Crônicas de Ghanor

Crônicas de Ghanor Jovem Nerd

Resenhas - Crônicas de Ghanor

André M. Bueno 21/11/2013

Sensacional
A arte de Andrés Ramos está fabulosa, mas são as notas do mestre que roubam a cena aqui!

Show de bola o background dos personagens/locais ;-)

Existem algumas liberdades poéticas na arte conceitual, tipo algumas escamas de bronze que as vezes não aparecem e um Obama que deveria estar retratado ao invés de seu magnífico intérprete, mas não é nada que prejudica a obra.

Crônicas de Ghanor tem uma edição primorosa, a nossa atenção aos detalhes é sempre recompensada. O único contra ficou por conta da gráfica, o meu exemplar ficou com uma saliência indesejável na contra-capa, então se eu não tomar cuidado essa parte se desgastará rapidamente.
Gabriel 23/11/2013minha estante
Bacana sua resenha André. Mas eu não entendi bem essas liberdades poéticas... :S

Eduardo 11/11/2014minha estante
Eu tbm não entendi muito bem, acho que ele só quis dizer que algumas artes foram feitas com alteração de alguns detalhes, que não ficaram exatamente como mostrados no nerdcast.

André Catapan 26/11/2013

Agregando Valor
Crônicas de Ghanor é um belo guia que "agrega" valor à já fantástica trilogia Especial do Nerdcast de RPG.
Nessa altura do campeonato, surpreender-se com a qualidade gráfica, com os materiais usados e com a disposição das informações já é coisa batida nos livros da NerdBooks - afinal, compramos "Experiências de Leitura" e não apenas um amontoado de páginas.
Dito isso, o livro cumpre bem a promessa, começando pela capa estofada, com letras douradas que dão um refinamento quase que real à obra, seguido por páginas habilmente diagramadas e com uma escolha gráfica de dar inveja - o livro mais próximo que tenho em minha estante com qualidade semelhante é O Guia Ilustrado de Game of Thrones e posso garantir que ambos estão no mesmo patamar de "fodabilidade".
As Notas do Mestre forneçam histórias dos bastidores que são muito bem vindas, e que de alguma forma tornam o livro mais humano. As descrições dos monstros, cidades e reinos são interessantes para acrescentar uma camada a mais de informação sobre o universo de uma maneira que não poderia ter sido inserida no Nerdcast, muito embora sigam sempre a mesma linha ao flertarem com o humor constantemente, como por exemplo a referência ao Guia do Mochileiro das Galáxias na descrição dos Vermes de Areia. Não poderia ser parte do universo Jovem Nerd sem essas referências - e até mesmo aqui elas funcionam.
O Mestre que me perdoe, mas o que faz essa obra valer a pena são as ilustrações, que dão a real dimensão do tom épico da obra. Tanto as coloridas quanto aquelas em preto e branco são de tirar o fôlego e tornam-se excelentes referências para jogadores de RPG que flertam com universos semelhantes.
A apresentação dos personagens é um dos pontos altos do guia e fornecem informações que contribuem ainda mais com a complexidade dos personagens, tornando-os multidimensionais e não apenas um "Bárbaro que vai pra frente e bate", por exemplo.
A única coisa que não gostei foi, logo no início, apresentar o personagem Ruprest e logo em seguida falar da Taverna Cordeiro Abatido e dos Capas Vermelhas, para depois falar dos outros heróis da aventura. Foi uma quebra de sequencia que não fez sentido, até fiquei em dúvida se não foi algum erro com minha edição, conferindo a numeração das páginas pra perceber que era isso mesmo. Na minha modesta opinião a mesma deveria estar antes ou depois da apresentação dos personagens e não no meio, dividindo-os. Talvez seja algo que mais no futuro faça sentido, mas minha primeira opinião é desfavorável.
O Guia Ilustrado (não colocarei o nome inteiro aqui para evitar uma LER) é uma experiência visual fantástica salpicada por pequenas informações que agregam valor à toda trilogia. É um trabalho fantástico que dá o tom épico que a aventura merece. Não é apenas um amontoado de páginas nem só uma experiência de leitura, é uma obra de arte.

Vincent 22/08/2020

Lindas ilustrações
É muito bom, após escutar o podcast, poder visualizar os elementos da partida de RPG. Isso trás mais vida à história contada. Mas o melhor desse guia são as ilustrações lindas e o cuidado que eles tiveram pra ajustar as cores da impressão para ficarem o mais próximo possível do que o artista fez na tela do computador

Gabriel.Safo 29/12/2020

Se você é fã, você vai amar!
Fiquei anos querendo esse guia ilustrado e mal pude me conter de felicidade quando foi relançado. Que item fantástico pra quem curtiu essa trilogia de RPG. As ilustrações são muito legais e é incrível ver a representação visual de várias cenas que só existiam em nossa imaginação.

As notas do mestre escritas pelo Jovem Nerd ainda são um "mimo" a mais pra nós, que sempre nos perguntamos sobre os bastidores das gravações das sessões de RPG da galera.

