Década Perdida

Década Perdida Marco Antonio Villa

Resenhas - Década Perdida

Thiago 01/01/2014

Dez anos de corrupção nas entranhas da República
Em um relato conciso, objetivo, lúcido e com amplo embasamento, Marco Antônio Villa nos conduz a uma descrição cronológica pormenorizada de como um partido de esquerda se elegeu na condução de um país continental semeado de aberrações éticas e morais. O aparelhamento do Estado brasileiro a serviço partidário é o pano de fundo de um desastre gerencial, anunciado à partir da repartição de cargos estratégicos a políticos profissionais, com interesses escusos e contumazes em alianças promíscuas. Governo e partido se confundem em uma relação de simbiose que explora recursos públicos desviados em uma tentativa de auto-perpetuação no poder que faz girar uma roda de corrupção ininterrupta. Incompetência gerencial sistemática com delírios de progressos, pavimentados por um rolo compressor de propaganda, além de uma extensa base populista através de um controle social refinado deram a gestores medíocres como Lula e Dilma sustentação. O Estado Brasileiro foi tomado de assalto por um plano de poder com inúmeros sinais de falência, em uma vertiginosa narrativa que, quando condensada em um livro como este, expõe a dimensão da catástrofe e o preço histórico que será cobrado.

Lucas Jones 23/02/2014

Simples e Direto.
Através dessa obra o autor faz uma análise dos anos de 2002 a 2012. Nela traz, ano a ano, dados sobre a economia, os acontecimentos políticos e os bastidores dos 10 anos do PT no governo. O que mais impressiona é como todo o aparato estatal é conduzido, durante todo esse tempo, para a manutenção do partido no poder.

Mais do que isso, como a figura de um homem, o presidente Lula, beneficiado por uma década de ouro na economia mundial e principalmente para o Brasil, conseguiu cooptar uma larga base de apoio e praticamente extinguir com a oposição. O que se vê contudo, é o que o PT não possui membros competentes para administrar a 7ª economia mundial, que o modelo pautado no aumento do consumo e endividamento das famílias chegou ao fim. Agora estamos sob o comando de uma mulher que não conseguiu fazer prosperar uma loja de produtos vendidos a R$ 1,99 no sul e que comanda o nosso país. Uma pessoa que possui apenas a graduação e se acha competente, porém o que temos visto é exatamente o contrário.

Que fique de uma vez por todas claro que, assim como na iniciativa privada, os administradores públicos precisam ser muito competentes. Realmente foi a década perdida, que sirva de lição e aprendizado para as eleições que estão por vir e para os políticos que pretendem governar esse país.

Robson 05/11/2014

Pra não esquecer de tudo que se passou...
O livro relata de modo muito sucinto os principais escândalos políticos que foram descobertos e alardeados pela mídia durante a era Lula/Dilma (2002-2012), algumas decisões políticas que levaram o país aonde estamos hoje e ainda descreve um pouco da real personalidade do ex-presidente, bem diferente da que ele costuma mostrar na TV ao povo brasileiro e destaca o carisma e o modos operandi usado por Lula para alcançar seus objetivos.

Para aqueles que forem ler, sugiro esvaziar primeiro a mente para que ao menos tente fazer uma leitura imparcial e não fique cego por sua preferência política seja pelo partido da situação ou oposição.

Alex 19/08/2017

SEM MARKETING, NÃO HÁ LULA, NÃO HÁ PT
Escrito pelo conhecido historiador Marco Antonio Villa, "Década Perdida - Dez anos de PT no poder" faz um resumo do caos que foi a administração petista, desde a posse de Lula, em 2003, até o ano de 2012, durante o primeiro mandato de Dilma Roussef (o livro foi publicado em 2013). Considerando o fato que o autor tem sido um ferrenho crítico ao petismo e ao lulismo, esperava capítulos muito mais agressivos do que são, de fato.

