Contos dos Irmãos Grimm

Contos dos Irmãos Grimm Irmãos Grimm
Clarissa Pinkola Estés

Resenhas - Contos dos Irmãos Grimm

C. Aguiar 28/10/2012

Para começo de conversa, quem foram os irmãos Grimm? Dois alemães que dedicaram ao registro de várias fábulas infantis (como diz na Wikipédia).
Todos nós conhecemos vários contos quando estamos passando pela infância. Afinal quem nunca ouviu falar de Branca de Neve? Ou a Rapunzel? Pois é, todos foram parte da nossa infância, mesmo que por um breve momento. Onde nós nos sentávamos em frente a tv para assistir algum clássico da Disney ou ouvir algum história de ninar de algum parente.
Eu (particularmente) conheci os contos infantis aos 5 anos de idade aonde já sabia ler e escrever. Tive todos os livros de uma coleção da Disney com todas as suas histórias, lia todos os dias e duas das minhas preferidas eram: Cinderela e Alice no país das maravilhas.
Quando dei de cara com esse livro pensei logo de imediato que necessitava dele, afinal eram contos infantis! Algum deles eu já havia lido a vida toda, porém não de outra "forma", não imaginava que a versão dos irmãos seria tão "chocante" e ao mesmo tempo cansativa.
Existem muitos contos nesse livro, cada um de uma forma que você nunca imaginou que seria. Achei bem legal, cada conto teu seu capítulo e possui algumas ilustrações.
Em alguns deles eu sorri, me aborreci e fiquei entendiada, foram poucos (poucos mesmo) que eu gostei. Pensei que teria mais ação (na minha humilde opinião claro) o livro é bom, mas poderia ter sido melhor.
Claro que eu não posso mudar as copilações feitas pelos irmãos Grimm, mas algumas de fato fora tão entendiantes que eu gostaria de ter pulado para o próximo conto, mas eu não fiz isso.
Li todos, analisei todos e sem sombra de duvida o meu preferido foi o conto da Branca de neve.
Eu não posso dizer que foram mal escritos, pois não foram, porém eu achei que faltou alguma coisa, algo que me deixasse mais "presa" ao livro.
Me peguei em alguns momentos desesperada para acabar a leitura.
Porém o livro não é de todo o ruim.
Recomendo para quem gosta de contos e finais inusitados, porém ele não se tornou um dos meus favoritos (nem um dos piores).

esta resenha pertence ao site: www.seguindoocoelhobrancoo.com.br

Guilherme 06/12/2021

Algumas histórias bem conhecidas por todos são no mínimo bem diferentes, mais trágicas ou mais com a cara de quando foram escritas. Mas o livro em si é bom e a leitura rende porque são diversas histórias curtas, algumas meio parecidas, mas enfim, vale a leitura.

KaillanyMorais 24/11/2021

Não sei se é porque não estou acostumada a ler esse tipo de livro, mas achei mais ou menos... As histórias em si, várias são bem interessantes mas, algumas são muito repetitivas/parecidas. Enfim, gostei mesmo assim, de qualquer forma, é um ótimo livro!

Regiane 20/09/2012

Fascinante!
Essa obra traz diversos contos que se tornaram clássicos, como Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Bela Adormecida, Rapunzel entre outros - que com o decorrer do tempo foram adaptados para o cinema e livros infantis, porém com mudanças bruscas.

Nesse livro o leitor tem o privilégio de conhecer as histórias como realmente foram escritos pelos Grimm, isto é, aqui estão reunidas todas em sua forma original.

Muitos dos contos que contém nessa edição são desconhecidas pela maioria das pessoas, porém não deixam nada a desejar perante as que se tornaram famosas. Todas elas - sendo algumas bem non-sense - no final da contas, sempre tem uma lição de moral, o que faz desse livro ser indicado para todas as idades.

Clarissa Pinkola me deixou fascinada por sua escolha especial das histórias contidas nessa obra, é mais que um presente - algo que poderei passar para meus futuros filhos e netos.

Recomendo que leiam a introdução, e não deixem de admirar as belas e incríveis ilustrações do artista vitoriano Arthur Rackham.
Cristiane Bruno 29/08/2012minha estante
Embora algumas pessoas tenham feito comentários negativos a essa verdadeira obra, concordo plenamente com você! Como a própria autora diz, os contos são atemporais e servem para o enriquecimento cultural de crianças e adultos. Acho que só pessoas com uma visão de mundo diferenciada e com um conhecimento mais abrangente podem classificar esse livro tão bem como você fez, pois, embora seja simplista ou mesmo inútil para alguns, é cheio de significação. Só pessoas que têm essa visão "além" entendem. ;)

-natalia 25/04/2021

Contos de Fadas dos Irmãos Grimm
Gosto muito de contos de fadas, e não seria diferente com esse livro. Já conhecia alguns dos contos presentes (muitos bem famosos), mas com a maioria foi meu primeiro contato. A maioria deles possui uma moral bem legal (para ser refletida, pois não está escrita), em especial "O Velho e seu Neto", o qual foi meu favorito mesmo sendo muito curtinho!! Achei bem rapidinho e gostoso de ler, só ficou um pouco cansativo no final porque alguns dos últimos contos repetem fatos de outros.

Sossô 30/11/2023minha estante
Tem imagens?

