S.

J. J. Abrams

Resenhas - S.

Pri Oliveira 10/01/2016

Tudo perfeitamente pensado!
Primeiro é importante parabenizar a Intrínseca pelo EXCELENTE trabalho. Espero esse livro chegar ao Brasil desde que foi lançado. E ficava imaginando se ele realmente conseguiria ser fiel a tudo que já sabia sobre seu conteúdo. E sério: nunca peguei um livro tão bem feito. Tudo foi perfeitamente pensado. O cheiro, a textura, a cor das páginas... Fiquei encantada!!

Sobre a história (sem dar spolier nenhum): para quem assistiu Lost, é visível a linha de raciocínio complexa do JJ Abrams. O começo é difícil de entender, porque você lê duas, e até mais histórias, ao mesmo tempo. Mas depois, vai se tornando mais fácil (não que se torne simples! rsss). Mas é um livro muito bem escrito. E que precisa ser lido mais de uma vez, já que é como uma "caça ao tesouro". E não só um. Mas vários!

Quem gosta de uma linha investigativa, vai amar!!

Vicente Tavares 02/02/2022

Livro Perfeito
Todo mundo que gosta de livro, de um jeito ou de outro, vai gostar de S.
O livro é uma homenagem ao livro! Tudo foi pensando para agradar. Há uma história principal que se sustenta sozinha que é o Navio de Teseu, mas quando entramos na trama das notas manuscritas nas margens do livro, e observamos com cuidado cada um dos 23 efêmeros (ou props) a experiência é elevada à enésima potência. Cada detalhe é muito bem pensado e caprichosamente executado ao ponto da edição brasileira ser usada como referência de como fazer um trabalho bem feito.

Bia 24/05/2020

Demorei um pouco para fazer essa resenha, mas é que estou dando voltas em minha cabeça tentando arranjar um jeito de explicar esse livro magnífico, intensamente misterioso e cheio de códigos!

As páginas são bem amareladas para representar um livro velho de 1949 mais ou menos, a fonte é pequena, mas a um espaçamento bem grande nas margens e bordas das páginas de forma que o texto é pequeno e torna a leitura mais rápida. A capa é dura e áspera e parece velha, mas é proposital, o livro inteiro foi construído para parecer bem velho, a lombada parece bem desgastada com algumas falhas e defeitos, etc. Tem dez capítulos e Nota de Tradução e Prefácio.
Fiz essa resenha em partes, pois achei essa forma melhor para explicar como esse livro maravilhosamente louco funciona. Não tem spoiler, mas eu coloquei algumas dicas porque como eu disse, esse livro é confuso, mas um confuso maravilhoso. Essa resenha vai ficar um pouco grande, mas é muita coisa para explicar e discutir hehe.

Então vamos falar de S: Um personagem que é desmemoriado (ou podemos chamar de amnésia), não sabe quem é, onde está, porque está ali e como foi parar ali. Não se recorda do passado e nem de ninguém. Mas enquanto ele caminha pelas ruas escuras sem direção, ele encontra um papel em seu bolso com uma única letra desenhada: S. Isso na verdade é como um símbolo, que ele acaba vendo em muitos lugares, alguns expostos outros escondidos, e não faz ideia do seu significado, simplesmente é um mistério. Até que ele é levado a força para um Navio... misterioso/sinistro (sim acho que essa é uma boa forma de descrever esse bendito Navio!). Lá lhe informam que ele se chamará S.
S busca por sua identidade, pelo seu Eu. Seus instintos sempre o guiando, como se o seu Eu escondido (aquele esquecido) soubesse o que fazer e onde ir, então seu novo Eu (o atual) simplesmente sente e segue os instintos. Mas durante essa jornada algo mais acontece algo que tem relação a ele, mas não tem explicações.