Com a elegância e conhecimento que o tornaram um dos mais respeitados comentaristas políticos do Brasil, Villa discorre sobre cada um dos 10 anos aludidos, narrando passagens como a lua de mel entre Lula e a imprensa (que terminaria pouco antes do estouro do escândalo do Mensalão, em 2005), casos envolvendo os principais aliados do partido em situação de condenação pela justiça por crimes de corrupção, mentiras para amansar a população, criação de figuras messiânicas, entre outras aberrações do período petista. O autor não condena Lula, mas expõe todos os parceiros do ex-presidente, que foram condenados durante seu mandato: José Dirceu, José Genoíno, Cândido Vacarezza, Marcos Valério, Carlinhos Cachoeira, entre outras figuras que os jornais de todo o país cansaram de mencionar os nomes durante os períodos em que os escândalos aconteceram.
Se você não é petista, este livro é praticamente uma obrigação. Aqui é possível rememorar a caminhada do partido que se vendeu, a vida toda, como "anticorrupção", se afundando em sua própria demagogia, esquecendo de sua ideologia e mentindo para se perpetuar no poder.
O quase terceiro mandato consecutivo de Lula, as falsas afirmações em prol do marketing do partido, os programas sociais que foram enfeitados para vender uma imagem diferente daquela que se via na realidade e até a campanha antecipada (e ilegal) de Dilma Roussef, colocada por Lula como "mãe do PAC" em todos os eventos oficiais do presidente, durante 2010, são temas abordados com riqueza de informação, fazendo-nos pensar: onde erramos? Por que esquecemos de tudo o que estes vigaristas fizeram e permitimos que continuassem a comandar o nosso país?

É interessante também reconhecer como se deram as alianças partidárias, quais os seus interesses intrínsecos e como era (ainda é, na verdade) feito o fatiamento das repartições e pastas públicas aos companheiros que, com sua influência oligárquica, colaboraram para que se desse a eleição do PT nos 3 embates presidenciais narrados no livro. É fundamental, também, reconhecer o poder do PMDB na chapa que elegeu Dilma (o que culminaria, após o impeachment da ex-presidente, numa revolta generalizada dos petistas, chamando o ato do partido, até então aliado, de 'golpe').

Não existiria Lula nem PT se não fossem as belíssimas campanhas publicitárias bem criadas e dirigidas ao longo dos últimos anos. Apelando a bordões que remetem a mentiras maquiadas, ações populistas que reforçam a crença num messias nacional e assassinando a reputação de qualquer adversário político, o Partido dos Trabalhadores se manteve no poder do país durante tanto tempo, vendendo falsas melhorias sociais e enriquecendo empresários corruptos, aparelhando a máquina pública para angariar novos aliados políticos e buscando transformar o Brasil num reino de ilusão e corrupção. No momento em que escrevo esta resenha, o PT está fora do governo federal, mas já há uma grande movimentação publicitária afim de fortalecer a imagem do (condenado a 9 anos de prisão) ex-presidente Lula, que possivelmente concorrerá a seu terceiro mandato nas eleições de 2018. A democracia no Brasil respira por aparelhos, muito em função do projeto criminoso de poder de Lula e sua gangue.

Mariana 26/01/2019

deram whey protein pro meu pessimismo político
Confesso que iniciei o livro com certo preconceito, acreditando ser mais um título comercial vendendo antipetismo barato. No entanto, ele me surpreendeu com uma crítica amparada por fatos ocorridos nos respectivos governos abordados (Lula e Dilma) e por referências amplamente divulgadas e facilmente encontradas na internet. Por diversas vezes eu cheguei a checar se as notícias eram verdadeiras. Para minha infinita tristeza, eram.

O livro é uma crítica às claras à administração petista, ao culto ao lulismo, às alianças fisiológicas e ao aparelhamento do estado. Expõe inegavelmente o projeto de poder do Partido dos Trabalhadores ou, seria adequado dizer, do Lula?

Testemunha de Kindle 16/01/2024

Uma radiografia dos tempos atuais
O livro além de apresentar fatos amplamente documentados e referenciados traça uma verdadeira linha do modus operandi do partido. Fatos que mesmo antigos, se repetem de uma forma inacreditável, de tal maneira que o livro poderia ser usado para realizar previsões de futuro. Porém, senti que o autor foi mais minucioso nos primeiros capítulos e acabou sendo menos detalhado no final, como se houvesse uma certa pressa. Além disso, feitos positivos também poderiam ter sido mais detalhados, para um melhor contexto da época.

Diogo Souza 18/07/2020

Um livro indispensável, sem dúvidas.
Não se trata de um livro impessoal, se distanciando do sentimento jornalístico característico de obras como esta.

