Cultura popular na Idade Moderna

Cultura popular na Idade Moderna Peter Burke




Resenhas - Cultura popular na Idade Moderna


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Leandro.Santana 29/12/2023

Cultura popular na Idade Moderna
Peter Burke é um ilustre professor e historiador da University of Cambridge que, além de ser um profundo conhecedor da obra de Gilberto Freyre, é um dos principais estudiosos da Idade Moderna.

Geralmente alocada entre a invenção da prensa móvel por Gutenberg (1450s) e a Revolução Francesa (1790s), ou entre a Idade Média e a Idade Contemporânea, a Idade Moderna não é exatamente uma queridinha dos historiadores.

A cultura, no sentido das artes, literatura, festas etc., é geralmente estudada do ponto de vista das elites intelectuais. Contudo, neste livro, Burke descreve a cultura de camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. O que é um desafio, visto a escassez de material escrito.

O melhor capítulo é o que descreve as festas, em especial o carnaval e o São João, que hoje são festas tipicamente brasileiras, mas que têm sua origem em uma Europa longínqua (1500s) e devota.
comentários(0)comente



Dirtyharry82 15/01/2021

O despertar do povo
Um aspecto fascinante da História Cultural é a sua capacidade de conferir visibilidade às manifestações individuais e coletivas ocorridas ao longo da história da humanidade. Nesta obra específica, Peter Burke procura resgatar ao longo da Idade Moderna (séculos XV à XVIII) as diferentes experiências culturais ocorrida na Europa e como estas foram percebidas pelos membros da elites que, a partir de meados do século XVIII, iniciaram um processo de identificação catalogação e registro da chamada "cultura popular". Esta obra serve como um espelho para a compreensão da importância do significado de "popular" em seus diferentes contextos históricos e organizações socio-culturais.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR