Tomando decisões segundo a vontade de Deus

Tomando decisões segundo a vontade de Deus Heber Campos Jr.

Resenhas - Tomando decisões segundo a vontade de Deus

Laisa 10/07/2022

Temos um Guia plenamente confiável
Os primeiros capítulos são destinados a explicar as diferentes acepções em que o termo ?vontade de Deus? aparece na Bíblia. As principais delas são a vontade preceptiva e a vontade decretiva.

A vontade preceptiva é aquela que foi revelada nas Escrituras, e consiste nos mandamentos de Deus, nos seus preceitos. Essa vontade, portanto, pode ser conhecida, pois basta lermos a Palavra, que seremos instruídos acerca do que agrada e não agrada o Senhor. Já a vontade decretiva diz respeito aos decretos de Deus, os planos específicos que Ele possui em relação ao futuro - da humanidade e de cada pessoa em particular -, mas que Ele decidiu não revelar nas Escrituras.

O livro critica a atitude de muitos cristãos que vivem paralisados, sem conseguir tomar decisões, por esperarem sinais extraordinários de Deus indicando qual caminho seguir, em toda e qualquer circunstância da vida. O objetivo principal do livro é argumentar que não devemos esperar que Deus revele de forma mística e sobrenatural qual é a Sua vontade decretiva para cada situação das nossas vidas, pois Ele escolheu não revelá-la. Devemos nos contentar com o fato de que Ele já revelou, nas Escrituras, Sua vontade preceptiva, isso é, seus estatutos e preceitos, os quais podemos conhecer, e devemos usar para fundamentar nossas decisões.

Por fim, o autor encerra dizendo que o Senhor está mais interessado em moldar o nosso caráter, do que em nos revelar seus planos para o futuro. Sua intenção é nos santificar e nos fazer crescer no conhecimento Dele, crescer em sabedoria, a fim de sermos capacitados a tomar decisões sábias pautadas na Sua Palavra.

De maneira prática, o autor enumera 4 passos para tomar decisões sábias:
? Refletir (meditando na Palavra)
? Aconselhar-se (com pessoas maduras na fé)
? Suspeitar (dos nossos próprios sentimentos)
? Esperar (um direcionamento do Senhor)

A lição que tiro desse livro é que Deus quer nos ensinar a viver na dependência Dele, confiando que, para onde quer que Ele esteja nos guiando, este é o melhor lugar para nós. Ainda que não possamos enxergar o que está adiante, podemos confiar e descansar no Senhor, pois Ele é bom e confiável. Podemos fechar os olhos e dar o próximo passo, mesmo sem saber para onde estamos indo, confiando apenas Naquele que nos toma pela mão e nos guia.

De maneira geral, gostei do livro, porém com uma pequena ressalva. Primeiramente, sou adepta da teologia reformada e compreendo a preocupação do autor para com o misticismo que tem sido difundido nas igrejas evangélicas, e concordo que é realmente necessário combater essa exaltação ao sobrenatural. Mas, embora concorde com a tese defendida, achei algumas considerações meio agressivas, como quando o autor chama a atitude dos crentes que buscam confirmações da vontade de Deus de ?falsa piedade? (p. 92), e quando ele diz que pode ser que Deus use algum meio sobrenatural para falar com alguém, mas que ?se Ele o faz é porque tem misericórdia dos fracos, não porque somos espirituais.? (p. 85). Não sei se era necessário atacar nossos irmãos de forma tão pessoal assim... Enfim, foram alguns trechos que me incomodaram um pouco. Mas, no geral, é um bom livro, e pretendo ler outros do rev. Heber Campos Jr., em breve. Admiro muito sua vida e ministério.
Sr. André Santos 22/07/2022minha estante
Muito bom. ???? Obrigado pela ótima resenha. Fiquei ainda mais interessado.

Peregrina 11/08/2022minha estante
Não tinha me atentado às ressalvas que você fez quando li há alguns anos. Fiquei espantada com esses ataques que você mencionou e, por que não, julgamentos tanto da forma como Deus pode falar quanto das pessoas com quem fala. Se ele tem uma visão cessacionista ou não acredita nessas formas de manifestação divina, podia ter sido mais respeitoso na crítica. Desnecessários esses comentários.