Agora vamos falar do autor: Primeiramente gostaria de informar que os autores J. J. Abrams e Doug Dorst somem a partir do momento que você abre a caixa do livro. Mas como assim? O Livro foi “criado” por V. M. Straka, que é um autor fictício, mas real no livro, e o nome do livro que “ele criou” se chama O Navio de Teseu (e não S, pois S não é o livro é a embalagem, o nome real do livro é O Navio de Teseu). Esse autor fictício é um mistério, pois ninguém nunca o viu ou falou com ele frente a frente, por tanto é um mistério quem ele é, existe até mesmo o mistério se é homem ou mulher, mas a maior aposta é homem. V. M. Straka é um autor... peculiar (acho que é uma palavra certa para descrevê-lo, mas também poderia descrevê-lo como: misterioso, inteligente, e pra mim um pouco assustador, explico mais abaixo!), Straka foi um autor muito influente pra época. Tudo o que se sabe sobre Straka é por meio de seus livros, mas o Straka nunca pode terminar o livro O Navio De Teseu, que terminou foi F. X. Caldeira um tradutor brasileiro (sim isso mesmo, Brasileiro) que traduzi as obras de Straka para diversas línguas incluindo o português, F. X. Caldeira tinha certa conexão com Straka apesar de também nunca ter o visto. F. X. Caldeira trás para nó a lista que existe de candidatos para Straka, pessoas reais e um pouco conhecidas que ele poderia ter sido e é ai que Jen e Eric entram:
O Navio de Teseu é um antigo livro de biblioteca, muito antigo mesmo, de uma Universidade. Lido e manuseando por diversos leitores, porém duas pessoas em especiais que tiveram o livro em mãos deixaram suas “marcas”. Jen e Eric conversaram nas bordas (margens) das páginas sobre o que ainda não lemos (então sim, em determinados momentos Jen e Eric vão soltar uns spoilers, mas nada muito perceptível (e nem muito revelador), pois como não lemos o livro ainda não vamos saber/entender do que eles estão falando). Ambos leram o livro varias vezes, mas tudo começou quando Jen pegou o livro em um determinado dia e encontrou anotações/observações/comentários escritos a lápis em trechos/passagens do livro, e ai ela decidiu responder, fazer observações e questionar logo abaixo das observações/questões/anotações que estavam a lápis. E é ai que começa o bate papo entre Jen e Eic, pois Eric foi quem escreveu a lápis, e quando pegou o livro novamente respondeu a Jen.
Em determinados momentos desse bate papo, ha a necessidade de Jen e Eric deixarem anexos, bilhetes, fotos entre as páginas. Mas por quê? Pois Eric está estudando sobre o autor, para tentar desvendar os mistérios, porque há anos muitos estudiosos estão tentando descobrir quem foi Straka, além do mistério sobre a revelação de que O Navio de Teseu é uma mensagem para alguém em forma de código (então não é algo explicito, e algo que Jen e Eric e até mesmo nós precisamos estudar com muita atenção). Então Jen passa a ajudar Eric e ambos começam a estudar os mistérios de Straka.
Então nesse livro encontraremos duas histórias paralelas, a história de Jen e Eric, e a História de S (o personagem, lembrando que S não é o nome do livro!).

Agora vamos falar do mistério do livro: Com relação ao Navio De Teseu o mistério é S, quem é ele, o que os signos representam e a sua missão, além do mistério do que está acontecendo ali, é tanto fenômeno, tanto mistério que se torna algo com um Quê de terror. O segundo mistério referente à história de Jen e Eric: Quem foi Straka, o que ele queria dizer e para quem com aquele livro, e o que essa outra pessoa também queria lhe dizer? O terceiro mistério: Quem é F. X. Caldeira e se o que ele diz no Prefácio e nas notas de rodapé é verdadeiro?
Já vou logo avisando que não teremos todas as respostas, vamos ter mil perguntas e só cem respostas. Mas Biia, então porque você deu cinco estrelas para um livro que não responde metade das perguntas? Simples, essa é exatamente a intenção dos autores que criaram essa obra. V. M. Straka morreu antes que pudesse completar o livro, então sim o mistério de muita coisa envolvendo o mundo do personagem S ficou boa parte sem respostas. F. X. Caldeira completou com o último capítulo, mas sem saber realmente qual era o real final que Straka planejava, então vocês vão ter de se contentar com esse livro super, mega, ultra enigmático sem respostas. Foi INTENCIONAL pessoal, e eu achei isso incrível. Em nenhum momento depois que acabei o livro me senti como lendo aqueles livros de Trilogias e/ou séries onde o autor deixa perguntas no ar sem explicações. Entendam: O autor morreu antes de completar a obra, não tem como ter as respostas.
Outra questão importante: Como se lê O Navio De Teseu? Existe sim um meio certo de ler, mas não sei se eu deveria falar. Não é um spoiler, mas é uma coisa que seria legal você se dá conta por si mesmo o que as mudanças da cor de caneta da Jen e Eric significam. Uma dica: Tem a ver com tempo, você vai descobrir ao longo do livro que a conversa de Jen e Eric tem uma linha de tempo.

Dicas:
Pessoal uma dica super importante: leiam com muita atenção o Prefácio! Com toda a atenção do mundo nesse Prefácio! Ele pode ser chato (sei bem disso precisei ler três vezes porque estava quase dormindo!), mas ele é a maior dica, sua maior ajuda, nesse livro. F. X. Caldeira irá nos trazer uma lista de candidatos a Straka, pessoas que poderiam ter sido ele. E são muitos nomes, então eu sugiro que vocês prestem atenção, façam anotações porque esse livro tem códigos praticamente a cada página, para Jen e Eric tudo é um código! Muita atenção (e jamais ignorem ou pulem) nas notas de rodapé no decorrer do livro inteiro, pois os códigos estão no rodapé, mas principalmente do último capítulo escrito por F. X. Caldeira. Existe um código no último capítulo que vocês só irão descobrir usando a roda de Eötvös. Por mais chatos que os rodapés podem ser não ignorem, não pulem e leiam com muita atenção. O Navio De Teseu é um livro que precisa de sua atenção 100%! É um enigma em cada página. Também não ignorem os anexos, cada folha, cada carta, cada foto, cada cartão postal, cada pedaço de jornal... Não ignorem nada e leiam todos! TODOS!
Mais uma dica: Não ignorem o Macaco!

