Tomando decisões segundo a vontade de Deus

Tomando decisões segundo a vontade de Deus Heber Campos Jr.

Resenhas - Tomando decisões segundo a vontade de Deus

Sandro 09/12/2023

Alguém tira o cobertor para descobrir*
A confusão evangélica. O livro começa esclarecendo, ou mostrando o ambiente nubluado, de como os evangélicos compreendem o que é vontade de Deus.
Ele trabalha que muitas vezes esta busca por algo específico, vindo de Deus, pode causar anciedade, frustração e que revela, na verdade, a falta de fé dos crentes.
No mais o livro trata sobre como entender o que é a vontade do Senhor.
O desafio de ler é que a proposta final, não é um guia infalível, mas um desafio a exercer nossa fé e agir com sabedoria.

*Sim, o título da resenha é uma piada ruim.

Jadna 17/03/2023

Talvez muita gente vá ler esse livro buscando uma ajuda pra tomar uma decisão, mas ele tá longe de ser um livro de aconselhamento. Na verdade, ele descontruiu muitas coisas que eu achava sobre a vontade de Deus e conseguiu me deixar ainda mais confusa.

Heber Carlos de Campos Jr tem uma ótima base teológica e apresenta vários cenários de quais seriam as "vontades de Deus", e em muitos desses cenários, a decisão tem que ser feita pela própria pessoa. Pra resumir, foi um livro que me deixou com mais vontade de estudar sobre esse assunto porque descobri muitas coisas que nem imaginava.

Iana 31/03/2021

Certamente deve ser (re)lido a cada ano!!!
Mais uma vez, uma crise existencial depois dessa leitura. Um dos pensamentos mais correntes que tive foi: COMO EU QUERIA PODER PRESENTEAR CADA PESSOA QUE CONHEÇO COM ESSE LIVRO!
Professor Héber Jr, mais uma vez, explanando o óbvio de uma ótica nada óbvia ou simples. Quantos ensinamentos equivocados reproduzidos no meio cristão simplesmente pela preguiça de se buscar conhecimento! Todavia, professor Héber nos expõe com toda a calma, eloquência e simplicidade o caminho que os leva a evitar ser mais um/a reprodutor/a desse equívocos esdrúxulos e sem fundamento. Certamente deve ser (re)lido a cada ano!!!

Taimara 23/01/2023

Que seja feita a vontade de Deus
Aprendi muito com ele, sobre os perigos ao discernir, a busca pela direção certa e, principalmente, a verdadeira vontade do nosso Senhor!
Apesar do conteúdo riquíssimo, esse livro me marcou por ser meu 1º livro autografado!
Recomendo ele para quem está em dúvida sobre a verdadeira vontade de Deus ao longo da caminhada cristã.

H3len4 14/08/2023

Bem bom no geral
O plano de Deus pra nós é nos fazer segundo à imagem e semelhança de seu Filho. Não devemos ir atrás do que Deus não intentou revelar, mas conhecer o que Ele nos revelou. Desde o primeiro capítulo de Gênesis, até o ápice da revelação em Jesus Cristo. Não há nada além das Escrituras que precisemos conhecer para uma vida agradável a Deus.

Fazer a vontade de Deus está mais relacionado a obedecer e discernir do que a ser sensível. Ele possui uma vontade soberana que conduz cada aspecto da nossa vida, mas Deus não tem preferência por uma escolha individual que devamos tomar. Isto é, em escolhas que não ferem a vontade moral, há uma variedade de opções que agradam a Deus.

James Petty afirma que o que é frequentemente chamado de ?vontade individual de Deus? deve ser visto simplesmente como a aplicação dos mandamentos e do caráter de Deus às especificidades da vida de cada um.

Definições de algumas vontades de Deus:
- Vontade preceptiva: os mandamentos e preceitos revelados e que devem ser conhecidos e seguidos;
- Vontade decretiva: raramente revelada, é tudo que Deus pré-estabeleceu para acontecer na história;
- Vontade secreta: o que Deus não revelou e não compete a nós conhecermos;
- Vontade revelada: não abrange somente o que Deus quer de nós (preceitos), mas também o que Deus que pra nós (promessa).

?Sabedoria é a habilidade de aplicar os preceitos de Deus às circunstâncias da vida. O sábio é aquele que sabe tomar um mandamento bíblico e particularizá-lo; ou seja, mostrar a sua relevância para determinada situação específica.?

Buscando a direção do Senhor:
- Reflexão na Palavra: baseado nos princípios bíblicos, pesar os efeitos exteriores que uma decisão pode causar para escolher sabiamente;
- Aconselhamento: saber ouvir conselhos (vindos de pessoas maduras capazes de orientar);
- Suspeita: manter à vista o engano do nosso coração. Olhar as motivações internas que nos levam a escolher uma coisa e não outra;
- Espera: aprender a confiar em Deus. O Senhor é bom para os que esperam Nele.

Felipe.Teixeira 25/05/2020

Escrito pela vontade de Deus
Pr. Heber traz uma abordagem holística de um tema não trivial no meio cristão. De maneira didática, destrincha a ? vontade de Deus? trazendo ótimas reflexões e direcionamentos. Um livro que emana sabedoria.

Fernanda.Marques 03/02/2021

Quebra de padrões de pensamentos
Spoiler: ESSE LIVRO VAI TRANSFORMAR sua forma de pensar em pontos muitos relevantes!
Acredito ser uma das coisas mais importantes e essenciais do cristianismo hoje: remover mitos incrustados em nossa mente sobre assuntos cotidianos e que as pessoas conservadoras demais pecam por não buscar conhecimento na bíblia!!

Rebeca 06/07/2020

Gostei
O livro é bom, mas talvez eu não estivesse na vibe

napaularafael 05/06/2021

Muito bom, já tinha ouvido falar sobre e me instigava. Apesar de possuir partes complexas, a leitura é tranquila. Li com amigos e tivemos um ótimo debate em torno do livro, foi de grande aprendizado. Recomendo!

Bárbara 02/02/2021

Interessante
Livro bem fundamentado, com reflexões e ensinamentos importantes. Um livro que leva à desconstrução.

Paula.Morais 22/10/2020

Confesso que nos primeiros capítulos a leitura foi difícil, mas só melhora.

Larissa 11/07/2020

Apesar de pequeno é um livro com muitas referências a outros na mesma temática, achei amplo mas por conta do tamanho acaba não tendo espaço para aprofundamento.

Gabi 26/03/2022

O livro é perfeito, te mostra uma nova forma de ver a vontade de Deus, muito esclarecedor e de uma argumentação fantástica

_helenabss 25/03/2021

Importante
Muitas vezes um cristão reformado vai olhar para esse título e pensar que não precisa ler sobre esse assunto, que já está suficientemente ciente do que é "tomar decisões segundo a vontade de Deus". Eu mesma pensei isso. Entretanto, o livro vai reafirmar as verdades que estão adormecidas na nossa mente e trazê-las para o coração, coisa bem complicada de se fazer. É um livro para ler aos poucos, refletindo sobre o que julgávamos saber, porém nosso coração estava agindo no sentido oposto. Realmente recomendo a leitura para qualquer cristão.