Prof. Edivaldo 24/06/2021

Contos
Há alguns contos interessantes. Porém muitos deles são meio que sem cabeça, maçantes, até. Neste livro há alguns erros de edição.
gerlannyfelix 24/06/2021minha estante
esses contos foram escritos há séculos

Claudia.Marcia 04/02/2022

Contos de Fadas dos Irmãos Grimm
Confesso que ansiava muito pela leitura dos contos dos irmãos Grimm. Alguns contos são conhecidos  mais outros eu praticamente desconhecia.Eu aconselho que sua leitura seja feita aos pouquinhos pois tem contos muitos semelhantes e isso faz com que  a  leitura possa  ficar cansativa. Apesar de alguns contos serem semelhante e de alguns contos serem sombrios eu gostei da leitura.

JP_Felix 30/10/2022

Te conto um conto
Confesso que não é o que eu esperava. Achava que seriam as histórias originais, as sombrias para os dias de hoje, mas ainda há um tom bem infantil das versões suavizadas. Ainda há partes com menções a mortes, mas no geral são contos bem leves, alguns simples demais e sem objetivo aparente, mas não são ruins ou desagradáveis.

Se a juventude de hoje não fosse tão protegida, todos os contos aqui poderiam ser lidos para crianças, e os pais poderiam usar algumas lições de moral, mas, ainda assim, não vejo alguns desses contos como algo que va realmente adicionar alguma coisa à vida de alguém.

Alguns contos são bem aleatórios, com coisas que acontecem e é isso aí, mas são interessantes de se conhecer. Alguns clássicos aqui diferem da versão disney mais comum, como a Cinderela, que causa um estranhamento pela ausência de uma fada madrinha, e outros tê uma versão própria apenas com os mesmos conceitos.

No geral é um livro legal de se conhecer, mas eu realmente me decepcionei por não serem as versões originais que eu queria conhecer. Deixando claro que consumi por audiobook na storytel sem ler sinopse nem pesquisar, então o livro não me enganou, eu que não me informei direito.

fsamanta (@sam_leitora) 01/09/2010

Ilustrações belíssimas. Ponto. Só isso que eu gostei no livro.
O prefácio da DRA. Estés é vergonhoso de tão prosaico - tão ruim quanto "Mulheres que correm com os lobos" (a pequena parte que eu li antes de abandonar). Impossível se conformar depois de ler a obra-prima do Bruno Bettelheim.
Os contos? Fica claro porque só clássicos como Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, Branca de Neve e outros poucos resistiram à prova do tempo. Os outros não tem qualquer encanto.

Evelin 14/06/2023

Suponho que a melhor forma de ler esse livro é lendo um ou dois contos por dia, mas decidi ler umas 20 a 30 páginas em um dia e só voltar a pegar o livro de novo quando eu lembrasse da existência dele. Por isso eu achei que foi um pouco cansativo e repetitivo, mas têm muitos contos bons que eu achei engraçado e alguns muito macabros para um conto de fadas para crianças, e claro, eu não achei a moral da história da maioria dos contos, mas talvez seja porque depois de 10 páginas eu já não tava prestando tanta atenção na leitura.

Patty Pizarro 14/02/2020

Cansativo
Esse foi difícil de terminar. Achei cansativo demais, criei muitas expectativas e me vi frustrada no final.
Os contos são infantis, mas alguns não acho que devam ser contados para crianças, alguns são muito bobos (minha opinião), outros achei sem nexo (ou nao entendi, sei lá rsrs), enfim, acho que o principal é que muito se perdeu dos originais, por isso alguns deles ficaram estranhos. Não tenho problemas em ler um livro todo em um dia, mas esse só consegui aos poucos, não tive paciência. Acredito que não seja meu tipo de leitura.
Raquel 31/05/2020minha estante
Você expressou meu sentimento.

Arnaldo 08/07/2022

Livro bom !
As histórias em si, são bem interessantes , algumas são muito repetitivas/parecidas. São históricas curtas que sempre trazem uma reflexão, a leitura é rápida , fluida e interessante. Sim é um bom livro.

Nat 28/04/2011

A curiosidade sobre esses livros surgiu com Tolkien e sua discussão sobre conto de fadas (esse autor é realmente inspirador!). Eu já havia lido algo antes sobre os irmãos Grimm também, e sempre quis achar uma edição que valesse a pena sobre os contos que eles reuniram e compilaram.
Essa edição vale muuuito a pena. Apesar de achar que não contém todos os contos reunidos por eles, os 54 contos mostram uma versão mais adulta e um tanto curiosa de histórias que nós conhecemos quando crianças através daqueles livrinhos super coloridos, com encadernação capa dura, tão bonitos que dá até pena de tocar.
As ilustrações são bonitas. Não entendo nada de desenhos, mas eu gostei porque é mais um diferencial: todos em preto e branco, sem aquela efusão de cores características de livros de contos.
O prefácio de Clarissa Pinkola Estés também faz diferença. Ela explica e discute o conceito de contos de fadas, fala da sabedoria que encontramos nas histórias e fala sobre a questão da imaginação.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2011/04/os-contos-dos-irmaos-grimm.html

Andinho 31/12/2020

Nostalgia...
Como é bom relembrar os contos de fadas que ouvi na minha infância, porém este livro sem as invenções da Disney e atrasendo as verdadeiras histórias contadas pelo irmãos Grimm. O livro é maravilhoso com ilustrações belíssima uma verdadeira obra de arte. Leio todos os dias para os meus filhas e eles adoram. Recomendo a todos que gostam de contos de fadas.