Basicamente existem três histórias nesse livro. Muitas pessoas vêem mais, outras só vêem duas. Eu vejo três: O personagem S, Jen e Eric, e F. X. Caldeira e Straka. Cada um interpreta de um jeito diferente, principalmente a situação do personagem S, esse livro é cheio de frases que te fazem refleti sobre o personagem, então muitas pessoas interpretam S de diferentes formas, fica seu critério sobre o que acham que ele realmente é e seu propósito. Uma dica para vocês não perderem os anexos: escrevam nos anexos as páginas que cada um pertence, assim se vocês forem tirar todos os anexos do livro, saberão as páginas corretas de cada um.

Minhas perguntas, metade sem respostas, me deixaram acordada! Tem tanta coisa que eu queria que Straka respondesse, gostaria que esse autor fosse real gente!
Eu amei a história O Navio de Teseu, amei ver a relação de Jen e Eric se desenvolvendo, amei acompanhá-los nessa busca por resposta, concordo com Eric no final sobre quem é Straka (a pessoal que ele sugeriu e tem quase certeza de que foi Straka), fiquei chocada quando descobri quem é F. X. Caldeira, tanto que eu tive que ler o Prefácio uma terceira vez com olhos diferentes, e os rodapés também! O nome do livro tem tudo a ver com o paradoxo de Teseu! Eu super recomendo essa leitura magnífica, nunca li nada como esse livro! Espero que muitas pessoas quando o lêem não pensem que estão lendo qualquer livro, pois esse livro é totalmente diferente de qualquer coisa que você já leu! Não esperem por todas as respostas, algumas vocês terão outras não, e outras vocês tirarão suas próprias conclusões.

site: http://biiabrito.blogspot.com/

Ana Carla 12/11/2020

Minha primeira reação ao tirar S. O NAVIO DE TESEU da luva foi: PUTA QUE PARIU QUE FODA!

S. cumpre, de cara, o objetivo central desse projeto ? porque sim, você vai ter nas mãos um baita projeto ? o de ser antes de tudo uma experiência.

A ideia é absurda de tão boa: uma história dentro de uma história dentro de uma história, escorada em vários anexos que pulam das páginas - literalmente se você não tiver cuidado ? e que são de uma lindeza e riqueza de detalhes que vale cada palavrão que eu soltei. Cada um deles é pensado, e muito bem pensado, para deixar S. cada vez mais envolvente.

E olha que eu nem entrei no mérito de ir catar as pistas e referências fora do livro ? já tive minha época Lost e J.J. Abrams vai ter de se contentar com isso.

Mas além de todo o arsenal com que o livro é munido, além dessa ideia foda, o livro ainda é realmente bem escrito. Meio louco? Muito louco! Você vai ter todas as explicações? Nops. Mas acho que a sua suspensão da realidade é ativada do jeito certo e as lacunas são desculpadas e a falta de algumas respostas tem uma justificativa aceitável.

Ah! E com certeza não é um livro para ser lido só uma vez. Esta é uma obra para ser visitada e revisitada e achar coisinhas que você não notou a primeira vez.

Mas é isso: se prepare para um livro louco, trabalhoso e feito para ser degustado sem pressa, mas com muita curiosidade.

NOTA: vários sites indicam as melhores formas de ler S. Não tem trilho, eu acho, apenas trilhas que você pode escolher ou não seguir. Eu comecei lendo tudo de uma vez, mas depois de alguns capítulos optei por ler apenas O NAVIO DE TESEU, a história em si; e depois ir acompanhando as anotações de Jen e Eric (Parte 1 - Caneta  Azul Jen + Caneta Preta Eric. Parte 2 - Verde (Eric) e laranja (Jen). Parte 3 (li junto) - Roxo (Jen) e vermelho (Eric)/ Preto (ambos Jen e Eric).

Mas descubra o melhor método para você. Possivelmente, quando eu reler, vou optar por outra estratégia pra ver no que dá.

--> MAIS RESENHAS E CONTEÚDOS LITERÁRIOS NO IG @a.estante.da.ana
Márlya 13/11/2020minha estante
Por favor onde você comprou? Obrigada.

Ana Carla 13/11/2020minha estante
Oi, Márlya, tudo bom? Comprei pela Amazon, mas faz um tempo.

Márlya 14/11/2020minha estante
Obrigada Ana!

Thiago 30/07/2020

Não é um livro
Não é um livro. É uma experiência literária. Gostoso de ler. Divertido. Simplesmente a perfeição em experiência literária.
NandaCL 30/07/2020minha estante
E diga-se de passagem, uma das melhores experiencias literárias que já vivi

deadoll 31/07/2020minha estante
eu tenho ele mas ainda não tive coragem! talvez agora vá!

