O Círculo dos Sete

O Círculo dos Sete Liége Báccaro Toledo

Resenhas - O Enigma da Lua

melissa 16/02/2015

Ainda melhor que o primeiro

Em O Círculo dos Sete, Elora, Laucian, Myron e Valenia, guiados pelo anão Galnor, finalmente encontrarão seu destino. Mas essa nova jornada é apenas o começo de uma missão mais complexa do que eles imaginavam.

Vocês já sabem que acompanho a série O Enigma da Lua há algum tempo. Gosto muito do universo de Edrim, uma terra de fantasia com influência medieval extremamente interessante e diferente do que costumamos ler por aí. Os livros da Liége Báccaro Toledo têm uma pegada mais leve, um grande foco no romance, o que não significa que sejam superficiais. Significa apenas que essa é a abordagem que a autora escolheu e ela cumpre isso muito bem.

Em A Centésima Vida, primeiro volume da trilogia, conhecemos os protagonistas: Elora, Laucian, Myron e Valenia. Os quatro são adolescentes comuns da pequena cidade de Silena, no entanto, quando a verdade por trás da marca em forma de lua nas costas de Elora é revelada, a vida delas vira do avesso.

Elora e Laucian são apaixonados um pelo outro desde as primeiras páginas e é a história de amor deles o grande motivo por trás da maior parte dos acontecimentos não só de A Centésima Vida como de O Círculo dos Sete. Mas confesso que meus favoritos são mesmo Myron e Valenia, que têm um relacionamento menos óbvio e mais complexo. Pra mim, Elora e Laucian são um tanto idealizados (o que funciona dentro da proposta do livro) enquanto Myron e Valenia são personagens que sinto mais reais.

E o que mais gostei em O Círculo dos Sete foi justamente de poder acompanhar mais de perto a jornada pessoal de Myron e Valenia. Os dois não tinham que seguir naquela missão, eles não estavam diretamente envolvidos (diferente de Elora e Laucian, que não tinham escolha), eles foram porque quiseram. Foram por amizade. Deixaram tudo para trás a fim de apoiar algo que eles acreditavam.

Myron e Valenia tentam entender seu papel numa trama que é muito maior que eles. Afinal, o destino de Edrim está em jogo. Em o Círculo dos Sete eles passam a questionar o que fazer, como ajudar, como ser minimamente útil bem como entender o envolvimento deles com a profecia.

Ah sim, a trilogia O Enigma da Lua é cheia de profecias, previsões, maldições e outras magias. E eu particularmente gostei bastante da explicação sobre as sete energias (cada uma correspondendo a uma cor do espectro de luz) e em como a magia se conecta com elas.

O Círculo dos Sete expande o mundo de Edrim, nos levando para os confins do continente e nos apresentando novos personagens e novos questionamentos. Não vou falar mais para não dar spoiler, mas adorei Drimmi e seu povo. As ilustrações da Ãngela Tagaki nessa parte do livro eram pra morrer de amor…

Como eu disse antes, essa é uma série de fantasia com grande foco no romance e há uma divisão clara entre o bem e o mal (o que não significa que os personagens do suposto “bem” não tenham defeitos). No entanto, isso não me incomodou pois ficou claro desde o começo da leitura que iria ser assim. Quando o livro cumpre o que prometeu, fico satisfeita. O que detesto é pegar uma coisa que promete mundos e fundos e depois descobrir que não tinha nada daquilo.

A escrita da Liége Báccaro Toledo evoluiu bastante e gostei especialmente das passagens em que um personagem detinha o foco da cena. Sempre prefiro esse recurso ao clássico narrador onisciente. Mais POVs, Liége!

Para quem curte histórias de alta fantasia nessa linha, está mais que recomendado.

Os dois primeiros livros da trilogia estão disponíveis no Clube dos Autores em formato impresso (aqui e aqui) e também na Amazon em formato ebook (aqui e aqui). Li O Círculo dos Sete no aplicativo kindle para celular e foi super confortável e prático. O preço também é ótimo: R$5,99. Não tem desculpa para não comprar.

site: http://livrosdefantasia.com.br/2014/08/04/o-enigma-da-lua-vol-2-o-circulo-dos-sete/
Liége "Astreya" 04/03/2015minha estante
Obrigada pela resenha, Melissa! Fico muito agradecida por você ter postado aqui! Só agora que vi :)