Alexi.a_n 24/01/2022

Vontade não, direcionamento
Achei que a leitura desse livro me daria atalhos para resolver as minha decisões individuais sob a vontade de Deus. Aprendi a usar ferramentas essenciais na vida do cristão.
Aprender que quando as opções são moralmente correta não existe uma opção errada e que desagrade a Deus, foi libertador !
Aprendi que há a vontade preceptiva e decretiva e a vontade secreta e revelada e amei esse conhecimento!
E ao final houve um esclarecimento sobre o que a fé rejeita e o que ela aceita.
A fé rejeita : o prestígio, os prazeres e a pressão do mundo.
A fé aceita: os planos, a provisão e as promessas de Deus.

( o início do livro foi confuso para mim, depois ele ficou extremamente claro)
Dayse.Ariane 24/01/2022minha estante
Realmente esta parte das decisões moralmente corretas foi libertadora.

Maju.simões 06/06/2020

O autor começa explicando a vontade de Deus perceptiva e decretiva. Preceptiva é aquela vontade que está escrita nas escrituras, como os mandamentos, e decretiva é a vontade que Deus decretou antes mesmo do mundo existir e que muitas delas estão encobertas a nós.
Dessa forma, ele continua sua abordagem dizendo que existe a vontade secreta e a vontade revelada. E destaca dizendo que "a vontade secreta não compete a nós conhecermos. Tudo o que Deus queria que nós soubéssemos (os preceitos da vida) ele nos revelou em sua palavra. Desejar conhecer o que está além da Bíblia é dizer que ela não é suficiente para guiar nossas vidas."

Se você quer saber qual é a vontade de Deus para a sua vida, procure saber mais sobre Ele e sobre seus mandamentos.
"Somos obcecados pelas coisas sobre as quais Deus não se manifestou e talvez nunca se manifeste. Ao mesmo tempo, gastamos pouco tempo em todas as coisas que Deus já nos revelou na Bíblia."

Devemos procurar ter um coração como o de Deus, desejar as coisas que Ele deseja e pensar como Ele pensa. Assim, tomaremos as decisões certas diante de Deus, pois estaremos desejando as coisas do alto mais do que as coisas da terra.
Conforme você passa mais tempo debruçado sobre as escrituras, você cresce em maturidade e sabedoria. E essa "sabedoria é necessária para que saibamos discernir o que agrada ao Senhor, pois cristianismo não é um conjunto de regras moralistas. Sabedoria é a habilidade de aplicar os preceitos do Senhor às circunstâncias da vida."
Devemos orar rogando por sabedoria.
"Em vez de pedir que nos 'revele sua vontade', pedimos que desenvolva seu caráter sábio em nossa vida. "

Tentar buscar sinais, ou até confiar na paz interior só nos leva a tomar decisões que muitas vezes não seja a certa e que nos leva a pecar cada vez mais.
"A busca pela tal vontade de Deus estimula a ansiedade, algo condenado por nosso Salvador."
Leitura e . 06/06/2020minha estante
Oii.. Boa noitee/madrugada ..Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura a essas horas, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Juliana1390 28/03/2020

O melhor livro sobre o assunto
Às vezes somos muito neuróticos sobre esse tema. Queremos que Deus expresse sua vontade da maneira mais visível possível, quando na verdade estamos sendo terrivelmente incrédulos aos seus ensinamentos. Este livre constrói o pensamento coerente sobre a vontade de Deus e nos ensina a compreender melhor tendo como base as escrituras. Eu super recomendo.
Silas 28/03/2020minha estante
Bingo! Tudo que precisamos fica exposto na Palavra de Deus.

Damiane.Siloti 19/05/2020

Excelente livro. Bastante útil para refletirmos como estamos nos relacionando com Deus com relação as nossas vontades e sobre o que tem nos motivado. Super recomendo!
Leitura e . 19/05/2020minha estante
Oi, tudo bem? Bom dia ??
Criei um Instagram Literário e estou quase com 1000 seguidores, se puder me ajudar a chegar nessa marca será muito bem vindx!
Obrigado.. ?

@leituraeponto

Karina.Marinho 25/04/2020minha estante
Que legal! Sempre quis ler esse livro!

Marinho 28/06/2018

Leitura cristã indispensável...
O livro aborda um tema que em diversas denominações religiosas é tido como algo totalmente "espiritualizado": as decisões que tomamos segundo a vontade de Deus.
O autor discorre sobre o tema de maneira esplêndida, abordando os meios mais comumente utilizados para "descobrir" a vontade Deus, e os problemas que tais meios e a busca por essa vontade "escondida" podem acarretar, citando também outros autores que já abordaram o tema anteriormente.
Além de apontar os riscos de tal busca, Heber Campos Jr. direciona o leitor de maneira totalmente Bíblica, a sempre questionar suas motivações em uma tomada de decisão, a refletir e buscar sempre o aconselhamento antes de, de fato tomar uma determinada decisão, independente de se tratar da escolha de uma carreira profissional, ou até mesmo na busca por um futuro cônjuge.
Considero uma leitura indispensável, principalmente para os jovens, sempre que são confrontados a tomar determinada decisão, pois o livro possui uma linguagem simples e da bons direcionamentos em nossas escolhas.