Todavia, a obra não deixa a desejar, trazendo com detalhes a linha do tempo da história política brasileira da última década (2002-2012).

Inúmeros fatos são desconhecidos do grande público (me incluo aqui), portanto a importância desse livro para uma clareza maior sobre a história como ela, de fato, ocorreu.

Irineu.Dias 02/09/2020

O Brasil sempre esquece do que já se foi.
Marco Antônio Villa explora os dez anos iniciais do lulopetismo no poder, explorando as várias crise e mentiras que adviram da sua gestão; principalmente na crise do mensalão de 2005. Dizia ser crítico da elite, mas a utiliza para o seu bom penhor.

Victtória 19/06/2014

Anos de ganância pura e sinples
Ao ler este livro percebemos que o Partido dos Trabalhadores, em toda sua benesse governamental, tinha em oculto um projeto de poder, que inclui despolitizar a população, torna - la politicamente inativa e dependente do Estado.
Podemos concluir que, se isso persistir por um longo tempo, poderá prejudicar seriamente os rumos, o futuro e o senso crítico da população de nosso país.

leitorDedicado 13/05/2016

Um remédio ao senso comum.
O interessante deste livro que é escrito com argumentos sólidos, nada de achismo ou teoria da conspiração, o escritor teve um minucioso trabalho de coletar dados reais, para fazer uma análise de um período histórico, se você é favorável ao PT, antes de criticar o autor, use seu cérebro ao menos uma vez na vida e leia o livro, poderá ter um choque que no início pode até doer, mas sair da zona de ignorância é assim, no começo pode ser doloroso, mas depois compensa.
A conclusão do autor nos leva a reflexão de quem não foi apenas uma década perdida, mas também oportunidades que levarão 20 anos ou mais para acontecer novamente, o desperdício de um momento que poderia ser ímpar ao futuro do país.

Jonatha.Wisenteiner 04/12/2018

A década perdida
Leitura importante pra não dizer obrigatória para que todos vejam que houveram inúmeros fatos que comprovavam que desde o início houve um plano de partido para perpetuar uma ideologia no poder e pra isso não mediu esforços usando tanto de métodos populistas quanto de espúrios. O que não falta neste livro são fatos. A década perdida além de tudo ainda mostra que tivemos chances de aproveitar uma época que o mundo estava surfando uma era de crescimento acelerado. No entanto o Brasil tinha crescimento abaixo do que era possível por ter um governo amador e corrupto com planos de fazer nome e criar raízes dentro do estamento burocrático, mesmo passando por cima do bem da sua população.

Diego 21/05/2019

Impressionante !!!
Como um partido político aparelhou com seus tentáculos a cada esfera da sociedade, se transformando em um câncer, implantando o a teoria de Gramsci e Paulo Freire nas universidades, Corrupção em que as cifras chegam a milhões e Bilhões (este ultimo com o advento da lava jato, na qual nem e citado no livro ainda ) Pasmem !!!

Amanda 02/09/2019

Poderia ser uma história de terror, ou uma tragédia, mas infelizmente é a história recente do nosso país.

O livro é de fácil leitura, não é massante, mostra diversas fontes para quem quiser confirmar ou se aprofundar em certos pontos.

Pra quem, assim como eu, ainda era muito jovem no início do petismo do Brasil, é muito esclarecedor.

Cesar.Bonato 10/08/2020

CATERVA!!

MALTA!!

Ler esse livro sem ler na voz do Villa ma sua cabeça é uma tarefa impossível.

mateus maciel 25/06/2021

Década Perdida: Dez anos de PT no Poder
O autor, embora possua uma abordagem mais crítica ao governo petista, o que poderia ser utilizado como argumento para invalidar a obra, apresenta inúmeros fatos que consolidam a ideia de que a gestão petista foi marcada pela malversação dos recursos públicos. Desse modo, como afirma o dito popular, contra fatos não há argumentos.

Ao longo do texto, Villa narra, de forma cronológica, o período que se estende de 2003 à 2013. Durante o mandato do Lula, a título de exemplo, ele destaca o mensalão e o aparelhamento do Estado, bem como a utilização do marketing para alavancar a popularidade do presidente e do partido. Ressalta, ademais, a construção da "figura política" da presidente Dilma.

Acredito que o autor soube expor os fatos, bem como argumentou e defendeu, com brilhantismo e maestria, as suas convicções.