão inconstantes? Então, o amor não pode ser também
O amor se inflama, morre, se quebra, nos destroça, se reanima. O amor talvez não seja eterno, mas a nós ele torna eternos?
Para além da nossa morte, o amor que nós despertamos continua a seguir o seu caminho.?

É triste, mas a experiência de leitura foi interessante assim como é no filme.

Karina_ 12/05/2020

Lindo
A obra é linda, tanto história em si quanto as ilustrações, me emocionei muito com o desfecho.

aile 03/08/2021

melhor hq
eu assisti primeiro o filme, e foi simplesmente uma experiência horrível: odiei cada segundo. enfim, não convencida, resolvi ler a hq também, e me surpreendi muito, de uma forma positiva: é ótima! tem quase nada a ver com o filme, o final é bem mais construído, as personagens são muito melhores (no filmes elas tem uma personalidade tão ??), e a emma é perfeita, que mulher

Luiza 06/08/2022

Meu Deus, que livro problemático. Tudo nele é problemático, não tem nada meramente okay. Só o melhor amigo dela que chega a ser o mais sensato dali. De resto, uma bomba. Muito estranho mesmo, me senti sufocada lendo, uma sensação horrível, porque a áurea dessa livro é pesada. O final foi muito triste, confesso, ela não merecia aquilo. Da Emma eu só sei sentir ódio, ela é muito burra e tóxica. Sério, que raiva. Experiência muito ruim ler esse livro, não gostei não.

Cah_Censi 08/04/2021

Tristemente lindo. Lindamente quente!
Essa Graphic Novel retrata o drama da colegial Clementine que, após ela ter trocado olhares com Emma - a moça de cabelo azul, ela começa a perceber um confuso e inquietante sentimento sobre as expectativas sociais que envolvem sua sexualidade e começa a questionar suas recentes escolhas amorosas.

Apesar da história retratar o triste e pesado contexto em volta das dificuldades enfrentadas por quase todos do mundo LGBTQIA+, o desenrolar da trama apresenta um romance que é descrito de forma muito emotiva, sensível e também intensa (com cenas picantes).

Classifico como uma leitura rápida, ilustrações lindas com uma mensagem muito emocionante, um pouco hot e apaixonante!

"Em tempos de luta por direitos e de novas questões políticas, “azul é a cor mais quente” surge para mostrar o lado poético e universal do amor, sem apontar regras ou gêneros.

Super recomendo!

OBS: Azul é a cor mais quente também possui uma adaptação cinematográfica mas já deixo um aviso para as expectativas livro X filme:

Várias coisas são diferentes - principalmente a exposição sexual e nome das personagens (e o final!) .

juliarfs 02/06/2021

"o amor pode não ser eterno, mas a nós ele torna eterno"
algumas coisas me incomodaram, principalmente a forma como o relacionamento se iniciou, mas no geral foi bom

não me apeguei tanto aos personagens, o desfecho me emocionou mas não igual eu gostaria

potranca 06/04/2021

????!
Não sei nem por onde começar, foi devastador! Me tocou de tantas formas e em tantos pontos... Eu não consigo nem descrever mais do que isso, eu preciso pensar sobre o que eu li e mesmo assim acho que seria difícil por em palavras sentimentos que nem eu entendo ainda! Enfim, se preparem pra serem tocados!

Galáxia 27/10/2020

Azul é a cor mais quente
O melhor romance que já li! Aborda de maneira impecável o que é ser homossexual na França. Composto de medo, autoconhecimento e desavenças; tudo isso coberto pelas lágrimas do leitor.
Nay 27/10/2020minha estante
Esse livro é incrível, caso não tenha visto, assista o filme.

Carla Maria 27/10/2020minha estante
Lindo?

Duda 19/10/2020

Azul é a cor mais quente
Recomendo demais a HQ!

Uma ótima opção para sair de uma ressaca ou mesmo para começar com os quadrinhos, apesar de todas a polêmica (por causa do filme), vale muito a pena dar uma chance e conhecer a história. Além do romance entre as duas garotas, a graphic vai falar muito sobre o preconceito sofrido, a aceitação e a busca por sobreviver sendo o que se é em uma sociedade daquela época. (Apesar das cenas tristes, sério me emocionei) é o tipo de HQ de aquecer o coração, tendo um assunto muito válido para se discutir!!
Suzana147 20/10/2020minha estante
Nossa eu amo essa HQ, é meu xuxu kkkjkk O filme a gente finge que não existe..

Jess_ 02/06/2021

Incrível, como nos ensina a trabalhar a confiança no relacionamento, a não deixar de fazer coisas, faça enquanto pode.
É tão fofo,eu amei muito. Fiquei imensamente triste com o final, mas entendo que faz parte.
Indico para qualquer um ?

