Caliban

Caliban's War James S. A. Corey

Resenhas - Caliban's War

FERES. D. 07/04/2024

Final arrebatador
Adorei o segundo livro. A série está engrenando. Uma personagem bad Ass como Avalasara, algo assim. Incrível. E o final tem uma revelação que te dá vontade de seguir direto para o terceiro livro. Surpreendeu minhas expectativas.

Aline | @42.books 16/03/2024

Catastrophe was just one part of what always happened
Em uma sequência com mais ação e repercussões políticas, a continuação do universo de The Expanse continua fascinante.
Para além da ameaça ?alienígena?, o segundo livro traz várias camadas da política espacial por poder, como também as contradições científicas da busca incessante pelo controle da evolução. Para além da ameaça externa, a humanidade é confrontada pelos próprios preconceitos e desconfianças. É uma história com ótimas reflexões sobre o futuro.

Assim, apesar de algumas soluções apressadas e outras escolhas narrativas vagarosas, a história envolve até seu desfecho. Esse último, por sua vez, inesperado! Um ótimo gancho para a sequência dessa obra maravilhosa.

?And it wasn't only Ganymede. All of human civilization had been built out of the ruins of what had come before. Life itself was a grand chemical improvisation that began with the simplest replicators and grew and collapsed and grew again.
Catastrophe was just one part of what always happened. It was a prelude to what came next.?

Lu F. 29/09/2023

?That?s the game I play. You never win. You just don?t lose yet.?

Eu amooooo essa saga. Sério. Esse livro é muito bom. Embora eu tenha sentido muita falta do Miller, os capítulos da Bobbie e da Avasarala são fantásticos. Elas são personagens incríveis, complexas e cheias de camadas.

A Avasarala é a melhor personagem do mundo e não tem nem como discutir isso. A abordagem política do livro é muito boa, um grande tabuleiro de xadrez onde sempre estamos esperando o oponente fazer a sua jogada.

Só que agora o oponente não é mais humano.

Sensacional! Ansiosa pros próximos livros!!

Nathaniel.Figueire 26/04/2023

Sobre a técnica de ponto de vista
Sobre a técnica de ponto de vista

A ideia de contar um space opera através de múltiplos pontos de vista é algo que gosto bastante dessa série (os autores se inspiraram em A Canção de Gelo e Fogo, pois um deles trabalhava para o G.R.R. Martin). Porém, acho que nesse segundo volume a técnica meio que "sobrou"...

Em Leviathan Wakes, tínhamos duas perspectivas que dialogavam muito bem: Holden e seus idealismos versus Miller e seu cinismo niilista. Os autores conseguiram nesse primeiro livro usar essa forma de contar (o chamado "POV", narrativa em terceira pessoa focada na forma de um personagem ver a situação) para, além de contar uma história se desenvolvendo em diversas frentes espacialmente distantes, explorar as diferenças e semelhanças psicológicas entre os dois personagens.

Já em Abaddon's Gate eu achei que essa técnica ficou sobrando em vários momentos.... Temos vários pontos de vista: Bobby Drapper, Prax, Avassarala, Holden. Porém, sejamos sinceros: em diversas partes da narrativa em que todos os personagens utilizados nos POVs estavam na mesma cena (especialmente nas alternâncias entre Holden e Prax), achei que os autores exploraram mal a diferença das visões peculiares de cada um sobre o que estava acontecendo. Mais de uma vez senti que não fez a menor diferença saber se estávamos vendo tal acontecimento pelo olhar de um personagem ou outro: eles ficavam ali simplesmente de "câmera" na cena para podermos saber o que ocorria. A batalha do final, por exemplo (sem dar maiores spoilers) teve muito pouco de narração a partir do ponto de vista de quem estava presente (pois alternou entre três personagens); foi mais uma narração direta do que estava ocorrendo e fim.

Enfim, acho que os autores deram uma escorregada legal na forma de usar a técnica que escolheram para contar a história. Os POVs do personagem Prax, então... Que coisa sem graça!

Espero que nos próximos volumes a técnica de ponto de vista volte a ser melhor explorada (como foi no primeiro) e não seja usada somente como um acessório por ser a forma de contar pela qual eles iniciaram a série.

No mais, a história está ótima e estou bem empolgado em continuar a saber o que acontecerá.

site: https://universoespeculativo.wordpress.com/2023/04/26/calibans-war-the-expanse-2-sobre-a-tecnica-de-ponto-de-vista/

Andre.Pithon 20/09/2022

Caliban’s War é um pouco pior que o anterior, segue uma estrutura similar em sua narrativa central, e o mundo e as discussões são um pouco menos frescas, as surpresas menos surpreendentes. A história avança, mas não muito, e parece estar guardando a grande questão (Vênus) pro terceiro livro. Ainda é bom, o ritmo é tranquilo, a prosa é fácil, diverte. Mesmo repetitiva, a história central progride o universo, e move os personagens de uma forma interessante, além de introduzir um novo elenco considerável. Livro fácil feliz pulp no espaço, tudo de bom, tudo ótimo.