Sarah | @only_a_snowflake 30/01/2016

"Toda história vem de algum lugar" (Booktalk SEM spoilers)
Ainda não foi criada no mundo uma palavra capaz de definir esse livro, portanto tomo a liberdade de classificá-lo provisoriamente por "inquietante". Reservo-me no direito de acreditar que a confusão que porventura venha a ser notada na narrativa principal é proposital, pensada pela grande mente de Straka e Caldeira. Em O Navio de Teseu, temos que acompanhar a triste e solitária jornada de S., assim como seu permanente dilema de suas escolhas e incessante busca pelo seu verdadeiro eu. Enquanto isso, também nos são oferecidas peculiares notas de rodapé escritas pela pessoa misteriosa de F. X. Caldeira, responsável pela tradução do texto original de V. M. Straka.

Nas margens, conhecemos a história de Jen e Eric, duas pessoas que tentam desvendar o mistério que envolve Straka e as páginas de O Navio de Teseu. O desafiador, contudo, é que as notas de Jen e Eric não estão em ordem cronológica. Primeiramente temos as anotações à lápis de Eric, depois caneta preta (Eric) e azul (Jen), caneta verde (Eric) e laranja (Jen), caneta vermelha (Eric) e roxa (Jen), e por fim caneta preta tanto para as notas de Eric quanto para as de Jen.

Você pode se questionar se de fato conseguimos conhecer e entender esses dois personagens que só aparecem de maneira breve e desorganizada. A resposta, meu caro, é sim. De alguma maneira, acabamos nos envolvendo com seus conflitos pessoais, e passamos a compartilhar a determinação destes na resolução do grande suspense que envolve um suposto grupo de escritores. O que Jen e Eric vão descobrindo ao virar de cada página de O Navio de Teseu (e você também, leitor!) é que eles não são os únicos que procuram respostas, e existem pessoas que são capazes de fazer muita coisa para manter em sigilo as mensagens que permeiam Straka e suas obras.

Eric, Jen, Ilsa, Moody, S., Sola, Straka e Caldeira são personagens que eu realmente consegui entender e vi profundidade. Já Durand, Garcia Ferrara, Desjardins, Summersby, Ekstron, eu não consegui entender claramente a relação que eles tinham entre si. Apesar dos incríveis anexos que acompanham S., senti falta de certos materiais com reportagens e fotos que são citadas diversas vezes nos diálogos de Jen e Eric (Você, que já leu, vai me dizer que você não queria ver a foto dos eventos de Havana ou Praga?).

Confesso que queria ler Coriolis. Seria incrível ler o livro, e ter que usar a Roda de Ëotvös para continuar a leitura. A propósito, alguém conseguiu decifrar o último código do livro e descobrir a frase secreta? É realmente bonita, apesar do trabalho que é ter que usar a Roda de Ëotvös. Boa sorte aos pacientes.

"O que há de errado com o comum?
Não é tão bom quanto o excepcional." (p.314)

BGM: Hopeless Love (Park Jimin)
Adriane Rod 09/03/2016minha estante
Não entendi como usar a Roda de Eötvös, como funciona?

Sarah | @only_a_snowflake 10/03/2016minha estante
Adriane, eu também não consegui entender como se usa a Roda. Para achar a frase secreta, (se não me engano) você tem que pegar as coordenadas de cada lugar que é citado no último capítulo e transferir os números na Roda para descobrir as letras. Eu não tive paciência e só vi a resolução em um site aí... Aqui explica algo sobre a Roda de Eotvos, não se ajuda ou confunde mais: http://sfiles22.blogspot.com.br/2013/11/eotvos-wheel-code.html

marimagerl 03/07/2016minha estante
Você pode me passar o site onde viu a resolução do código do último capítulo?

Sarah | @only_a_snowflake 11/07/2016minha estante
Mari, dá uma olhada ali no capítulo 10 aqui: http://sfiles22.blogspot.com.br/2013/11/cipher-explanations.html (desculpe a demora)

Anne Balbueno 18/04/2021

Lá vai
JJ ABRAMS VOCÊ ME PAGA.

Vou começar primeiro falando que sim, o projeto gráfico desse livro é absolutamente tudo. E inclusive a versão brasileira é uma das melhores do mundo (pega essa França).

Todos os elementos extras no livro só serviram pra nos conectarmos mais com a história e sim, Jen e Eric tudo pra mim.

Agora sobre a história em si:

O QUE O MACACO TEM A VER????? Não consegui achar nada concreto sobre isso. NADA.

O contexto é bem filosófico e se parar para pensar até bem bonito. Mas me deixou com mais perguntas do que respostas. Era o intuito? Sim. Mas não gostei.

As linhas temporais das margens eu consegui separar bem, mas O navio de teseu foi horrível. Cada capítulo parecia que faltava informação, contexto, me senti lendo pedaços avulsos de uma coisa maior.