BC 31/12/2013

O amor se inflama, morre, se quebra, nos destroça, se reanima... mas reanima.
Tomo a liberdade de escrever um comentário que mescla a história do filme com o livro, mas com destaque maior para o filme.

No domingo (29/12/13) li o livro e percebi a delicadeza da história de uma adolescente que sente medo ao se descobrir interessada por outra garota e, ainda assim, de algum modo tenta se aceitar e aceitar o amor incomensurável que sente.
Descobrira o livro ao acaso, depois de ouvir falar do filme, que fui hoje, segunda (30/12/13), conferir se era mesmo bom. Tamanha minha surpresa: se fosse comparável, o filme é melhor! Como não é, pois se tratam de mídias diferentes e como tal devem ser tratados, ambos levam a nota máxima.
O filme, para mim, mostra mais a ideia de que às vezes quem ama é obrigado a guardar seu amor desmedido em uma caixinha e deixá-lo escondido no mais fundo e escuro espaço de seu coração, visto que nem sempre é possível esquecê-lo por completo. Mesmo doendo-se por dentro, quem ama deve "se virar" como puder para conseguir suportar a dor de um amor que deixou de ser correspondido. O que diz no livro, de que o amor "nos destroça", fica bastante claro no filme.
Diferentemente do livro, o filme mostra como a protagonista tenta lutar para suportar a dor do amor perdido e, ao mesmo tempo, o desejo de reconquistá-lo. Deixa claro também que a separação não foi algo provocado apenas por um dos lados, mas pelos dois, pois não houve o diálogo necessário e nem mesmo compreensão suficiente de ambas. Apenas insinuações, mentiras e raiva.
O que difere em ambas as história é a forma como as moças são separadas de vez: no livro é uma fatalidade e o reconhecimento de um amor desmedido; no filme apenas o começo de "uma nova fase" na vida.
Tanto uma quanto a outra história conseguem tratar com muita delicadeza as agruras que podem provocar o amor nas pessoas, mas sob pontos de vista diferentes, a meu ver. Nenhuma das duas histórias diz que o melhor seja "não amar", mesmo porque não amar é buscar não viver a vida em sua plenitude. É melhor amar e sofrer sem ter vergonha de si mesm@.
Enfim, a história retratada pelo filme e pelo livro não é uma militância LGBT (ou seja qual for a sigla), mas, sim, sobre uma história de amor. Esse amor que não tem fronteiras e nem mesmo escolhe gênero, pois amar é humano e independe de quem é ou pode vir a ser seu/sua parceiro/a. O importante é amar sinceramente.

"... O amor é abstrato demais, e indiscernível. Ele depende de nós, de como nós o percebemos e vivemos. Se nós não existíssemos, ele não existiria. E nós somos tão inconstantes... Então, o amor não pode não o ser também.
O amor se inflama, morre, se quebra, nos destroça, se reanima... mas reanima. O amor talvez não seja eterno, mas a nós ele torna eternos..."

Azul é a cor mais quente - Julie Maroth - p. 157.
Jess 21/01/2014minha estante
Poxa, cara. Eu adorei sua resenha a respeito tanto do livro quanto da HQ. Eu me identifico demais com essa história, sinto-me exatamente como Clementine, Adèle, Jessica, ela é muitas.
Apesar de ainda não ter lido a HQ, já nutro um sentimento profundo em relação a ela. Maroh soube expressar e explicar como o amor é. É intenso, profundo, às vezes duro, mas sempre se ergue.

Carolina.Melo 20/05/2021

História linda, muito sensível e delicada. A HQ é mil vezes melhor e mais profunda que o filme, recomendo demais!

feh oliver 18/05/2021

Um livro de leitura rápida e extremamente emocionante. Trata sobre o descobrimento de si mesmo (principalmente sexual). Um livro que eu recomendaria com certeza!

Dilalilac 26/09/2020

O impacto do amor
Essa é uma HQ sobre um amor de conexão à primeira vista. Tenho lá minhas ressalvas sobre esse tipo de amor, amor aparente, amor de olhar mas a autora conseguiu por uma profundidade enorme em tudo. O traço é vivo, cada cor ou tom usado, cada olhar, cada detalhe muito bem colocado.
Me faltam as palavras para descrever essa obra. Sabe quando até os erros parecem tão humanos que você não consegue criticar? As sombras e olhares, cada palavra...
Tive que me segurar para não devorar esse livro, para economizar as páginas.
Ah, e não tem como não se apaixonar pela Emma.
Jessica.Jerusa 26/09/2020minha estante
Amooooooooo não troco por nada

Dilalilac 26/09/2020minha estante
Perfeito demais ????