Ciranda Da Solidão

Ciranda Da Solidão Mário César

Resenhas - Ciranda Da Solidão

Amanda 07/07/2014

Resenha Ciranda da Solidão
Depois de ter lido Azul é a cor mais quente, me deparei no Facebook com Ciranda da Solidão, e não esperei nem um minuto para comprar. É um pouco triste ver que tão poucas pessoas leram esse quadrinho no Skoob.
Preciso dizer, apesar de não ter visto nada muito especial nos desenhos, foi a história e o contexto que me chamaram mais a atenção. Aparentemente este é o quarto livro de uma coleção, mas os volumes não tem relação entre si. E é o primeiro que fala somente de relacionamentos LGBT.
Bom, são 5 histórias curtas (curtas mesmo) tratando dessa coisa complicada chamada vida. Em uma temos o relacionamento conturbao entre duas mulheres após uma sofrer um aborto; um adolescente na puberdade que se acha um monstro e não entende as transformações que seu corpo está tendo, nem as coisas que ele está sentindo; temos um que não tem nenhum diálogo (!!) e mostra a conturbada vida e troca de parceiros entre várias pessoas, devido a vários acontecimentos da vida real (esse foi um dos que mais gostei, apesar de que tive que ler umas três vezes para entender quem ficava com quem, pois algumas pessoas eram bem parecidas); tem uma sobre encontros e desencontros e amor à primeira vista; e a última, a minha preferida, é como uma pessoa pode mudar a sua vida.
São pequenas histórias para te fazer refletir. Não mudou a minha vida como Daytripper, mas também não me arrependo de ter adquirido o exemplar. Para aqueles fãs de quadrinhos e que são livre de preconceito, é mais do que recomendado.
Resenha pequenininha porque senão rola spoiler (q).

site: http://escritoseestorias.blogspot.com.br/2014/07/resenha-9-ciranda-da-solidao.html

Livros e Ivaílton 22/08/2022

?O mundo pode até ser um grande palco, mas a vida está longe de ser uma leve comédia romântica de sessão da tarde.?

"Ciranda da Solidão" é uma história em quadrinhos que nos apresenta cinco contos, curtinhos, sobre como lidar com o amor.
Contos estes envolvendo a orientação sexual, a busca pelo par perfeito, complicações do fim de um relacionamento, um velho ranzinza que vive de Alzheimer e luta para não perder as memórias do seu amor e a história, em forma de biografia, de como o autor conheceu seu namorado.

?Minha opinião:

Uma leitura super rápida. Os traços da HQ são bem definidos e tem uma aparência um pouco sombria, talvez para contrastar com o título.

Em muitas cenas, o diálogo nem se faz necessário diante à situação, trazendo um vislumbre da realidade. Alerto que há imagens e frases depressivas, podem causar gatilhos.

Tive o imenso prazer de conhecer o Mário César na FLIPSP, e conheci um pouco mais do seu trabalho. Aliás, é um ótimo quadrinista.

??Gatilhos: violência, homofobia, depressão!

_.m7h0 02/05/2023

Eu lembro q uma AMG minha tinha lido esse livro e tinha me recomendado falando q era a realidade de mtos LGBTs ent decide ler e eu simplesmente AMEI.

O jeito q todas as histórias falaram e mostraram oq o lgbt passa no dia a dia e incrível e tbm esse livro virou meu apoio emocional

Cilmara Lopes 29/11/2017

Cada um sabe a dor e a delícia De ser o que é
Como é se sentir extremamente desconfortável no mundo? Não conseguir conversar ou se abrir com alguém? Sofrer calado? Sorrir, apenas de nervoso? Guardar uma fúria insana incompreendida?
Todas essas perguntas podem parecer algo mais juvenil, mas não se engane esse gibi conversa com qualquer público.
Temos 4 histórias bem lindas e tristes à sua maneira, mas sempre com um olhar otimista e corajoso sobre o futuro.
Um adolescente inseguro com sua aparência e sexualidade, o fim de um relacionamento, duas pessoas que o "acaso" (ou não) une (um relato autobiográfico do autor) e a hq fecha com a história de um idoso amargurado, porém feliz pelas ranhuras da vida.
Tentei deixar com o mínimo spoiler possivel! É uma hq sobre o amor próprio, altruísta e entre qualquer gênero.
Obs: Esse grafite, aí atrás da foto, é referência para a minha história preferida das 4. ?

Anderson.Luiz 24/11/2019

É tão bom ler algo onde você se sinta representado. Essa hq é tão honesta e bem próxima da nossa realidade. Apesar de ser curtinha (Tem apenas 5 contos), aborda muitas coisas.

Yasmin.Olemberg 31/08/2022

Ciranda da Solidão - Mario César
Leve, fluído e com toda certeza fora dos esteriótipos. Esse quadrinho é divertido de uma forma fora do convencional. Triste de uma forma tocante. E reflexivo de uma forma devastadora.

Tha_Reis 28/08/2021

Cirandas que vivemos enquanto temos o direito de viver
Uma graphic novel dividida em cinco contos que abordam com sensibilidade e poesia as várias nuances da vida. O "Clube das Pessoas Normais" traz um relato com pitadas autobiográficas sobre as inseguranças da adolescência gay. A "Ciranda da Solidão" ilustra as muitas danças que realizamos para ser e viver sendo. "À Primeira Vista" poetiza sobre o amor e o destino. Em "Esperando a Cera Secar" temos um retrato sobre o virar a página e seguir em frente. Por fim, "A Escrita no Muro" (meu favorito!) aborda a sutileza dos sentimentos que transcendem as memórias.

Flavia558 30/11/2022

Ciranda solitária
Gostei da história. É triste ver que os problemas abordados na graphic novel persistam até os dias de hoje, mesmo com todas as conquistas e evoluções no âmbito social, intelectual e científico. O pré-conceito é uma pedra difícil de ser demolida por completo.