Corpo Fechado Robson Pinheiro

Resenhas - Corpo Fechado

Ketlin.Chaves 09/06/2023

Corpo fechado = boca fechada
Apresenta a visão *espiritualista* do Espírito Pai João sobre diversos comportamentos, crenças e superstições. Trata sobre o cotidiano de uma *tenda espírita* onde são desmistificados alguns entendimentos sobre o mundo espiritual na ótica espírita e umbandista. Também nos alerta sobre os perigos do excesso de misticismo e das pessoas que fazem uso indevido da espiritualidade. Não entendi até agora qual a religião do templo que se passa o livro.

Referem-se a casa como o «templo de Pai João», usam banhos e ervas a todo momento, porém destacam várias vezes durante o livro - especialmente no capítulo 8 - que lá não é um templo de Umbanda.

Por muitas vezes utiliza-se falas de que será feito para reflexão dos médiuns presentes, porém o que é apresentado é sem fundamento e ainda é dito que "não quer ofender ninguém". Não acho recomendável esse tipo de livro, muito menos entendo como foi publicado, já que a leitura gera discussões e não reflexões. São poucos pontos de concordância e muito menos ainda de reflexão positiva para mudança de hábitos.

Leo Rosas 22/09/2021

Corpo Fechado
Trata sobre o cotidiano de uma tenda espírita onde são desmistificados alguns entendimentos sobre o mundo espiritual na ótica espírita e umbandista. Mais conhecimento que nos é transmitido por João Cobu, Pai João de Aruanda.

Celia.Rabelo 10/07/2009

Como o Aruanda, tem suas partes boas e suas partes que não concordo. Pra mim o capítulo 8 é meio desnecessário e, assim como no começo do livro, é um capítulo onde a meu ver um certo ataque ao Kardecismo. Não concordo muito com esse autor espiritual, quando ele diz que os espiritos da umbanda são diferentes dos demais, mais evoluidos, não concordo quando ele diz que pessoas o questionam por ele falar corretamente e dizem à ele que parece espiritos de branco, meu Deus vir de cor negra ou indigina, é apenas uma roupagem nessa ou em outras reencarnações e não devem ser usadas para justificativas.
Gil2012 01/08/2012minha estante
Vou dar uma olhada, mas ele está escrevendo uma história verídica...

Lu 27/09/2012minha estante
Ele é meio fanático...e o livro é cansativo. Nada contra umbanda, mas sigo a linha kardecista da qual ele "desdenha" um pouco. Ele pode ser qq coisa, menos espírita.

Lu 27/09/2012minha estante

Tatiana.Jardim 12/01/2017minha estante
Na verdade, se for reparar bem, ele ataca todas as religiões. E ainda com um ar de "estou tomando cuidado com as palavras para não ofender ninguém". Não entendi os espíritos da umbanda como mais evoluídos, entendi que depende do interesse dele no momento quem ele considera mais evoluído.
Não entendi até agora qual a religião do templo que se passa o livro. Não é umbandista e nem kardecista. Usa elementos do Kardecismo pra criticar a Umbanda e usa elementos da Umbanda pra criticas o Kardecismo. É uma mistureba danada, parece até querer criar uma nova religião ou quer desesperadamente ser o diferentão, poser. O candomblé teve seu culto mais respeitado que os que se aproximam do culto do livro.
Como umbandista, fiquei bem decepcionada com esse livro. Tambores de Angola e Aruanda, pra mim, foram ótimos, tive pouquíssimas discordâncias (como a criação louca do termo pai-velho - que não existe em lugar algum - e a diferenciação ridícula de pretos-velhos, tratando este último como inferiores). Corpo fechado parece que nega tudo o que foi dito nos dois primeiros. Reforça todos os preconceitos antes quebrados neles.
Começo inclusive a questionar se realmente é uma psicografia, porque me recuso a acreditar que um espírito de luz se preste a esse papel de passar quase um livro inteiro criticando as práticas alheias.

Barbara 16/08/2013

Corpo Fechado
O livro conta várias histórias vividas pelos assistidos de pai-joão, uma entidade que utiliza a forma de um preto véio para auxiliar e ensinar seus discípulos e os assistidos de uma casa de umbanda.

