Crônicas românticas e outras histórias

Crônicas românticas e outras histórias Talita Facco

Resenhas - Crônicas Românticas e Outra Histórias

Pedro Martins 02/07/2014

"Crônicas românticas e outras histórias".
Classificação: ★★★★★

Nota introdutória: Você é fã de crônicas? Gosta de uma escrita jovial e cotidiana, mas ao mesmo tempo cheia de detalhes? Então, com certeza vai adorar as histórias de Talita Facco, publicadas em sua estréia literária: “Crônicas românticas e outras histórias”.

Cônicas românticas e outras histórias, de Talita Facco

Primavera ao Inverno, do Dia das Mães ao Dia dos Pais, do Natal ao Ano Novo, em “Crônicas românticas e outras histórias”, Talita Facco, paulistana e bookaholic nata, logo em sua estréia Da literária constrói não só uma, mas várias histórias em uma só obra.
As quatro primeiras crônicas narram em terceira pessoa a história de um casal recém casado que resolve se mudar para um subúrbio de Londres, passando pelas mais diversas situações, tais como uma intriga com os vizinhos e algumas discussões durante a madrugada, nas quatro estações do ano.

“A temperatura já havia mudado, o último floco de neve derreteu há muito e uma nova estação começou cheia de vida e força.”

“— Ora, Thomas, não me venha com bobagens, ok? Alguém terá que ir lá ainda hoje ver se eles realmente estão adequados para morar no nosso bairro!”

Os outros seis textos são sobre o cotidiano de alguns personagens vivendo as datas comemorativas mais importantes do ano, tais como o turbulento Dia das Mães da pequena Mila e o surpreendente Ano Novo da jovem Mari.

“Afinal, o ano era outro, mas estava na hora de criar novas oportunidades e, apesar daquela virada ter sido bem diferente, ela adorou.”

A primeira coisa que tenho a dizer é sobre cenário que a autora construiu em sua obra, da capital da Inglaterra ao Sudeste brasileiro. É simplesmente fantástico, realístico! Quanto aos personagens, é impossível não querer saber o que aconteceu depois com cada um deles, de cada história, além de amá-los, ficar com raiva, odiá-los algumas vezes por certas atitudes e até mesmo se identificar!

“A cena do ocorrido passava por sua cabeça e ela chorava copiosamente.”

Uma coisa que eu posso afirmar com toda a certeza é que todos os amantes do gênero literário crônica amarão esse livro. E os que não têm tanta preferência, certamente gostarão de ler e degustar boas histórias, com fatos inesperados e cotidianos.
O que acrescentar mais? Eu simplesmente adorei a obra, a escrita. Poucas páginas, mas magníficas!

72 páginas, Editora Multifoco, publicado no ano de 2013.

site: http://clubedolivro.potterish.com/2014/02/resenha-cronicas-romanticas-e-outras-historias/

Adriana 27/10/2014

ISBN: 978-85-82734-36-0
Ano: 2013
Páginas: 72
Classificação: 3/5

"Dentro havia uma bela corrente e seu pingente era em formato de floco de neve.
- Que lindo, amor!
- Já que adora ficar olhando para ela, irá tê-la com você o ano inteiro.''

Sinopse

Crônicas românticas e outras histórias reúne dez textos sobre o cotidiano de casais e adolescentes em diversos momentos do ano. Tudo isso com uma linguagem super jovial e cotidiana leva a nos identificarmos com os acontecimentos das histórias e com seus personagens

Crônicas Românticas e Outras Histórias - Talita Facco

Contos e histórias para aquecer o coração. É assim que me deparei com essas adoráveis histórias apresentadas em pequenas cenas descritas de maneira simples e delicada pela Talita Facco. Nos apresenta nessas 72 páginas situações do cotidiano, onde sempre o amor e o romantismo estão interligados intimamente.

Iniciamos o livro com um casal onde é apresentado um período de 1 ano com 4 cenas que se passam nas quatro estações do ano, Primavera, Verão, Outono e Inverno. Achei curioso pela proposta desses contos, onde vemos o amadurecimento da relação ao passar das estações. Na outra metade do livro temos datas comemorativas e suas peculiaridades emocionais.

Impossível não remeter os contos à possíveis e inimagináveis situações pelas quais passamos vez ou outra em nossos lares. A ingenuidade das crianças, a imaturidade dos adolescentes e a juventude dos corações enamorados.

Partindo da simplicidade como ponto de escrita, o livro encanta e deixa a sensação de nostalgia, de recordações e de boas lembranças. E por essa razão fica em mim o sentimento de querer um pouco mais de cada conto, de querer acompanhar cada personagem mais de perto, tão familiarizado ficamos deles.

Indico esses contos a todos, sem restrição, para que possam assim como eu vivenciar a simplicidade de uma história comum com ares de saudosismo e singeleza. Partindo das cenas bem descritas e personagens ricos de emoção a uma viagem dentro do nosso eu amoroso!

O LIVRO EM UMA PALAVRA:ROMÂNTICO

MINHA NOTA: 3 (numa escala de 5)
PERSONAGENS: 4 (poderiam ser mais intensos)
CAPA: 3 (Simples e bonita)
DIAGRAMAÇÃO: 4 (letra boa)
ESTÓRIA: 3 (poderia ser mais longa)

site: http://voltopracurtir.blogspot.com.br/2014/10/book-tour-cronicas-romanticas-e-outras.html

Três Leitoras 08/12/2014

Resenha: Crônicas românticas e outras histórias
Mais uma resenha no ar.... Hoje é dia de falarmos da Talita Facco e o seu livro Crônicas românticas e outras.