A frase da roda foi bem bonita e fez todo o sentido com a narrativa mas eu queria mais.
Sil 31/05/2021minha estante
O macaco é como se fosse um aviso que teria uma mensagem codificada. Pelo menos foi isso que eu entendi...

Em alguma página alguém fala "siga o macaco" e dai Jen e Eric acabam percebendo isso.

Bruna 18/09/2016minha estante
Oi Gui, tudo bem? Estou lendo esse livro e adorei as dicas para ler que você passou. Acabei de ler o livro principal,ONDT, e as anotações á lápis do Eric, e confesso que estou confusa rsrs. Comecei a ler as anotações em azul e preto do Eric e da Jen, e logo no inicio do primeiro capitulo, ela fala sobre a Roda de Ëotvös para decodificar enigmas. Vi seu vídeos sobre como usar a roda nas notas de rodapé do capítulo 10, procurei as coordenas geográficas no Google e apliquei na roda. Mas não formou uma frase, ou será que fiz alguma coisa errada? Ou será que essa frase não está em português? Se puder me ajudar te agradeço. Bjos.

Rubens 20/10/2016minha estante
Ótima resenha e dicas de leitura. Vou iniciar em breve e pretendo seguir suas dicas!

Rodrigo 04/01/2017minha estante
Cometi um terrível pecado com esse livro. A falta de internet me fez ler de forma irresponsável, sem pesquisas, sem anotações, sem dar a devida atenção aos detalhes. Tenho que reler da forma correta o quanto antes.

Rodrigo.Leite 09/03/2018minha estante
Bom dia pessoal. Terminei o livro ontem. E fui tentar descobrir a mensagem final na Roda de Eotvos. Consegui, mas vi que não foi tão fácil, é que tem alguns erros na própria roda. Por isso fiz um tutorial para descobrir.

ESTUDO SOBRE S ? O NAVIO DE TESEU
COMO USAR A RODA DE EÓTVOS

1 - A primeira dica não nos traz o nome de uma cidade. Talvez por isso possamos olhar em cima e entender que seja ?Mediterraneo?. O que é errado, pois além de ser uma faixa muito grande, a dica nunca está contida no texto, mas sim no rodapé. No rodapé temos o nome do ensaísta Norman Berguen. Que surpresa descobrir que Berguen é uma cidade da Noruega! Então onde acharíamos 35°N/28°O de coordenada do Mar Mediterraneo, o que nos daria:
F,

Temos a coordenada de Berguen, Noruega, que é60°N/5°L. O que nos dá:
D
A.

2 - A segunda dica, a primeira vista, podemos achar que é St. Vincent. Mas é Biabou, St. Vincent. A coordenada de St. Vincent no Google é 15°N/60°O, e a de Biabou é 13°N/61°O. O que nos dá:
T.

3 - A terceira dica, nos dá o estado de Oregon, que no Google nos traz 45°N/121°O. Poderiamos ser mais específicos e pensar que um grande jornal no estado normalmente fica na capital. Então buscamos as coordenadas da capital Portland, que nos traz 45°N/123°O, e nos dá:
S
E.

4 - A quarta dica tá bem clara. Thunkar, no Butão. Se você pesquisar ?Thunkar, Butão?, vai ser mais difícil achar a coordenada no Google. Então procure simplesmente por ?Thunkar, coordenadas?. De qualquer modo, as coordenadas são 27°N/91°L, o que nos dá:
M
D
V
O.

5 - Agora começam os problemas. A dica nos traz o ?príncipe de Santiago?. Procurando no google, achamos Santiago de Compostela, na Espanha, e alguns site em inglês indicam que esta seja a cidade certa. Porém, Santiago de Compostela nos traz no Google a coordenada 42°N/8°O. Trazendo-nos a seguinte sequencia de letras:
T.

Essa sequencia nos fará não conseguir identificar a mensagem. Em sites em inglês, nos indicam que seja Santiago na Espanha, e nos dão a coordenada 33°S/70°O. Que nos dá:
B
F
K
R.
Errado também. Com mais um pouco de conhecimento, descobrimos que a coordenada 33°S/70°O bate certinho com Santiago, maaaaasss, Santiago do Chile! Mas já vimos que essa coordenada nos dá a identificação de letras erradas. Penso que pode ter sido na hora da tradução para o português. Então? Não tem jeito? Um momento. Fiz o inverso. Achei a sequencia de letras lógicas, e tentei pelo menos bater com a coordenada 33°S. Assim sendo teria que usar a coordenada (segredo). Ou seja, com a coordenada 33°S/(segredo)°O, você acha a sequencia de letras lógica. Mas ai não teria graça te passar isso logo de cara. O que fiz? Joguei no Google pra ver onde bate essa coordenada 33°S/(segredo)°O. Infelizmente caiu no meio do Oceano Pacifico, sem nem uma ilhazinha perto. Kkkkkk. Então procurei uma cidade que tivesse coordenadas que desse a sequencia de letras certas. Achei a cidade de Salamanca, no Panamá. Ai se quiser diversão, você procura as coordenadas dessa cidade. Se não quiser, as coordenadas são 9°N/79°O. A coordenada segredo é 159°O. O que nos dá:
F.

6 - A sexta dica é a cidade de Calais, na França. Mesmo problema da ultima dica. Calais tem coordenada no Google de 50°N/1°L. E nos dá a sequencia:
F.
Errada! Em sites de língua inglesa achamos 51°N/0°L. Que dá a mesma coisa. Então, a cidade a ser achada para a sequencia de letras certa é Acra, em Gana! Com a coordenada 5°N/0°O. Que nos dá:
i.

7 ? A sétima dica nos fala de uma missão de Morandava! Que diavo é Morandava? Sim. Morandava é uma cidade de Madagáscar. Ai ficou fácil. A coordenada de Morondava é 20°S/44°E. O que nos dá:
V
N

8 ? a oitava dica nos fala de sangue derramado em Havana. Fácil também. A coordenada de Havana, em Cuba, é 23°N/82°O. O que nos dá:
M
A

9 ? A nova dica não nos fala de cidade nenhuma. Mas que diabos hein. Mas fala do dialógo entre Viktor e Sofia no livro Dois de Coriolis. Mas que coisa hein. Quem estudou geografia sabe que Sofia é a capital da Bulgária, rsrsrsr. O ruim é que Sofia nos traz a coordenada 42°N/23°L. Que nos dá a sequencia de letras:
B
F
H
E surpresa, está errada! Para achar a sequencia certa de letras e pra não fugir da Bulgária, indico que procure as coordenadas do litoral da Bulgária, o famoso Mar Negro. Nos trará a coordenada 42°N/28°L. Que nos dá:
L.

10 ? A ultima dica tá na cara. A Big Aplle, New York, Nova Iorque. Eu gosto de escrever Nova York. Molinho. Nova York a coordenada 40°N/74°O. Nos dá a seguinte sequencia de letras:
T
R
Isso. A última letra é um ponto. Caracterizando que a frase chegou ao final. Vamos compor então as sequencias de letras? Vamos lá. Botamos cada coluna uma do lado da outra:

E U A M E I V O C E
D E S D E O I N I C
I O E V O U C O N T
I N U A R A A M A R
A T E O F I N A L .

FRASE SOLUCIONADA: EU AMEI VOCÊ DESDE O INICIO E VOU CONTINUAR A AMAR ATÉ O FINAL.

Muito lindo mesmo! No final de tudo, S ? O Navio de Teseu, é um livro de amor. Na minha opinião, claro!

O que achou Gui?

Bito Borges 20/08/2019minha estante
O que eu tinha entendido sobre o "Imagine se você soubesse sobre o macaco na época", é que Signe era representada pelo macaco. O rapaz seria Summersby, que cuidou do macaco (que acabou sendo envolvido no navio).

Lucas Poliseli 22/04/2020

Não deu certo
A ideia do livro é muito legal, mas não senti que funcionou. A história é maçante, o final não é satisfatório, o mistério e suspense não convencem. As conversas paralelas entre Jennifer e Eric muitas vezes são bem chatas e muito do que eles descobrem sobre o mistério só fica entendido entre eles.
J. Marques 23/07/2021minha estante
Paguei caro pra cacete nesse livro, demorei anos pra ler pq a história não me convencia de jeito nenhum e, quando li, o final foi bem morno e dava pra perceber que ia terminar daquele jeito na metade do livro. Uma pena, achei uma premissa muito boa, que foi jogada fora.

Manu 11/01/2022minha estante
Se quiser vender, eu compro (com preço acessível, porque o do mercado tá impossível)

marcosm 16/08/2020

S.
Independente da qualidade da história ou, de se entender ou não, é um livro que todo amante de livro deveria ter. A qualidade da edição brasileira é de se tirar o chapéu. O cuidado que tiveram, detalhes como dobrar as pontos de um dos papéis que vem no meio do livro. Só isso já vale a pena. A história em si tem altos e baixos. Talvez, o que mais prenda a atenção do leitor seja a história fora da história (as anotações nas páginas do livro em distintos momentos da linha do tempo). Um livro pra ler e depois folhear, se não para tentar encontrar peças do quebra-cabeças, pelo menos para admirar a beleza da edição e de todo o material extra.

Raquel Holmes 19/02/2017

Aquém da expectativa / Confuso
Dizem que não há um padrão de leitura para esta obra. Creio que, por não existir tal padrão, a leitura acaba sendo muito confusa (imagino que pra a maioria dos leitores). Vários testemunhos de leitores dão conta de que tentaram ler de um jeito e não deu certo. Tentaram de outro e também não deu certo... Com isto, a magia do livo vai se perdendo. O legal de "S. O navio de Teseu" é justamente acompanhar a história (contemporânea).

Primeiro, eu comecei lendo "O navio de Teseu" junto com os comentários de Jen e Eric. Não deu certo. Então, resolvi ler todo "O navio de Teseu" e voltar ao início lendo os comentários. Deu parcialmente certo.

Observei que as conversas seguem "fases". Jen comenta todo o livro. Devolve. Eric comenta todo o livro. Devolve. E assim eles seguem várias vezes.

Como identificar que comentários vêm primeiro que os outros? Bom, de início é fácil saber. Os comentários a lápis vieram primeiro. São as primeiras impressões de Eric. Após, vêm os comentários iniciais de Jen, que encontrou o livro esquecido pelo Eric. Mas depois vêm outras cores.

Segui esta ordem:

Eric: Verde

Jen: Roxo
Eric: Vermelho

Ambos: Preto

Contudo, mesmo percebendo que esta é a ordem cronológica das cores dos diálogos, ainda assim foi confuso de ler. Quando cheguei na fase do roxo e vermelho, recebi vários spoilers. Vou dar um exemplo FALSO pra não dar spoiler falso pra vocês: "Eu encontrei Júlia numa lanchonete". Quem é Júlia? Só mais a frente saberíamos como esta Júlia entrou na história. Isto porque apesar de a cor estar certa na ordem cronológica, eles conversaram várias vezes com aquelas mesmas cores e você não sabe qual anotação veio antes de qual. E fica perdido!

Por conta de estar meio "cega em tiroteio", acabei não conseguindo acompanhar a linha de raciocínio deles para desvendar os mistérios escondidos em "O navio de Teseu". Pra mim, a roda de Eotvos foi inútil.

Bom, quanto ao livro "O navio de Teseu", ele até te prende um pouco. Tanto que eu me sentia tentada a ler os comentários, mas na maior parte do tempo minha atenção estava tão presa ao enredo que eu conseguia ignorar os comentários numa boa. Mas a julgar pelo livro, sem considerar as anotações, eu diria que é apenas uma fantasia. Algo sem sentido e que termina sem respostas a muitas perguntas. Maaasss quando se lê as margens, compreende-se o verdadeiro sentido de aquele livro existir. Para os personagens e para quem consegue acompanhar o raciocínio de Jen e Eric, faz sentido.

Pontos positivos:

Achei bacana a história do personagem S. ser narrada no presente. Assim tudo está acontecendo exatamente naquele momento em que você lê. Dá uma emoção e uma expectativa bem diferente. É como se o futuro pudesse ser alterado, planejado ou impedido.

"S. ONdT" me lembrou os tempos de faculdade, quando estudamos correntes que defendiam pontos divergentes e um deles dizia que a intenção do autor não deve ser levada em consideração. Outro dizia que a biografia do autor não deve interferir na obra. Em "S. ONdT" a coisa muda de figura. Tudo é importante. Considerando intenção do autor (e do tradutor) e a biografia do autor (além da situação histórico-política da época) aquela trama de mera ficção assume uma outra forma e um mundo de informações surgem.

Achei fantástico o modo como os escritores inseriram o leitor no livro. Tanto com esta cartada da narrativa no presente, quanto com outros detalhes: O autor às vezes é onisciente, às vezes, não. Ele te coloca todo o tempo no presente, como eu falei acima, de modo que você vê "alive" tudo acontecendo. Ele conversa com o leitor, ousa dizer o que o leitor fará e pensará (como se ele dominasse também o leitor) e em determinado capítulo ele usa o leitor como personagem: você é o personagem, você é "assim, assado" e tais coisas acontecerão contigo. Achei genial!

E há alguns detalhezinhos que eu não posso comentar por serem spoilers. Mas acho que o que eu falei basta.

No mais, eu fiquei um pouco decepcionada. Não acompanhei J e E nas buscas pelos códigos, não segui o raciocínio deles... fiquei perdida. O que compreendi mais ou menos foi que fim levaram estes dois personagens.

Maaasss, eu recomendo a leitura. Muita gente gostou e compreendeu, teve um melhor aproveitamento que eu. Então, leiam! ;)
__________________________________

Aaaaahhhh! Voltei. Eu esqueci de falar do mais maneiro. O trabalho gráfico da Intrínseca. Fantástico, gente! Que capricho! A editora ousou e eu bato palmas. Tudo muito luxuoso. Parabéns, Intrínseca!
Roseane Suelen 13/05/2019minha estante
Eu também fiquei com essa sensação de estar perdida em relação as ideias deles. Teve horas eu eu lia só por ler mas não entendi o que eles estavam falando. E realmente essa questão de ter notas da mesma cor com spoilers também me deixou confusa, eu pensava que tinha esquecido algum detalhe.

Mariii 16/02/2020

O navio de teseu
Esse é um livro muito legal de ler, uma leitura diferente, que faz o leitor participar dela e faz com que você descubra o quebra cabeça do livro através das pistas. Eu gostei bastante, recomendo bastante, só indico que pesquise primeiro a maneira correta de ler senão pode acabar se perdendo e não conseguir entender as pistas.

