A cidadela

A cidadela A. J. Cronin...

Resenhas - A Cidadela

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

anananabn 01/02/2024

Malade au petit morceau de papierrrr
Comprei esse livro por 10 pila num sebo na minha última viagem só pq a achei a capa legal (sim julguei o livro pela capa ??

comecei a ler achando a que a história de um médico em uma cidadezinha no interior do cobogó não ia me pegar muito, ainda mais por se passar nos anos 20 (nao sou mt fã de coisa de época).

mas gostei mt do desenrolar, tudo bem devagarinho, deu todos os detalhes que eu precisava saber, descreveu bem os personagens secundários na medida do possível, de um jeito q eu consegui imaginar a vidinha individual de cada um deles. (com exceção da christine, mds n fala nada da pobre coitada mesmo ela parecendo ser a mais interessante nesse muquifo todo, mas tudo bem, o livro já tem mais de 400 paginas, n da pra ter tudo na vida)

de todo jeito, gosto da forma que ele descreveu os acontecimentos, dava pra entender perfeitamente como tava rodando a cabeça do pobi do andrew (mesmo n gostando dele k)

enfim fiquei torcendo por danny e christine n vou mentir - sla gosto de confusao

(hope to com vc e n abro! simpaticíssimo
Ana Bernhard 20/02/2024minha estante
que diaboe e malade au petit nao sei oq

Cristiane 22/12/2023

A cidadela - A. J. Cronin
Minha mãe sempre falou sobre este autor e sobre este livro. Finalmente consegui realizar sua leitura.
Dr. Andrew Manson tem a oportunidade de iniciar sua carreira profissional. Ele é um médico recém formado e respondeu ao anúncio de emprego como médico assistente do Dr. Page, no vilarejo de Drineffy. Ele descobrirá que na verdade ele assumirá todo o trabalho do médico, pois Dr. Page foi vítima de um derrame. A irmã do doutor, administra a clínica, e explora Andrew, paga-lhe mal e oferece uma comida horrível. Sendo um vilarejo cuja economia é baseada nas Minas de carvão ele atende operários e seus familiares.
Fará amizade com Dennis, outro médico assistente, vai se apaixonar por Cristiane, a professora do local.
Consegue um emprego em outro vilarejo, também de minas, casa-se com Cristine.Ela engravida, sofre um acidente, perde o bebê e fica estéril.
Neste vilarejo a exploração dos médicos com seus assistentes continua, Manson tenta organizar os assistentes, mas não consegue. Seu melhor amigo é Con, o dentista, apaixonado por mecânica, pai de muitos filhos.
Com o apoio de Cristine, ele estuda para obter o equivalente ao título de mestrado e depois realiza uma pesquisa sobre os perigos da inalação da poeira das minas para saúde pulmonar dos mineiros, consegue o título de doutor.
É convidado para fazer parte da sociedade médica dos mineiros, em Londres, conhece Hope, um químico, também se tornam amigos. Ele se decepciona com este cargo e decide abrir um consultório.
Atravessa muitas dificuldades até estabelecer uma clientela. Sobe na profissão, enriquece e tudo que ele condenava na prática da medicina, ele começa a fazer. Se afasta de Cristine, apesar de amá-la, viverem juntos, o relacionamento deles não vai bem, é marcado por discussões e desencontros.
Uma tragédia, a morte de um paciente na sala de cirurgia, abre os olhos de Manson, percebe que seus colegas são péssimos profissionais e ele é movido pela culpa, depois pelo desejo de mudar... Pede perdão a Cristine, decide fundar uma clínica com Hope e Dany em um vilarejo distante. Se reconcilia com Cristine, mas algumas tragédias ainda o aguardam.
Um romance impactante porque mostra o quanto podemos nos afastar de nossos ideais o quanto saúde e trabalho estão relacionados e como a medicina pode se tornar uma mercadoria.

Deza Farias 03/11/2023

@???????????????????
?????????????????
? ???????? | A. J. Cronin | p. 415 | 4.0/5 ?
???????????????????

"???? ?? ???? ????? ? ??????????: ? ???? ?? ??? ????? ????? ??????????"

Desde a primeira vez que eu li "A Bibliotecária de Auschwitz" eu fiquei com vontade de ler esse livro. A forma nostálgica de como ela falava do livro enquanto estava presa no campo de concentração era maravilhosa. Mas eu sempre acabava deixando pra outra oportunidade. Ano passado ganhei esse livro da minha cunhada que iria para o lixo, guardei e esperei a oportunidade de ler, até que surgiu um desafio de ler um livro indicado por outro livro e eu escolhi ele.

