Malu de bicicleta

Malu de bicicleta Marcelo Rubens Paiva

Resenhas - Malu de Bicicleta

André Ortelan 24/07/2021

Leitura leve e cotidiana
Peguei o livro emprestado com uma colega e terminei em uma tarde. Malu de bicicleta é narrado por Luís, o qual descreve sua vida antes, durante e após conhecer Malu. Muitos ensinamentos e reflexões se fazem presente ao percebermos o modo de Luís encarar seus relacionamentos e comparamos com nós mesmos. Simples, leve, texto objetivo e roteiros interessantes.

Let 29/03/2021

"Malu de bicicleta", Marcelo Rubens Paiva (Objetiva)
Gostei do livro por ter me tirado da minha "zona de conforto" ao falar tão clara e explicitamente sobre corpo, sexo e relacionamentos. A obra é um relato das memórias sobre relacionamentos amorosos do passado de um homem chamado Luís, que antigamente "pegava todas" e, agora casado, suspeita que Malu, sua esposa, está traindo-o. O autor se utiliza de fluxo de consciência e de uma "conversa com o leitor" para narrar essas histórias.

mari 11/09/2020

Li a primeira vez com 15 anos. Adolescente estudante de escola religiosa, eu só queria ser uma big-bad-bitch mas a sociedade julga, né?! Quando conheci o personagem Luís, eu só queria ser com os homens como ele era com as mulheres: um grande galinha. Queria poder usar e esculhambar com os homens sem ser alvo do veneno social.
A segunda vez que li, com 27, eu detestei e tive muito nojo de Luís. "- Que merda" pensei: "- adolescente é um perigo da porra!". Ainda bem que amadureci legal e peguei essa visão. Quanta escrotidão pode caber no ego do pau de um homem?

Malu é maravilhosa, e eu achei isso nas duas leituras. Meu coração é totalmente dela.

Clube Tripas 01/04/2020

Páginas: 222
Avaliação: Gostei (3/5)
Mês: Março/2020
Bibliotecária: Iandra Cartaxo | Franca - SP
Luiz é um galinha, e tem orgulho disso. Jovem paulistano divide a sua vida entre mulheres, estudo, negócios e ... muheres.
Parodiando Martinho da Vila, Luiz vai enumerando suas conquistas pelas idade, raça, casada, solteira, suas características e angústias. Enquantao faz isso, elabora um verdadeiro "tratado" de como se comporta um homem galinha, forma de identifíca-lo, modus operandi, etc.
Até que conhece Malu, a solteira feliz, que se torna o ponto fora da curva na sua vida. Mulher independente, bonita e misteriosa, malu desafia as noções de vida e relacionamento de Luiz.
Malu tem todos os atributos para fazê-los desistir da vida de galinha. E a pergunta que perpassa todo o livro é, será que ela consegue?

Biblioteca Álvaro Guerra 10/05/2018

Ele tinha uma lista dos alvos da semana, as mulheres possíveis, as quase certas, com as quais podia rolar. Era um jogo. Ele era um apostador. Que vicio... Acabara se transformando no maior companheiro e parceiro das mulheres da cidade. Um comedor. Mas uma pelo jeito decidiu abandoná-lo. Justamente a única com quem ele resolveu casar.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573025668

Antonio Maluco 02/09/2017

Expectativa x Realidade=Decepção
o livro não é legal e espero que o filme seja legal

Giselle.Zart 27/05/2013

Malu de bicicleta, passa a impressão de uma história leve, tanto pelo título quanto pela capa. Mas já diria o cliché 'nunca julgue um livro pela capa.' E assim conheci Marcelo Rubens Paiva, com sua escrita leve e irônica. É um romance, mas que tem seu erotismo sem ser piegas. Luiz, o homem conquistador, que tenta se redimir ao conhecer Malu. Um encontro inusitado, que faz Luiz despertar para sentimentos que pareciam não existir em sua vida. Um história de traição, um romance conturbado e apaixonante que mostra que 'o ciúme é apenas uma fumaça que esconde um monstro maior'. Quando Luiz se vê sem Malu, em casa diz o seguinte: 'Havia um vazio tremendo entre aquelas paredes. Como se os livros não tivessem nomes, os discos, música, como se as cores fossem uma só'.

