Tomando decisões segundo a vontade de Deus

Tomando decisões segundo a vontade de Deus Heber Campos Jr.

Resenhas - Tomando decisões segundo a vontade de Deus

Panettoone 20/04/2024

Resumo do livro: NECESSÁRIO.
TODOS os cristãos deveriam ler tal obra. É um livro que, quando lido e entendido, traz muita MATURIDADE para a pessoa (1) lidar as questões do dia-a-dia e (2) viver com mais segurança, entendendo melhor como DEUS age em nossas vidas.

Ygor60 08/04/2024

Não é um segredo!
O livro inicia com uma linguagem um pouco difícil trazendo vários conceitos teológicos acerca da definição da palavra "vontade" e "vontade de Deus", mas o autor faz isso para termos uma boa base pros capítulos seguintes. É uma leitura esclarecedora sobre reconhecermos como buscar a vontade de Deus e praticá-la à luz da Palavra e não seguindo ventos de doutrina. Leitura para todas as idades mas PRINCIPALMENTE para jovens.

anasemgema 26/03/2024

Dissipando a neblina da minha ignorância acerca de decisões
Esse livro foi um divisor de águas na minha caminhada cristã. Meu principal aprendizado é que em decisões que não envolvem a moral não existe um caminho a seguir (certo ou errado). E eu sempre tive esse receio em escolher ?errado? e não agradar a Deus, então entender que não é assim que funciona me tirou muita dor e sofrimento na hora de tomar decisões.

Posso dizer que Heber alugou um triplex na minha mente por várias questões, como em relação aos métodos perigosos que tomamos na tentativa de descobrir a vontade de Deus. Não vou mentir, algumas coisas que ele fala me parecem ?óbvias?, ou completamente únicas (por isso é até estranho quando ele as apresenta), mas me vi na situação de desconhecer tais coisas (ainda que parecessem óbvias). Certamente, o óbvio precisa ser dito.

Refiro-me a óbvio como a vontade de Deus já está plenamente revelada na Bíblia, mas ainda assim queremos buscar o ?oculto?. Também, como certas práticas revelam nossa preguiça espiritual (como o autor conceitua) e não contribui para nosso crescimento. Além de que é a sabedoria uma grande chave para tomada de decisão que agrada ao Senhor. Coisas estas que, em tese, sabemos (ou pensamos saber), mas que ao ler sobre e sermos confrontados de forma amável como Heber fez, então fica evidente que realmente não sabíamos de nada (ou apenas nos esquecemos).

Por último, percebi o quanto eu precisava (e preciso) crescer em fé. Minha incredulidade me fez, muitas vezes, desejar sinais visíveis aos meus olhos, a fim de que pudesse ter certeza completa nas minhas decisões. Mas não seria isso o contrário de fé (Hb 11:1)? Preciso conhecer a verdade já revelada e andar em fé como tantos outros o fizeram ao longo dos anos.

Enfim, esse livro me quebrantou e mostrou o meu pecado de forma que nem consigo descrever ao certo, mas que preciso combater. Era justamente o tipo de leitura que precisava nesse período de vida em que estou e que com certeza dissipou muito a neblina que havia em minha mente.

Gabriela3350 21/03/2024

Tema relevante abordado da maneira mais bíblica possível
Livro maravilhoso! Não deveria ter demorado tanto pra ler.

Tema super relevante, descontrói ?manias? que temos no meio cristão, como achar que precisamos descobrir a vontade de Deus (e não é bem assim que as coisas funcionam).

Linha de raciocínio bem desenvolvida: na primeira parte do livro o autor aborda vários conceitos, hermenêutica, paralelos entre vários autores a respeito do tema etc. Já na segunda parte do livro, Heber aborda conselhos práticos e desenvolvimento do tema, que já havia introduzido na primeira parte.