Carol.Alves 12/05/2020

Diferente de tudo o que já li
Um livro bem pensado, planejado e elaborado. Um livro é várias histórias nas entrelinhas de maneira literal. Como a morte misteriosa de um autor muito famoso, que ninguém conhecia sua verdadeira identidade e que era supostamente um espião do período entre as principais guerras, pode se relacionar com a vida de um ex acadêmico afastado de sua universidade e de uma estudante do último ano de literatura? O que tem na vida deste autor e nos romances que ele escreve e a relação com a sua tradutora? Porque é perigoso escrever? Por que é mais perigoso ainda tentar descobrir a identidade dele? E o amor, romance, o que tem a se dizer sobre tudo isso? S, é um dos melhores livros que já li. É um deleite para leitores que gostam de inusitado ...

Bruno 22/07/2020

Ótimo livro, trama misteriosa, mistério genérico
Finalmente terminei todas as leituras e mistérios do livro, que eu diria, é um dos livros mais originais e dinâmicos (e difíceis) que já li!
A história principal do livro, Navio de Teseu, se desenrola sobre a história de "S." um homem que não sabe, não lembra seu passado em uma vila onde conhece uma mulher em um bar,(Sola, saberemos mais a frente) e que de algum modo, se sente ligado a ela, apaixonado.
Segui toda a trama, o mistério do navio, o enredo por trás de Vévoda, e pra ser sincero, ao meu ver, o livro tenta ser tudo, mas falha miseravelmente. Após você terminar a primeira leitura, irá se ver mais perdido do que quando começou, afinal, nada faz sentido e o autor, Straka no caso( Ou J.J e Doug, não faz questão nenhuma de explicar nada. Após você começar a leitura da investigação de Jen e Eric, o casal que se interessa e estuda a vida e obra de Straka, começa a ver que a história do Sobreiro, do Navio, do S. Se mescla com a editora dos livros de Straka, e seu amor, Filomena. Eu li todo o enredo que se segue, descifrei todos os códigos, acompanhei a história de amor tanto entre Filomena e Straka, quanto Eric e Jen.
Entretanto, mesmo embora o livro seja revolucionário na sua forma de escrita, na sua proposta de edição e material extra que vamos dizer, nunca vi um trabalho como esse, nem sei se verei um dia...A história, em si, é chata, é arrastada, demora pra se desenrolar, trás muitos pontos, personagens, códigos que o leitor é obrigado, se quiser terminar, a separar boa parte do seu tempo para finalizar, se fazer entender. Não é um livro casual, por isso baixei minha nota, porque embora o livro seja impecável em sua parte editorial, é também um saco acompanhar sua história, e eu, acostumado a ler romances de Sir Arthur Conan Doyle( Sherlock Holmes) , sei que é possível se trazer uma trama com várias pontas totalmente e aparente desconexas e anexa-lás no final... ficou parecendo que o autor já teve muito trabalho fazendo a parte gráfica do livro, e não completou a parte da história, porque ficaram muitas pontas soltas, poucas confirmações. E assim, após tantas e tantas horas lendo, leituras e releituras, códigos, suor e lágrimas. O leitor a esta altura, espera uma conclusão, preto no branco, isso é isso e aquilo é aquilo, e não ficar apenas com suas deduções e especulações. Finalmente, aqueles que tiverem tempo livre, recomendo. Não é um livro para leitores casuais. Deixo um link a quem busca desvendar a "Roda de Eotvos"

site: http://swiki.zachwhalen.net/s/decoder_wheel
Viviane @litenatura 22/07/2020minha estante
Preciso ler o meu. Comecei a um tempo e não consegui continuar, quero começar de novo agora que estou com tempo!!!

Viviane @litenatura 22/07/2020minha estante
Achei o livro bem confuso, muitas informações, nem sei, vou começar de novo e tentar finalizar.

Bruno 28/07/2020minha estante
Tenta ler na ordem certa, fica muito mais linear... Primeiro a história do livro, com as notas abaixo numeradas, depois as notas em Azul e preto, na sequência, notas em verde e amarelo, vermelho e roxo e por último preto e preto. Alguns códigos você só vai descobrir na internet, como usar a roda de Otvos no capítulo 10.

Viviane @litenatura 28/07/2020minha estante
Entendi, farei isso. Obrigada pelas dicas!!!

Gabi.ccoutinho 21/08/2020minha estante
Nossa queria muito ler esse livro mas não acho em lugar nenhum por um preço acessível

Le 12/09/2020minha estante
Eu comecei e abandonei a leitura eh confuso e eh uma leitura arrastada..

Dadá 25/09/2020minha estante
Também estou procurando, mas o preço não está nada acessível.

Manu 11/01/2022minha estante
Le, se você quiser me vender o seu, eu super compro, por um preço acessível

Le 14/01/2022minha estante
Manu, realmente não tenho interesse em vendê-lo..