“Quem nunca passou por situações inusitadas na vida? De Londres a São Paulo, irá conhecer personagens com vivencias diferentes com histórias do cotidiano que poderiam ter acontecido com você.”

O livro nos trás a apresentação de dois pequenas contos. Duas cenas descritas de maneira simples, rápida, objetiva e de uma forma bastante sucinta pela Talita Facco. O livro é bem fininho, contendo apenas 72 páginas, mas essas paginas são completamente cativante.

O primeiro conto é de um casal. Suas vidas são apresentadas no período de um ano, dividido em 4 partes definidas como as estações: Primavera, Verão, Outono e Inverno.

"A temperatura já havia mudado, o último floco de neve derreteu há muito e uma nova estação começou cheia de vida e força."

O intrigante é poder enxergar a mudança não apenas do clima, mas como da vida deles com o passar da convivência.

As outras seis histórias marcam datas comemorativas como o Dia das Mães, dos Namorados.

site: http://tresleitoras.blogspot.com.br/2014/11/resenha-cronicas-romanticas-e-outras.html

Cabine de Leitura 04/01/2015

Resenha da Cabine de Leitura
Livro de apenas 70 páginas, mais com muito conteúdo em cada conto. Fala sobre acontecimentos diarios, nos mostra o poder do tempo sobre nossas vidas, como uma simples mudança de estação pode alterar nosso humor, ou como uma faixa etária pode nos tirar o bom senço.
Uma escrita jovial que me conquistou, me fazendo suspirar, sorrir e refletir muito. Nos primeiros 4 contos vamos conhecer o casal Rachel e Peter e nos apaixonar junto com eles, pois são contos repletos de carinho e poesia, fazendo com que nos identifiquemos com muitas situações.
Nos demais contos sobre datas comemorativas vamos poder refletir sobre o real significados destas comemorações e ver como os valores estão destorcidos e como desde cedo essa cultura nos é apresentada.

site: http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br

Livro e Neblina 10/05/2015

Crônicas Românticas e outras Histórias
Olá, meus neblineiros,

Venho aqui ~depois de sumir por um século~ deixar uma resenha de uma autora que vocês conhecem muito bem, ela inclusive escreve quando der aqui nesse blog. O nome dela é... TALITA FACCO! Exatamente, uma das nossas blogueira também é escritora, por isso eu venho com orgulho -cumprindo a promessa que eu fiz a ela há meses - falar sobre o primeiro livro dela.

site: http://livroeneblina.blogspot.com.br/2014/12/resenha-cronicas-romanticas-e-outras.html

Angel 14/07/2015

Crônicas Românticas e Outra Histórias
O livro consiste em contos sobre o cotidiano de várias pessoas, como um jovem casal no início do casamento, relacionamento entre mãe e filho, um casal esperando o primeiro filho, as estações do ano, entre outras coisas.

Como o livro é bem curtinho, li em menos de meia hora, e quando finalizei a leitura, fiquei com uma sensação gostosa.

Não há nada de extraordinário por trás de todos os contos além do fato de se tratarem de acontecimentos cotidianos, acontecimentos que poderiam acontecer na vida de qualquer pessoa, na minha, na sua que está lendo essa resenha.

Não consigo encontrar uma forma de dizer mais sobre o livro, mas deixo a recomendação pra quem gosta de contos ou simplesmente para quem está à procurar de uma leitura leve, gostosa, e apesar de não ter um spoiler que atrapalharia a leitura de alguém, não sou dessas que sai contando o livro todo, então perdoem-me se a resenha não tenha ficado clara...

site: http://a-libri.blogspot.com.br/2015/07/resenha-cronicas-romanticas-e-outra.html

Retalhos e Prefácios 17/04/2016

Objetiva
Um livro leve, com uma escrita simples, direta e deliciosa! Assim eu resumiria "Crônicas Românticas e Outras Histórias" se necessário fosse. Talita Facco conseguiu imprimir, em cada história contada, a delicadeza de diferentes relacionamentos, que tornam-se de fácil identificação por parte do leitor.

Histórias lindas, com personagens bem construídos, porém curtos. O que nos deixa com vontade de saber mais e mais!

Um ponto extremamente positivo, em minha opinião, é o fato das histórias serem doces, porém bem longe de serem enjoativas. Os famosos "romances melados" ficam bem distantes da obra de Talita, que desenvolveu suas crônicas com ricos detalhes que fazem toda a diferença!

O livro começa com a história de um casal, Rachel e Peter Smith, e as mudanças em seu relacionamento, tendo como marcação do tempo, as quatro estações.

Achei super original o método utilizado por Talita, pois, além das transformações naturais na vida do casal, temos a passagem das estações como plano de fundo, levando-nos a visualizar, de forma envolvente, as marcas do tempo na vida de nossos personagens.

Num segundo momento, passamos a contar com diferentes histórias ocorridas em datas comemorativas. E é quando nos aproximamos ainda mais do que nos é apresentado. Situações vividas por personagens que poderiam ser qualquer um de nós. Acho pouco provável alguém ler e não se identificar com ao menos uma das histórias.

Minha preferida, particularmente, é a ocorrida no "Dia das Mães".

"... desculpa é a melhor solução para a maioria dos problemas que ele tinha com a mãe..."

São 72 páginas que passam muito rápido, mas deixam o coração massageado, um sorriso no rosto e um sentimento de "queremos mais, Talita"!!!

site: http://www.aquelaepifania.com.br/2014/12/resenha-cronicas-romanticas-e-outras.html