Nada ótimo. O núcleo emocional da história (olha eu ignorando as armaduras legais e as rinhas de nave espacial) são as relações humanas. Prax disposto a sacrificar tudo para encontrar a filha. Avasarala e seu casamento ideal, mesmo que outrora difícil, entre duas forças que se entendem e se apoiam enquanto tenta manipular o jogo político e impedir o sistema solar de se matar. Holden, e o quase se perder. O quase se permitir tornar-se outra pessoa, e assim perdendo tudo. E com tudo, eu quero dizer amor. Ler sobre essa regeneração romântica faz bem, o se permitir melhorar por alguém. Não se auto destruir por medo. É uma relação bem construída, pela qual eu torci, por que pelo menos as ficcionais eu quero ver dando certo.

Sidney 22/06/2022

Melhor que o primeiro
Esse livro ficou melhor que o primeiro da série. Novos personagens participam de forma intensa, cada um com personalidade marcante. O final é surpreendente e nos leva a querer continuar a aventura.

Karoline 20/12/2021

Eu já tinha gostado muito do primeiro livro (e a série é uma das melhores coisas que já vi na TV), mas esse segundo volume conseguiu superar o anterior, pra mim. Prax se tornou uma das minhas personagens mais queridas, a Bobbie é tão legal quanto é na série, a Avasarala consegue ser ainda mais incrível aqui, e é ótimo ver o Holden se desenvolvendo como líder e também em sua moralidade.

Acredito que o grande feito desta história é o cuidado com a construção de personagens acima de qualquer outro aspecto, e olha que, até agora, li apenas dois dos nove livros, mas considerando a série de TV e tudo o que já aconteceu nestas páginas impressas, é possível reconhecer que essa característica é muito forte na narrativa. Não existem personagens que são apenas uma coisa, muito pelo contrário, às vezes você entende suas ações e em outras você só quer xingá-los. haha Ou seja, os melhores tipos de personagens, pois são os mais realistas.

E, só digo o seguinte, depois daquela última frase, simplesmente é impossível não pegar o terceiro volume logo em seguida.

Fernanda2477 19/10/2021

Gostei bastante do livro, embora tenha gostado mais de Leviatã Desperta. A narrativa segue o mesmo ritmo, as coisas acontecem uma em seguida da outra, e há o desenvolvimento do gancho deixado no fim do primeiro livro. Os capítulos da Avasarala e da Bobbie foram os mais legais. Achei interessante a busca pela filha de Prax e toda a trama desenvolvida em torno disso, mas há momentos em que o livro fica um pouco cansativo. Até pretendo ler o próximo, mas não tão em breve. Recomendo para quem gostou do primeiro.

julia 07/05/2021

Resenha: Caliban's War
Levei cerca de dois meses para ler Caliban's War, alternando entre o audiobook e a minha cópia física, mas valeu muuuuito a pena! Ainda fico maravilhada que o show tenha conseguido adaptar tão bem a série, ainda mais com tudo que aconteceu neste livro??? Havia novas perspectivas e tantos novos personagens introduzidos e devo dizer que amei cada um deles.

O enredo e a construção do mundo continuaram fantásticos e extremamente bem escritos. As apostas eram muito maiores desta vez, o que me deixou um pouco nervosa sobre o que estava por vir, e eu fui fisgada pela história desde o primeiro capítulo. James S.A. Corey fez um ótimo trabalho no desenvolvimento de uma história que foi cativante e me manteve adivinhanda ao longo de todo o livro.

Todas as reviravoltas também foram! demais! Houve momentos em que engasguei e outros em que tive que largar o livro por um minuto. Eu também amei amei amei como todos os personagens interagiam uns com os outros e como o humor e as brincadeiras equilibraram os momentos tensos. Excelente narrativa!

Eu não fiquei incomodada com o romance aqui como me incomodei em Leviathan Wakes! Os pequenos respingos dele foram super doces e foi adorável ler sobre eles. Parecia que James S.A. Corey se saía melhor escrevendo um relacionamento romântico estabelecido do que o começo de um.

A última linha do livro praticamente me matou kkkkk EU AMEI e o que significava e como serviu para... me dar uma bofetada na cara. Foi um ligeiro momento de suspense que foi muito, muito bem feito. E isso significa que estou pegando o livro 3 agora :D

Gabriel.Cincinato 28/03/2021

Ah
Não sei qual é o tesão que esses autores tem pela narrativa de "achar a garota desaparecida". Dois livros seguidos com essa palhaçada. Mas foi legalzinho.

DryBooks 23/08/2020

Começando o próximo agora
A caracterização dos personagens e linda, eu adooooro a vibe do grupo principal e a Avassarala é uma RAINHA.

Júlia 31/07/2020

Não é um "Leviatã Desperta", mas também é bom. A busca por Julie no livro anterior continua sendo mais interessante do que a busca pela Mei.
A história por vezes é muito cansativa, uma vez que basicamente se dividiu entre a politicagem da Terra e o exército de Marte. A Avasarala do livro é mais interessante do que a da série, mas sinceramente me importo mais com histórias envolvendo o Cinturão e os Belters.
A melhor parte desse livro foi o fato de não termos que aguentar tanta ladainha de síndrome de super herói do Holden, o "space Jon Snow".