Linguagem fácil e base bíblica.
Amei do começo ao fim; levei chapuletada do começo ao fim.

theauroradunne 17/02/2024

Qual a vontade de Deus pra minha vida?
Esse livro foi muito edificante, ainda mais porque foi uma leitura que fiz em um momento de dúvida sobre esse assunto: vontade de Deus. Ele não respondeu a todas as minhas perguntas, mas eu diria que cerca de 90% delas, com argumentos e distinções teológicas, reflexões e dicas práticas de não só sobre como ?descobrir? a vontade de Deus, mas também de como compreendê-la e vivê-la.
Achei interessantíssimo que ainda no começo do livro o autor aborda a confusão evangélica que existe ao se tratar desse assunto, abordando a vontade de Deus como algo mítico, e usando e métodos extremamente errôneos e terrenos para se descobrir a vontade de Deus. Foi em geral, muito esclarecedor.
Imagino que algum tempo depois terei que retornar a esse livro para manter as ideias frescas na mente :)

Alex JR 06/02/2024

Vontade de Deus
Como diz lá em romanos , a vontade de Deus é boa perfeita e agradável, devemos confiar no senhor e não somente focar em descobrir qual a vontade dele pra sua vida , espere e confie .

Nallanda 30/01/2024

Filho que tem bom relacionamento com seu pai terreno sabe o que o pai gosta de fazer, quais suas preferências, o que lhe deixa satisfeito. Muito mais com o nosso Deus. Se nosso relacionamento com o Pai é saudável, isto é, se nós conhecemos o nosso Deus conforme ele mesmo se revela, devemos saber o que lhe agrada. E o que lhe agrada está registrado em sua santa Palavra.

o problema está na expectativa de que todas as nossas atividades sejam realizadas por direção imediata de Deus, antes que por obediência aos mandamentos e discernimento de situações.

Não há nada além das Escrituras que precisemos conhecer para uma vida agradável a Deus.

A ?vontade absoluta? (voluntas absoluta) determina o que deve acontecer sem qualquer condição, enquanto a ?vontade condicional? (voluntas conditionata) estabelece, por exemplo, a fé como condição para a salvação.

É certo que Deus não está por detrás do mal, da mesma maneira que ele o está por detrás do bem. Contudo, Deus apresenta seus decretos de destruição e de salvação como sendo a sua vontade.

Porém, não precisamos achar que Deus prefere uma das escolhas para mim que pode ser diferente do que ele prefere para outra pessoa.

No entanto, não existe algo que Deus espera que nós façamos em obediência a ele que não seja válido para outro cristão.

em escolhas que não ferem a vontade moral, há uma variedade de opções potencialmente agradáveis a Deus.

ajamos responsavelmente, usando a capacidade dada por Deus para o exercício do bom juízo.

aplicação dos mandamentos e do caráter de Deus às especificidades da nossa vida.

A vontade preceptiva diz respeito à regra de vida para as criaturas morais.

desejamos que certas coisas sejam os planos de Deus para nossas vidas quando, na verdade, não o são. Podemos ser enganados por nós mesmos a pensar que sabemos as portas que o Senhor irá nos abrir quando, de fato, ele nunca intentou revelar-nos.

O que isso nos ensina é que os escandalizados por tal prática não podem tornar pecaminoso o que a Bíblia não coloca no primeiro círculo. Por outro lado, quem não se escandaliza não pode praticar algo sem a preocupação com o bem-estar do escandalizado.

Deus está mais interessado na sua santidade do que no seu sucesso.

O pedido de Gideão está, mais provavelmente, para a covardia e a descrença do que para uma decisão sábia e em conformidade com a fé.?90 Não só em Juízes, mas em toda Escritura, o padrão é que sinais eram dados em tempo de incredulidade. Eles não eram sinônimos de que o povo estava crente em Deus, mas duvidando, a tal ponto que Deus interveio miraculosamente

Escolher a quem ouvir já é sinal de sabedoria. Devemos aprender a buscar pessoas maduras na fé, para serem nossos orientadores em momentos de escolhas.

Ídolos do coração não são somente as práticas sabidamente errôneas (ganância, lascívia, poder); mas, até coisas boas que se tornam más, porque são desejadas desordenadamente.

Não devemos procurar um trabalho que traga um propósito à nossa vida, mas encontrar um propósito em qualquer trabalho.

Wal 17/01/2024

Um livro para cristãos maduros.
O autor debate sobre como os cristãos acabaram por fazer uma bagunça quando se trata de conhecer "a vontade de Deus". Com um contraste de autores de pensamentos divergentes, conduz o leitor a percepção de que saber a vontade de Deus não precisa ser algo místico, que você precisa "descobrir". Sempre com base bíblica o autor vai discutir o tema nos levando a entender/conhecer a vontade de Deus verdadeira. Uma leitura com um nível "médio" de dificuldade. Por vezes tive que ler um capítulo duas vezes pra compreender. Mas com certeza uma daqueles que valem a leitura.

Anezio 13/01/2024

Sabedoria para decidir
Leitura essencial para entender sobre a vontade de Deus para nossas vidas sem aquele viés subjetivo baseado em sentimento, tao comum no meio pentecostal.

Não se trata de um combate ao pentecostalismo mas um esclarecimento sobre como focar na Bíblia e não se desviar dos princípios nela estabelecidos.

Tarsila18 31/12/2023

Leitura essencial para um cristão que quer de fato entender como viver tomando decisões segundo a vontade de Deus. Ele explica e diferencia diversas coisas que achamos que são decisões tomadas de acordo com a vontade de Deus e que as vezes não são, apenas nós achamos isso. Este livro nos mostra em que devemos focar principalmente na hora de tomar decisões e como tomar algumas decisões sem ficarmos cheios de preocupações se isso era ou não da vontade de Deus ou se tomamos a decisão correta.

Com ele prendi que muitas vezes estamos muito focados em ?descobrir? ou ?adivinhar? qual a vontade de Deus para nossa vida inteira, quando na verdade Deus não quer que a gente ?descubra? ou ?adivinhe? seus planos para nós, e sim que a gente viva confiando no que ele já preparou. Que foquemos em moldar o caráter dele em nós, porque assim estaremos vivendo segundo a sua vontade.

vhica 28/12/2023

Muito Edificante
Clareou minha mente pra várias coisas importantes, sobre a gente prestar mais atenção nas vontades que Deus já nos revelou em vez de ficar buscando por coisas muito específicas e ficar ansioso por isso, tem muito pra refletir e mudar as atitudes.

Lissa 27/12/2023

Esse livro é muito bom, ele segue a teologia calvinista, nos apresenta a maneira de tomar decisões corretamente.

Rafaella 24/12/2023

Conheça a vontade de Deus.
Livro muito bom! Me prendeu facilmente na leitura.

Como é importante entender a vontade de Deus. Isso só é possível através de uma vida de intimidade com Ele, por meio da oração e da leitura da Palavra.
Não é possível pensar em agradar e obedecê-lo sem ter acesso a Ele.

Ele se revela a nós e somos indesculpáveis quando alegamos não saber o que o Senhor requer de seus filhos.

Conhecer a Cristo e torná-lo conhecido deveria ser a maior e mais nobre decisão de nossas vidas!

Sandro 09/12/2023

Alguém tira o cobertor para descobrir*
A confusão evangélica. O livro começa esclarecendo, ou mostrando o ambiente nubluado, de como os evangélicos compreendem o que é vontade de Deus.
Ele trabalha que muitas vezes esta busca por algo específico, vindo de Deus, pode causar anciedade, frustração e que revela, na verdade, a falta de fé dos crentes.
No mais o livro trata sobre como entender o que é a vontade do Senhor.
O desafio de ler é que a proposta final, não é um guia infalível, mas um desafio a exercer nossa fé e agir com sabedoria.

*Sim, o título da resenha é uma piada ruim.