Rodrigo 29/04/2012

Malu de Bicicleta
Marcelo Rubens Paiva nos mostra que realmente é um grande escritor, fazendo de um acontecimento tão simples, uma grande história, repleta de erotismo que nos prende do início ao fim, querendo saber o desfecho de seu conturbado e apaixonado romance com Malu, nos proporcionando antes um apanhado de toda a sua vida amorosa. Excelente, real e ao mesmo tempo fantasioso.

Fátima 16/04/2012

Malu de bicicleta
Luis é um jovem que mora em Sao Paulo, estudante de economia que, de repente, larga a faculdade para se tornar empresário. Se torna um homem bem sucedido no mundo dos negócios e, no auge do cansaço, decide descançar uns dias no Rio. Conhece Malu, a mulher de sua vida. Mas a história não se trata de um romance comum, envolve muito erotismo e sarcasmo. Luis se designa o homem mais galinha da cidade, seduzindo e transando com muitas mulheres, até conhecer Malu, a paixão, o amor e todos os tormentos dos apaixonados.

Pedro Bastos 16/01/2012

Papo entre homens
À primeira vista, pelo título, parece mais um livro "fofinho" destinado ao público feminino. Uma história de amor "bonitinha". Pois é, mal sabe o leitor que "Malu de Bicicleta" é mais masculino do que se pensa. Representa bem o papel do homem nas relações amorosas; ou pelo menos como, às vezes, nos sentimos e nos comportamos diante das mulheres.

É claro que nem todo cara é galinha assumido como Luiz, o protagonista do livro, embora em cada caso amoroso seja possível encontrar algum tipo de identificação para com o leitor. Já com as leitoras, o reconhecimento de que o personagem é bem real pode dar-se através de experiências passadas: que mulher nunca ficou com um canalha?

"Malu de Bicicleta" poderia até ter uma pegada erótica, mas as descrições das relações sexuais que Luiz teve com suas namoradas acabam sendo mais divertidas do que pornográficas. Faz parte do contexto, pois o livro é todo dialogado com o leitor, um papo de homem para homem. "Papo reto", como dizemos nós, cariocas.

O mistério da traição de Malu, uma das namoradas, perde-se no meio da história, mas em nenhum momento fica esquecida. Pelo contrário; o narrador, Luiz, retoma várias vezes que no momento certo ele chegaria até lá. É bom ressaltar, no entanto, que tudo o que é relatado da vida dele e dos seus casos sexuais não interferem no final do romance, apenas justificam. E é este a receita básica de "Malu de bicicleta": uma história leve (ou pesada, de acordo com seu grau de conservadorismo), despretensiosa, e com um final surpreendente.

rafa moreno 14/01/2012

Irreverente, picante e delicioso
Eu resumiria a descrição em: "Marcelo Rubens Paiva"

Quem conhece, sabe, quem não conhece, vai se assustar.

Uma história fantástica de um galinha paulista, meio típico, meio incomum, meio exagerado, mas certo de que todo mundo se vê no livro de alguma forma.

Sinto um tom de crítica, desabafo, desaforo e mais profundo ainda... é um desejo indireto.

Não recomendo para adolescentes, não pelo conteúdo picante, mas porque exige maturidade.

MUITO BOM!

Kah Moore 02/11/2011

Eu não tinha ideia de como era o livro. Não sabia que era tão 'pesado' assim. Nunca tinha ouvido falar, comecei a ler por causa do filme.
O livro me surpreendeu, obviamente, já que não esperava que fosse daquele modo. Mas ele consegue mostrar tudo de um modo leve e interessante, que te prende.
Ao menos eu, enquanto lia os relatos da vida amorosa de Luiz, ficava curiosa para saber... Afinal, Malu estava traindo ele ou não?
E o livro vai te levando, te fazendo viajar... não tem como uma mulher não ler e não se identificar com ao menos uma das dali retratadas.
E o final? Ah, o final é ótimo! Gostei bastante. =D

nara 16/06/2011

“Malu de bicicleta” de Marcelo Rubens Paiva, um dos melhores escritores contemporâneos, retrata a tormenta de Luiz, típico cafajeste, ex- galinha, mas com uma dose de charme, em uma suposta traição de Malu, única mulher com quem se casou. Entrecortado entre suas suspeitas sobre Malu, Luiz vai narrando suas aventuras e desventuras de sua vida de sedutor.