Dollar Bill e Moloch

Dollar Bill e Moloch J. Michael Straczynski
J. Michael Straczynski

Resenhas - Antes de Watchmen: Dollar Bill e Moloch

Sam 13/01/2023

Desperdício de tempo e papel
Para que q fizeram essa edição e sem nexo? Ruim demais, ruim! Não é atoa que é a menor da saga kskdjk, jesus

Jota Silvestre 13/12/2013

Crítica: Antes de Watchmen – Dollar Bill & Moloch é desperdício de papel
Antes de Watchmen tem se mostrado uma série bastante regular. Na mediocridade.

As melhores edições, até agora, são aquelas que ou oferecem uma nova e instigante visão sobre os personagens (caso do ótimo Dr. Manhattan) ou contam sua história pregressa sem forçar o tempo todo uma relação de causa e efeito com Watchmen (Coruja e Espectral).

O resto é sofrível em diferentes graus. O sétimo volume da série, Dollar Bill & Moloch, se posiciona entre as piores, cabeça a cabeça com Rorschach e Comediante.

O título pode dar a impressão de que há alguma ligação entre membro dos Minutemen e o vilão que enfrentou as duas gerações de heróis. Nada disso. É só uma acomodação de séries que foram publicadas de forma independente nos Estados Unidos.

O que ambas têm em comum é a pobreza narrativa. Dollar Bill & Moloch limita-se a fantasiar o passado dos personagens em incontáveis recordatórios narrados em primeira pessoa, oferecidos pelos respectivos roteiristas Len Wein e J.M. Straczynski.

Para que interessa saber que Moloch converteu-se ao catolicismo pouco antes de sair da cadeia? Qual a importância de Dollar Bill ter sido um jovem atleta brilhante que teve a carreira interrompida por uma lesão?

O pior é a descaracterização. Em que pese a ótima arte de Eduardo Risso, ele transformou Moloch numa caricatura, quase uma gárgula. E em Dollar Bill (desenhado por Steve Rude), o Capitão Metrópolis não é mais aquele ingênuo cheio de boas intenções, e sim um perfeito idiota.

Antes de Watchmen – Dollar Bill e Moloch é puro desperdício de papel. Mas não é porque a revista já está impressa e nas bancas que o leitor precisa desperdiçar seu tempo e dinheiro. A HQ tem 84 páginas e preço de R$ 9,90.

site: http://revistaogrito.ne10.uol.com.br/papodequadrinho/2013/12/13/critica-antes-de-watchmen-dollar-bill-moloch-e-desperdicio-de-papel/

bardo 21/08/2021

Talvez esta seja a mais fraca das prequels, propondo-se a contar antecedentes de dois personagens o grande problema aqui é que nenhum dos dois inspira muita simpatia. A origem de Moloch é factível mas da forma como a história é contada como um resumo de sua vida não faz jus ao peso do personagem em Watchmen, onde o vemos com um vilão decadente mas que teve seus dias de gloria e prestígio. A exposição de fatos que já conhecemos também não ajuda a acrescentar muita coisa, salvo a revelação final que tem lá seu mérito. Agora quando a HQ se dirige a Dollar Bill aí é que a coisa desanda mesmo, o personagem em si como crítica e caricatura funciona, o problema é que funciona bem demais. Ele é um personagem insignificante e desprezível demais para que nos importemos com ele, quando lemos seu fim em Watchmen sentimos alguma simpatia pelo personagem, agora o retrato descrito aqui só causa repulsa. Temos o autêntico jovem estadunidense que é só um rostinho bonito, músculos e nenhum cérebro; seu fim é tão previsível que a surpresa é não ter acontecido logo.

Natasha Viana 26/01/2021

Mesmo curtinha eu gostei.
Contou a origem dos dois. Dólar Bill tão superfulo. Kkkkk
Moloch interessantíssimo.

FilipeSS 02/10/2014

Embora sejam duas histórias curtas numa revista só. A edição dedicada a Moloch e Dollar Bill é uma das melhores dessa série. As histórias são rápidas, objetivas e cronológicas, e a arte não tem nada de mais. E é justamente essa simplicidade e objetividade que dão qualidade à revista, que não tenta enfeitar o pavão, apenas vai lá e dá o seu recado. A história do vilão Moloch parece ser mais interessante, por ser mais relevante nos acontecimentos da novela original. Mas a do herói Dollar Bill também é bem legal, pois revela o lado trambiqueiro dos Minutemen.

Samu 02/06/2016

Ótimo
Para todo fã de Watchmen essa coleção é incrível! Vale pensar como tudo corroborou e culminou nos acontecimentos da grande obra. Claro que aqui falta a pegada incrivel de Moore, mas é uma boa introdução.
Com nomes apenas pouco mencionados durante a obra original, este volume da coleção vale para se compreender a história, o antes do antes mesmo. Muito bom!

Xulio Mackfly 09/02/2019

Ruim de doer as visitas
Tentaram mostrar a morte do Moloch de um jeito que ele sairia como herói mas pqp que horrível!!

Lucas Muzel 26/08/2023

Desnecessário
Watchmen é algo bom por si só. Não necessita de continuação, nem de spin off de Contos do Cargueiro, e nem prequel dos Minutemen. E tampouco essa série "Antes de Watchmen". Compreendo agora os comentários do Alan Moore a respeito dessa obra.
Falando agora sobre a HQ em si: a história do Moloch começa boa. Se acabasse na parte 1 estaria legal, pois é basicamente uma história trágica quase que auto contida. Já a parte 2 começa a saltar as cenas em uma sucessão de fan service. Já Dolar Bill é totalmente desnecessário. Esticaram um conceito bem aguado e básico, fazendo referências à obra principal constantemente.