Sandro Borges - @Experiencia_Leitor 28/09/2018

Não é um livro para recém convertido
Livro muito interessante e com questões relevantes para a vida cristã, e que realmente me convidou a olhar de outro ponto de vista algumas questões e decisões a serem tomadas no dia a dia sob o prisma da bíblia. Se por um lado o livro é libertador, por outra acredito que assume o risco de minimizar a existências dos planos de deus para nossa vida.
Gostei da leitura, provocativa no bom sentido, mas recomendo aos que já estão um pouco mais maduros na fé.

Panettoone 20/04/2024

Resumo do livro: NECESSÁRIO.
TODOS os cristãos deveriam ler tal obra. É um livro que, quando lido e entendido, traz muita MATURIDADE para a pessoa (1) lidar as questões do dia-a-dia e (2) viver com mais segurança, entendendo melhor como DEUS age em nossas vidas.

Marlon 22/02/2019

Será que é da Vontade de Deus?
O melhor livro sobre a vontade de Deus. O assunto que é amplamente debatido e vem a tona sempre nas conversas entre cristãos. Em “Tomando Decisões Segundo a Vontade de Deus”, Heber Campos Jr é pontual em sua abordagem. Pra quem quer entender como a vontade de Deus funciona, esse é o livro. O autor fala sobre a vontade decretiva e preceptiva de Deus, vontade secreta e revelada, e como elas funcionam em nossas vidas. Tenho certeza que esse livro abrirá seus olhos. Como tomar decisões em áreas que não tem nenhum empecilho bíblico? Eu controlo a vontade de Deus? Essas e outras perguntas são respondidas nesse livro.

Trechos desse livro você encontra em:

site: https://trechoselivroscristaos.com.br/resumos/tomando-decisoes-segundo-a-vontade-de-deus-heber-campos-jr/

Gabriel.Marques 21/03/2019

Um livro essencial para todo cristão, principalmente diante da loucura teológica em que vivemos. O Rev. Héber, que dispensa apresentações, faz um trabalho extremamente bíblico para apresentar o que são (ou melhor, quais são) a vontade de Deus, e como descobri-la (se é que tem como). Ótimo!

yasminkonflanz 11/08/2019

Grata por esse livro
Eu to tão reflexiva após ler esse livro. Admirada com a forma como o Heber Campos Junior abre nossos olhos com uma base teológica maravilhosa. Um ensinamento essencial pra quem quer de fato conhecer a vontade de Deus.
Ao decorrer do livro, é possível notar os erros que a igreja comete achando que está conhecendo a vontade de Deus. Além de apontar os erros, o autor apresenta soluções à luz da Palavra de Deus.
Estou sem palavras pra descrever o quanto esse livro me ajudou. Recomendo muito.

Raine R. 02/02/2020

Maravilhoso!
Este livro me fez refletir sobre várias áreas da minha vida como eu nunca tinha refletido antes. Ele nos leva a um nível de questionamentos e perguntas sobre nossa espiritual e profissional que eu já conseguir ter. E um livro indisponível para qualquer cristão, seja novo convertido ou não.

letíciavmf_ 06/03/2020

foi um livro muito enriquecedor e que me fez refletir sobre diversas coisas!

Alex Rodrigues 23/03/2020

PROFUNDO PORÉM ESCLARECEDOR.
Só uma parte da resenha do livro, para ver ela completa segue a página no Instagram: @leitorcasal.

Sabemos, principalmente na minha realidade, o quanto isso é distorcido, a ideia de que Deus tem uma vontade para tudo na nossa vida, queremos de certa maneira nos isentar de qualquer responsabilidade sobre as nossas escolhas, colocando tudo isso no jargão conhecido: “Foi a vontade de Deus”, mas a pergunta que fica é... será que foi mesmo? Será que Deus está preocupado com qual faculdade você deve seguir? Se deve sair ou não do emprego? Trocar de curso, trocar de cidade... e quando nós enfim tomamos a decisão, mas lá na frente não da certo, nos consolamos ou nos martirizamos dizendo, “não era a vontade de Deus”, mas será que a vontade de Deus é que tudo dê certo em sua vida? Será que você é diferente de José, Jó, Jonas, Paulo, Pedro...

site: https://www.instagram.com/leitorcasal/