O livro começa de uma forma bem rápida, enquanto estamos conhecendo o médico em formação Dr. Andrew Mason, que chega para trabalhar e obter experiência em uma cidade muito pequena no país de Gales. Uma cidade mineradora, onde toda a população é humilde. Mason passa por muitos perregues mas não pode desistir, afinal precisa pagar o empréstimo da faculdade de medicina. Ainda nessa cidadezinha ele conhece Chris, sua futura esposa.

Ao passa das páginas, vemos Mason lutando contra um sistema sobrecarregado, que não busca se modernizar, e onde muitas pessoas acabam morrendo por falta de bons profissionais, que prefere o jeito fácil ao tratamento correto. Mas como nem tudo é flores, a medida que Mason vai pegando experiência e se tornando conhecido ele começa a ganhar muitos clientes, e com os clientes claro vem o dinheiro.

Infelizmente Mason começa enredar pelos caminhos que ele julgava tanto. De médicos displicentes que não clinicavam por amor, mas por dinheiro. E é aqui que o livro fica um pouco cansativo, pois Manson se torna aquele médico de dondoca. E aos poucos seu relacionamento com Chris (Eu amei essa personagem) começa a esfria, pois ela não entende o fascínio do marido pelo dinheiro. E preferia quando ele clinicava para os pobres, e seguia com as suas ambições para a sua pesquisa científica.

O romance é muito bem escrito, com muito drama médico, a trama te prende de uma forma... E mesmo sendo um clássico o livro é bem fácil de ler e de fácil compreensão.

Marcos5813 28/08/2023

O ideal de uma cidadela
Andrew Manson é um jovem médico, recém formado, idealista, e com uma vontade febril de romper com as regras vigentes, conservadoras, e salvar o mundo de suas amarras, e é exercendo a medicina que faz de sua profissão instrumento para salvar vidas humanas, não apenas dos males do corpo mas, também, da alma. Quanta vida há em um cidadela? Quantas vidas há numa cidadela? Romance esplendoroso!
QUEIJO460 28/08/2023minha estante
Cinco estrelas, deve ser bastante bom mesmo.

Marcos5813 28/08/2023minha estante
De fato amigo! O livro é um verdadeiro clássico. O autor não é tão conhecido mas este seu Romance entra para os anais das grandes obras literárias, segundo minha modesta opinião.

QUEIJO460 28/08/2023minha estante
Entendi.

Marcos5813 28/08/2023minha estante
Acho que vai gostar de ler amigo. A obra trás grandes reflexões, como o sentido de nossas escolhas e como afetam nosso caráter.

Milena12 24/08/2023

A cidadela
Não é uma leitura difícil, alguns capítulos bem sucintos.

A história em si, me trouxe a lembrança do médico Bovary, mesmo que não tenha nada a ver, mas apenas o início da vida de um médico recém formado.

Ao longo da leitura podemos ver o amadurecimento do Andrew Manson. Em algumas partes, ele se deixava levar por seus instintos mais coléricos, se levar pela raiva. Mas com o tempo ele amadurece em ser mais racional.

Apesar de se levar pelo sucesso financeiro, Andrew sempre aspirou um certo sucesso profissional, e caiu em momentos apenas por conta de dinheiro.

E no fim, conseguiu retornar as suas origens, retornar as rédeas de sua vida ? profissional e amorosa.

Os últimos momentos me deram aperto no coração, apesar de que faz parte da vida, nunca gosto de encarar situações como essas em leituras.

O final foi de se esperar, o resultado em si, não o enredo. E fechando com chave de ouro, pôr o nome do livro dentro dele, isso me dá uma alegria que não sei explicar.

Teca Fernandes 22/08/2023

Sobre empatia
Formado em Medicina, o autor escreveu romances idealistas de crítica social, traduzidos em vários idiomas, e alguns deles adaptados ao cinema e à televisão, como esse título que trago.

Ao retratar sua rotina, o jovem médico Andrew Manson nos traz a realidade de uma sociedade medíocre e rasa. É um clássico, que todas as pessoas deveriam ler, pois todos somos pacientes ainda de uma medicina com este ranço nefasto.

Meu interesse no livro surgiu ao ler em algum lugar que "era um clássico sobre a medicina do começo do século XX". E é, mas acredito que todo mundo deveria ler. Não apenas os médicos.

Leia porque você precisa sair da manada. Leia para se tornar humanista, ético e consciente.

Enfim, esse é um livro para se guardar na memória. Sempre.

site: https://www.instagram.com/literalmenteca/

Sarahobarros 19/07/2023

Acredito que sejam poucos os que gostam de ler resenhas de livros, especialmente quando são grandes como as que eu costumo fazer. Mas, se você gosta de ser convencido a desfrutar de uma obra, está verdadeiramente no lugar certo. E eu como alguém que ama falar sobre os livros que leio, vos entrego uma enxurrada crítica sobre esse clássico que ocupou meu finalzinho de junho e começo de julho.
A história é bastante simples do começo ao fim (e para quem ama literatura médica, os termos da profissão vai açucarar a leitura ? me senti o próprio protagonista). Dono de uma prosa bastante acessível, A. J. Cronin conta a história do médico recém-formado Andrew Manson.
Detentor de uma visão romântica da sua área, esse personagem enfrenta diversas dificuldades e obstáculos em sua carreira, os quais o faz desviar da moral que ele veementemente pregava. E o gran finale aguarda os leitores com reviravoltas cruas da realidade nada romântica da sociedade descrita por Cronin.
No geral, é um livro lindo, humano. É cheio de lutas cotidianas e batalhas que o profissional da saúde, como Manson, enfrenta para possuir melhores condições laborais. Você com certeza irá amar e odiar essa personagem nos momentos da leitura.
Tenho o pressentimento de que essa obra descreve uma crítica ao sistema de saúde do Europeu. Tanto foi o poder desse livro, que influenciou a criação do National Health Service no Reino Unido ? semelhante ao Sistema Único de Saúde brasileiro. A literatura influenciando a realidade.
Enfim, os múltiplos personagens do começo do livro atrapalham um pouco a leitura, mas nada que impede o bom entendimento da história. A marcação temporal também é algo a desejar, são pouquíssimas. No entanto, também não se constitui um obstáculo para a percepção cronológica, somente deixa vago o olhar sobre a narrativa.
Certamente, um livro marcante. Leiam.

Elaine Miranda 08/07/2023

Triste e necessário
"Cidadela", romance escrito por Archibald Joseph Cronin, traz a trajetória de Dr. Manson, um médico recém formado, idealista, que acaba se perdendo ao longo do seu percurso profissional.

É uma história muito triste e reflexiva. Quantas perdas! Eu me sensibilizei com o quão se permitiu ser envolvido pelo cenário que vivenciou!

Recomendo a leitura, especialmente para jovens em início de carreira.

Gigi 19/06/2023

Esse ano -até agora- estou com muita sorte na leitura, só lendo livraço! E a cidadela não poderia ser diferente, um livro maravilhoso! E o melhor de tudo é que li no momento que mais estava precisando.
A cidadela é mais um livro do gênero ?medicina? (sim pra mim isso é um gênero) que eu amo muito. Conta a história de Andrew Manson, um médico recém formado que agora está no mercado de trabalho, tentando vencer a mercantilização da medicina, os charlatões e as dúvidas de um médico com pouca experiência e muitos princípios. É um livro ótimo, que aborda muitos temas éticos e que me fez refletir sobre muitas dúvidas que tenho atendendo pacientes em consultório. Me fez analisar sobre muitas questões e trouxe conforto ao meu coração por saber que não estou sozinha nesse mundo de medos e receios, sobre o que me espera no futuro da minha carreira.
É engraçado até pensar, que mesmo sendo um livro de 1937, é um livro muito atual. Esse conflito entre sucesso profissional e a própria ética médica sempre estiveram ai. É só olhar para a internet, que iremos observar vários exemplos de médicos que preferem ter vários seguidores e curtidas em seu Instagram, mesmo que para isso precisem violar normas, direitos e condutas médicas
Saber o que é certo e, muitas vezes, fazer o que é certo, pode ser muito difícil, mas não importa o que aconteça, aquilo continua sendo certo e nunca pode deixar de ser levado pelo que é mais fácil ou o que é mais rentável. É sobre bater o pé no chão e sempre seguir os nossos princípios, que no fim, mesmo não parecendo, vai levar a um caminho muito mais bonito e correto
É uma leitura mais devagar e arrastada. Mas confia no processo! Vale a pena

Bano 01/06/2023

A obra-prima do renomado autor escocês

"A Cidadela" é uma obra-prima literária escrita pelo renomado autor A.J. Cronin. Publicado em 1937, o livro se tornou um sucesso instantâneo e continua sendo uma das obras mais conhecidas e amadas do autor até hoje.

A trama de "A Cidadela" gira em torno do jovem médico Andrew Manson, que chega à pequena cidade de Aberalaw para iniciar sua carreira na prática médica. Manson é idealista e está ansioso para ajudar os pacientes e fazer a diferença na comunidade. No entanto, ele logo se depara com a realidade implacável da profissão médica, onde interesses políticos e financeiros muitas vezes prevalecem sobre o bem-estar dos pacientes.

À medida que Manson se aprofunda em seu trabalho, ele se depara com a terrível falta de recursos médicos e a corrupção que permeia o sistema de saúde. Determinado a desafiar o status quo, ele se envolve em uma luta incansável para melhorar as condições de atendimento médico na região.

O livro aborda uma série de questões sociais e éticas relevantes, como a relação entre medicina e dinheiro, a exploração dos mais pobres e a necessidade de uma medicina mais humanitária e centrada no paciente. Cronin apresenta personagens complexos e cativantes, retratando com maestria as lutas e dilemas morais enfrentados pelo protagonista ao longo da narrativa.

O livro é conhecido por sua escrita envolvente e poderosa, além de sua abordagem realista e detalhada do sistema de saúde da época. Cronin, ele próprio médico, utiliza sua experiência profissional para criar uma história autêntica e apaixonante que toca o coração dos leitores.

"A Cidadela" é uma obra que combina elementos de romance, drama e crítica social, tornando-se um dos clássicos da literatura do século XX. Sua mensagem atemporal sobre a importância da integridade, compaixão e defesa dos ideais em meio à adversidade continua ressoando com os leitores até os dias de hoje.

Recomenda-se fortemente a leitura de "A Cidadela" para aqueles que desejam mergulhar em uma história emocionante e reflexiva, e para aqueles interessados em questões sociais e éticas relacionadas à medicina. A obra é um testemunho do talento literário de A.J. Cronin e de sua habilidade de transmitir mensagens profundas por meio de suas palavras.

Cronin declarou certa vez em uma entrevista: "Escrevi em The Citadel tudo o que sinto sobre a profissão médica, suas injustiças, sua obstinada teimosia não científica, sua farsa ... Os horrores e desigualdades detalhados na história que testemunhei pessoalmente. Este não é um ataque contra indivíduos, mas contra um sistema."

Guilherme Dehon 31/03/2023

A Cidadela...
Não me recordo ao certo quando li Noites de Vigília e O Farol do Norte, mas se não me falha a memória eu deveria tee no máximo uns 15 anos...

Levando esse tempo em consideração, 33 após minha última experiência com uma obra de A J Cronin, tenha a imensa satisfação de apreciar mais uma de suas criações...

A Cidadela é um livro muito gostoso de ler, e apesar de por vezes ter alguma termos médicos ou uma ou outra palavra mais formal, a leitura flui muito confortável...

Os personagens são interessantes (algumas um tanto insípidas), e bem desenvolvidos nas suas características...

No geral a obra retrata uma época em que a medicina estava de certa forma "estagnada" na Inglaterra e um jovem idealista, Andrew Manson, auxiliar médico sonha em mudar essa perspectiva engaçada...

"A. J. Cronin apresenta os dilemas que acompanham os idealistas. A quebra de expectativa ao se deparar com a dura realidade e o confronto entre ser mais humano e passional ou trabalhar com o intuito de enriquecer..."

Recomendo.
jusouzr 31/03/2023minha estante
disse tudo??????

Guilherme Dehon 31/03/2023minha estante
Kkk gentileza desconsiderar

Francielle 29/01/2023

Humano
A Cidadela conta a história de Andrew Manson, um mandão idealista, recém formado em medicina no início do século XX e com uma dívida referente aos estudos para pagar. (Muito parecidos com vários estudantes atuais)

Por causa dessa dívida ele acaba indo para uma cidadezinha minedora em gales pelo salário melhor, porém lá ele começa todos os seus questionamentos sobre o exercício da profissão e seus colegas. Ficando famoso por ter um olhar clínico e científico para seus pacientes realmente procurando o diagnóstico de suas enfermidades. Parte mais interessante do livro aliás.

Porém, toda essa abnegação e vontade de melhorar a prática da medicina cai rapidamente por terra e a verdadeira face do Andrew aparece, quando ele tem contato com a classe rica de médicos que receitam "água colorida", inventam doenças, procedimentos e cirugias para retirar dinheiro de seus pacientes.

O livro é importatíssimo, dizem que seu lançamento até inspirou debates para a construção do sistema de saúde público do reino unido por causa das associações de trabalhadores que por uma taxa do salário dava acesso aos cuidados médicos. Além disso, continua relavante pros dias atuais, as famosas curas milagrosas vendidas no instagram por profissionais são bem semelhantes as vigarices feitas no livro por dinheiro. Somando as meias verdades vendidas pela indústria farmacêutica e alimentícia, também abordadas no livro.

Tudo isso me fez gostar muito do livro, porém o Manson, é simplesmente insuportável, eu não tive empatia nenhuma com ele durante o livro principalmente por causa da forma com ele tratava sua esposa e pessoas que pensavam diferente dele. Ele sempre tinha razão, a vida era injusta só com ele, todo mundo era contra ele, etc etc etc, tudo isso fica pior quando ele vai para Londres. A redenção dele é um famoso plot machista, e o livro o perdoa muito rápido. Mas não tirou o brilho do livro, pois ficou assim mais "realista".

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6