Henggo 14/12/2013

Uma obra para valorizar prateleiras
Poucos são os livros que conseguem resumir de forma tão completa o esforço de seus autores, sem nunca representar todo o potencial dos criadores. "Crônicas de Ghanor", é claro, não é uma total representação do trabalho desenvolvido em torno do site/blog "Jovem Nerd", mas, definitivamente, nos traz uma ideia do esforço, dedicação e responsabilidade despendidos durante tantos anos.

Com uma qualidade gráfica muito acima da média, as ilustrações da obra são indefiníveis pois a palavra "excelente" não traduziria o impacto que causam ao leitor. Cores, traço, movimento, é nítido o cuidado com cada detalhe e, principalmente, para gerar uma sensação de "mergulho" nas imagens, nos transportando para aquelas prazerosas horas proporcionadas pela trilogia de RPG do Nerdcast.

Complementando o aspecto visual, os textos (apesar de alguns pequenos problemas gramaticais), vão além do esperado, com curiosidades sobre os bastidores, piadas que não fogem ao contexto e informações realmente úteis sobre cada personagem, descrição das cidades, eventos, comidas, enfim, tudo para satisfazer fãs não só do podcast como de aventura em geral.

Ler "Crônicas de Ghanor" é uma experiência única e que proporciona um sentimento que extrapola o prazer da leitura e chega ao orgulho de conhecer e (como fã) fazer parte da história do Nerdcast, tendo em mãos o fruto de um esforço de anos e anos - um pequeno resumo de uma trajetória de sucesso e persistência.

Um livro para fãs, não fãs e pessoas que precisam ter um pouco mais de aventura e diversão na vida! Uma obra para valorizar qualquer prateleira.

Whermeson 27/02/2020

?Há muitos anos, através de longas madrugadas, um grupo de amigos armados com lápis, papel, um conjunto de dados e muita imaginação eram levados a explorar sombrios calabouços e a enfrentar terríveis dragões.

Assim eram as divertidas sessões de RPG que foram recriadas nos episódios especiais em podcast do site Jovem Nerd. Uma imersão sensorial em áudio, que levou mais de um milhão de ouvintes a visitar um mundo fantástico em companhia de um bando de heróis desajustados e hilariantes."

Livro 04 ? 2020

Crônicas de Ghanor ? Alexandre Ottoni e André Ramos

Pagd 24/01/2023

Crônicas de Ghanor
Esse livro ilustrado já é lindo somente pelas artes e pelos comentários extras, mas escutar os podcasts especiais de RPG junto torna a experiência ainda melhor!

will 11/09/2015

Awesome!
Com uma arte linda e notas do Mestre esse guia ilustrado trás uma imersão no mundo de RPG medieval, é de suma importância ouvir os Nerdcast para total entendimento e diversão. Viciante, depois de ler e reler esse guia ilustrado , os Nerdcast ganham muito mais vida, tornando a leitura uma experiência de querer voltar a jogar RPG com seus amigos, ou quem nunca jogou, vai querer jogar.

Rômulo 27/08/2016

Para folhear escutando os Nerdcasts
A qualidade das imagens e da composição em si é inegável. Não é um livro onde você vai encontra uma história extra, mas folheá-lo enquanto escuta os Nerdcasts especieis de RPG é uma experiencia prazerosa e única. Recomendadíssimo

Raphael 08/09/2016

Adoro livros ilustrados, e esse é muito bom, ele não é apenas uma versão do RPG do Nerdcast, e sim um complemento do mesmo, com desenhos muito bem feitos.
Pedro.Salimen 10/09/2016minha estante
eu queria muito ter um. mas não consigo compra um porque esta indisponivel a um tempão. e nao acho nenhum lugar de venda (tipo mercado livre, olx, etc) para pegar. me ajudem.

Leo Brito 30/05/2020

Um livro lindo pelos desenhos e suas artes belas, que dá vontade de fazer vários quadros. E leitura que flui, do mais interessante são às notas do mestre, isto é curiosidades que complementa muito o universo. Vale a pena ler e ter em sua coleção para quem gosta de RPG.

Juan Weitzel 06/01/2022

Grata surpresa!
Tive a "grande idéia" de ouvir a trilogia de Ghanor novamente antes de ler este livro, e que bom que fiz isso, pois como os personagens e situações estavam vivas em minha imaginação ao começar a ler as notas do livro, e ver os personagens foi como se eu estivesse vendo tudo o que eu imaginei, valeu de mais a leitura!

Leitura rápida realizada de uma única vez, observação acredito que a leitura só fara sentido para quem já conhece a estória, e não trata-se de uma nova estória com os personagens, mas sim notas do Jovem Nerd (mestre da aventura), e artes de momentos épicos da aventura e dos personagens!

Jards 04/12/2023

Um deslumbre visual
Pra quem só imaginou os personagens do Nerdcast RPG, esse guia é um prato cheio.

Lendo essa obra após os novos livros sobre Ruff Ghanor, é interessante analisar onde os pontos de uma obra se baseia e onde divergem.