Através deles aprendemos várias histórias de como somos responsáveis por nossa própria defesa espiritual e que vamos responder por nossas faltas e por nosso esforço no bem maior.

O livro é bem fácil de ler e além de interessante é educativo.
Tatiana.Jardim 12/01/2017minha estante
Não é casa de umbanda. Ele destaca isso umas três vezes nos capítulos 7 e 8. Mas claramente também não é kardecista. To até agora tentando descobrir o que é. Diferentão ele.

Felipe 01/04/2021

Experiência mediúnica
Bom livro para que está iniciando sobre o espiritismo, amplia seu conhecimento e da mais claridade sobre os acontecimentos da vida e dos acasos!!!

Tatiana.Jardim 13/01/2017

Um desastre!
Como umbandista, fiquei bem decepcionada com esse livro. Tambores de Angola e Aruanda, pra mim, foram ótimos. Aprendi muito com eles. Tive pouquíssimas discordâncias (uma delas foi a criação louca do termo pai-velho - que não existe em lugar algum - e a diferenciação ridícula de pretos-velhos, tratando este último como inferiores). Corpo fechado parece que nega tudo o que foi dito nos dois primeiros. Reforça todos os preconceitos antes quebrados neles. Além de não ter absolutamente nenhum vínculo com a história contada nos dois primeiros. Não é uma continuação, é um livro totalmente independente.

Inclusive, se for reparar bem, ele ataca todas as religiões. E ainda com um ar de "estou tomando cuidado com as palavras para não ofender ninguém". Usa elementos do Kardecismo pra criticar a Umbanda e usa elementos da Umbanda pra criticar o Kardecismo. É uma mistureba danada, parece até querer criar uma nova religião ou quer desesperadamente ser o diferentão, poser. O candomblé teve seu culto mais respeitado que os que se aproximam mais com o culto do livro, no caso a Umbanda e o Kardecismo.

Não entendi até agora qual a religião do templo que se passa o livro. Referem-se a casa como o "templo de Pai João", usam banhos e ervas a todo momento, porém destacam várias vezes durante o livro - especialmente no capítulo 8 - que lá não é um templo de Umbanda. Não é templo umbandista e nem kardecista. É o que então? Diria, inclusive, que 90% do capítulo 8 é desnecessário. Inicia-se querendo defender o Candomblé e acaba criticando terrivelmente o mesmo, a Umbanda e o Kardecismo em uma tacada só.

Começo até a questionar se realmente é uma psicografia, porque me recuso a acreditar que um espírito de luz se preste a esse papel de passar quase um livro inteiro criticando as práticas alheias.

Gostei apenas do meio do livro, quando há os contos, histórias de pessoas assistidas. Mais especificamente os capítulos 5, 6 e 7 (de um livro com 10 capítulos). Em resumo, não recomendo o livro para seguidores de nenhuma das três religiões supracitadas. Talvez um espiritualista, que não goste de se envolver com nenhuma religião, goste.

Vanessa.Alessi 21/02/2021

Esclarecedor
Pai João de Aruanda, com seus sábios conhecimentos, esclarece questões essenciais para proteção energética e espiritual.

Recomendo!

Mariana.Oliveira 23/10/2017

Quebra de preconceito!
Esse livro nos traz a consciência de se ter respeito das escolhas e necessidade dos outros, pondo fim ao pré -conceito que fazemos por não conhecer e julgar antes de tudo.

Livro maravilhoso que nos agrega mtos conhecimentos da nossa existência e nos leva a refletir sobre nossos pensamentos que se tornarão mto em breve ações.

Reeh 05/08/2020

Corpo Fechado / Robson Pinheiro
Ahn ... livro espírita, transmite muitos ensinamentos sobre a umbanda !!!
Gostei !!!
Interessante vc poder ter uma outra visão sobre a outra religião... ensinamentos e modo de pensar e agir ... como a fé pode ser praticada em diversas formas.

Mariana.Leal 07/08/2020

Gente, excepcional essa coleção segredos de aruanda...desmistifica muita coisa sobre as religiões em si x a espiritualide...e que final, meus senhores, que final!